Armas guiadas para A-1M e F-5BR

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9349
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 510 vezes

Armas guiadas para A-1M e F-5BR

#1 Mensagem por Brasileiro » Sáb Mar 27, 2004 3:33 pm

Eu sou a favor de usar Opher e Kh-59.

Uma encomenda de umas 60 Opher-IR e uns 40 Kh-59.

Opher IR para atacar no solo e por ser uma arma letal e precisa, do tipo dispare e esqueça. Comprar apenas os kits, para muntá-los em modelos nacionis de "bombas burras".
Kh-59 como arma anti-navio, tem grande alcance(120), veloz e potente ogiva.
Esse total de armas sai por quantos milhões mais ou menos?
Quem pode demonstrar armamentos melhores, façam questão!

essas armas para serem usadas tanto por F-5 A-1 ou F-X.

gostaram?

abraços




Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

#2 Mensagem por LEO » Sáb Mar 27, 2004 5:04 pm

Eu acho que estas armas podiam ser usadas caso o FX seja russo.

O Kh-59, creio eu, não seria compativel com o A-1 e o F-5 e com seus sistemas. Ele também é um missil bem pesado, isso não impediria seu uso em uma aeronave de ataque leve como o AMX?




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#3 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mar 27, 2004 5:19 pm

Se ele pesa até 910 kg tudo bem, caso contrário seria preciso fazer um adaptação no AMX.




Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

#4 Mensagem por LEO » Sáb Mar 27, 2004 6:45 pm

O Kh-59M pesa 920 kg.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#5 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mar 27, 2004 7:36 pm

Ta dentro do limite de tolerância, mas é melhor não arriscar e falar pro piloto não ultrapassar 7Gs :wink:




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#6 Mensagem por VICTOR » Sáb Mar 27, 2004 8:30 pm

Acho meio grande para o coitado do AMX (já é meio lento até quando está limpo)... Até no Flanker fica meio grandona... :lol:




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#7 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Mar 27, 2004 11:18 pm

Olá Companheiros,


Na minha opinião, as armas ideais seriam a própria Opher, já citada, o Maverick, o Exocet e o MAR-1.

Basicamente, seriam essas, mas é claro que poderiam ser compradas outras.

Creio que para ataques ao solo, as Ophers seriam excelentes.

O Macerick para ataques à distância, e até mesmo à navios.

O Exocet dispensam comentários. Idem para o MAR-1.

O que acham???




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#8 Mensagem por VICTOR » Dom Mar 28, 2004 8:01 am

Uma coisa que deve ser pensada é de um dia termos armas guiadas por GPS/GLOANASS/Galileu ou seja lá o que for, mais INS. Esse tipo de arma apresentou uma nova revolução em armas guiadas.

Porque? Simples:
- armas como JDAM são sobretudo baratas, bastando um kit atrelado a bombas burras, das quais já temos tanto. Com isso, pode-se usar um percentual maior de armas de precisão, coisa que mesmo a USAF pré-JDAM era incapaz nos tempos do laser (Tempestade no Deserto = 10% de PGM apenas). Mísseis são coisas caras. Ninguém consegue manter uma campanha contra o solo só com mísseis.
- isso faz com que você comece a pensar em "alvos por aeronave", e não "aeronaves por alvo".
- Outra vantagem é a capacidade uso em qualquer tempo, diferente de armas guiadas a IR ou laser, que não podem ser usadas através de névoa, nuvens, ou fumaça.
- esse tipo de arma é mais seguro para quem ataca. Basta ter as coordenadas do alvo, não sendo necessário chegar perto dele para iluminá-lo com laser ou conseguir um lock IR. Stand-off é tudo.

Exocet, MAR-1 = OK. A Opher é uma boa escolha até o dia das armas GPS/INS chegarem. A Spice também não é fraca, e está integrada ao Gripen, então se der Gripen, pode ser uma boa, junto com RBS-15 e assim por diante.

Se der Flanker:
- em vez de Maverick: Kh-29
- em vez de Exocet: Uran, Kh-31A ou Moskit
- junto com MAR-1: Kh-31P.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#9 Mensagem por Slip Junior » Dom Mar 28, 2004 12:24 pm

Existem 2 grandes problemas de se integrar armamento russo à aeronaves ocidentais:

1 - Os cabides para fixação do armamento junto à aeronave são diferentes;

2 - Acredito que o "formato" dos parâmetros fornecidos pelos sistemas da aeronave ao missil também são incompatíveis.

Abraços




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9349
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 510 vezes

#10 Mensagem por Brasileiro » Dom Mar 28, 2004 8:16 pm

Mas caso quem ganhe o FX seja Russo, a Avibrás poderia se encarregar de "encaixar"o armamento ao padrão nacional!
Tem tudo a ver.

abraços




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#11 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Mar 28, 2004 10:57 pm

Olá VICTOR,

Vamos lá...


VICTOR escreveu:Uma coisa que deve ser pensada é de um dia termos armas guiadas por GPS/GLOANASS/Galileu ou seja lá o que for, mais INS. Esse tipo de arma apresentou uma nova revolução em armas guiadas.

Boa, havia me esquecido dessas armas... Realmente, se encaixariam perfeitamente...

VICTOR escreveu:- junto com MAR-1: Kh-31P.

Creio que, ao invés do Kh-31P fazer companhia ao MAR-1, o melhor seria o Kh-58, que tem um excelente alcance. São 66 milhas náuticas, percorridas à 2008 kt.

O que achas???




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#12 Mensagem por Slip Junior » Seg Mar 29, 2004 9:06 am

Brasileiro escreveu:Mas caso quem ganhe o FX seja Russo, a Avibrás poderia se encarregar de "encaixar"o armamento ao padrão nacional!
Tem tudo a ver.

