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Aeroporto Sá Carneiro (Porto) perde movimento para a Galiza

Enviado: Ter Nov 14, 2006 7:37 am
por Rui Elias Maltez
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Aeroporto do Porto perde liderança para a Galiza


Ricardo David Lopes / http://jn.sapo.pt/2006/11/14/economia_e_trabalho/

O aeroporto Francisco Sá Carneiro (ASC) tem vindo a perder peso face aos três da Galiza, tendência que se agravou em 2005, ano que as infra-estruturas espanholas acolheram 55,04% dos passageiros que circularam nos aeroportos do noroeste peninsular.

A perda de primazia, contudo, data de 2003, quando os movimentos nos aeroportos de Vigo, Santiago e Corunha corresponderam a 50,81% do total quando, antes, os do ASC superavam os dos três galegos. Apostar no turismo e no transporte de carga de modo a complementar com a Galiza, diz um estudo do Eixo Atlântico, é a melhor solução para os interesses desta euro-região.

Na origem da quebra, defende o estudo "Sistema Aeroportuário do Eixo Atlântico", estão factores como as obras de ampliação do ASC - que comprometeram a sua capacidade entre 2002 e 2004 - o encerramento da Sabena e Swissair e, ainda, a "política de concentração do tráfego da TAP em Lisboa", desde 1999. A estes factores junta-se o 11 de Setembro, que, no entanto, afectou todos.

ASC cresce mais devagar

Dos quatro aeroportos do noroeste peninsular, o ASC foi, aliás, o que registou o menor crescimento nos últimos 10 anos (4,52% em média, contra 7,55% dos galegos). O da Corunha cresceu 12,26%, o de Vigo 11,25% e o de Santiago de Compostela 4,76%.

Xoan Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico - liderado actualmente pelos autarcas de Santiago, Guimarães, Vigo, Porto, Chaves, Arousa, Pontevedra e Viana do Castelo - defende que a "falta de competitividade" do ASC face aos congéneres galegos na captação de companhias de baixo custo também ajudou à quebra agora agravada.

O documento identifica o turismo e o transporte de mercadorias como factores de crescimento da região abrangida pelo Eixo, sendo que a aposta deve ser feita numa lógica de "complementaridade" das infra-estruturas.

O ASC e o aeroporto de Vigo devem reforçar a componente de transporte de carga, com o primeiro a apostar na carga geral (têxtil, calçado, componentes de automóvel) e o segundo no pescado fresco. No caso do Porto deve apostar-se na "concretização rápida" de uma plataforma logística aero-rodoviária, até porque há "espaço para construir uma plataforma logística ampla ao lado da pista, do outro lado da aerogare.

No turismo, a aposta deve começar pelo Porto e Santiago de Compostela, também numa lógica de complementaridade, uma vez que são os dois aeroportos onde o tráfego turístico é mais relevante.

Entretanto, até que esteja concluída a alta velocidade entre as regiões, deve "ampliar-se as suas áreas de influência", o que passa por articular o transporte aéreo com o rodoviário, com autocarros turísticos.

Enviado: Ter Nov 14, 2006 7:59 am
por manuel.liste
No se desvía tráfico aéreo desde Oporto hacia Galicia. Sencillamente, los aeropuertos gallegos han aumentado más sus tráficos propios.

El aeropuerto de Santiago vive del tráfico turístico, los de Vigo y Coruña del tráfico de negocios, principalmente con las rutas a Madrid y a Barcelona.

Las distancias entre las ciudades gallegas y el resto de ciudades españolas supera casi siempre los 500 km., no es raro que crezca el tráfico aéreo.

Enviado: Ter Nov 14, 2006 8:44 am
por manuel.liste
Los aeropuertos gallegos son marginales en el sistema aeroportuario español. Ninguno de ellos está entre los 15 con más tráfico, y entre todos movieron en septiembre pasado 386.000 pasajeros, frente a los más de cuatro millones de Madrid-Barajas y los casi 19 millones del total de tráfico del periodo en España, un 2% del total.

Fuente:
http://www14.aena.es/csee/ccurl/Estadisticas_Septiembre_2006.pdf

Si aún así los aeropuertos gallegos generan más tráfico que Sá-Carneiro, quiere decir que el aeropuerto de Oporto tiene poco tráfico para lo que podría tener, el único importante situado en medio de una región de.. ¿5 millones de habitantes contando parte de las Beiras?

Enviado: Ter Nov 14, 2006 10:09 am
por Rui Elias Maltez
Manuel:

Desde 2001, a PGA-Portugália, uma companhia aérea regional portuguesa (que vai agora ser comprada pela TAP) passou a operar com pequenos aviões Beechcraft 1900, para Málaga e para a Corunha.

Nessa altura fui em trabalho à Corunha, e quer para lá, quer para cá, apenas ia eu e mais um passageiro. :!:

Claro que o avião só tem 16 lugares, e que as rotas na altura eram muito recentes.

Fiquei com a sensação de que o aeroporto da Corunha, pelo menos em 2001, era muito pouco movimentado.

Nas duas horas em que esperei lá para apanhar o avião para Lisboa, apenas partiu um avião para Bilbau, e outro para Barcelona (da Ibéria)

Parecia um aerporto dos Açores. :?

Mas com boas instalações, embora pequenas.

Enviado: Ter Nov 14, 2006 10:19 am
por manuel.liste
Rui Elias Maltez escreveu:Manuel:

Desde 2001, a PGA-Portugália, uma companhia aérea regional portuguesa (que vai agora ser comprada pela TAP) passou a operar com pequenos aviões Beechcraft 1900, para Málaga e para a Corunha.

Nessa altura fui em trabalho à Corunha, e quer para lá, quer para cá, apenas ia eu e mais um passageiro. :!:

Claro que o avião só tem 16 lugares, e que as rotas na altura eram muito recentes.

Fiquei com a sensação de que o aeroporto da Corunha, pelo menos em 2001, era muito pouco movimentado.

Nas duas horas em que esperei lá para apanhar o avião para Lisboa, apenas partiu um avião para Bilbau, e outro para Barcelona (da Ibéria)

Parecia um aerporto dos Açores. :?

Mas com boas instalações, embora pequenas.


El aeropuerto de Coruña mueve casi un millón de pasajeros al año. Es el aeropuerto 26º en tráfico de España, aunque uno de los de mayor crecimiento gracias al tráfico de negocios y low-cost.

Por supuesto que no aspira a ser un gran aeropuerto, es un aeropuerto pequeño y siempre lo será, pues está en un área muy urbanizada y hay un aeropuerto más grande a sólo 100 km en dirección sur.

Sa Carneiro debería tener más movimiento. Quizá no sean los aeropuertos gallegos los que le quiten tráfico, sino Lisboa (¡ah, el centralismo lisboeta! :roll: ).

Enviado: Ter Nov 14, 2006 12:08 pm
por Rui Elias Maltez
Bom, quando o grande aeroporto da Ota estiver a funcionar (lá para 2016), e com o TGV a ligar Portugal e Espanha, por um lado e Porto a Lisboa por outro, acho que o aeroporto do Porto vai mesmo por água abaixo.

Actualmente em Portugal as companhias low-coast operam unicamente do Porto e de Fero.

Muito raramente a partir de Lisboa.