ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5116 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Fev 23, 2024 7:49 pm

gabriel219 escreveu: Sex Fev 23, 2024 4:49 pm Era claro que ficaria entre ATMOS, CAESAR e SH-15, muito provavelmente dará um dos dois. Pegaremos um que custa o quádruplo do que qualquer um no mundo ou um de procedência duvidosa, como infelizmente é os produtos de exportação dos Chineses.
Tô na parada

https://s2-ego.glbimg.com/wV6FQBVNFsjUEp5oQMeESuzMy_g=/620x0/top/s.glbimg.com/jo/eg/f/original/2014/03/02/mg_9993.jpg

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5117 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 24, 2024 1:47 pm

Eu tenho aqui com os meus botões que o EB desde o início desta pendenga de VBCOAP SR sempre quis, e quer, o ATMOS, que dos três competidores citos acima, mais o Zuzana 2 da CSG theca, que também conseguiu ficar, tem a maior apelação tecnológica e industrial presente no país.

AEL e ARES são empresas do grupo Elbit que praticamente estão à frente de quase todos as lides materiais dos principais programas estratégicos das forças armadas hoje, e pelo menos até agora, não deram problema aos militares em seus negócios, ao contrário.

Ter um pé aqui no país e envolver-se diretamente nos projetos e programas das ffaa's é uma condicionante básica da END, PND e outros docs da defesa que os militares usam como justificativa para suas decisões e\ou ações.

Ademais, os israelenses não apenas compraram as empresas como estão desenvolvendo PDI, produtos e soluções com base nas exigências dos militares, inclusive suportando diretamente alguns deles em termos tecnológicos como o RDS e o link BR2. Não dá para fechar os olhos simplesmente para tudo isso. Mesmo com os arroubos alienados do PR, querendo pagar de mister universo dos direitos humanos por aí.

Enfim, o ATMOS, se vencer, e penso, vai vencer, se o pessoal do deixa disso em Israel sossegar o facho dos falcões ideológicos no governo israelense, terá em mãos mais um programa estratégico do exército, podendo levar de lambuja a artilharia AR 155 consigo também com o ATHOS, além da quase certa, a meu ver, modernização dos obuses da frota de M-109 que o exército possui, entre A5+ BR e A5 recondicionados.

Bom, salvo algum competidor eliminado impetre algum recurso legal cabível dentro do processo, essa questão da VBCOAP SR está encerrada, e passamos às considerações financeiras junto ao governo, com a provável assinatura do contrato de aquisição das 2 unidades de avaliação até o final deste ano e bola para frente.

Em 2025 a defesa AAe entra na roda como prioridade de resolução, e depois, se tudo der certo, o EB vai começar a pensar em como substituir os Leopard 1A5 e M-113, com um contrato sendo assinado, talvez, em 2026 ou 2027.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5118 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 24, 2024 1:57 pm

Não diz respeito necessariamente ao tema do tópico, mas, se notarem, a possível vitória do ATMOS na VBCOAP SR pode trazer para a ARES um ganho a mais, visto que a nova versão da Remax 4 terá como possíveis novos tetos a frota de M-109A5 do exército, e quiçá, das próprias VBCOAP SR, além de veículos de apoio orgânicos dos GAC, caso o EB resolva adotar esta solução. E a empresa com certeza irá fazer gestões junto ao comando do EB para isso.

A pensar, e bota pensar nisso, a Avibras ter aprovado o seu plano de recuperação pode jogar a favor de uma eventual adoção da plataforma comum para as VBCOAP SR, com os israelenses podendo negociar isso junto ao exército, caso haja demanda para isso. E seria simples, para não dizer, cabível, a adoção dos veículos blindados da família Astros também neste programa.

A Avibras precisa receber recursos que a capacitem a honrar as dívidas com seus funcionários, em primeiro, e com os vários credores que possui, além de conseguir crédito novamente junto aos agentes financeiros na praça. E a compra de munições pelo exército, por mais que seja um respiro bem vindo, não é suficiente para dar à empresa uma situação mais favorável.

Enfim, me parece que Avibras e ARES\AEL tem muito a ganhar trabalhando juntas caso o exército aquiesça esta união mais que lógica, diria, quase inevitável.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5119 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 14, 2024 4:10 pm

Azarão :?:



E uma notícia recente interessante.

Brasil e República Tcheca fortalecem parceria na indústria de defesa em reunião histórica

https://www.forte.jor.br/2024/03/08/bra ... historica/

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1173
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 220 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5120 Mensagem por RobsonBCruz » Sex Mar 15, 2024 10:03 am

PORTARIA – COTER/C Ex Nº 392, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2024

Aprova os Requisitos Operacionais do Obuseiro 155 mm Autorrebocado (EB70-RO-10.005), 2ª Edição, 2024, e dá outras providências.

PORTARIA – COTER/C Ex Nº 393, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2024

Aprova os Requisitos Operacionais do Obuseiro 105 mm Autorrebocado (EB70-RO-10.006), 2ª Edição, 2024, e dá outras providências.

http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/bole ... tas_be.php




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5121 Mensagem por gabriel219 » Sex Mar 15, 2024 4:16 pm

Com isso o EB ficou numa sinuca de bico só por causa de um dos requisitos: carregamento semiautomático.

Se o Exército decidir pelo CAESAR, o TRF1 não é mais produzido como AR desde 1992 e nem possui carregamento semiautomático. O único que possui é o ATMOS, que a versão AR tem as mesmas características.

