C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Plinio Jr
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#31 Mensagem por Plinio Jr » Qua Nov 15, 2006 11:47 pm

cicloneprojekt escreveu:
Até onde eu sei, uma das prioridades do próximo ano é a seleção de 2 tipos de aeronaves de REVO, uma loW e outra higt...vamos aguardar..

Grande abraço


Fica minha torcida de dedos cruzados para os KC-330.
KC-777-200ER seria um sonho.
Mas tá parecendo AIRBUS mesmo.
KC-767 300 é azarão.

Walter


Acho que KC-330 e KC-777 são fora do pareo no momento, se optarem por jatos, KC-767 e A-310 devem ser as opções de momento que seriam as mais viáveis.




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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Mapinguari
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#32 Mensagem por Mapinguari » Dom Nov 19, 2006 6:26 am

Sniper escreveu:
A-29 escreveu:A conversão de dois C-130 para tanker me parece a alternativa mais rápida e barata para aumentar nossa capacidade de reabastecimento.

Claro que a aquisição de uns A-330 seria bem melhor, mas vai lá ter dinheiro pra isso...


Quando um C-130 é convertido para tanker ele perde s uas capacidades "normais" de transporte ou os tanques de combustível podem ser retirados :?:

Abraços!



O KC-130H, além dos pods com as mangueiras, têm um sistema que conecta dois enormes tanques de combustível que são instalados no compartimento de carga do avião ao sistema de combustível da aeronave. Esses tanques podem ser removidos, mas numa operação que leva várias horas. Por isso a FAB só tem dois KC-130H. Nos KC-137, a coisa é mais simples e, neste ponto, são mais versáteis, pois podem levar carga, passageiros e ainda manterem a capacidade de avião-tanque, pois transferem uma parte de seu próprio combustível, uma vez que essa é monstruosa, perto da do C-130.
Entretanto, uma vez conversei com um Brigadeiro que disse que a FAB estudava equipar mais uns 6 KC-130H com os pods para REVO, mas sem equipá-los com os super-tanques. Assim, eles transfeririam parte de seu próprio combustível para os caças, para uso em emergências. Eles também receberiam probes para REVO para que eles próprios pudessem ser reabastecidos em vôo. Pra mim a coisa faz sentido e ainda acho que outras aeronaves da FAB precisam ter probe para REVO, como os R-99A/B, os C-105 Amazonas (C295), os K/C-130 e os P-3AM.




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#33 Mensagem por Mapinguari » Dom Nov 19, 2006 6:37 am

Alitson escreveu:
será que a USAF tem pelo menos 4 KC-130H para nos vender??? hehehe ou doar??? hehehe...

abraços


A USAF, infelizmente, não tem nem mesmo um KC-130 para ela, quanto mais quatro para nos vender. É que, quem usa KC-130H nos EUA é a US Navy, não a USAF.
Em compensação, a USAF tem mais de 400 KC-135... Fora uns 60 KC-10 Extender...




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#34 Mensagem por A-29 » Ter Mar 20, 2007 12:14 am

Olha que bacana o que a ALIDE noticiou. Já são 7 Hércules modernizados :!: :!: :!:

Finalmente um programa que anda bem por aqui :lol:

No último dia 13 de março, o C-130 Hércules de matrícula FAB 2472 pousou pela primeira vez no continente gelado após ter recebido novos equipamentos no Programa de Modernização Aviônica da frota, em andamento. A missão do 1º/1º GT foi em cumprimento à rotina normal de apoio ao Programa Antártico.

A troca dos sistemas de comunicação, navegação, controle automático de vôo, radar e a inclusão dos sistemas de alerta de colisão com o solo e em vôo, além dos sistemas de autodefesa, torna a operação das aeronaves mais segura e coloca as tripulações em contato com as tecnologias aeronáuticas mais modernas.

Voando no País e no exterior, as sete aeronaves já entregues à Força cumprem integralmente as missões nas condições mais adversas possíveis, tais como a alta umidade e temperatura da Amazônia e, agora, as baixíssimas temperaturas do continente Antártico.



Fonte: CECOMSAER





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#35 Mensagem por chm0d » Ter Mar 20, 2007 12:15 am

A-29 escreveu:Olha que bacana o que a ALIDE noticiou. Já são 7 Hércules modernizados :!: :!: :!:

Finalmente um programa que anda bem por aqui :lol:

No último dia 13 de março, o C-130 Hércules de matrícula FAB 2472 pousou pela primeira vez no continente gelado após ter recebido novos equipamentos no Programa de Modernização Aviônica da frota, em andamento. A missão do 1º/1º GT foi em cumprimento à rotina normal de apoio ao Programa Antártico.

A troca dos sistemas de comunicação, navegação, controle automático de vôo, radar e a inclusão dos sistemas de alerta de colisão com o solo e em vôo, além dos sistemas de autodefesa, torna a operação das aeronaves mais segura e coloca as tripulações em contato com as tecnologias aeronáuticas mais modernas.

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Otima noticia, pena que so anda rapido com os cargueiros... caça que é bom, nada!! :(

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pois e

#36 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Ter Mar 20, 2007 12:18 am

chm0d escreveu:
A-29 escreveu:Olha que bacana o que a ALIDE noticiou. Já são 7 Hércules modernizados :!: :!: :!:

Finalmente um programa que anda bem por aqui :lol:

No último dia 13 de março, o C-130 Hércules de matrícula FAB 2472 pousou pela primeira vez no continente gelado após ter recebido novos equipamentos no Programa de Modernização Aviônica da frota, em andamento. A missão do 1º/1º GT foi em cumprimento à rotina normal de apoio ao Programa Antártico.

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Re: pois e

#37 Mensagem por chm0d » Ter Mar 20, 2007 12:20 am

MARCOS RIBEIRO escreveu:
chm0d escreveu:
A-29 escreveu:Olha que bacana o que a ALIDE noticiou. Já são 7 Hércules modernizados :!: :!: :!:

Finalmente um programa que anda bem por aqui :lol:

No último dia 13 de março, o C-130 Hércules de matrícula FAB 2472 pousou pela primeira vez no continente gelado após ter recebido novos equipamentos no Programa de Modernização Aviônica da frota, em andamento. A missão do 1º/1º GT foi em cumprimento à rotina normal de apoio ao Programa Antártico.

A troca dos sistemas de comunicação, navegação, controle automático de vôo, radar e a inclusão dos sistemas de alerta de colisão com o solo e em vôo, além dos sistemas de autodefesa, torna a operação das aeronaves mais segura e coloca as tripulações em contato com as tecnologias aeronáuticas mais modernas.

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É, pelomenos uma coisa ta andando né? antes isso doque nada... hehehe
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Re: pois e

#38 Mensagem por chm0d » Ter Mar 20, 2007 12:21 am

MARCOS RIBEIRO escreveu:
chm0d escreveu:
A-29 escreveu:Olha que bacana o que a ALIDE noticiou. Já são 7 Hércules modernizados :!: :!: :!:

Finalmente um programa que anda bem por aqui :lol:

No último dia 13 de março, o C-130 Hércules de matrícula FAB 2472 pousou pela primeira vez no continente gelado após ter recebido novos equipamentos no Programa de Modernização Aviônica da frota, em andamento. A missão do 1º/1º GT foi em cumprimento à rotina normal de apoio ao Programa Antártico.

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É, pelomenos uma coisa ta andando né? antes isso doque nada... hehehe


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#39 Mensagem por Skyway » Ter Mar 20, 2007 12:37 am

Ê povo apressado! hehehehehehehe

Tô zuando. Os Hércules tem um papel importantíssimo para a FAB, e se pensar bem, num país, querendo ou não pacífico, e num continente HIPER pacífico, faz sentido em parte ela se peocupar dessa maneira com os cargueiros.

C-130 modernizados, C-99, Casa e C-212 ou Brasília. Tudo isso "Tinindo".
Depois os caças/bombardeiros, o novo F-X , ALX, e os F-5E e A-1 modernizados, e por fim o P-3 com equipamentos modernos.

Acredito que em menos de 10 anos, ninguem vai poder reclamar muito de nossa Força Aérea.

Lembrando que disso tudo que eu citei, só o F-X e o C-212 que ainda são incógnitas. Mas como o pessoal adora um caça, e com vizinhos botando lenha na fogueira. :lol:

Calma povão! :D




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#40 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mar 20, 2007 12:50 am

Tem muita gente que despreza a aviação de transporte mas se esquece que a logística é um dos pilares para uma Força Aérea. A aviação de caça é parte da cadeia, a parte com mais "glamour", mas não é nada sozinha. Deveriam achar ótimo termos pelo menos a frota de transporte em nível excelente. A aviação de caça chega lá. Cobertor curto. Questão de prioridade.

Só lembrando que os nossos C-130 voam o mundo em missões muito mais delicadas que a aviação de caça. Ou já esqueceram do resgate de brasileiros no Líbano? Ou esqueceram dos C-130 no Congo? Ou seja, essas atualizações são vitais para a Força sim.




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#41 Mensagem por Sd volcom » Ter Mar 20, 2007 1:22 am

Vinicius Pimenta escreveu:Tem muita gente que despreza a aviação de transporte mas se esquece que a logística é um dos pilares para uma Força Aérea. A aviação de caça é parte da cadeia, a parte com mais "glamour", mas não é nada sozinha. Deveriam achar ótimo termos pelo menos a frota de transporte em nível excelente. A aviação de caça chega lá. Cobertor curto. Questão de prioridade.

Só lembrando que os nossos C-130 voam o mundo em missões muito mais delicadas que a aviação de caça. Ou já esqueceram do resgate de brasileiros no Líbano? Ou esqueceram dos C-130 no Congo? Ou seja, essas atualizações são vitais para a Força sim.


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#42 Mensagem por Mapinguari » Ter Mar 20, 2007 9:03 am

A-29 escreveu:A conversão de dois C-130 para tanker me parece a alternativa mais rápida e barata para aumentar nossa capacidade de reabastecimento.

Claro que a aquisição de uns A-330 seria bem melhor, mas vai lá ter dinheiro pra isso...


O que sei é que a FAB está estudando não a conversão total de C-130 em KC-130, uma vez que isso anularia sua capacidade de carga, já que o comaprtimento de carga seria tomado pelos enormes tanques de combustível. A idéia é equipar de 4 a 6 unidades com os pods para REVO, com a aeronave transferindo parte de seu próprio combustível para os caças. Mas isso tudo ainda está em estudo, para se saber se vale a pena.




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#43 Mensagem por WalterGaudério » Ter Mar 20, 2007 10:09 am

Mapinguari escreveu:
A-29 escreveu:A conversão de dois C-130 para tanker me parece a alternativa mais rápida e barata para aumentar nossa capacidade de reabastecimento.

Claro que a aquisição de uns A-330 seria bem melhor, mas vai lá ter dinheiro pra isso...


O que sei é que a FAB está estudando não a conversão total de C-130 em KC-130, uma vez que isso anularia sua capacidade de carga, já que o comaprtimento de carga seria tomado pelos enormes tanques de combustível. A idéia é equipar de 4 a 6 unidades com os pods para REVO, com a aeronave transferindo parte de seu próprio combustível para os caças. Mas isso tudo ainda está em estudo, para se saber se vale a pena.


Mas eu acredito que a solução mais provável será esta.

Quanto a aeronave REVO "pesada" acho que a coisa pende para uma conversão de células comerciais usadas de 737 200/300 em KC-767.

sds

Walter




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#44 Mensagem por Skyway » Ter Mar 20, 2007 11:46 am

Vc não quis dizer 767 200/300? :lol:




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#45 Mensagem por WalterGaudério » Ter Mar 20, 2007 12:35 pm

Skyway escreveu:Vc não quis dizer 767 200/300? :lol:
:oops: :oops: :oops: :?

Perfeito, lapso meu. :lol:

Walter




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