Página 1 de 1

Crise nos vôos: opinião de especialistas

Enviado: Qui Nov 02, 2006 3:34 pm
por jambockrs
Meus prezados:
Técnicos consideram medidas insuficientes
As mudanças anunciadas pelo governo federal para reduzir atrasos e cancelamentos de vôos não devem garantir que a situação volte ao normal nas próxima semanas, na opinião de especialistas em controle do vôo ouvidos por ZH. Confira:
Elones Ribeiro - Diretor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, controlador por 27 anos e piloto por 10 anos
Remanejamento das rotas
É uma medida de precaução, mas não é viável a longo prazo. Isso implica ter pessoal capacitado nos Controles de Aproximação (APPs) de Rio e São Paulo. Quem trabalha nos APPs não tem habilitação e capacitação para trabalhar em centro de controle de tráfego aéreo.
Suspensão de férias e convocação de aposentados
Um controlador requer um tempo de adaptação quando volta de férias. Quanto aos aposentados, será válido se eles voltarem para o mesmo posto de onde saíram.
Concursos
É complicado falar em concurso não se investindo no treinamento dos controladores, nem valorizando seus salários.
Restrição a jatos executivos
Não acredito que isso fique por muito tempo. As empresas proprietárias dos jatinhos terão prejuízos, e isso será levado em conta. O controle está preparado para gerenciar a aviação comercial e a executiva.
João Carlos Zagiski - Supervisor de controle de tráfego aéreo aposentado, controlador por 28 anos
Remanejamento das rotas
O problema não são as rotas, mas o excesso de aeronaves.
Suspensão de férias e convocação de aposentados
Há poucos controladores, essa é a realidade. Também tem a questão de valorização. Para quem está aposentado e tem boa qualificação, querem pagar entre R$ 1 mil R$ 1,2 mil. Um controlador aposentado não volta para se incomodar por tão pouco. Ou a Anac assume o gerenciamento do tráfego aéreo com controladores civis ou a Aeronáutica muda o plano de carreira dos militares controladores de vôo.
Concurso
Tomando por base que cerca 80% dos controladores são militares, existe uma necessidade de se aumentar esse quadro. Contudo, é uma medida a longo prazo.
Restrição a jatos executivos
É preferível deixar que esses aviões fiquem no solo por um tempo. A questão é que, depois do dia 28, fim da proibição, o problema vai continuar.
Obs.: o jornal "Zero Hora" procura interpretar as notícias mais evidentes para entendimento das crianças, através do tópico "Para seu filho ler". Eis o que publicou sobre a crise dos vôos.
Para seu filho ler
Desde a última sexta-feira, as viagens de avião estão saindo atrasadas de todos os aeroportos do país. As pessoas que cuidam para um avião não bater em outro e que caminho cada um deve tomar dizem que estão com muito trabalho ao mesmo tempo. Isso é perigoso, pois sem querer, eles podem perder algum de vista e causar um acidente. Então, eles decidiram que não vão vigiar muitas aeronaves. Por causa disso, aviões estão tendo de esperar mais tempo para decolar. E isso acaba atrasando muitos vôos e deixando bastante gente esperando nos aeroportos.
fonte: jornal "Zero Hora" 2 nov 2006

a

Enviado: Qui Nov 02, 2006 9:40 pm
por xandov
jambockrs escreveu:ou a Aeronáutica muda o plano de carreira dos militares controladores de vôo.

Mudar o plano de carreira deles significa mudar o de todos os militares da mesma classe. A desigualdade salarial entre elementos de mesma classe acaba em justiça e indenização futura, como já se pôde perceber em várias ocasiões. Não creio que a Aeronáutica vá repetir os erros do passado. Hoje não existe mais militares mal informados sobre seus direitos.

Enviado: Sex Nov 03, 2006 6:54 am
por Clermont
Ouvi, pelo rádio, que os controladores de vôo só concordaram em interromper a "operação-padrão" devido à promessa do Ministro da Defesa em levar a frente a proposta de desmilitarizar o controle da aviação civil.

Segundo o sindicato dos controladores de vôo isso tem levado a todo tipo de distorção, inclusive salarial, devido a impossibilidade de conceder aumento a categoria civil sem conceder o mesmo, aos militares que executam a mesma função, pois, nesse último caso, iria subverter todo a folha de pagamento da Aeronáutica, com sargentos controladores de vôo, percebendo um soldo superior ao dos oficiais.

E por aí vai...

Enviado: Sex Nov 03, 2006 8:15 am
por talharim
A primeira atitude a ser tomada deveria ser a demissão de Waldir Pires e a exoneração do Bueno.

Bando de incompetentes.O primeiro é completamente despreparado e o segundo é criminosamente omisso.

Enviado: Sex Nov 03, 2006 4:21 pm
por Einsamkeit
Ate o Piegas era melhor como ministro da Defesa

Enviado: Sex Nov 03, 2006 4:41 pm
por FinkenHeinle
Einsamkeit escreveu:Ate o Piegas era melhor como ministro da Defesa

Piegas, hehehehehe...

Enviado: Sex Nov 03, 2006 6:27 pm
por trabuco
Não sei pessoal, mas vcs acham que retirar o controle do tráfego aéreo da FAB seria melhor?

Será que os controladores estão descontentes com o seu salário e com a jornada de trabalho ou estão descontentes com o fato de serem militares???

Não sabia que existiam controladores civis... essa é nova p mim...

Sempre que li sobre o controle do trafégo aéreo no Brasil, sempre li elogios... O que acho que precisa é de mais pessoal, menor jornada e aumento gradual de salários...

Enviado: Sex Nov 03, 2006 7:47 pm
por ademir
trabuco escreveu:Não sei pessoal, mas vcs acham que retirar o controle do tráfego aéreo da FAB seria melhor?

Será que os controladores estão descontentes com o seu salário e com a jornada de trabalho ou estão descontentes com o fato de serem militares???

Não sabia que existiam controladores civis... essa é nova p mim...

Sempre que li sobre o controle do trafégo aéreo no Brasil, sempre li elogios... O que acho que precisa é de mais pessoal, menor jornada e aumento gradual de salários...


sem duvida alguma o controle de voo brasileiro é muito bom, o problema parece ser que tem pouca pessoa para ser controlador, alguns concursos e este problema ja estara resolvido

Enviado: Sex Nov 03, 2006 9:09 pm
por Bolovo
A aviação triplicou de tamanho nos ultimos anos e o número de controladores é o mesmo desde 1970.

Tá aí a causa.

Enviado: Seg Nov 06, 2006 9:07 pm
por WalterGaudério
talharim escreveu:A primeira atitude a ser tomada deveria ser a demissão de Waldir Pires e a exoneração do Bueno.

Bando de incompetentes.O primeiro é completamente despreparado e o segundo é criminosamente omisso.


O pior é que tudo que está escrito aí em cima é a mais pura verdade. Embora eu não usasse o termo incompetentes.

Mas me surpreendeu o fato de que os dois não tiveram habilidade de GERENCIAR crise.

Lamentável

Walter