Imbel / Patria AMV 8 x 8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

Imbel / Patria AMV 8 x 8

#1 Mensagem por Guilherme » Sex Mar 05, 2004 3:26 pm

http://www.defesanet.com.br/noticia/imbelpatria/

O que vocês acham dessa associação entre a Imbel e a finlandesa Patria ? E o que vocês acham do veículo em si ?

Abraço.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9349
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 510 vezes

#2 Mensagem por Brasileiro » Sex Mar 05, 2004 3:36 pm

Essa asossiação poderá render um bom número de tecnologias, que desde o fim da Engesa, esquecemos. E se o proprio for fabricado no Brasil, poderemos realçar a industria bélica de um modo geral no Brasil sendo como um incentivo à industria nacional.

Sobre o veículo, o AMV 8 x 8n parece ser um blindado muito dahora, parece até um tanque de combate :o ! Será legal tê-lo em nosso exército. Pois parece ser uma plataforma muito resistente, mas pelo tamanho deduzo ser muito caro...


Sobre o Guará da Avibrás, deveriam incenticala e ajuda-la a exportar, e salvar os lucros da Avibrás...


Abraços




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#3 Mensagem por alex » Dom Mar 07, 2004 5:43 pm

O bicho parece bonito e finalmente um carro novo e não usado....
Mas e o peso ?
Ele será usado para reconhecimento também\?

Um desses com um canhão de 30 mm pode ser transportado por um hercules C-130? e com um 105 mm?

Se der certo resolve-se o problema da cavalaria mas e qual será a solução dos transportes de infantaria de lagartas? BMp-3? ou outro?
Espero que não compremos sucata norte-americana de novo




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#4 Mensagem por Guilherme » Dom Mar 07, 2004 9:56 pm

Já que a Imbel é do Exército, acho que eles deveriam ter esperado a decisão do Exército, para aí então realizar a associação com a empresa estrangeira - Iveco, Sabiex, Mowag, Patria, etc.

De qualquer forma, esse blindado da Patria me parece ser muito bom, espero que seja escolhido pelo Exército, e que sejam compradas algumas centenas, em várias versões (reconhecimento, caça-tanques, IFV, etc.). :D




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#5 Mensagem por alex » Dom Mar 07, 2004 11:50 pm

ainda não sei se o bicho eh transportavel.
O limite do Hercules não eh 17 toneladas?




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Mar 08, 2004 2:26 am

Acho um belo veículo, não sei se é bom, mas ruim não deve ser.

Já que a Imbel é do Exército, acho que eles deveriam ter esperado a decisão do Exército, para aí então realizar a associação com a empresa estrangeira - Iveco, Sabiex, Mowag, Patria, etc.


Mas eu acredito que a Imbel está propondo o veículo exatamente porque o Exército o aprovou. Tendo produção local fica muito mais fácil e barato pro EB adquirir o veículo.

Da reportagem:

"O General Amarante, presidente da IMBEL, e o Exército Brasileiro assinaram um Memorando de Entendimento (MoU), no ano de 2003, com a indústria finlandesa Patria para viabilizar a possível produção do veículo blindado AMV 8x8, no Brasil."

O limite do Hercules não eh 17 toneladas?


Não tenho certeza mas acho que é mais. O peso vazio dele é de 34.686Kg o peso máximo de decolagem é de 79.379kg. Isso dá uma diferença de 44.693Kg para distribuir basicamente entre combustível, tripulação e carga. Acho difícil que ele leve 27.693Kg só de combustível, sobrando só 17000Kg para a carga.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Renato Grilo
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qui Ago 28, 2003 3:03 pm
Agradeceram: 8 vezes

#7 Mensagem por Renato Grilo » Seg Mar 08, 2004 8:21 am

http://www.defesa.ufjf.br/fts/Patria.pdf

Este link contém um artigo mais completo sobre o veículo




Brasil Acima de Tudo
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#8 Mensagem por VICTOR » Seg Mar 08, 2004 11:32 am

The C-130's design maximum gross weight is 155,000 pounds (175,000 pounds wartime) with a normal landing weight of 130,000 pounds. The operating weight is approximately 80,000 pounds. The airplane is capable of airlifting 92 ground troops, 64 fully equipped paratroopers, or 74 litter patients. It can also carry 45,000 pounds of cargo.

GlobalSecurity

Estou sem tempo para converter para quilos, mas vai cair em torno de uns 20.000 kg de carga.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

#9 Mensagem por Naval » Seg Mar 08, 2004 4:26 pm

Tem uma foto desse veículo sendo embarcado num Hércules no sítio defesanet.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#10 Mensagem por Slip Junior » Seg Mar 08, 2004 7:14 pm

Interessantissima associação! Já havia passado da hora de ressuscitar a nossa industria de blindados. O Brasil já tem uma ótima faca... Só agora comprar o queijo!

Essa parceria, se bem trabalhada, pode vir a refletir em um notável avanço para a industria bélica nacional, e servir de exemplo para uma mudança da visão estratégica do Exército sobre as empresas que podem o impulsionar para um ótimo futuro.

Abraços




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#11 Mensagem por Guilherme » Seg Mar 08, 2004 7:40 pm

Legenda da foto : An AMV 8x8 was transported to Brno in the Czech Republic by C-130 aircraft.

Imagem

http://www.army-technology.com/projects/patria/patria6.html




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36792
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Modularidade

#12 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 08, 2004 10:35 pm

Olá amigos.
Pelo que li e entendi na reportagem da defesanet, o EB caso o veiculo venha a ser aprovado nos testes, tem a intenção de adqüirí-lo para fabricação na Imbel; obviamente esta decisão de se assossiar com esta empresa não adviria por simples gosto, mas aparentemente, segundo a reportagem, o alto comando do EB esteve por lá e gostou muito do que viu no blindado, mesmo se surpreendendo.
Daí alguns conceitos como modularidade e multifuncionalidade do veiculo cooperaram para que o negócio prosseguisse, e creio eu, o principal o preço também.
Podemos ter uma reviravolta no programa dos NFBR, se este veiculo vier mesmo a ser produzido por aqui, talvez mesmo até prejudicando a Avibrás com o seu Guará. Acredito que seria bem mais interessante ao EB aproveitar as tecnologias de ambos para proporcionar o maior ganho possivel a industria nacional e ao próprio país. Mas agora é esperar pra ver.

Abraços.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#13 Mensagem por alex » Ter Mar 09, 2004 12:59 am

FCarvalho, entendo seu ponto de vista mas os dois veiculos são de classes diferentes , sendo o Guará bem mais leve , algo mais que um jipe. se o exercito necessitar de algo deste tipo ele comprará da Avibras pois será bem mais barato.
Pelo que eu li provavelmente a versão aerotransportada deve ser de transporte de tropas mais metralhadora ou canhão de 30 mm. Para o Hercules não deve passar disso.




Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1809
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

#14 Mensagem por Malandro » Ter Mar 09, 2004 4:26 pm

E para os especialistas em forças terrestres , vcs acham que esse veículo pode substituir nosso Cascavel/ Urutu?




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#15 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Mar 09, 2004 4:43 pm

Malandro escreveu:E para os especialistas em forças terrestres , vcs acham que esse veículo pode substituir nosso Cascavel/ Urutu?

Se nós comprassemos alguns C-97 sim, o AMV é meio pesado demais para ser tranpostado com toda a blindagem em um C-130, e se tirarmos blindagem alemd ele ficar parecendo um Cascavel ou Urutu ele ainda vai ter que ser transportado totalmente vazio o que atrasaria o emprego dele.




Responder