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Pesquisa EMBRAER - Questão 5

Enviado: Seg Jan 22, 2007 6:25 pm
por Vector
Qual a opinião de vcs quanto ao relacionamento da Embraer com a FAB?

Enviado: Seg Jan 22, 2007 10:43 pm
por 3rdMillhouse
Primeira opção.

Enviado: Ter Jan 23, 2007 12:55 am
por Carlos Mathias
Muito óbvia essa. 1ºa

Enviado: Ter Jan 23, 2007 9:28 am
por Sniper
Aff... O povo esquece que a Embraer é de capital privado e que acima de tudo tem que atender os interesses dos acionistas: Lucro!

Sería ótimo que a Embraer fosse uma extensão da FAb, mas não é e nem pode ser! :wink:

Enviado: Ter Jan 23, 2007 11:56 am
por Túlio
Em minha opinião, faltou um quesito:

( ) A EMBRAER e a FAB deveriam, sempre que uma quisesse lançar e/ou a outra adquirir um produto, trabalharem como PARCEIRAS.

No tristemente falecido FX, antes de se empenhar a fundo pelo Matusa traço 5, poderiam ter conversado sobre o que convinha à FAB. Dando Flanker ou Gripen, a EMBRAER teria saído ganhando, e a FAB também. Como foi - Matusa véio - TODOS PERDERAM!

Já no C212, a FAB poderia ter conversado a sério com a EMBRAER sobre possibilidades, o C212 não é o único cargueiro leve...

Mas parece ter virado briguinha de comadre... :?

Enviado: Ter Jan 23, 2007 1:52 pm
por César
De fato, a Embraer é uma empresa privada, que busca o lucro. Mas ela não é a FAB. É justamente esse o ponto.

A Embraer tem todo o direito de defender o seu produto(no caso, o falecido Mirage2000Br é um exemplo), enaltecendo suas qualidades e tentando fazer uma melhor proposta.

Agora, querer impor á FAB esse mesmo produto(que nunca foi a sua escolha preferencial, que sempre oscilou entre o Jas39C e o Su-35) a força, fazendo lobby junto a políticos e empresários, foi demais. O mesmo ocorreu na concorrência do P-X, quando forçou a FA a comprar o P-99, de patrulha marítima, e não conseguiu.

A Embraer é uma empresa privada, mas deveria se lembrar que a FAB é a sua principal cliente na área de defesa, e, portanto, num plano lógico, deveria agir de forma a agradar esse cliente e conseguir mais encomendas no futuro. Ela deveria ter se associado com o vencedor do projeto F-X, obteria o seu lucro de qualquer forma e estaria ajudando a FAB a tomar uma decisão técnica, e não política.

A imagem da Embraer, na época do FX, ficou muito abalada, e até hoje temos um usuário aqui, chamado Jet Crash, que a chama de "Emfraer"(de "França") por defender interesses franceses e não brasileiros. E essa visã foi compartilhada por muitas pessoas.Existe um abismo entre você defender a sua proposta e você obrigar que o cliente a aceite contra sua vontade.

A Embraer deve oferecer seus produtos e serviços à FAB, desde que a força queira ou ache-os necessários ou eficazes. E só.

Afinal, ninguém na empresa é um Brigadeiro do ar, para tomar decisões pela FAB.

Abraços

César