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SUKHOI SU-47 BERKUT. As garras da aguia negra russa

Enviado: Sex Dez 15, 2006 11:00 pm
por midnight
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DESCRIÇÃO
O Berkut é o único avião de quinta geração russo em vôo hoje, e a função dele, segundo as autoridades russas, não é o de entrar no serviço operacional, mas sim de servir como aeronave experimental para testes de configuração aerodinâmica . Mas acontece que está claro que esse avião é mais que um simples demonstrador de tecnologia, já que nesse caça foram incorporadas tecnologias de ponta, como materiais avançados absorventes de ondas de radar, compartimento de armas interno, como no F22 Raptor, com o objetivo de reduzir sua assinatura de radar RCS, além da clara inovação na configuração aerodinâmica triplano com a asa principal com enflechamento negativo (FSW). Existe também, instalado nesse caça, um avançadíssimo sistema de controle digital tipo fly by wire de nova geração que permite a essa caça, a exploração de todo o potencial acrobático que a configuração FSW permite, sendo que as marcas no desempenho de curva que esse caça atinge, são melhores que as do Super Flanker. Como o Berkut, é uma dúvida se vai ou não entrar em serviço, ele não pode ser considerado na estratégia militar da Rússia a curto e médio prazo. Os materiais usados na construção do Berkut são absorventes de radar, e existem boatos de que a Rússia está mais avançada que os americanos nessa tecnologia, já que eles usaram uma configuração aerodinâmica mais conservadora no F22 Raptor. As asas FSW do Berkut, por serem com enflechamento negativo, refletem as ondas de radar em direção da fuselagem do avião, dificultando seu retorno para o radar inimigo, sendo provável que na parte do bordo de ataque, raiz da asa, exista a aplicação pesada desses materiais absorventes.Os motores do Berkut, não estão prontos, e por isso ele está voando com motores adaptados D30 F6, que são os mesmos instalados no MIG31, e são os mais potentes do inventário russo. Os motores que devem ser instalados são os Saturn Lyulka AL41F que possui 20% mais empuxo e terão vetoração de empuxo 3D. O Berkut sem a vetoração já mostrou ser superior em manobras a os Flankers, agora fica interessante imaginar o que acontecerá quando instalarem motores com mais empuxo e vetoração 3D. Nessa foto, as trilhas de condensação nas pontas das asasdo Su 47, demonstram uma curva fechada rápida.O radar que o Berkut usa, ainda é uma incógnita, mas é provável que o protótipo esteja voando com o mesmo radar do Flanker, porém se esse caça for ser desenvolvido e fabricado em série, será necessário à incorporação de um radar mais “discreto” como o F22 Raptor, ou o Rafale, cujos radares são de abertura sintética. O armamento interno, não excluiu a possibilidade de se transportar armas externas, sob as asas, mas isso só aconteceria após a superioridade aérea ter sido conseguida, como os F22.Como a Rússia está passando por uma crise econômica, foi uma grande surpresa a aparição desse novo, e ousado modelo da Sukhoi, empresa que se julgava, também, estar mal financeiramente. Mais uma vez, a inventividade russa mostrou que mesmo em dificuldades financeiras, as empresas daquele país trabalham duro para poderem superar as “cartadas” de seus adversários.

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Acima: um Su-47 Berkut, decola em uma impressionante demonstração de potência, em uma feira aérea russa MAKS.
FICHA TÉCNICA DE DESEMPENHO
Velocidade de cruzeiro: mach 1.5
Velocidade máxima: mach 2.0
Razão de subida: * 20000m/min
Potência: 1.5
Fator de carga: 10 Gs
Taxa de giro: * 32º/s
Razão de rolamento: *290º/s
Raio de ação/ alcance: 3300km/ 6600km
Alcance do radar: *200km
Empuxo: 2X 15500 Kgf
DIMENSÕES
Comprimento: 22,60m
Envergadura: 16,70m
Altura: 6,40m
Peso: 15500 Kg
ARMAMENTO
Ar Ar: Mísseis R77M, R73 Archer, K74Ar terra: X-29T, X-29L, X-59M, X-31P, X-31A, KAB-500, KAB-1500
Interno: Um canhão GCH 301 de 30 mm do mesmo tipo do Flanker.

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Acima: Um berkut abatendo um F-22.

Enviado: Sex Dez 15, 2006 11:03 pm
por Bolovo
O Su-47 é Experimental.

Ele nunca será produzido em série, e de 5º geração ele não tem nada.

Ele foi uma experiência da Sukhoi para o PAK-FA.

O Su-47 competiu contra o Mig 1.44 no programa PAK-FA, o Berkut ganhou, então a Sukhoi comandará o projeto do T-50, proximo caça russo (5º geração).

Enviado: Sex Dez 15, 2006 11:10 pm
por Sintra
Midnight

Essa da configuração mais avançada...
X-29, já ouviu falar?
Agora veja a data em que o primeiro S47 subiu aos céus e compare com a do X29 que foi em 1984...
E já agora olhe para a data em que foi assinado os contratos de produção do F22, sim, exacto, após o x29 estar no ar...
E já me esquecia, o Berkut é um demonstrador, o futuro caça Russo chama-se PAK FA e segundo os jornalistas de Leste que têm tido alguma acesso ao programa (Pyotr Butowski, por exemplo) o avião é baseado no Berkut, mas com asas... convencionais...

Cumprimentos :wink:

Enviado: Sex Dez 15, 2006 11:17 pm
por midnight
Sintra escreveu:Midnight

Essa da configuração mais avançada...
X-29, já ouviu falar?
Agora veja a data em que o primeiro S47 subiu aos céus e compare com a do X29 que foi em 1984...
E já agora olhe para a data em que foi assinado os contratos de produção do F22, sim, exacto, após o x29 estar no ar...
E já me esquecia, o Berkut é um demonstrador, o futuro caça Russo chama-se PAK FA e segundo os jornalistas de Leste que têm tido alguma acesso ao programa (Pyotr Butowski, por exemplo) o avião é baseado no Berkut, mas com asas... convencionais...

Cumprimentos :wink:


Ok obrigado, mas não precisa me sacanear, não gostou do post fale homem, respeito aos colegas de Fórum é bom.

Enviado: Sex Dez 15, 2006 11:19 pm
por midnight
Só queria trazer algo novo no DB.

Enviado: Sex Dez 15, 2006 11:23 pm
por Sintra
midnight escreveu:
Sintra escreveu:Midnight

Essa da configuração mais avançada...
X-29, já ouviu falar?
Agora veja a data em que o primeiro S47 subiu aos céus e compare com a do X29 que foi em 1984...
E já agora olhe para a data em que foi assinado os contratos de produção do F22, sim, exacto, após o x29 estar no ar...
E já me esquecia, o Berkut é um demonstrador, o futuro caça Russo chama-se PAK FA e segundo os jornalistas de Leste que têm tido alguma acesso ao programa (Pyotr Butowski, por exemplo) o avião é baseado no Berkut, mas com asas... convencionais...

Cumprimentos :wink:


Ok obrigado, mas não precisa me sacanear, não gostou do post fale homem, respeito aos colegas de Fórum é bom.


Não pretendi sacanear ninguém, e creio que não faltei ao respeito a ninguém, se se sentiu ofendido com o que escrevi... ok, peço desculpas...
Mas acredite que se vai escrever mais posts com avaliações e comentários como: "Um berkut abatendo um F-22, não é real, mas só pq o F-22 não deu frente com um por isso" vai ter muito boa gente a escrever muito pior...

Enviado: Sex Dez 15, 2006 11:24 pm
por Túlio
Sintra escreveu:Midnight

Essa da configuração mais avançada...
X-29, já ouviu falar?
Agora veja a data em que o primeiro S47 subiu aos céus e compare com a do X29 que foi em 1984...
E já agora olhe para a data em que foi assinado os contratos de produção do F22, sim, exacto, após o x29 estar no ar...

Cumprimentos :wink:


Detalhe: se o X29, do Skunk Works, que era um F20 com flecha invertida + canard, curvasse fechado, ele quebrava as asas, daí que os ianques abandonaram a idéia...

Já os Russos são mais persistentes, pelo visto... :twisted: :twisted: :twisted:

Enviado: Sex Dez 15, 2006 11:24 pm
por zela
Não teve sacanagem nenhuma no que o Siontra disse

Enviado: Sex Dez 15, 2006 11:25 pm
por soultrain
midnight

Ninguem aqui faltou ao respeito, mas estamos tão fartos de falar neste assunto, que não é nem de perto novo aqui.

Bons post's
[[]]'s

Enviado: Sex Dez 15, 2006 11:27 pm
por Sintra
tulio escreveu:
Sintra escreveu:Midnight

Essa da configuração mais avançada...
X-29, já ouviu falar?
Agora veja a data em que o primeiro S47 subiu aos céus e compare com a do X29 que foi em 1984...
E já agora olhe para a data em que foi assinado os contratos de produção do F22, sim, exacto, após o x29 estar no ar...

Cumprimentos :wink:


Detalhe: se o X29, do Skunk Works, que era um F20 com flecha invertida + canard, curvasse fechado, ele quebrava as asas, daí que os ianques abandonaram a idéia...

Já os Russos são mais persistentes, pelo visto... :twisted: :twisted: :twisted:


Por acaso creio que não, o X29 demonstrou angulos de ataque em curva que só foram igualados e ultrassados por aparelhos equipados com TVC...

Cumprimentos :wink:

Enviado: Sex Dez 15, 2006 11:28 pm
por midnight
utilizou-se de ironia do meu post.

Enviado: Sex Dez 15, 2006 11:37 pm
por Sintra
midnight escreveu:utilizou-se de ironia do meu post.


Sorry...
Podemos seguir em frente?

Enviado: Sex Dez 15, 2006 11:42 pm
por Túlio
Sintra escreveu:
Por acaso creio que não, o X29 demonstrou angulos de ataque em curva que só foram igualados e ultrassados por aparelhos equipados com TVC...

Cumprimentos :wink:


E então por quê os ianques deixaram de lado? :twisted: :twisted: :twisted:

Preferiram o F16... :?: :?: :?:

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Fotos FAS.

Enviado: Sex Dez 15, 2006 11:44 pm
por AlbertoRJ
É um F-5 :lol:

P.S. Um f-20, vai lá...

[]'s

Enviado: Sex Dez 15, 2006 11:56 pm
por midnight
projeto escreveu:É um F-5 :lol:

P.S. Um f-20, vai lá...

[]'s


Verdade, parece o desenho de um F-5, só que com uma tubina somente.