Marinha da Federação Russa

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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FCarvalho
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Re: Marinha da Federação Russa

#2911 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 06, 2023 3:06 pm

Suetham escreveu: Ter Mar 28, 2023 9:06 pm
FCarvalho escreveu: Ter Mar 28, 2023 6:45 pm Do meu ponto de vista, olhando os 4 projetos que eles tem hoje, o UMK VARAN é o único poderia proporcionar no curto e médio prazo a recuperação da frota de Nae da marinha russa e ainda contemplar uma família de navios de apoio e anfíbios coerente com o tamanho da economia russa e a capacidade da indústria naval de prover as soluções necessárias à sua produção. Por outro lado, a depender do que aconteça na Ucrânia, o ego ferido não apenas de Vladimir Putin, mas de todo o circo de gente ao seu redor, pode se exorbitar e fazerem escolhas pouco ou nada condizentes com a a realidade.
A ver o que o futuro reserva para a marinha russa.
Exatamente. Mas a sua solução ainda não seria a ideal, pelo menos na minha opinião.
Os russos não vão fazer o que precisam fazer para recuperar a capacidade de combate da frota de NAe do VMF, especificamente a Frota do Pacífico que atualmente é a mais subequipada se comparado com a AOR que eles precisam cobrir, sendo assim a melhor opção deles é ir direto para a China e isso meu caro, NUNCA VAI ACONTECER.
Os chineses poderiam vender toda uma FT pronta se os russos assim quisessem, inclusive eu acho que eles colocariam até como uma oferta abrangente uma versão de exportação do Type 055, já temos o Type 052DE - a versão de exportação do Type 052D que seria incluído no pacote, sendo assim, os russos teriam uma ou talvez duas FT a médio prazo, isso poderia ser pago pelo excedente cada vez maior entre a balança comercial da Rússia. Caso não, bastaria vender o NAe sozinho da versão Shandong pra eles.
Como eu disse, não vai acontecer. Vai acontecer o que o Boris disse e inclusive pode até impactar os projetos de submarinos que na minha opinião são mt mais importantes para eles do que uma frota NAe no VMF.
Nem nos mais delirantes sonhos do Kremlin eles abririam mão de construir esses navios fora da Rússia. Por mais que isso os leve a opções que possam majorar preços, custos, prazos e tudo o mais. É impositivo para Moscou alcançar novamente os padrões soviéticos de "independência" tecnológica e industrial, mas para isso eles vão precisar de uma economia que no momento eles não tem. E tão cedo não conseguem. E penso, as imposições criadas por UE e USA não vão terminar mesmo com o fim da guerra na Ucrânia. Mais um ponto para ser visto.

Creio que o problema maior não é tanto construção dos Nae em si, mas criar o GT necessário para eles. E isso os russos não tem capacidade, hoje, de proporcionar à marinha. Como aludi no tópico do PRONAE, um GT básico possui entre 4 a 6 navios de escolta, pelo menos 1 navio tanque e outro de apoio logístico. Se considerarmos que eles tem a frota do Norte e a do Pacífico, e diria que a do Mediterrâneo também, então temos um desafio que ultrapassa no momento qualquer viabilidade de ser alcançado antes de 2040. E sem dinheiro e nem perspectivas para os novos escoltas, e os respectivos navios de apoio, não adianta muita coisa projetar e produzir os Nae, que não por acaso, a depender do modelo escolhido, vão levar ao menos uns 10 anos entre projeto, batimento da quilha e operacionalidade plena.

Se eles considerarem uma decisão em 2023, qualquer GT factível para a marinha, e plenamente capaz de operar por conta própria independente de apoio do continente, é coisa para 2040 e adiante. E eu não creio que estejam sequer certos de qual projeto será indicado para construção. O projeto do UMK VARAN talvez resolva isso em menor tempo, e ainda oferecendo capacidades adicionais à frota. Mas os caras em Moscou não tem senso de realidade. Estão com a cabeça nas nuvens. Igualzinho o pessoal em Washington, Paris, Londres...

Só dá para lamentar a situação da marinha russa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Marinha da Federação Russa

