Ejército del Aire Espanhol

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#241 Mensagem por J.Ricardo » Qua Out 27, 2021 9:58 am

FCarvalho escreveu: Qui Jul 08, 2021 12:28 am
J.Ricardo escreveu: Qua Jul 07, 2021 4:00 pm
Não me parece ser esse um problema no programa, ele desde o início foi feito desta forma, no EuroFigther os outros membros não acordaram isso, fora que a França também queria a capacidade de ataque e os outros membros já contavam com o Tornado para esse papel.
Até onde foi divulgado, os franceses querem o FCAS tanto para a força aérea como para a aviação naval, ou seja, um caça embarcado para substituir os Rafale M, algo que Alemanha e Espanha não tem necessidade nenhuma. Ao menos até o momento, no caso daquele último.
Mas pode ser que eles encontrem soluções condignas para esse problema, também.
A ver como eles conseguem solucionar esta questão, e outras, muito mais ligadas à gestão do programa, que vem sofrendo duras críticas do lado alemão em relação aos franceses.
Não creio que os espanhóis se voltem para o Tempest caso o programa eventualmente comece a fazer água, até porque a relação deles com os britânicos não é tão amistosa quanto se suponha.
Enfim, para um caça que só vai entrar em operação daqui a vinte anos, temos muito tempo para saber se eles realmente vira um fato, ou se vai ficar pelo caminho como mero ato de vontade.
Resolver o quê se isso já esta no programa desde o início?
Você tá parecendo o Leonidas. :lol: :lol:




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#242 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 27, 2021 11:19 am

J.Ricardo escreveu: Qua Out 27, 2021 9:58 am
FCarvalho escreveu: Qui Jul 08, 2021 12:28 am Até onde foi divulgado, os franceses querem o FCAS tanto para a força aérea como para a aviação naval, ou seja, um caça embarcado para substituir os Rafale M, algo que Alemanha e Espanha não tem necessidade nenhuma. Ao menos até o momento, no caso daquele último.
Mas pode ser que eles encontrem soluções condignas para esse problema, também.
A ver como eles conseguem solucionar esta questão, e outras, muito mais ligadas à gestão do programa, que vem sofrendo duras críticas do lado alemão em relação aos franceses.
Não creio que os espanhóis se voltem para o Tempest caso o programa eventualmente comece a fazer água, até porque a relação deles com os britânicos não é tão amistosa quanto se suponha.
Enfim, para um caça que só vai entrar em operação daqui a vinte anos, temos muito tempo para saber se eles realmente vira um fato, ou se vai ficar pelo caminho como mero ato de vontade.
Resolver o quê se isso já esta no programa desde o início?
Você tá parecendo o Leonidas. :lol: :lol:
Pelo que eu li sobre as relações entre os países neste programa, principalmente na Alemanha, há sérias reticências quanto a se pagar o desenvolvimento de uma versão do FCAS naval para os franceses com fundos germânicos. Isto não é ponto pacífico dentro do projeto e há divergências sérias.
Como eles estão resolvendo esta questão, dentre outras, não sei dizer. Mas é o que se tem reverberado pela imprensa alemã a despeito de mais esta tentativa conjunta de desenvolver algo com os franceses, além do novo CC.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#243 Mensagem por J.Ricardo » Qua Out 27, 2021 11:27 am

A única divergência que estou vendo pegar é a distribuição de serviço entre as partes.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#244 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 27, 2021 11:37 am

Faz tempo que não leio nada sobre o FCAS. Mas vou dar uma olhada por aí para ver se encontro algo mais atualizado.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
old
Sênior
Sênior
Mensagens: 1478
Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
Localização: Barcelona, Spain.
Agradeceram: 34 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#245 Mensagem por old » Qua Nov 03, 2021 2:32 pm

FCarvalho escreveu: Qua Out 27, 2021 11:37 am Faz tempo que não leio nada sobre o FCAS. Mas vou dar uma olhada por aí para ver se encontro algo mais atualizado.
Parece ser que España habría pedido 50 F35. (25A y 25B)



Al tiempo, Francia presiona para que esto no ocurra, ya que pondría en riesgo el FCAS

https://www.challenges.fr/entreprise/de ... ash_787458




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#246 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 10, 2021 6:27 pm

Obrigado pela informação Old.

