Pelas Beiradas

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Pelas Beiradas

#1 Mensagem por alex » Sáb Abr 03, 2004 3:24 pm

Vendo que a situação financeira do Pais e da MB não vai lá essas coisas eu me pergunto: Por que a MB não pensa em padronizar sua frota de navios pequenos ?
Por que não construir navios na faixa de 800 a 1.000 ton como navios-patrulha fluviais e navais, hidrograficos e varredores?
estes poderiam ser mais baratos que a compra (que nunca ocorre) de subs e fragatas.
Poderia-se padronizar um unico motor ( e produzi-lo no Brasil), alguns sensores e canhões de 57 mm ou 76 mm (munição produzida aqui) . Seria um menor custo de logistica oras e não teríamos os almirantes chorando por aí dizendo o quão caro é comprar uma peça de motor feita no estrangeiro.
esse pessoal fica sonhando com navios ultramodernos enquanto uma parte da frota apodrece.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9351
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 512 vezes

#2 Mensagem por Brasileiro » Sáb Abr 03, 2004 3:48 pm

Eu concordo com você nessa padronização, mas eu tenho a impressão que a Marinha já está estudando uma nova classe de navios patrulheiros com essa característica que você falou. Ela com certeza seria bem padronizada.
Mas em termos de navios maiores, eu acho que isso já vem acontecendo, porém lentamente, visto a pequena gorgeta que a MB recebe do governo.
Exemplos disso é o MODFRAG ou os armamentos do TUPI, os Lynx que são basicamente do mesmo padrão após a modernização.
É claro que já é um significativo avanço, mas poderia ser melhorado com uma solidez nos recursos para defesa, acredite: o problema é uma questão de dinheiro, que se este por sua vez fosse mais abundante tudo ocorreria mais rapidamente.


abraços




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#3 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Abr 03, 2004 7:35 pm

E com grande vantagem para a indústria naval brasileira...

Mas,... Ainda é necessário um estudo bem aprofundado, pois não podemos ficar gastando dinheiro em Navios de Patrulha, enquanto que nossas escoltas estão indo para a reserva...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#4 Mensagem por alex » Sáb Abr 03, 2004 9:43 pm

Finken
Sendo a Fab a destinataria do maior pedaço do bolo dos investimentos só sobrou a MB e ao EB "tocar" projetos de menor valor, se a MB não iniciar a cosntrução destes navios de pequeno porte agora lá pra frente termos que adquirir alem destes navios os sub´s e fragatas tudo junto, retornando a mesma situação que a FAB esta passando agora, ou seja, não trocaremos uma parte da frota da MB la na frente, teremos que trocar TODA a frota.

Visto serem navios que podem ser construidos sem grandes problemas( o
que seria mais avançado seria onavio varredor) no Brasil a idéia não devia ser jogada fora.

Até




Responder