#2912 Mensagem por Suetham » Sex Abr 07, 2023 5:42 pm

FCarvalho escreveu: Qui Abr 06, 2023 3:06 pm
Suetham escreveu: Ter Mar 28, 2023 9:06 pm
Exatamente. Mas a sua solução ainda não seria a ideal, pelo menos na minha opinião.
Os russos não vão fazer o que precisam fazer para recuperar a capacidade de combate da frota de NAe do VMF, especificamente a Frota do Pacífico que atualmente é a mais subequipada se comparado com a AOR que eles precisam cobrir, sendo assim a melhor opção deles é ir direto para a China e isso meu caro, NUNCA VAI ACONTECER.
Os chineses poderiam vender toda uma FT pronta se os russos assim quisessem, inclusive eu acho que eles colocariam até como uma oferta abrangente uma versão de exportação do Type 055, já temos o Type 052DE - a versão de exportação do Type 052D que seria incluído no pacote, sendo assim, os russos teriam uma ou talvez duas FT a médio prazo, isso poderia ser pago pelo excedente cada vez maior entre a balança comercial da Rússia. Caso não, bastaria vender o NAe sozinho da versão Shandong pra eles.
Como eu disse, não vai acontecer. Vai acontecer o que o Boris disse e inclusive pode até impactar os projetos de submarinos que na minha opinião são mt mais importantes para eles do que uma frota NAe no VMF.
Nem nos mais delirantes sonhos do Kremlin eles abririam mão de construir esses navios fora da Rússia. Por mais que isso os leve a opções que possam majorar preços, custos, prazos e tudo o mais. É impositivo para Moscou alcançar novamente os padrões soviéticos de "independência" tecnológica e industrial, mas para isso eles vão precisar de uma economia que no momento eles não tem. E tão cedo não conseguem. E penso, as imposições criadas por UE e USA não vão terminar mesmo com o fim da guerra na Ucrânia. Mais um ponto para ser visto.

Creio que o problema maior não é tanto construção dos Nae em si, mas criar o GT necessário para eles. E isso os russos não tem capacidade, hoje, de proporcionar à marinha. Como aludi no tópico do PRONAE, um GT básico possui entre 4 a 6 navios de escolta, pelo menos 1 navio tanque e outro de apoio logístico. Se considerarmos que eles tem a frota do Norte e a do Pacífico, e diria que a do Mediterrâneo também, então temos um desafio que ultrapassa no momento qualquer viabilidade de ser alcançado antes de 2040. E sem dinheiro e nem perspectivas para os novos escoltas, e os respectivos navios de apoio, não adianta muita coisa projetar e produzir os Nae, que não por acaso, a depender do modelo escolhido, vão levar ao menos uns 10 anos entre projeto, batimento da quilha e operacionalidade plena.

Se eles considerarem uma decisão em 2023, qualquer GT factível para a marinha, e plenamente capaz de operar por conta própria independente de apoio do continente, é coisa para 2040 e adiante. E eu não creio que estejam sequer certos de qual projeto será indicado para construção. O projeto do UMK VARAN talvez resolva isso em menor tempo, e ainda oferecendo capacidades adicionais à frota. Mas os caras em Moscou não tem senso de realidade. Estão com a cabeça nas nuvens. Igualzinho o pessoal em Washington, Paris, Londres...

Só dá para lamentar a situação da marinha russa.
Hoje, a Frota do Pacífico que atualmente é composta por navios muito ultrapassados ​​foi alvo da modernização mais ambiciosa, mas também seria a frota mais afetada por qualquer corte orçamentário aplicado.

Em particular, seus navios menores como Grisha(2x Project 1124 (Grisha I) e 18x Project 1124M (Grisha III)) e Nanuchka(6x Project 12341 (Nanuchka III))/Tarantul(21x Project 1241.1/1241.7 e Project 12411/1242.1) deveriam ser substituídos por modernas fragatas/corvetas leves multifuncionais - 6x Steregushchiy(Project 20380) e 6x Gremyashchiy(Project 20385) respectivamente - além das novas fragatas Gorshkov(Project 22350), submarinos Borei(Project 955 Borei e Project 955A Borei-A), Yasen(Project 885 Yasen e Project 885M Yasen-M) e K-329 Belgorod(Project 949A Oscar II)/Khabarovsk(Project 09851). De acordo com o plano deles, deveria se tornar uma força naval pequena, mas moderna e potente marinha de águas azuis. Esses planos provavelmente encontrarão grandes obstáculos, pois o financiamento para o VMF será tradicionalmente de menor prioridade agora, com maior atenção dada ao SV(força terrestre) e depois à VKS(força aérea). Forças estratégicas nucleares também serão financiadas, mas cobrem apenas SSBNs da contraparte do VMF.

Isso colocará a Frota do Pacífico e Frota do Norte apenas com navios modernizados antigos que foram modernizados com vida útil de 10 a 15 anos em mente e como complemento aos novos navios. Por exemplo, os Udaloys modernizados contariam com defesas aéreas de navios como Gorshkov e Gremyashchiy. Da mesma forma, para a Frota do Norte, os Kirovs não têm sistemas de defesa aérea modernizados e foram transformados em um grande porta-mísseis antinavio com S-300F desatualizado e radares antigos.

