Eurofighter

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Eurofighter

#706 Mensagem por old » Ter Abr 21, 2020 4:10 pm

Túlio escreveu: Ter Abr 21, 2020 3:40 pm
old escreveu: Ter Abr 21, 2020 3:30 pm Alemania se plantea adquirir 93 EF/2000 mas :o (y 45 SuperHornets)

Que yo sepa, Alemania se vá es por el F-18, incluso uns docena y media de Growlers, para reemplazar a los Tornados...

Y por favor pongas un avatar, ¿OK?
No hay nada firmado, pero la última hora es que el ministerio de defensa aleman ve con buenos ojos 93 EF/2000 y 45 F18
Noticias del 21/04/2020

https://www.reuters.com/article/germany ... SS8N28N0AT
https://www.thedefensepost.com/2020/04/ ... r-45-f-18/




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Re: Eurofighter

#707 Mensagem por Túlio » Ter Abr 21, 2020 4:13 pm

old escreveu: Ter Abr 21, 2020 4:10 pm

No hay nada firmado, pero la última hora es que el ministerio de defensa aleman ve con buenos ojos 93 EF/2000 y 45 F18
Noticias del 21/04/2020

https://www.reuters.com/article/germany ... SS8N28N0AT
https://www.thedefensepost.com/2020/04/ ... r-45-f-18/

Lo habia dicho por esto:

https://www.bloomberg.com/news/articles ... eport-says




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Re: Eurofighter

#708 Mensagem por old » Ter Abr 21, 2020 4:17 pm

Túlio escreveu: Ter Abr 21, 2020 4:13 pm
old escreveu: Ter Abr 21, 2020 4:10 pm

No hay nada firmado, pero la última hora es que el ministerio de defensa aleman ve con buenos ojos 93 EF/2000 y 45 F18
Noticias del 21/04/2020

https://www.reuters.com/article/germany ... SS8N28N0AT
https://www.thedefensepost.com/2020/04/ ... r-45-f-18/

Lo habia dicho por esto:

https://www.bloomberg.com/news/articles ... eport-says
Cierto, durante algún tiempo corrieron esos rumores, pero el Ministerio de Defensa Alemán apuesta por EF/2000 y una "pequeña" cantidad de F18 para mantener su capacidad nuclear

Veremos a ver al final que pasa
Un saludo :)




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Re: Eurofighter

#709 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 21, 2020 6:09 pm

Comprar F-18 só para poder levar nukes americanas? Quase 140 aviões?
Os Typhoon não estavam habilitados a fazer este trabalho?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Eurofighter

#710 Mensagem por Túlio » Ter Abr 21, 2020 6:31 pm

Sequer foram pensados para isso, grande @FCarvalho, achavam que os Tornados iriam ou durar para sempre ou algo ainda melhor acabaria sendo desenvolvido na Europa, provavelmente. Notar que sequer existe ou foi seriamente cogitada uma versão para o Typhoon com as capacidades do Growler, o que está sendo feito até para o Gripen E/F, bem menor. Gostem ou não, vão ter que se contentar com capacidades que podem ser imediatamente oferecidas prontinhas pelos EUA, e não sei se vai ser só a Alemanha não.

A simples presença do amigo @old neste tópico após anos já pode ser um indício sobre o EdA do País dele, que inclusive já opera uma versão modernizada do Hornet (A+/B+) junto com o Typhoon.


Esperemos y veamos.




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Re: Eurofighter

#711 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 21, 2020 7:33 pm

Pois é Túlio, o Typhoon ao final e ao cabo parece ser mesmo o patinho feio da historia dos caças europeus, já que em tese, ele deve ser substituído pelo Tempest e pelo novo caça franco-alemão daqui uns anos.
Mesmo assim, se olharmos hoje o mercado, são poucos os caças que podem se comparar a ele em termos de números produzidos.
Ao menos na Europa ele ganha disparado de todos, e com mais essa aquisição da Alemanha, ainda por se confirmar, só atesta que o caça é bom, mas, aparentemente não souberam, ou não quiseram, tirar mais e melhores coisas dele. Dificilmente veremos Gripen e Rafale próximos do que o Typhoon conseguiu. Quer dizer, se o Gripen E tiver muita sorte, pode arrumar um ou dois contratos bons na Europa no curto prazo, e vários pontuais no leste europeu, e isso já pode garantir ele como sendo um ponto de referencia para a aviação militar mundial mais adiante. Mas é só.
O Rafale continua na mesma, mesmo com o padrão F3R sendo introduzido recentemente. Não sei se o Typhoon trache III teria as mesmas capacidades.
Aliás, o Rafale tem capacidade nuclear. O Reino Unido, não por acaso o maior usuário do Typhoon tem nukes, e nunca pensaram em colocar ele no lugar dos Tornados para essa missão? Estranho isso.
Ou podem ter pensado, e alguma coisa fez eles mudarem de ideia.
O que mais me surpreende nesta história é a Luftwafe ter a maioria dos seus caças simplesmente no chão. E não é de hoje. Mas diz-se na Alemanha que não seria apenas uma questão de falta de verba.

abs




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Re: Eurofighter

#712 Mensagem por Túlio » Ter Abr 21, 2020 8:02 pm

Mas meu caro Flávio, não estou falando de quantidades vendidas (parte no aguardo de recursos provenientes do petróleo, que pelo jeito vai ficar valendo menos que água suja por um bom tempo, pois conseguiram a façanha HISTÓRICA de estourar a capacidade máxima de estocagem, daí estar sendo cobrado para RECEBER petróleo, ou seja, as petro-tiranias arriscam a ter que estocar sem pagamento os caças que compraram, ou simplesmente devolver e os Europeus que se virem) e sim de CAPACIDADES!

Pois o que o Gripen (e o Super Hornet antes dele) já "nasceram sabendo" os demais Eurocanards teriam que "aprender depois", só que no hay guita para isso. Entendes?




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Re: Eurofighter

#713 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 22, 2020 2:13 pm

Túlio escreveu: Ter Abr 21, 2020 8:02 pm Pois o que o Gripen (e o Super Hornet antes dele) já "nasceram sabendo" os demais Eurocanards teriam que "aprender depois", só que no hay guita para isso. Entendes?[/Justificar]
Levando em consideração que o F-18E/F e o Gripen E/F são +- contemporâneos em termos de projeto, e são basicamente derivados de modelos pré-existentes, e que o Typhoon e Rafale já estavam sendo fabricados em seus traches iniciais, ou no segundo salvo engano, quando aqueles foram lançados, com planejamento de evoluir para outros mais complexos e eficientes, o que os difere tanto daqueles caças?
Hoje o Rafale é capaz de fazer no seu padrão atual qualquer das missões que americanos e suecos fazem ou se propõe fazer. Já o Typhoon peca, como bem disseste, pela ausência de capacidade(vontade) financeira dos países interessados em fazer o modelo evoluir além do que já está disponível no momento.
Então, me parece algo pouco crível que o Typhoon não possa ser equiparado em termos de capacidades ao SH e mesmo ao Gripen E/F naquilo que estes caças se propõe fazer melhor do que nos traches anteriores.
É, me parece, mais a ausência de vontade do que de efetiva capacidade do caça de alcançar as mesmas qualidades de americanos e suecos.
Aliás, se minha memória não me trai, o Typhoon teve pelo menos um ou dois traches adicionais barrados nos últimos 10/15 anos por falta de interesse e/ou entendimento dos seus construtores - e portanto, de dinheiro - no sentido de alocar mais e melhores capacidades a ele. E isso fez com que o caça meio que se perdesse neste campo, dado que Rafale, SH e Gripen E continuaram avançando.
Aí temos um excelente caça que embora superlativo, não é e não consegue ser melhor ou pelo menos equivalente a seus contemporâneos atuais. Além de ser muito, mas muito caro de comprar e mais ainda de manter. E sem oferecer tudo que os demais já oferecem agora.
De quem é a culpa? Do caça, dos pilotos ou dos políticos que não quiseram fazer evoluir o projeto como previsto?
Acho que eu que a culpa é (sempre) dos políticos. :twisted:

abs




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Re: Eurofighter

#714 Mensagem por Wolfgang » Seg Abr 27, 2020 4:06 pm

Túlio escreveu: Ter Abr 21, 2020 6:31 pm
Sequer foram pensados para isso, grande @FCarvalho, achavam que os Tornados iriam ou durar para sempre ou algo ainda melhor acabaria sendo desenvolvido na Europa, provavelmente. Notar que sequer existe ou foi seriamente cogitada uma versão para o Typhoon com as capacidades do Growler, o que está sendo feito até para o Gripen E/F, bem menor. Gostem ou não, vão ter que se contentar com capacidades que podem ser imediatamente oferecidas prontinhas pelos EUA, e não sei se vai ser só a Alemanha não.

A simples presença do amigo @old neste tópico após anos já pode ser um indício sobre o EdA do País dele, que inclusive já opera uma versão modernizada do Hornet (A+/B+) junto com o Typhoon.


Esperemos y veamos.
Aí a cagada monstra de não terem ficado com o projeto Rafale lá atrás. Faz as duas coisas...




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Re: Eurofighter

#715 Mensagem por Túlio » Seg Abr 27, 2020 4:12 pm

Wolfgang escreveu: Seg Abr 27, 2020 4:06 pm
Aí a cagada monstra de não terem ficado com o projeto Rafale lá atrás. Faz as duas coisas...
Sei não, um continente inteiro deixar tudo na mão do Françuá? Acho brabo, cupincha véio sumido, os caras sabem com quantos paus se faz uma canoa... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: Eurofighter

#716 Mensagem por Penguin » Seg Abr 27, 2020 7:40 pm

FCarvalho escreveu: Qua Abr 22, 2020 2:13 pm
Túlio escreveu: Ter Abr 21, 2020 8:02 pm Pois o que o Gripen (e o Super Hornet antes dele) já "nasceram sabendo" os demais Eurocanards teriam que "aprender depois", só que no hay guita para isso. Entendes?[/Justificar]
Levando em consideração que o F-18E/F e o Gripen E/F são +- contemporâneos em termos de projeto, e são basicamente derivados de modelos pré-existentes, e que o Typhoon e Rafale já estavam sendo fabricados em seus traches iniciais, ou no segundo salvo engano, quando aqueles foram lançados, com planejamento de evoluir para outros mais complexos e eficientes, o que os difere tanto daqueles caças?
Hoje o Rafale é capaz de fazer no seu padrão atual qualquer das missões que americanos e suecos fazem ou se propõe fazer. Já o Typhoon peca, como bem disseste, pela ausência de capacidade(vontade) financeira dos países interessados em fazer o modelo evoluir além do que já está disponível no momento.
Então, me parece algo pouco crível que o Typhoon não possa ser equiparado em termos de capacidades ao SH e mesmo ao Gripen E/F naquilo que estes caças se propõe fazer melhor do que nos traches anteriores.
É, me parece, mais a ausência de vontade do que de efetiva capacidade do caça de alcançar as mesmas qualidades de americanos e suecos.
Aliás, se minha memória não me trai, o Typhoon teve pelo menos um ou dois traches adicionais barrados nos últimos 10/15 anos por falta de interesse e/ou entendimento dos seus construtores - e portanto, de dinheiro - no sentido de alocar mais e melhores capacidades a ele. E isso fez com que o caça meio que se perdesse neste campo, dado que Rafale, SH e Gripen E continuaram avançando.
Aí temos um excelente caça que embora superlativo, não é e não consegue ser melhor ou pelo menos equivalente a seus contemporâneos atuais. Além de ser muito, mas muito caro de comprar e mais ainda de manter. E sem oferecer tudo que os demais já oferecem agora.
De quem é a culpa? Do caça, dos pilotos ou dos políticos que não quiseram fazer evoluir o projeto como previsto?
Acho que eu que a culpa é (sempre) dos políticos. :twisted:

abs
A bomba "atômica" a disposição da Luftwaffe é a B61 dos EUA. Atualmente a aeronave da Luftwaffe CERTIFICADA para utilizá-la é o Tornado (isso é uma das razões pela qual ele ainda continua em serviço).
Parece que há uma certa chantagem dos EUA para certificação do Typhoon para essa finalidade. Levaria de 5 a 10 anos para certificar o Typhoon para utilizar a B61.
Essa seria uma maneira de forçar a Alemanha a adquirir aeronaves dos EUA (haveria basicamente 2 opções: F-35 e SH).
O F-35 seria "tóxico", pois afetaria a cooperação França-Alemanha no desenvolvimento de uma caça stealth (FCAS) e haveria uma pressão contrária da Airbus. O F-35 foi descartado. Restaria o SH que além disso teria uma versão de EW/SEAD (Growler) que substituiria o Tornado ECR. Essa versão parece ser muito necessária quando não se tem uma aeronave stealth, o que acontecerá no futuro com o FCAS. Exemplificando a necessidade de uma aeronave EW/SEAD, a Rússia poderia "fechar" o espaço aéreo polonês com misseis SAM (S300/S400) posicionados fora das fronteiras dessa país:
Imagem

Creio que no futuro, a Luftwaffe terá 3 aeronaves: Typhoon, SH/Growler e FCAS.

{]s




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Re: Eurofighter

#717 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 28, 2020 12:32 am

O que seria um erro no longo prazo para a própria Luftwaffe, que sempre pretendeu homogenizar o mais que possível a sua força de caças, e no final, ainda que a contra-gosto, podem se ver forçados a operar uma trinca bastante indigesta.
O Typhoon, como disse, se os políticos tivesses tomado as decisões necessárias anos atrás em relação aos traches que estavam no planejamento poderia sem maiores problemas ocupar essa lacuna hoje. Mas, principalmente na Alemanha, as verbas para o aperfeiçoamento do caça foram sendo postergadas ou negligenciadas e agora está aí.
Um caça caro, muito bom, mas ineficiente.

abs




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Re: Eurofighter

#718 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Abr 28, 2020 7:21 am

Como já foi dito, os Norte-Americanos iam levar vários anos a certificar o Eurofighter para o uso dos B61 e a aquisição dos FA18 é a solução mais lógica a curto prazo.

1 - Eles precisam de substituir as duas versões do Tornado que agora vão ser abatidas (Tornado IDS e o ECR);
2 - A aquisição do F-35 seria muito problemática;
3 - O único caça que tem ambas as versões e todos os certificados é o Super Hornet.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

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Re: Eurofighter

#719 Mensagem por Penguin » Ter Abr 28, 2020 9:44 am

cabeça de martelo escreveu: Ter Abr 28, 2020 7:21 am Como já foi dito, os Norte-Americanos iam levar vários anos a certificar o Eurofighter para o uso dos B61 e a aquisição dos FA18 é a solução mais lógica a curto prazo.

1 - Eles precisam de substituir as duas versões do Tornado que agora vão ser abatidas (Tornado IDS e o ECR);
2 - A aquisição do F-35 seria muito problemática;
3 - O único caça que tem ambas as versões e todos os certificados é o Super Hornet.
O custo para manter os Tornados atualmente está se tornando proibitivo.
Peças e componentes estão tendo que ser fabricados artesanalmente.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Eurofighter

#720 Mensagem por Penguin » Ter Abr 28, 2020 9:51 am

FCarvalho escreveu: Ter Abr 28, 2020 12:32 am O que seria um erro no longo prazo para a própria Luftwaffe, que sempre pretendeu homogenizar o mais que possível a sua força de caças, e no final, ainda que a contra-gosto, podem se ver forçados a operar uma trinca bastante indigesta.
O Typhoon, como disse, se os políticos tivesses tomado as decisões necessárias anos atrás em relação aos traches que estavam no planejamento poderia sem maiores problemas ocupar essa lacuna hoje. Mas, principalmente na Alemanha, as verbas para o aperfeiçoamento do caça foram sendo postergadas ou negligenciadas e agora está aí.
Um caça caro, muito bom, mas ineficiente.

abs
Se não fosse a falta de "boa vontade" dos EUA, não haveria problema algum em integrar a B61 no Typhoon ou em qq outra aeronave europeia que a Alemanha selecionasse (Rafale ou Gripen).
Por essa razão, a única opção viável é uma opção norte-americana (F-15, F-18, F-35, F-16). Para os Alemães restaram 2 opções: F-35 e F-18. O F-35 foi descartado e finalmente sobrou o SH. Na visão alemã, isso tb reforçaria os laços com os EUA. No fim, a Alemanha ficará de bem com todos: EUA, França e Airbus.
Observe que as missões "primárias" desse "pequeno lote" de aeronaves americanas (40) são 2: Ataque nuclear e EW/SEAD. O resto das missões fica com os Typhoons.




Editado pela última vez por Penguin em Ter Abr 28, 2020 1:37 pm, em um total de 1 vez.
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