Ejército del Aire Espanhol

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36176
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#226 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 28, 2021 4:59 pm

Será que haverá espaço neste novo EJército del Aire para os FCAS franco-germânico?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
old
Sênior
Sênior
Mensagens: 1478
Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
Localização: Barcelona, Spain.
Agradeceram: 34 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#227 Mensagem por old » Qua Mai 19, 2021 4:28 am

FCarvalho escreveu: Qua Abr 28, 2021 4:59 pm Será que haverá espaço neste novo EJército del Aire para os FCAS franco-germânico?
Todo parece indicar que si.
Se acaba de firmar el acuerdo parala fabricación del demostrador del FCAS entre España Francia y Alemania. Deberá volar en 2027
El proyecto se estima en mas de 100.000 millones de euros :shock:

https://www.defenseworld.net/news/29588 ... KS7lKgzbIU

https://www.dw.com/en/france-germany-sp ... a-57562320

Algo mas cercano en el tiempo es la entrega de las primeras unidades de PC21 Pilatus que se esperan completar entre 2021 y 2022

https://www.infodefensa.com/es/2021/05/ ... avion.html

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36176
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#228 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 19, 2021 11:40 pm

Embora a economia espanhola seja menor que a da França e Alemanha, e os investimentos em defesa serem aquém do que é investido por aqueles países, é preciso ver de que forma o MD espanhol irá sustentar argumentação quanto à parte financeira do país neste projeto, pois não se tira bilhões de euros do bolso indiferente à realidade ou dos acontecimentos, por exemplo, em relação à saúde pública, que no caso de vocês foram tão ou mais graves do que nós, se levarmos em conta as percentagens da relação doentes x população do país durante a pandemia.

Me corrijas se estiver errado, mas houve de certa forma uma resistência de alemães e franceses frente a participação da Espanha no projeto. Isto é verdade? Se sim, qual motivação para fazer parte de um projeto onde, ainda que nas entrelinhas, você não é bem vindo e nem bem visto? Não seria o caso de a Espanha e a sua indústria ficarem apenas com partes menos importantes do processo tecnológico de desenvolvimento e ao mesmo tempo ver os números da parte espanhola no financiamento do caça crescerem muito além daquela?

O que o FCAS tem que o Tempest ou o F-35 não tem para justificar a sua escolha ao invés daqueles projetos?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
old
Sênior
Sênior
Mensagens: 1478
Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
Localização: Barcelona, Spain.
Agradeceram: 34 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#229 Mensagem por old » Qui Mai 27, 2021 5:27 am

FCarvalho escreveu: Qua Mai 19, 2021 11:40 pm Embora a economia espanhola seja menor que a da França e Alemanha, e os investimentos em defesa serem aquém do que é investido por aqueles países, é preciso ver de que forma o MD espanhol irá sustentar argumentação quanto à parte financeira do país neste projeto, pois não se tira bilhões de euros do bolso indiferente à realidade ou dos acontecimentos, por exemplo, em relação à saúde pública, que no caso de vocês foram tão ou mais graves do que nós, se levarmos em conta as percentagens da relação doentes x população do país durante a pandemia.

Me corrijas se estiver errado, mas houve de certa forma uma resistência de alemães e franceses frente a participação da Espanha no projeto. Isto é verdade? Se sim, qual motivação para fazer parte de um projeto onde, ainda que nas entrelinhas, você não é bem vindo e nem bem visto? Não seria o caso de a Espanha e a sua indústria ficarem apenas com partes menos importantes do processo tecnológico de desenvolvimento e ao mesmo tempo ver os números da parte espanhola no financiamento do caça crescerem muito além daquela?

O que o FCAS tem que o Tempest ou o F-35 não tem para justificar a sua escolha ao invés daqueles projetos?
No me consta que Alemania o Francia tuvieran problemas para admitir a España :shock:

El principal "problema" es que Dassault no quiere compartir con Alemanes y Españoles toda su experiencia y quiere reservarse algunas partes de propiedad intelectual.

El FCAS está dividido en partes iguales (propulsión, sensores, aviónica etc etc) y aporta respecto al F35 o Tempest capacidad industrial, retornos y mucho "know how".

Hablando de motores. Safran (Francia) ITP (España) y MTU (Alemania) desarrollaran un nuevo motor para el FCAS creando EUMET GmbH (European Military Engine Team)

https://www.latribune.fr/entreprises-fi ... 83642.html

Pero bueno..el FCAS es a largo plazo, (2030/2040) faltan muitos años para eso.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36176
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#230 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 27, 2021 12:52 pm

Os franceses como sempre colocando restrições. Até aí nenhuma novidade. Mas este tipo de comportamento foi o que acabou gerando o Rafale, indiferente ao projeto multinacional do Typhoon do qual deveriam também participar.
A ver se eles não vão aprontar outra vez até ponde em risco a continuidade do projeto.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#231 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mai 27, 2021 1:07 pm

FCarvalho escreveu: Qui Mai 27, 2021 12:52 pm Os franceses como sempre colocando restrições. Até aí nenhuma novidade. Mas este tipo de comportamento foi o que acabou gerando o Rafale, indiferente ao projeto multinacional do Typhoon do qual deveriam também participar.
A ver se eles não vão aprontar outra vez até ponde em risco a continuidade do projeto.
A mim venderam-me outra história, por exemplo os Franceses queriam um caça que pudesse também operar num PA, já os restantes sócios...não. Requerimentos diferentes, pedem aviões diferentes.