Dos submarinos, todos os Oscars e Akulas estão chegando ao fim de sua modernização (2023-2024), mas são designs antigos com apenas sonares e sistemas de combate atualizados para mantê-los funcionando e alinhados com comunicações modernas e novas armas. Para enfatizar a diferença - os últimos submarinos da classe Los Angeles terminarão o serviço por volta de 2029-2031 e são melhores do que quase todos os submarinos russos modernizados. Com a introdução de Borei e Yasen, a Rússia foi alcançando os posteriores Ohios e Los Angeles, não realmente assumindo o controle, pois têm vantagens apenas em alguns aspectos. Entretanto, submarinos mais modernos são necessários. Na área convencional os Kilos são uma derrota tecnológica - com baixo desempenho, resistência e sistemas de combate apenas ligeiramente modernizados.

Recuperar a capacidade básica naval fora dos mares Báltico e Cáspio, a Rússia teria que completar sua construção planejada no período 2020-2030. Para isso, tinha que evitar a todo custo causar uma crise econômica durante esta década. Fez exatamente o contrário - ignore aspectos de admissão se foram obrigados ou não, seja de quem for, teria que ter evitado estresses econômicos. Considerando a quantidade de equipamentos modernos e capacidade de combate que a Rússia perdeu e está perdendo na Ucrânia(que terá que repor), a perda de fundos congelados, nenhuma perspectiva de ganhos materiais com a invasão e uma posição econômica que colocou-se em uma posição para ganhar igual ou menos, e não mais, dos restantes parceiros econômicos (China, Índia...), isso a médio prazo, estamos potencialmente vendo a possibilidade de mais uma década perdida (final dos anos 90/início dos anos 2000) em manutenção e financiamento para o VMF. Se no final a Rússia reinventar sua estratégia naval, será sobrecarregada com navios completamente obsoletos no final de sua vida útil prolongada. Este é um erro que você pode cometer uma vez em um século. Não duas vezes em 30 anos.

Essa condição terrível da frota foi a razão pela qual um grande acúmulo foi planejado para 2020-2030. Como solução provisória, várias modernizações foram programadas para plataformas mais antigas que permaneceriam em serviço até que as substituições estivessem disponíveis - Delta IV, Oscar II, Akula e Udaloy. O acúmulo incluiu os seguintes navios de guerra (e vários navios auxiliares e de patrulha):

7 SSBN
6 SSGN
5 SSAN
9 SSK
8 FFG
15 FFH(derivados da classe Steregushchiy)
16 PGM(embarcações pequenas de mísseis)
2 LHD
2 LST

O VMF (além dos SSBNs) simplesmente não é mais a prioridade e o tratamento prioritário era o que era necessário para ressuscitá-lo. Com tanques, veículos blindados, artilharia de mísseis e foguetes, aeronaves, drones, SAMs, bombas, equipamentos individuais para o SV, capacidades espaciais e uma infinidade de coisas para a força terrestre e aérea, a Rússia tem agora pelo menos algo para trabalhar sob coação porque está sendo obrigado a orientar para uma luta a longo prazo contra a OTAN, com todos esses planejamentos que foram muito preparados e comprados nos últimos 10 anos, só que, o VMF estava atrasado e estava esperando o salto à frente que foi prometido. Tudo indica que foram apenas promessas que encontraram obstáculos no meio do caminho.




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Re: Marinha da Federação Russa

#2913 Mensagem por Suetham » Qua Mai 10, 2023 10:43 pm












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Re: Marinha da Federação Russa

#2914 Mensagem por Suetham » Qua Mai 10, 2023 10:43 pm





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Re: Marinha da Federação Russa

#2915 Mensagem por Suetham » Qua Mai 10, 2023 10:43 pm





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Re: Marinha da Federação Russa

#2916 Mensagem por Suetham » Qua Mai 10, 2023 10:44 pm





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Re: Marinha da Federação Russa

#2917 Mensagem por Suetham » Qua Mai 10, 2023 10:44 pm





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Re: Marinha da Federação Russa

#2918 Mensagem por Suetham » Sáb Mai 13, 2023 9:40 pm

https://tass.com/defense/1616195
Shipbuilders deliver cutting-edge missile corvette to Russian Navy

The Mercury corvette, multipurpose guided-missile ship of Project 20380, built at the Northen shipyard in St. Petersburg, has been handed over to the Russian Navy. According to the company's press-cutting service, the deed of acceptance was signed to start the state tests. In case of the Navy's Commander Nikolay Yevmenov approval, it will set the date of hoisting of the naval flag on the new ship.

The team from the shipyard and the ship's crew have jointly carried out all the tests and examination of ship systems, weapons and special facilities of the corvette the day before. Mercury underwent state trials at the Baltic Fleet where the "elder brothers" are serving - corvettes of the same project, called Stereguschy, Soobrazitelny, Stoykiy and Boykiy. They have also been built at the Northen shipyard.

The new corvette is already the fifth ship in the range of Project 20380. Named in honor of the legendary brig Mercury, whose crew defeated in unequal combat two Turkish battleships ten times more powerful than the brig, it is intended to join the Black Sea Fleet.










