Caos aéreo - Cmte. da FAB reúne-se com controladores

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Caos aéreo - Cmte. da FAB reúne-se com controladores

#1 Mensagem por jambockrs » Sáb Dez 09, 2006 10:07 am

Meus prezados:
FAB se reúne com controladores
Logo depois de receber ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para negociar com os controladores de tráfego aéreo, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, convocou os líderes da categoria para uma conversa que, segundo relatos, foi áspera e inconclusiva.
A reunião foi ontem à tarde, antes da entrevista na qual Bueno elogiou os controladores publicamente pela primeira vez. Porém, a portas fechadas, a atitude do brigadeiro teria sido de exasperação e cobrança, em tom de voz elevado.
Os diretores da Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA) teriam sido questionados por Bueno sobre suas reivindicações, especialmente na questão de aumento salarial.
Num momento mais tenso, Bueno teria culpado os sargentos pela possibilidade de "perda do poder'', alusão ao estudo do governo sobre a desmilitarização do controle aéreo civil.
Segundo relatos sobre a reunião, teria sido apresentado um problema de nova evasão de sargentos controladores, que poderiam decidir prestar o novo concurso para controladores civis e ganhar um salário mais vantajoso que o do setor militar.
Técnico diz que houve falha humana, e não sabotagem
Em relatório enviado ao Ministério da Defesa, o técnico da empresa italiana responsável pelo sistema de rádio do Cindacta-1 (centro de controle de tráfego aéreo de Brasília) concluiu que não houve sabotagem, mas falha humana na pane que praticamente parou os aeroportos de todo o país na última terça-feira. Esse relatório confirma os resultados preliminares da investigação conduzida pela Aeronáutica.
- É correto excluir a possibilidade de sabotagem - escreveu o técnico em relatório de oito parágrafos sobre a pane, explicando que tudo começou com uma interferência (os "zumbidos estranhos'', segundo oficiais da Aeronáutica) e que a queda geral do sistema foi resultado da tentativa de correção.
No texto, o italiano diz que os funcionários da manutenção chegaram à conclusão de que havia problemas técnicos e tentaram fazer uma troca.
Foi justamente nessa troca que o problema se intensificou, porque houve um conflito de números que "derrubou o link de comunicação entre as centrais''.
fonte: jornal "Zero Hora" 9 dez 2006
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Trancado