FOGUETE RUSSO EXPLODE APÓS PARTIR DE PLATAFORMA FLUTUANTE

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Koslova
Sênior
Sênior
Mensagens: 786
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 3:17 pm

FOGUETE RUSSO EXPLODE APÓS PARTIR DE PLATAFORMA FLUTUANTE

#1 Mensagem por Koslova » Qui Fev 01, 2007 4:00 pm

FOGUETE RUSSO EXPLODE APÓS PARTIR DE PLATAFORMA FLUTUANTE


Lançamento de Zenit-3SL falha logo após decolagem, no Sea Launch.
Uma comissão de investigação foi estabelecida.




Um foguete Zenit-3SL que devia pôr em órbita o satélite de comunicações NSS-8 explodiu instantes após sua decolagem de uma plataforma flutuante no Oceano Pacífico, informou nesta quarta-feira (31) o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia. "O foguete Zenit-3SL explodiu segundos depois do lançamento", disse um porta-voz do CCVE à agência Interfax.

O lançamento do Zenit-3SL estava sendo transmitido ao vivo via internet, mas a transmissão foi interrompida quando a nave se transformou numa enorme bola de fogo.

Fontes do consórcio internacional Sea Launch, responsável pelo lançamento, informaram que a explosão não causou vítimas nem danos à plataforma ou aos navios de apoio.

As fontes não adiantaram possíveis causas para a explosão do foguete e anunciaram a criação de uma comissão de especialistas para investigar os motivos do acidente.

Foi o quarto lançamento fracassado deste tipo de foguete, fabricado por empresas da Rússia e Ucrânia. A decolagem havia sido adiada várias vezes devido ao mau tempo.

O satélite NSS-8, construído pela Boeing, estava destinado a fornecer serviços de comunicação a países da Europa, África, Oriente Médio e Ásia.




Alguns comentários sobre a noticia.


Este seria o terceiro lançamento orbital de 2007.

Este acidente é importante por alguns motivos.

O lançador Zenit3SL é um foguete dentro dos niveis de segurança aceitáveis. Foram 24 lançamentos desde a plataforma Sea Launch com 3 falhas, 87,5% de aproveitamento, algo próximo aos 90% que temos como referencia de sucesso para lançamentos comerciais.

As duas falhas anteriores a esta, foram associadas ao processo de queima do upper stage, onde tradicionalmente é quando de perde o satélite geo-estacioná rio, porque se a inserção orbital não for a planeada, a queima de combustível do satélite para corrigir a manobra torna sua vida útil residual muito pequena. Perder o lançamento por problemas de inserção orbital é portanto aceitável dentro dos 10% de erro que a regra do jogo aceita.

Esta perda é diferente. Ela aconteceu por retorno do lançador a plataforma, que é um tipo de situação que todo profissional envolvido no lançamento menos deseja.

Ela acontece porque o foguete não desenvolveu a potencia necessária para a decolagem e acaba por cair sobre a própria plataforma, então a perda é dupla, perde-se o foguete, e perde-se a plataforma, que é mais valiosa que o foguete normalmente.

Este acidente ira atrasar em muito os futuros lançamentos agendados pela Sea Launch, alem deste existem outros 6 planejados, e o pessoal da Boeing vai ter que rebolar um pouco para re-programar tudo e atender a seus clientes. Um eventual desvio de lançamentos para Baikonur é uma alternativa possivel, até que a plataforma seja reconstruída.

Este é o segundo acidente do Zênite com retorno a plataforma, o primeiro foi em 1990 em Baikonur, em uma época negra para este foguete, foram 4 lançamentos seguidos com 3 falhas.

O Zênite, por razoes de projeto que não vou me alongar, em explicar técnicamente porque talvez não interesse a maioria, é um foguete que apresenta algumas tendências instáveis durante os primeiros segundos do vôo, como o projeto foi refeito, estes problemas desapareceram, mas é possível que o que tenha acontecido neste lançamento da Sea Launch tenha a ver com alguns problemas que já tivemos com ele 17 anos atrás.




Responder