Um artigo sobre este projecto:

https://ecfr.eu/article/how-germanys-gr ... ghter-jet/




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36176
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#232 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 27, 2021 3:29 pm

E este parece ser, novamente, o mesmo problema com o FCAS.
A ver no que isso vai dar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
old
Sênior
Sênior
Mensagens: 1478
Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
Localização: Barcelona, Spain.
Agradeceram: 34 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#233 Mensagem por old » Qua Jun 30, 2021 4:47 am

El Consejo de Ministros español votó este 29/06/21 varios contratos importantes para el ejercito del aire:

- Se financia la segunda fase de FCAS.

- Compra de 3 MRTT A330.

- Compra de 36 helicópteros H135.

- Compra de 4 helicópteros H160.

* Faltan por aprobar los 4 C295 MPA

https://www.infodefensa.com/es/2021/06/ ... -fcas.html




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8371
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 240 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#234 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Jul 01, 2021 9:01 pm

Olhando por baixo, o mockup do FCAS me lembra o F117, não sei.
https://en.wikipedia.org/wiki/Future_Co ... f-test.stl




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#235 Mensagem por J.Ricardo » Qua Jul 07, 2021 4:00 pm

FCarvalho escreveu: Qui Mai 27, 2021 3:29 pm E este parece ser, novamente, o mesmo problema com o FCAS.
A ver no que isso vai dar.
Não me parece ser esse um problema no programa, ele desde o início foi feito desta forma, no EuroFigther os outros membros não acordaram isso, fora que a França também queria a capacidade de ataque e os outros membros já contavam com o Tornado para esse papel.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#236 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Jul 07, 2021 7:57 pm

Glauber Prestes escreveu: Qui Jul 01, 2021 9:01 pm Olhando por baixo, o mockup do FCAS me lembra o F117, não sei.
https://en.wikipedia.org/wiki/Future_Co ... f-test.stl
Eu acho meio improvável mas eu gostaria muito de ver o FCAS ter uma geometria semelhante a do F-117N Seahawk. Aquele caça hipotético era muito bonito.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No fim eu acho que o FCAS terá mesmo um design remetente ao J-20 só que com mais cuidados dedicados ao aspecto Stealth, TVC 2D nas turbinas com os bocais com perfil Stealth, assim como no F-22 e sem canards.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36176
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#237 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 08, 2021 12:28 am

J.Ricardo escreveu: Qua Jul 07, 2021 4:00 pm
FCarvalho escreveu: Qui Mai 27, 2021 3:29 pm E este parece ser, novamente, o mesmo problema com o FCAS.
A ver no que isso vai dar.
Não me parece ser esse um problema no programa, ele desde o início foi feito desta forma, no EuroFigther os outros membros não acordaram isso, fora que a França também queria a capacidade de ataque e os outros membros já contavam com o Tornado para esse papel.
Até onde foi divulgado, os franceses querem o FCAS tanto para a força aérea como para a aviação naval, ou seja, um caça embarcado para substituir os Rafale M, algo que Alemanha e Espanha não tem necessidade nenhuma. Ao menos até o momento, no caso daquele último.
Mas pode ser que eles encontrem soluções condignas para esse problema, também.
A ver como eles conseguem solucionar esta questão, e outras, muito mais ligadas à gestão do programa, que vem sofrendo duras críticas do lado alemão em relação aos franceses.
Não creio que os espanhóis se voltem para o Tempest caso o programa eventualmente comece a fazer água, até porque a relação deles com os britânicos não é tão amistosa quanto se suponha.
Enfim, para um caça que só vai entrar em operação daqui a vinte anos, temos muito tempo para saber se eles realmente vira um fato, ou se vai ficar pelo caminho como mero ato de vontade.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#238 Mensagem por gogogas » Seg Out 04, 2021 7:39 pm

Governo da Espanha confirma a compra de três A330 da Iberia para conversão MRTT
https://www.aeroin.net/governo-da-espan ... -mrtt/?amp




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36176
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#239 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 05, 2021 12:23 pm

A330 usados é o que mais tem no mercado hoje para venda e leasing. Só não compra quem não quer.
Mais uma opção para a FAB resolver seus problemas com o KC-X2.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
old
Sênior
Sênior
Mensagens: 1478
Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
Localização: Barcelona, Spain.
Agradeceram: 34 vezes

Re: Ejército del Aire Espanhol

#240 Mensagem por old » Qua Out 27, 2021 9:30 am

Primer A330MRTT. De momento se utilizará para transporte estratégico y comunicaciones militares. Mas tarde serán transformados en "Tanker"

Imagem
Imagem




Responder