Vale apena acompanhar os desdobramentos dessa corrida pelo F-35 nestes países, já que até o momento o caça ainda não se provou a que veio do ponto de vista operacional concretamente. Fora os eternos problemas que parecem nunca ser solucionados.
Agora, a Espanha querer F-35B eu até entendo, mas colocar F-35A quando se está comprando mais Typhoon e ainda há o FCAS, não tem lá muita lógica. Mesmo com a frota de F-18 já bastante desgastada. Salvo engano estavam querendo se livrar dos Typhoon trache 1, mas querem F-35A... complexo.
No caso da Grécia é até normal eles quererem o F-35, já a Rep Tcheca é estranho dado que perguntaram pelos Viper e a LM quer empurrar o JFS.
É bom acompanhar o que acontece na Rep Checa e no vizinha Hungria, que são operadores dos Gripen C;D atualmente via leasing. Estes dois são potenciais clientes para os modelos Gripen E/F, que já mostrou ser bem mais barato de comprar e manter que o F-16V. Dependendo, claro, da oferta norte americana para estes países. No caso do F-35, países que alugam caças para poder dispor de defesa aérea teriam condições de comprar e manter um de 5a G e absolumente caríssimo em todos os sentidos?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
old
Sênior
Sênior
Mensagens: 1478
Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
Localização: Barcelona, Spain.
Agradeceram: 34 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#247 Mensagem por old » Qui Nov 11, 2021 7:45 am

FCarvalho escreveu: Qua Nov 10, 2021 6:27 pm Obrigado pela informação Old.

Vale apena acompanhar os desdobramentos dessa corrida pelo F-35 nestes países, já que até o momento o caça ainda não se provou a que veio do ponto de vista operacional concretamente. Fora os eternos problemas que parecem nunca ser solucionados.
Agora, a Espanha querer F-35B eu até entendo, mas colocar F-35A quando se está comprando mais Typhoon e ainda há o FCAS, não tem lá muita lógica. Mesmo com a frota de F-18 já bastante desgastada. Salvo engano estavam querendo se livrar dos Typhoon trache 1, mas querem F-35A... complexo.
No caso da Grécia é até normal eles quererem o F-35, já a Rep Tcheca é estranho dado que perguntaram pelos Viper e a LM quer empurrar o JFS.
É bom acompanhar o que acontece na Rep Checa e no vizinha Hungria, que são operadores dos Gripen C;D atualmente via leasing. Estes dois são potenciais clientes para os modelos Gripen E/F, que já mostrou ser bem mais barato de comprar e manter que o F-16V. Dependendo, claro, da oferta norte americana para estes países. No caso do F-35, países que alugam caças para poder dispor de defesa aérea teriam condições de comprar e manter um de 5a G e absolumente caríssimo em todos os sentidos?
Los T1 (ahora T1+) han sido actualizados con nuevo software y armamento A/S, dudo que se vendan . Y si, lleva razón, demasiado problema (EF/2000 , F35, FCAS) imposible poder con todo. Los militares sospechan que el FCAS tarde demasiado en llegar (2040) y con la baja de los F18 para (2030) quedaría un hueco importante que cubrir..

Sobre los F35B, la Armada a pedido precio pero no por 25, ahora por 12 unidades para sustituir a los Harrier II

https://www.infodefensa.com/texto-diari ... o-filtrado




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#248 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Nov 11, 2021 11:29 pm

old escreveu: Qua Nov 03, 2021 2:32 pm
FCarvalho escreveu: Qua Out 27, 2021 11:37 am Faz tempo que não leio nada sobre o FCAS. Mas vou dar uma olhada por aí para ver se encontro algo mais atualizado.
Parece ser que España habría pedido 50 F35. (25A y 25B)



Al tiempo, Francia presiona para que esto no ocurra, ya que pondría en riesgo el FCAS

https://www.challenges.fr/entreprise/de ... ash_787458
Achei muito interessante desses tweets é a Republica Tcheca considerando a compra de 40 F-35A.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#249 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 12, 2021 11:42 am

old escreveu: Qui Nov 11, 2021 7:45 am Los T1 (ahora T1+) han sido actualizados con nuevo software y armamento A/S, dudo que se vendan . Y si, lleva razón, demasiado problema (EF/2000 , F35, FCAS) imposible poder con todo. Los militares sospechan que el FCAS tarde demasiado en llegar (2040) y con la baja de los F18 para (2030) quedaría un hueco importante que cubrir..
Sobre los F35B, la Armada a pedido precio pero no por 25, ahora por 12 unidades para sustituir a los Harrier II
https://www.infodefensa.com/texto-diari ... o-filtrado
Valeu pelo esclarecimento old.

A saída dos F-18 não poderia ser coberta com a introdução de mais um lote dos Typhoon? Até onde sei a Espanha estaria a comprar mais destes caças. Então a compra de F-35 não se justificaria.
Quanto aos 12 F-35 para a armada espanhola, este número é apenas para justificar a capacidade STOL do Juan Carlos I ou é suficiente para amparar na íntegra suas capacidades de aviação embarcada?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#250 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 12, 2021 11:49 am

Viktor Reznov escreveu: Qui Nov 11, 2021 11:29 pm Achei muito interessante desses tweets é a Republica Tcheca considerando a compra de 40 F-35A.
Não que eles não tenham capacidade de pagar as prestações, caso estes caças sejam vendidos via FMS pelo norte americanos, mas é algo factível sim.
O contrato dos atuais Gripen C/D da força aérea tcheca termina em 2027/2028 salvo engano. Então, até lá eles terão que fazer uma escolha. Ou entram no F-35, como vários outros países europeus já o fizeram, ou buscam um novo contrato com a SAAB e renovam a frota utilizada novamente de Gripen C/D, ou lançam uma concorrência internacional para um novo caça.
Sabe-se a boca pequena que o Gripen, tanto as versões C/D como as E/F já demonstraram que seus custos de operação e manutenção, além de aquisição, são mais em conta até mesmo que os F-16V da Lookheed Martin. Então é uma questão não apenas de contabilidade comercial, trata-se sobretudo de capacidade de manter uma frota de 40 caças operacionais. E isso o Gripen E/F sueco por tudo que se fala e falou dele até o presente momento nas várias disputas em que esteve e/ou está, é melhor que os seus congêneres de 4,5a G.
Se isso será suficiente para convencer os tchecos a optar por ele, veremos.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
old
Sênior
Sênior
Mensagens: 1478
Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
Localização: Barcelona, Spain.
Agradeceram: 34 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#251 Mensagem por old » Ter Dez 14, 2021 6:28 pm

Autorizada la compra de 20 Eurofighter T4 para sustituir los 20 F18 destacados en las Islas Canarias





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#252 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 14, 2021 6:50 pm

É, vida longa ao Tufão.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
old
Sênior
Sênior
Mensagens: 1478
Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
Localização: Barcelona, Spain.
Agradeceram: 34 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#253 Mensagem por old » Qui Jun 23, 2022 5:03 pm

Firma oficial del contrato Halcon. A recibir a partir de 2026





Avatar do usuário
old
Sênior
Sênior
Mensagens: 1478
Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
Localização: Barcelona, Spain.
Agradeceram: 34 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#254 Mensagem por old » Ter Ago 23, 2022 4:20 pm

El Ejército apuesta por el F-35 de EE UU en vez del Eurofighter en una compra de 10.000 millones
El retraso del programa europeo FCAS obliga a buscar una alternativa para sustituir hasta 80 aviones de combate F-18

https://elpais.com/espana/2022-08-22/el ... lones.html




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#255 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 23, 2022 6:48 pm

Há tantos F-18 assim na força aérea espanhola para substituir :?:
Pensei que os números fossem bem menores.
A quantos F-35 a matéria faz menção @old, pois não consegui ler pois o acesso é restrito.
Pelos custos apontados não deve ser exatamente uma compra pequena. E ainda abriria caminho para F-35B na armada.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder