A proclamação da República

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

A proclamação da República

#1 Mensagem por Sniper » Qua Nov 15, 2006 12:42 pm

Algumas considerações quanto a proclamação da república...

Ao proclamar a República, dia 15 de novembro de 1889, Deodoro da Fonseca estava com um ataque de dispnéia. Foi tirado da cama no meio da noite para comandar o cerco ao Ministério. Foi sem a espada porque seu ventre estava muito dolorido. O cavalo baio número 6 que usou não foi mais montado até a sua morte, em 1906.

Deodoro havia decidido apoiar os republicanos 4 dias antes. "Eu queria acompanhar o caixão do imperador, que está idoso e a quem respeito muito. Mas o velho já não regula bem, Portanto, já que não há outro remédio, leve à breca a Monarquia. Nada mais temos a esperar dela. Que venha, pois, a República", disse.

Quando passou pelo portão do Ministério da Guerra, o marechal acenou com o quepe e ordenou às tropas que se apresentassem. As tropas se perfilaram e ouviram-se os acordes do Hino Nacional. Estava proclamada a República. Não houve derramamento de sangue. O único que se feriu foi o Ministro da Marinha, José da Costa Azevedo, que reagiu a voz de prisão.

Dom Pedro ficou sabendo da movimentação de tropas no Rio de Janeiro quando estava numa casa de banhos em Petrópolis.

Mesmo depois de proclamada a República, ninguém quis levar o telegrama com a notícia para D. Pedro II, que estava em seu palácio em Petrópolis. No meio da noite, o major Sólon Ribeiro foi ao encontro do Imperador, que teve que ser acordado. Na verdade, com medo de manifestações a favor da monarquia, os líderes do movimento pediam que D. Pedro II e sua família partissem naquela mesma madrugada. Dizem os relatos que a Imperatriz Tereza Cristina chorou, que Isabel ficou muda e que o Imperador apenas soltou um desabafo: "Estão todos loucos!"

Antes de viajar, no dia 17 de novembro, Pedro II escreveu uma mensagem para o povo brasileiro: "Cedendo ao império das circunstâncias, resolvo partir com toda a minha família para a Europa amanhã, deixando esta pátria de nós estremecida, à qual me esforcei por dar constantes testemunhos de entranhado amor e dedicação durante quase meio século, em que desempenhei o cargo de chefe de Estado. Ausentando-me, eu com todas as pessoas de minha família, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo votos por sua grandeza e prosperidade."

No momento de embarcar, o imperador recebeu um convite de seu sobrinho, dom Carlos, rei de Portugal, colocando à sua disposição um dos seus palácios em Lisboa. Pedro agradeceu, mas não aceitou a oferta que fora trazida pelo embaixador português no Rio.

No dia 5 de dezembro de 1889, o navio Alagoas chegou a Lisboa. A viagem da família real durou 18 dias. Apesar de ter sido recebido com honras, ele preferiu se hospedar com a imperatriz Teresa Maria num hotel na cidade do Porto. Depois de 23 dias, Teresa Maria faleceu no quarto do hotel.

Pedro II morreu deitado num travesseiro que ele encheu com terra brasileira.

http://guiadoscuriosos.ig.com.br/?cat_id=51800

Imagem
Edward Elric
Júnior
Júnior
Agradeceram: 1 vez

#2 Mensagem por Edward Elric » Qua Nov 15, 2006 12:57 pm

nossa...ate que ponto isso é verdade?...digo, podem muito bem ter inventado algumas coisas ai só pra glorificar o imperador, como por exemplo a parte do travesseiro com terra do Brasil...

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#3 Mensagem por Einsamkeit » Qua Nov 15, 2006 5:09 pm

Se somos Brasil devemos a Pedro I e II

Heil der Kaiser

8-]

Imagem

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
LEO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#4 Mensagem por LEO » Qua Nov 15, 2006 5:12 pm

Einsamkeit escreveu:Se somos Brasil devemos a Pedro I e II

Um crédito também para o Pau Brasil, né? Afinal, foi daí que veio o nome do país.

"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#5 Mensagem por Einsamkeit » Qua Nov 15, 2006 5:13 pm

LEO escreveu:
Einsamkeit escreveu:Se somos Brasil devemos a Pedro I e II

Um crédito também para o Pau Brasil, né? Afinal, foi daí que veio o nome do país.

[018]

Sim, mas o Pau a gente deixou para os tugas, ficamos só com o brasil

:D :D :D :D

Imagem
Einsamkeit
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por Einsamkeit » Qua Nov 15, 2006 5:14 pm

Veja-se como era um operario ignorante e analfabeto

Com diversos mestres ilustres de seu tempo, o jovem imperador instruiu-se em português, literatura, francês, inglês, alemão, geografia, ciências naturais, música, dança, pintura, esgrima e equitação.

Lia Homero e Horácio no original. Discursava em grego e latim e ainda entendia a língua dos nossos índios (tupi-guarani) e o provençal. Também estudou hebraico e árabe. Seus conhecimentos eram algo de incomum, pois gostava de matemática, biologia, química, fisiologia, medicina, economia, política, história, egiptologia, arqueologia, arte, helenismo, cosmografia e astronomia.

Imagem
trabuco
Avançado
Avançado

#7 Mensagem por trabuco » Qua Nov 15, 2006 6:30 pm

Einsamkeit escreveu:Veja-se como era um operario ignorante e analfabeto

Com diversos mestres ilustres de seu tempo, o jovem imperador instruiu-se em português, literatura, francês, inglês, alemão, geografia, ciências naturais, música, dança, pintura, esgrima e equitação.

Lia Homero e Horácio no original. Discursava em grego e latim e ainda entendia a língua dos nossos índios (tupi-guarani) e o provençal. Também estudou hebraico e árabe. Seus conhecimentos eram algo de incomum, pois gostava de matemática, biologia, química, fisiologia, medicina, economia, política, história, egiptologia, arqueologia, arte, helenismo, cosmografia e astronomia.

Esse ai é o pai do Chuck!!! :lol:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6271 vezes
Agradeceram: 6620 vezes
Contato:

#8 Mensagem por Túlio » Qua Nov 15, 2006 8:47 pm

Einsamkeit escreveu:Veja-se como era um operario ignorante e analfabeto

É, que lindo isso, um FFHH daqueles tempos...

Em Artes Militares era uma ilustre cavalgadura...

E diz Maquiavel (que, se o D. Pedro leu, num entendeu):

Maquiavel escreveu:Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. E é ela de tanta virtude, que não só mantém aqueles que nasceram príncipes, como também muitas vezes faz os homens de condição privada subirem àquele posto; ao contrário, vê-se que, quando os príncipes pensam mais nas delicadezas do que nas armas, perdem o seu Estado. A primeira causa que te faz perder o governo é negligenciar dessa arte, enquanto que a razão que te permite conquistá-lo é o ser professo da mesma.

Assim, perdeu o que na verdade nunca teve, outros tiveram PARA ELE...

Sad but true... :cry:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Einsamkeit
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por Einsamkeit » Qua Nov 15, 2006 8:49 pm

Pra que isso?

Ele tinha Caxias POWS!!!!

O Caxias se nao me engano era o unico que podia usar a coroa de duque ou estou enganado?

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#10 Mensagem por Túlio » Qua Nov 15, 2006 8:51 pm

Einsamkeit escreveu:Pra que isso?

O Caxias se nao me engano era o unico que podia usar a coroa de duque ou estou enganado?

Caxias, mesmo tendo sido espezinhado pelo Imperador-florzinha, JAMAIS se rebaixaria a dar um golpe de estado, POWS!!!

Sabia como poucos a diferença entre ser MILITAR e ser POLITIQUEIRO... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Einsamkeit
Sênior
Sênior

#11 Mensagem por Einsamkeit » Qua Nov 15, 2006 8:55 pm

tulio escreveu:
Einsamkeit escreveu:Pra que isso?

Caxias, mesmo tendo sido espezinhado pelo Imperador-florzinha, JAMAIS se rebaixaria a dar um golpe de estado, POWS!!!

Sabia como poucos a diferença entre ser MILITAR e ser POLITIQUEIRO... :wink:

Da onde tiras-te isso? :| o Que falei é que se nao me engano, tirando a familia imperial, Caxias era o unico a poder usar uma coroa em publico

Acho que tens ouvido "tomei um pau da véia" demais

8-]

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#12 Mensagem por Túlio » Qua Nov 15, 2006 9:09 pm

Podes me DESMENTIR ou só TERGIVERSAR?

Hoje não é absolutamente um dia de júbilo para mim, é feriado para que se comemore o PRIMEIRO GOLPE MILITAR DE NOSSA HISTÓRIA!!!

Sem dúvida, a República foi bem-vinda, aquele reizinho de opereta era um fresco, agora, a maneira como a República chegou até nós é que me entristece, cupincha... :cry:

E antes que venha alguém me torrar com charlas tipo 'fresco que manteve unido o Brasil', retruco de antemão:

O BRASIL SE MANTEVE UNIDO APESAR DELE, eis que o sentimento de Brasilidade, mesmo hoje e aqui, onde num falta quem se auto-expatrie por pura birra, sempre foi forte! Mesmo eu, descendente de Farroupilhas, sei que, bastou os castelhanos virem oferecer 'ajuda' e os 'separatistas' já estavam prontinhos para retornar às boas com a Pátria... :twisted:

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#13 Mensagem por delmar » Qua Nov 15, 2006 9:13 pm

A corte brasileira da época, e por reflexo a chamada alta sociedade em geral, tentava ser no Brasil uma continuação da Europa. Em todas fotos da época D. Pedro II aparece vestido com grossos jaquetões como se estivesse na Inglaterra e não no calor de 40º do Rio de Janeiro. Nunca houve a preocupação de criar escolas, indústrias, etc..
O Império baseava-se no apoio da aristocracia rural que explorava as grandes plantações com mão de obra dos escravos. Os grandes latifundiários, os depois coronéis da república velha, recebiam o título de "barão". O fim da escravatura levou ao fim do império.
A proclamação da república viria, mais dia menos dia, com ou sem Deodoro.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#14 Mensagem por Túlio » Qua Nov 15, 2006 9:22 pm

delmar escreveu:A corte brasileira da época, e por reflexo a chamada alta sociedade em geral, tentava ser no Brasil uma continuação da Europa. Em todas fotos da época D. Pedro II aparece vestido com grossos jaquetões como se estivesse na Inglaterra e não no calor de 40º do Rio de Janeiro. Nunca houve a preocupação de criar escolas, indústrias, etc..
O Império baseava-se no apoio da aristocracia rural que explorava as grandes plantações com mão de obra dos escravos. Os grandes latifundiários, os depois coronéis da república velha, recebiam o título de "barão". O fim da escravatura levou ao fim do império.
A proclamação da república viria, mais dia menos dia, com ou sem Deodoro.

EXATO, conterrâneo!

Pena que veio do modo que veio, a Monarquia caía de podre, POWS!!!

Nesse aspecto, tenho que dar a mão à palmatória: os ianques sabiam mais do que NÓS... :shock:

Como chegar à República e à Democracia sem patuscadas institucionais...

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Paisano » Qua Nov 15, 2006 10:05 pm

Deus salve o Imperador!!! :roll: :twisted: 8-]

Responder