Experiência com o AF-1/AF-1A Naval

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Anonymous

Experiência com o AF-1/AF-1A Naval

#1 Mensagem por Anonymous » Seg Mar 01, 2004 8:27 am

Olá !

O caça AF-1/AF-1A Skyhawk Naval (...), quem já teve oportunidade em voar, é realmente um excelente caça(...), sua velocidade varia entre 630 knots ou 724 Km/h, infelizmente não é tão bom quando o F/A-18 Naval da US Navy, por exemplo.

O AF-1/AF-1A faz ótimas manobras com perfeição, como por exemplo, V ZERO EM LINHA DE FRENTE SHOW (Após passar sobre o público, o nº 1 executa um Wingover sobre o nº 2, e afastam-se para a manobra "Velocidade Zero" em Linha de Frente Show. Retornam com a troca de liderança e terminam num tonneau simultâneo reverso, com dois cruzamentos em curva de máxima performace.)

Esse caça AF-1/AF-1A foi adquirido do Kuwait em meado dos anos de 1975, hoje os seus equipamentos de bordo já estão atualizados ou sendo atualizados ainda.

O AF-1/AF-1A Naval é conhecido como Falcão, A-4 e VF-1, carinhosamente como Falcão do Mar.

A sua pintura:

As cores no Federal Standard dos três tons de cinza aplicados nas aeronaves do VF-1 são:

1º tom - FS-36187;
2º tom - FS-36314;
3º tom - FS-36515;

Espero que todos tenham gostado de alguns detalhes que eu falei sobre à aeronave que está presente 24h no Porta-aviões SP, protegendo à nossa costa brasileira.

Obs: Gostaria que todos os participantes comentassem o meu tópico, estou aberto a sugestões e críticas. Obrigado à todos.




Avatar do usuário
Mateus Dias
Avançado
Avançado
Mensagens: 418
Registrado em: Seg Mar 01, 2004 11:56 am
Contato:

#2 Mensagem por Mateus Dias » Seg Mar 01, 2004 5:07 pm

Os falcões da marinha estão armados com qual versão de Sidewider ???

É mais avançado do que o Piranha??

Obrigado




Mateus Dias
BRASIL ACIMA DE TUDO !!!
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9349
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 510 vezes

#3 Mensagem por Brasileiro » Seg Mar 01, 2004 5:33 pm

A variante que equipa os AF-1 é a variante AIM-9H, cujos quais, há pouco tempo atás estavam fora da validade, mas foram revisados pela Mectron e Avibrás.

Espero ter esclarecido a sua dúvida

Abraços




Avatar do usuário
Mau
Júnior
Júnior
Mensagens: 79
Registrado em: Seg Set 01, 2003 1:27 pm
Localização: São Paulo

#4 Mensagem por Mau » Seg Mar 01, 2004 5:43 pm

Olá a todos, entre neste link e veja as caracteristicas do míssil AIM-9H Sidewinder!!!!.

http://www.waronlinebrasil.hpg.ig.com.b ... /aim9.html

Abraços




Sou Brasileiro...soberano sobre todos os povos!!!!!!
Anonymous

#5 Mensagem por Anonymous » Seg Mar 01, 2004 5:55 pm

Mau corrigindo o seu post.

Os AF-1 estão armados com os AIM-9L e canhões de 20mm para combate aéreo.
Futuramente precisarão de armas mais modernas se quiserem se tornar realmente efetivos.

Mudando um pouco de assunto mais o contexto é o mesmo.

No ano 2000, a FAB anunciou um plano de mais de US$ 3 bilhões para modernização de suas aeronaves para o período de 2000 a 2007. Foi consenso do Exército e Marinha que a FAB estava em pior situação e que deveria ter prioridade na distribuição de recursos.


A Marinha anunciou um plano de investir US$ 7 bilhões por um período de 15 anos para modernizar seus meios. O valor pode chegar a US$1,5 bilhão até 2006 e US$7,5 bilhões até 2018, que serão gastos com construção e aquisição de novos meios/equipamentos e modernização. Será concluída a corveta Barroso e submarino Tikuna; início do projeto NaPaOc (navio de patrulha oceânico de 1.000ton); projeto do novo NAe; conclusão do SNB; construção de navio de apoio logístico e anfíbio; aquisição de aeronaves AEW e novos helicópteros; modernização do AF-1 e submarinos da classe Tupi, navios varredores e NaPaFlu e outros equipamentos do CFN.


A Marinha já anunciou a intenção de substituir o NAe São Paulo e construir fragatas furtivas e um novo navio de desembarque. O presidente Fernando Henrique Cardoso já anunciou um plano equivalente para o Exército que será implementado a partir de 2002.




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#6 Mensagem por César » Seg Mar 01, 2004 7:52 pm

Os AF-1 estão armados com os AIM-9L e canhões de 20mm para combate aéreo.
Futuramente precisarão de armas mais modernas se quiserem se tornar realmente efetivos.

Olá Nacionalista,

Eu creio que o amigo mau esteja certo. O Brasil comprou 23 caças A-4K/KU, provenientes do Kuait, e de acompanhamento vieram, se não me engano, 212 mísseis AIM-9H Sidewinder. A Mectron trabalhou nos mísseis, para torna-los totalmente compatíveis com os A-4. Lançamentos de teste foram inclusive feitos no "Centro de Lançamento da Barreira do Inferno"(CLBI), em Natal.

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Anonymous

#7 Mensagem por Anonymous » Seg Mar 01, 2004 9:10 pm

Olá César !

Confira as informações no site oficial.

http://www.foraer.mar.mil.br/

Obrigado




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#8 Mensagem por VICTOR » Seg Mar 01, 2004 10:50 pm

Também tinha a idéia de que era o AIM-9H.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Mau
Júnior
Júnior
Mensagens: 79
Registrado em: Seg Set 01, 2003 1:27 pm
Localização: São Paulo

#9 Mensagem por Mau » Ter Mar 02, 2004 9:57 am

Olá a todos, nacionalista obrigado pela informação!!! :P :P

Abraços




Sou Brasileiro...soberano sobre todos os povos!!!!!!
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9349
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 510 vezes

#10 Mensagem por Brasileiro » Ter Mar 02, 2004 5:16 pm

Ahm...Mas na MB, qual é a função primordial do AF-1, o ataque, a interceptação ou os dois?
Me parece que é interceptação, mas quem souber melhor que me explique.

Voces leram a operação da MB com o AF-1 junto com a Marinha Espanhola? O AF-1 "atacou" o navio Patiño, surpreendendo seus radares. Aí é que vem a minha dúvida, ataque ou Interceptação?

abraços à todos

fui...........




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mar 02, 2004 5:25 pm

Ataque e Interceptação! o AF-1 é o CDF (Caça de Defesa de Frota) da MB, cumprindo missões de ataque e defesa aérea. O caça A-4 Skyhawk (AF-1) é melhor adaptado para ataque, o que não quer dizer que ele não possa cumprir outras missões, embora com menos eficiência.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Mau
Júnior
Júnior
Mensagens: 79
Registrado em: Seg Set 01, 2003 1:27 pm
Localização: São Paulo

#12 Mensagem por Mau » Ter Mar 02, 2004 5:35 pm

Olá, desculpe pela pergunta ignorante...o AF-1 têm capacidade de carregar mísseis Exocet AM 39 ???




Sou Brasileiro...soberano sobre todos os povos!!!!!!
Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1809
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

#13 Mensagem por Malandro » Ter Mar 02, 2004 6:27 pm

Não . Talvez após uma modernizaçao . Se bem que não sei se o A4 conseguiria carregar um míssil dessa envergadura .




Ricardo
Novato
Novato
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Nov 17, 2003 1:36 am

#14 Mensagem por Ricardo » Qua Mar 03, 2004 12:34 am

Com que armas o A4 atacaria alvos de superfície? Apenas bombas "burras" ? Eles não têm nenhum armamento de ataque mais sofisticado?




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Mar 03, 2004 1:48 am

Com que armas o A4 atacaria alvos de superfície? Apenas bombas "burras" ? Eles não têm nenhum armamento de ataque mais sofisticado?


Os A-4 da MB atualmente apenas bombas burras. Após modernização poderiam ser utilizados bombas inteligentes.

Não estou certo se o A-4 pode carregar o Exocet, acredito que possa no ponto ventral.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder