Crise nos vôos: opinião de especialistas
Enviado: Qui Nov 02, 2006 3:34 pm
Meus prezados:
Técnicos consideram medidas insuficientes
As mudanças anunciadas pelo governo federal para reduzir atrasos e cancelamentos de vôos não devem garantir que a situação volte ao normal nas próxima semanas, na opinião de especialistas em controle do vôo ouvidos por ZH. Confira:
Elones Ribeiro - Diretor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, controlador por 27 anos e piloto por 10 anos
Remanejamento das rotas
É uma medida de precaução, mas não é viável a longo prazo. Isso implica ter pessoal capacitado nos Controles de Aproximação (APPs) de Rio e São Paulo. Quem trabalha nos APPs não tem habilitação e capacitação para trabalhar em centro de controle de tráfego aéreo.
Suspensão de férias e convocação de aposentados
Um controlador requer um tempo de adaptação quando volta de férias. Quanto aos aposentados, será válido se eles voltarem para o mesmo posto de onde saíram.
Concursos
É complicado falar em concurso não se investindo no treinamento dos controladores, nem valorizando seus salários.
Restrição a jatos executivos
Não acredito que isso fique por muito tempo. As empresas proprietárias dos jatinhos terão prejuízos, e isso será levado em conta. O controle está preparado para gerenciar a aviação comercial e a executiva.
João Carlos Zagiski - Supervisor de controle de tráfego aéreo aposentado, controlador por 28 anos
Remanejamento das rotas
O problema não são as rotas, mas o excesso de aeronaves.
Suspensão de férias e convocação de aposentados
Há poucos controladores, essa é a realidade. Também tem a questão de valorização. Para quem está aposentado e tem boa qualificação, querem pagar entre R$ 1 mil R$ 1,2 mil. Um controlador aposentado não volta para se incomodar por tão pouco. Ou a Anac assume o gerenciamento do tráfego aéreo com controladores civis ou a Aeronáutica muda o plano de carreira dos militares controladores de vôo.
Concurso
Tomando por base que cerca 80% dos controladores são militares, existe uma necessidade de se aumentar esse quadro. Contudo, é uma medida a longo prazo.
Restrição a jatos executivos
É preferível deixar que esses aviões fiquem no solo por um tempo. A questão é que, depois do dia 28, fim da proibição, o problema vai continuar.
Obs.: o jornal "Zero Hora" procura interpretar as notícias mais evidentes para entendimento das crianças, através do tópico "Para seu filho ler". Eis o que publicou sobre a crise dos vôos.
Para seu filho ler
Desde a última sexta-feira, as viagens de avião estão saindo atrasadas de todos os aeroportos do país. As pessoas que cuidam para um avião não bater em outro e que caminho cada um deve tomar dizem que estão com muito trabalho ao mesmo tempo. Isso é perigoso, pois sem querer, eles podem perder algum de vista e causar um acidente. Então, eles decidiram que não vão vigiar muitas aeronaves. Por causa disso, aviões estão tendo de esperar mais tempo para decolar. E isso acaba atrasando muitos vôos e deixando bastante gente esperando nos aeroportos.
fonte: jornal "Zero Hora" 2 nov 2006
Técnicos consideram medidas insuficientes
As mudanças anunciadas pelo governo federal para reduzir atrasos e cancelamentos de vôos não devem garantir que a situação volte ao normal nas próxima semanas, na opinião de especialistas em controle do vôo ouvidos por ZH. Confira:
Elones Ribeiro - Diretor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, controlador por 27 anos e piloto por 10 anos
Remanejamento das rotas
É uma medida de precaução, mas não é viável a longo prazo. Isso implica ter pessoal capacitado nos Controles de Aproximação (APPs) de Rio e São Paulo. Quem trabalha nos APPs não tem habilitação e capacitação para trabalhar em centro de controle de tráfego aéreo.
Suspensão de férias e convocação de aposentados
Um controlador requer um tempo de adaptação quando volta de férias. Quanto aos aposentados, será válido se eles voltarem para o mesmo posto de onde saíram.
Concursos
É complicado falar em concurso não se investindo no treinamento dos controladores, nem valorizando seus salários.
Restrição a jatos executivos
Não acredito que isso fique por muito tempo. As empresas proprietárias dos jatinhos terão prejuízos, e isso será levado em conta. O controle está preparado para gerenciar a aviação comercial e a executiva.
João Carlos Zagiski - Supervisor de controle de tráfego aéreo aposentado, controlador por 28 anos
Remanejamento das rotas
O problema não são as rotas, mas o excesso de aeronaves.
Suspensão de férias e convocação de aposentados
Há poucos controladores, essa é a realidade. Também tem a questão de valorização. Para quem está aposentado e tem boa qualificação, querem pagar entre R$ 1 mil R$ 1,2 mil. Um controlador aposentado não volta para se incomodar por tão pouco. Ou a Anac assume o gerenciamento do tráfego aéreo com controladores civis ou a Aeronáutica muda o plano de carreira dos militares controladores de vôo.
Concurso
Tomando por base que cerca 80% dos controladores são militares, existe uma necessidade de se aumentar esse quadro. Contudo, é uma medida a longo prazo.
Restrição a jatos executivos
É preferível deixar que esses aviões fiquem no solo por um tempo. A questão é que, depois do dia 28, fim da proibição, o problema vai continuar.
Obs.: o jornal "Zero Hora" procura interpretar as notícias mais evidentes para entendimento das crianças, através do tópico "Para seu filho ler". Eis o que publicou sobre a crise dos vôos.
Para seu filho ler
Desde a última sexta-feira, as viagens de avião estão saindo atrasadas de todos os aeroportos do país. As pessoas que cuidam para um avião não bater em outro e que caminho cada um deve tomar dizem que estão com muito trabalho ao mesmo tempo. Isso é perigoso, pois sem querer, eles podem perder algum de vista e causar um acidente. Então, eles decidiram que não vão vigiar muitas aeronaves. Por causa disso, aviões estão tendo de esperar mais tempo para decolar. E isso acaba atrasando muitos vôos e deixando bastante gente esperando nos aeroportos.
fonte: jornal "Zero Hora" 2 nov 2006