FAB com Mi-35?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

FAB com Mi-35?

#1 Mensagem por Skyway » Dom Dez 10, 2006 12:15 pm

Folha:

IGOR GIELOW
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Enquanto o governo federal tenta cobrir o buraco de investimentos que ajudou a levar ao apagão aéreo, a FAB finaliza uma negociação secreta para uma compra milionária de helicópteros russos com sérias implicações geopolíticas. O custo final, se o acordo for fechado nos termos discutidos até aqui, ficará entre US$ 200 milhões e US$ 400 milhões.
Um dos problemas para a Aeronáutica fazer a compra é justificar para a opinião pública o investimento no momento em que ficou patente a falha no planejamento nos gastos com o controle de vôo no país, embora do ponto de vista técnico a comparação seja indevida e haja justificativas operacionais para a compra.
Oficialmente, a FAB (Força Aérea Brasileira) nega a negociação. Contudo, representantes das empresas russas Mil e Ulan Ude estiveram em Brasília e no Rio na semana passada.
Não será surpresa se o acordo for anunciado na visita programada ao Brasil do chanceler russo, Sergei Lavrov, ainda neste mês. Menor ainda será a surpresa se o anúncio compreender o fim do embargo da Rússia à carne bovina brasileira e um novo programa de exportação de frango. Segundo envolvidos no negócio, o Ministério do Desenvolvimento está particularmente empenhado no pacote.
A FAB quer comprar cerca de 30 helicópteros, lote composto por aparelhos de ataque Mi-35 Hind e Mi-171, de transporte.
Os oficiais entusiastas da idéia são os mesmos que negociaram a compra de helicópteros Blackhawk dos EUA, que começaram a ser entregues neste ano para uso na Amazônia. A região também é o destino dos aparelhos russos, se comprados. Mas a novidade seria a atuação dos Mi-35.
Versão de exportação do legendário Mi-24 que é visto em filmes como "Rambo 3", o Mi-35 é um dos mais poderosos aparelhos de assalto do mundo. A FAB pretende usá-lo para abordar traficantes e contrabandistas que hoje só podem ser afastados pela ameaça de serem abatidos pelos Tucanos e Supertucanos. O Mi-35 poderia descer nas pistas de floresta, e leva até oito soldados.
Essa é a justificativa operacional da compra. Existe, contudo, um fator estratégico. A Venezuela comprou recentemente US$ 3 bilhões em armas russas, inclusive 53 helicópteros para utilização na Amazônia -entre eles, os Mi-35.
O país de Hugo Chávez terá a maior capacidade nesse setor no continente. E, a despeito de Chávez ser hoje um aliado brasileiro, a desvantagem não é estrategicamente interessante para o Brasil.
O valor da compra é uma estimativa com base em contratos semelhantes, e depende do pacote de armamentos e compensações comerciais. Um Mi-35 sai por cerca de US$ 15 milhões, mas "pelado".
A FAB espera críticas, já que o valor, considerando um teto de custo de US$ 400 milhões (pouco mais de R$ 880 milhões), é muito maior do que os R$ 530 milhões do sistema de proteção aérea previstos no Orçamento de 2006 -dos quais apenas R$ 55 milhões dos R$ 240 milhões dedicados a investimentos foram gastos.
Mas compras assim demoram anos para serem pagas. A rubrica orçamentária para aquisição de aeronaves em 2006 somou R$ 575 milhões, 50% já pagos até novembro.
De todo modo, ainda que o Brasil tenha investido pouco ou incorretamente em segurança aérea, os valores não são comparáveis: é muito mais caro comprar e manter voando aviões e helicópteros.

Estados Unidos
Além de afetar o balanço militar em seu quintal geopolítico, uma eventual compra dos helicópteros russos pelo Brasil coloca o país no centro de uma outra disputa estratégica.
Trata-se da reação dos EUA à eventual entrada mais forte da Rússia no mercado de defesa do maior país da América Latina. Até aqui, os russos venderam mísseis portáteis terra-ar ao Brasil em 1994.
Ocorre que os EUA não vêem com bons olhos a entrada de material russo numa região na qual estão acostumados a ser fornecedores bem econômicos.
Tradicionalmente, o Brasil evita a dependência excessiva do material bélico americano. A França, que tem uma indústria militar própria forte, é fornecedora contumaz. Como a própria globalização expõe produtos a vetos, será interessante acompanhar a reação norte-americana caso Brasília realmente faça compras no supermercado russo.

----------------------------------

Não tenho a menor idéia da credibilidade que essa matéria possa ter, mas por via das dúvidas, postei aqui. :roll:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#2 Mensagem por chm0d » Dom Dez 10, 2006 12:20 pm

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61302
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Túlio » Dom Dez 10, 2006 12:21 pm

Pelos valores mencionados, num sei nem se dá para montar um esquadrão de cada... :?

Aliás, que colcha de retalhos logística, né não? Já está feio, ficaria pior ainda, ponto para o Murphy...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#4 Mensagem por chm0d » Dom Dez 10, 2006 12:23 pm

tulio escreveu:Pelos valores mencionados, num sei nem se dá para montar um esquadrão de cada... :?

Aliás, que colcha de retalhos logística, né não? Já está feio, ficaria pior ainda, ponto para o Murphy...


É verdade...




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#5 Mensagem por Bolovo » Dom Dez 10, 2006 12:58 pm

Putz, esqueçam isso.

A aviação rotativa da FAB já tá uma zona: Iroquois, Esquilo Mono, Esquilo Bi, Jet Ranger, Super Puma, Cougar e Blackhawk! [101]

Temos que diminuir isso urgentemente! Pelo menos os Iroquois e Pumas pelos Blackhawk já é um bom começo!

Alias, acho que um helicoptero de ataque deveria servir ao EB e não a FAB.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#6 Mensagem por alex » Dom Dez 10, 2006 1:07 pm

E os parafusos?Quem vai conseguir girar os parafusos? :shock:

:lol:

Sou a favor de comprar algo dos russos para vermos se alguem consegue virar os parafusos...

Agora quanto a logistica nenhuma das Fa brasileiras sabe soletrar esta palavra...




Quiron
Sênior
Sênior
Mensagens: 1375
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 9:41 pm
Localização: Brasília-DF.
Agradeceram: 76 vezes

#7 Mensagem por Quiron » Dom Dez 10, 2006 1:07 pm

Padronização zero, hein? Daqui uns 20 anos, teremos uns 30 tipos de helicópteros, uns 15 de avião, 40 tipos de mísseis, etc...




Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

#8 Mensagem por LEO » Dom Dez 10, 2006 1:12 pm

Como o Skyway já postou, não dá pra ter idéia da credibilidade desta notícia. Eu, a princípio, não levo muita fé nisso por enquanto, até haver a confirmação - ou não.

Embora deva-se ressaltar a qualidade do material, mas eu acho que seria uma compra desnecessária no atual momento da FAB.




"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#9 Mensagem por Luís Henrique » Dom Dez 10, 2006 2:19 pm

Perai pessoal. Temos uma salada de helicópteros mas quais são novos?????????

A aquisição de helicópteros russos NOVOS é excelente. No futuro poderemos substituir todas as velharias por MAIS helicópteros russos.

Seria um sonho. Uma boa quantidade de Mi-17 apoiados pelo poder de fogo dos Mi-35 e uma quantidade menor de Mi-26.

não sei se a informação procede mas se for verdade é uma EXCELENTE notícia. Teriamos um dos melhores helicópteros do mundo pelo melhor preço. :lol:

Depois dessa eu até aceito o Rafale na FAB, nem precisa de Su-35. :wink:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Sniper » Dom Dez 10, 2006 2:27 pm

Pessoal, é obvio que se a FAB comprar novos helicópteros com certeza irão aposentar os mais antigos.

Não há nada de inacreditável aí. Creio que assim como está ocorrendo no Chile a FAB está repondo material obsoleto ( como os velhos sapões por exemplo).

Abraços!




Imagem
Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#11 Mensagem por chm0d » Dom Dez 10, 2006 2:28 pm

Eu acho que com a compra de Helicoptero russo, abre-se mais portas para o Su-35 nao acham?

Abs.




Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2477
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

#12 Mensagem por zela » Dom Dez 10, 2006 2:31 pm

chm0d escreveu:Eu acho que com a compra de Helicoptero russo, abre-se mais portas para o Su-35 nao acham?

Abs.


Aí ia ser uma briga de foice Dassault x Russos...haja polônio :twisted: :twisted:




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#13 Mensagem por Morcego » Dom Dez 10, 2006 2:32 pm

Que tipo de armamento esses HELIS usam e que já usado ou pode ser usado por outros meios da FAB??

poderia, não vejo nenhum motivo para a compra desses HELIS que não seja preparar o terreno para um FX com SUKHOI OU MESMO MIG.




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#14 Mensagem por Sniper » Dom Dez 10, 2006 2:32 pm

chm0d escreveu:Eu acho que com a compra de Helicoptero russo, abre-se mais portas para o Su-35 nao acham?

Abs.


Absolutamnete! :?

Comprar Helicópteros é uma coisa, mas comprar o caça que futuramente irá ser a espinha dorçal da FAB creio que envolva muito mais "lobby" que isso... :wink:

Abraços!




Imagem
rslrdx
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 288
Registrado em: Sex Nov 10, 2006 4:31 pm
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Que porcaria!!!

#15 Mensagem por rslrdx » Dom Dez 10, 2006 2:38 pm

não to falando da qualidade nem dos detalhes dos helis... to falando da necessidade de ter esses helis feitos aki... e com tecnoligia nacional (no maximo possivel) e eu me pergunto, a helibras vai produzir helis russos? ou vamos ter mais um equipamento dependente de outro pais? ja ta sem padrão... e pior... com muita dependencia em empresas estrangeiras. se as relações internacionais ficarem ruin nos seremos "sitting ducks" quando precisarmos de peças e outras melhorias... stagnados




Responder