SUKHOI SU-47 BERKUT. As garras da aguia negra russa
Enviado: Sex Dez 15, 2006 11:00 pm
DESCRIÇÃO
O Berkut é o único avião de quinta geração russo em vôo hoje, e a função dele, segundo as autoridades russas, não é o de entrar no serviço operacional, mas sim de servir como aeronave experimental para testes de configuração aerodinâmica . Mas acontece que está claro que esse avião é mais que um simples demonstrador de tecnologia, já que nesse caça foram incorporadas tecnologias de ponta, como materiais avançados absorventes de ondas de radar, compartimento de armas interno, como no F22 Raptor, com o objetivo de reduzir sua assinatura de radar RCS, além da clara inovação na configuração aerodinâmica triplano com a asa principal com enflechamento negativo (FSW). Existe também, instalado nesse caça, um avançadíssimo sistema de controle digital tipo fly by wire de nova geração que permite a essa caça, a exploração de todo o potencial acrobático que a configuração FSW permite, sendo que as marcas no desempenho de curva que esse caça atinge, são melhores que as do Super Flanker. Como o Berkut, é uma dúvida se vai ou não entrar em serviço, ele não pode ser considerado na estratégia militar da Rússia a curto e médio prazo. Os materiais usados na construção do Berkut são absorventes de radar, e existem boatos de que a Rússia está mais avançada que os americanos nessa tecnologia, já que eles usaram uma configuração aerodinâmica mais conservadora no F22 Raptor. As asas FSW do Berkut, por serem com enflechamento negativo, refletem as ondas de radar em direção da fuselagem do avião, dificultando seu retorno para o radar inimigo, sendo provável que na parte do bordo de ataque, raiz da asa, exista a aplicação pesada desses materiais absorventes.Os motores do Berkut, não estão prontos, e por isso ele está voando com motores adaptados D30 F6, que são os mesmos instalados no MIG31, e são os mais potentes do inventário russo. Os motores que devem ser instalados são os Saturn Lyulka AL41F que possui 20% mais empuxo e terão vetoração de empuxo 3D. O Berkut sem a vetoração já mostrou ser superior em manobras a os Flankers, agora fica interessante imaginar o que acontecerá quando instalarem motores com mais empuxo e vetoração 3D. Nessa foto, as trilhas de condensação nas pontas das asasdo Su 47, demonstram uma curva fechada rápida.O radar que o Berkut usa, ainda é uma incógnita, mas é provável que o protótipo esteja voando com o mesmo radar do Flanker, porém se esse caça for ser desenvolvido e fabricado em série, será necessário à incorporação de um radar mais “discreto” como o F22 Raptor, ou o Rafale, cujos radares são de abertura sintética. O armamento interno, não excluiu a possibilidade de se transportar armas externas, sob as asas, mas isso só aconteceria após a superioridade aérea ter sido conseguida, como os F22.Como a Rússia está passando por uma crise econômica, foi uma grande surpresa a aparição desse novo, e ousado modelo da Sukhoi, empresa que se julgava, também, estar mal financeiramente. Mais uma vez, a inventividade russa mostrou que mesmo em dificuldades financeiras, as empresas daquele país trabalham duro para poderem superar as “cartadas” de seus adversários.
Acima: um Su-47 Berkut, decola em uma impressionante demonstração de potência, em uma feira aérea russa MAKS.
FICHA TÉCNICA DE DESEMPENHO
Velocidade de cruzeiro: mach 1.5
Velocidade máxima: mach 2.0
Razão de subida: * 20000m/min
Potência: 1.5
Fator de carga: 10 Gs
Taxa de giro: * 32º/s
Razão de rolamento: *290º/s
Raio de ação/ alcance: 3300km/ 6600km
Alcance do radar: *200km
Empuxo: 2X 15500 Kgf
DIMENSÕES
Comprimento: 22,60m
Envergadura: 16,70m
Altura: 6,40m
Peso: 15500 Kg
ARMAMENTO
Ar Ar: Mísseis R77M, R73 Archer, K74Ar terra: X-29T, X-29L, X-59M, X-31P, X-31A, KAB-500, KAB-1500
Interno: Um canhão GCH 301 de 30 mm do mesmo tipo do Flanker.
Acima: Um berkut abatendo um F-22.