Russian submarines are considered to be NATO's problem

"Russia is investing heavily in building a high-tech submarine fleet. NATO's ability to counter it has "atrophied" since the end of the Cold War," said Nick Childs, a senior fellow at the International Institute for Strategic Studies (IISS).






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Re: Marinha da Federação Russa

#2919 Mensagem por knigh7 » Sáb Jun 03, 2023 5:30 pm





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Re: Marinha da Federação Russa

#2920 Mensagem por Suetham » Ter Jun 20, 2023 8:34 pm


It is reported that in St. Petersburg, the ninth border patrol ship of the 2nd rank of project 22120 (code "Blizzard") built for the Coast Guard of the Border Guard Service of the FSB of Russia was withdrawn from the boathouse of Almaz Shipbuilding Company JSC to a floating dock for quick launching - "Podolsk" (serial number 058, tail number "458"). It also became the first Project 22120 ship to be armed with the AK-630 30mm gun mount







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cabeça de martelo
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Re: Marinha da Federação Russa

#2921 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jul 07, 2023 8:30 am

Russia Cancels Its Own LCS Program: Project 20386 Corvettes
The Russian Ministry of Defence (MoD) is cancelling the production of the Project 20386 stealth corvettes. This project is often referred as as Russia's own Littoral Combat Ship (LCS).
Tayfun Ozberk 07 Jul 2023

Imagem

The claim is based on a defense industry source who spoke with local news agency TASS and stated that there are no plans to produce additional Project 20386 ships in their current form.

“Severnaya Verf and the Amur Shipbuilding Plant will continue serial production of ships from Project 20380 and Project 20385,” the source said.

In this case, the Derzky, the lead ship of the Project 20386 class, will remain the sole vessel of its class.

On May 31, Russian media outlet RIA Novosti reported that the ship’s design would be changed. RIA Novosti claimed that the Project 20386 corvette would be redesigned to further develop the innovative solutions implemented on that ship. The main purpose of the redesign, he said, is to introduce a modular armament principle and the possibility of using drones, similar to the U.S. Navy’s Littoral Combat Ships.

The source of Ria Novosty stressed that the project is not stopped: “The project is underway, but it shifts to the right for the period necessary for the redesign. The additional elaboration of a number of adopted innovative solutions that will be implemented on this ship was necessary.“

Just a couple months later, TASS reported the cancellation of the project contrary to Ria Novosti.

Project 20386

Imagem
Computer rendering of the stern section of Russia’s Project 20386 corvette. It features a modular mission bay capable to receive a number of containers, similar in concept to the U.S. Navy’s LCS mission modules.
The Project 20386 corvette, also known as the Derzky-class corvette, is a new class of corvettes being developed for the Russian Navy. The project aims to create a modern and versatile warship that can operate effectively in various roles thanks to their high level of modularity. Like the American LCS, it features modular mission bays.

The corvette incorporates stealth technology, including reduced radar cross-section and infrared signatures, to enhance its survivability and reduce detectability. The corvette is designed to perform multiple roles, such as engaging surface targets with guided missiles, detecting and engaging submarines with torpedoes and anti-submarine warfare systems, and conducting patrol and surveillance missions.

The corvettes has a displacement of 3400 tons and a length of 109 meters and will be armed with a 100-mm A-190-01 artillery system, two 30-mm CIWS AK 630M and the Redut air defense system. The corvettes will also have two launchers for the NK Anti-Submarine Warfare package and be capable of launching Kalibr cruise missiles. The Ka-27 or Ka-29 helicopter can also be deployed on the corvette.

Project 20386 multipurpose corvettes were developed at the Almaz Central Design Office. They are designed for conducting combat operations in coastal waters and open seas, protecting sea lanes and objects of maritime interests.

https://www.navalnews.com/naval-news/20 ... corvettes/




Editado pela última vez por cabeça de martelo em Ter Out 17, 2023 1:07 pm, em um total de 2 vezes.
"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: Marinha da Federação Russa

#2922 Mensagem por Suetham » Qua Ago 09, 2023 8:02 pm


https://tass.ru/armiya-i-opk/17589595
Quatro frotas da Marinha Russa serão retiradas da subordinação dos distritos militares




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Re: Marinha da Federação Russa

#2923 Mensagem por Suetham » Qui Ago 10, 2023 10:08 pm









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Re: Marinha da Federação Russa

#2924 Mensagem por Suetham » Dom Ago 27, 2023 9:47 am



https://veja.abril.com.br/mundo/russia- ... ersonicos/
Rússia diz que novos submarinos nucleares terão mísseis hipersônicos





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Re: Marinha da Federação Russa

#2925 Mensagem por akivrx78 » Dom Out 15, 2023 6:25 pm





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