Brasileiro, mais uma vez, isso não é tão simples assim. Você já viu algum armamento de origem ocidental integrado a uma aeronave oriental, ou vice-versa?! Que eu saiba só existe um caso desses: no pacote do MiG-21 2000 da IAI está prevista a utilização do MAA Python nessa aeronave, mas deve-se levar em conta que esse pacote prevê uma completa reformulação dos vários sistemas do Fishbed.

Além disso, a Avibrás nunca integrou armamento inteligente algum a qualquer aeronave. Ou seja, não tem a minima experiência e capacitação para fazer um trabalho complicado desse.

Abraços




Ted Striker
Júnior
Júnior
Mensagens: 100
Registrado em: Ter Abr 29, 2003 1:13 am

#13 Mensagem por Ted Striker » Seg Mar 29, 2004 1:50 pm

Slip

Os pilones são fáceis de trocar, coisa que é solucionada em poucas semanas. Até recentemente, o Gripen não tinha os pilones compatíveis com a OTAN, e logo tiveram de substituir. Essa substituição foi feita em pouco tempo.

Os MIG-21 iraquianos usaram o R.550. Míssil francês. Usaram essa configuração até a invasão do iraque. O mesmo com os MIG-21 Indianos. Os Mig 27 e Mig-23BN usam o R-550. Os Mig-29 indianos estão a aptos a dispararem o R-550 e o Super 530D. Sendo que os seus Mirages 2000 já usam o R-73 e irão poder disparar os R-27 e R-60. Ainda com a possibilidade do R-77. Ocorre que a Índia busca a padronização do uso de suas armas, não vai ter mais essa de avião russo com arma russa e avião ocidental com arma ocidental. A fonte para isso é a própria página da força aérea indiana

http://www.bharat-rakshak.com

E além disso, não tenho certeza, mas parece que os Mirages F1 da África do Sul usam o R-73. E o mais estranho, os Super Puma AS-330 usam o R-73. E ainda, os F-7 da Força aérea do Paquistão usam o R-550 e o AIM-9.

Quando o assunto é material russo, críticas de plantão é o que não falta.
Mas tô contigo e não abro. A Avibrás fazer um serviço desse hoje em dia é impossível.

[]s
Ted Striker




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#14 Mensagem por Slip Junior » Seg Mar 29, 2004 6:50 pm

Oi Ted,

Valeu pelas informações; tem muita coisa aí que eu realmente desconhecia.

Mas vamos aos comentários:

Os pilones realmente são fáceis de se trocar mas foi sugerido anteriormente a troca dos pilones dos A-1's por outros capazes de comportar um peso maior, desconsiderando nesse caso, o modo de como isso iria afetar toda a estrutura da aeronave.

Nessa relação que você passou, a grande parte dos armamentos integrados se referem a misseis de guiagem por IR que requerem poucos (na verdade, podemos até dizer nenhum) parâmetro para ser empregada.

Mas o que mais me chamou a atenção foi a menção da integração dos misseis Super 530D aos Fulcrums da IAF e a previsão de integrar os misseis russos R-27 e R-77 ao Mirage 2000. Bem, o site Bharat-Rakshat não é oficial mas contém várias informações uteis. Eu dei uma procurada por lá, rapidamente, e achei a informação de que o Super 530D pode ser carregado pelo MiG-29 (só não sei se pode ser disparado), mas não achei nada sobre as armas russas no M2K. Poderia indicar o link direto para essa notícia?

Ahhh.. e só para satisfazer São Tomé e também a minha curiosidade: você sabe algum link para fotos dessas "combinações" a la indiana?

Abraços




Ted Striker
Júnior
Júnior
Mensagens: 100
Registrado em: Ter Abr 29, 2003 1:13 am

#15 Mensagem por Ted Striker » Ter Mar 30, 2004 12:39 pm

Olá Slip

Após uma busca nesse site, o link é esse.

http://www.bharat-rakshak.com/IAF/Info/BMD.html

Além do mais, em várias AFMs sai essas notícias dos Mig-29 e Mirage 2000 indianos sobre o uso desses mísseis. Agora saber qual edição é ficara impossível para eu ver agora, porque estou a milhares de Kms de casa.

Imagens já vi sim, uma Air International tinha uma matéria especial sobre a força aérea indiana, mas somente dos Mig-29 com os mísseis franceses.

Mesmo sendo um míssil IR, a implementação não é tão fácil assim, pois hoje, o míssil deve ser integrado com o radar. Muitos radares usam o míssil no modo slayer, e assim, há que ter uma integração no radar do avião. Mas nada complexo se comparado com um BVR. Só para ter uma idéia, os nossos F-5 que nós víamos em shows aéreos armados com maquetes do Piranha, teve um problema chato com os americanos. O Brasil queria códigos fontes para integrar o míssil no radar do F-5 e o que deu? Os americanos não passaram nada. O F-5 já disparou o Piranha, mas somente para ver a aerodinâmica e a separação do míssil do avião. O pessoal trabalhou muito para um disparo efetivo do piranha no F-5. Não foi tão fácil assim a integração do míssil, tanto que só estará pronto para disparar com a modernização dos F-5. É fácil colocar um míssil num avião e disparar ele, é só fazer um acionamento no motor do míssil e pronto. Mas além disso, tem que ver os parâmetros de tiro, distância, direção, altitude, etc, que hoje em dia, são feitos pelo radar do avião.

E faltou uma coisa no meu post anterior :oops: . Esses Super Puma AS-330 são da força aérea romena. E sobre os Mirage F1 da África do sul, eles estão na reserva, porém já disparam várias vezes o R-73, até tinha um vídeo na internet mostrando isso. Alguém sabe aonde achar esse vídeo?

[]s
Ted Striker




Responder