Pelo que ando vendo, os únicos obuseiros no mundo que estão em produção e tem carregamento semiautomático é o ATHOS, Panter Turco e o Dhanush (Indiano), o restante não está em produção ou em fase de protótipo.

Não sei se o ATAGS Indiano também está em franca produção, mas não faz o menor sentido o Exército escolher um Obuseiro AP e outro AR diferentes, seria uma decisão muito equivocada, pois são poucas unidades em ambos os programas, o que encareceria ainda mais considerando duas linhas logísticas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5122 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 15, 2024 4:49 pm

Tudo indica que as escolhas do exército em termos de artilharia já foram feitas há tempos, e vão na direção de fechar negócio com os sistemas israelenses. Não se espere outro resultado, a não ser que algo muito fora da curva ou intervenção política altere os planos da força.

Por enquanto o governo está tentando manter a linha no imbróglio com Israel e não provocar nenhuma celeuma com a caserna. Mas os caras lá estão esticando a corda ao máximo.

No que tange o obuseiro AR 105mm, a compra fica entre LG-1 Mk III e Boran. Com um diferencial. O EB na parte dos requisitos desejáveis faz menção à capacidade de transporte sobre viatura sobre rodas, se necessário; uma característica vista apenas no modelo norte americano usando peça derivada do M-102 sobre um Hummvee, e modelo indiano com peça derivada do L-118 britânico sobre veículo 4x4. É o único diferencial que faz com que esta escolha possa ir, talvez, além dos dois candidatos acima.

No caso dos 155 AR, está aberto para modelos de 39 a 52 calibres, sendo que um dos RD é sua transportabilidade por helicópteros. O Jaguar da Avex suporta no máximo 4,5 ton sob ele para carga. O mesmo o Black Hawk. No entanto esta capacidade restringe as opções ao AH-4 chinês, M-777 que não está em produção, e ao Kalyani MAGr ULH 155\39. Ao mesmo tempo, um dos requisitos desejáveis é que o obuseiro seja em 52 calibres. Contraditório, para dizer o mínimo.

Mas é o EB fazendo das suas, emitindo docs apenas para cumprir tabela.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5123 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 15, 2024 4:53 pm

gabriel219 escreveu: Sex Mar 15, 2024 4:16 pm Com isso o EB ficou numa sinuca de bico só por causa de um dos requisitos: carregamento semiautomático.
Se o Exército decidir pelo CAESAR, o TRF1 não é mais produzido como AR desde 1992 e nem possui carregamento semiautomático. O único que possui é o ATMOS, que a versão AR tem as mesmas características.
Pelo que ando vendo, os únicos obuseiros no mundo que estão em produção e tem carregamento semiautomático é o ATHOS, Panter Turco e o Dhanush (Indiano), o restante não está em produção ou em fase de protótipo.
Não sei se o ATAGS Indiano também está em franca produção, mas não faz o menor sentido o Exército escolher um Obuseiro AP e outro AR diferentes, seria uma decisão muito equivocada, pois são poucas unidades em ambos os programas, o que encareceria ainda mais considerando duas linhas logísticas.
Todos os obuseiros indianos citados até aqui neste tópico estão ou com encomendas fechadas pelo governo do país, ou em produção seriada.
Tanto o ATAG como os MAGr e o Danush tem contratos assinados de produção. O MAGr AP SR 155\39 ainda não apareceu nenhuma notícia sobre sua aquisição, mas o modelo está na lista de compra do governo para OM de montanha, assim como o seu congênere de 105mm.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 371
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceram: 166 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5124 Mensagem por Lucubus » Sex Mar 15, 2024 6:01 pm

Na minha simples opinião, a tempos, o escolhido é o Ceasar

abcs




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5125 Mensagem por gabriel219 » Sex Mar 15, 2024 7:12 pm

Pra mim seria uma loucura adquirir o CAESAR, já que é uma viatura que custa quase 3x mais que o ATMOS, sem ser superior, inclusive até em ser parelho é questionável. Aposto que o custo do CAESAR dê pra pagar o programa AP e AR juntos!

Sei que a escolha pelo ATMOS é difícil pela parte diplomática, apesar que as empresas Israelenses e Brasileiras, internamente, estão cagando para o cenário político e continuam seus negócios, inclusive expandindo. Neste caso, a quantidade pretendida no ATMOS e no programa AR, é o suficiente para ser aberta uma linha de produção do ATHOS no Brasil, com montagem do ATMOS em si ser Nacional.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5126 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 15, 2024 8:42 pm

A proposta israelense define a produção e\ou montagem do ATMOS e de seus subsistemas por aqui, e a nacionalização de quase todos eles, além da integração dos sistemas operacionais que o EB vem desenvolvendo via CTEx. AEL e ARES irão fazer esse trabalho junto a outras empresas nacionais subcontratadas.

O ATHOS é basicamente o mesmo produto, com o diferencial que o EB, ainda, não pediu produção no país, nacionalização ou qualquer coisa do gênero. Isso só deve ser conhecido quando o RFQ\RFI for emitido, o que provavelmente deve ser feito este ano ou no máximo ano que vem. Ainda não se tem os RTLI dos obuseiros AR definidos.

Começo a achar que a proposta israelense foi forjada dentro do comando do EB, via CTEx.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5127 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 15, 2024 8:45 pm

Lucubus escreveu: Sex Mar 15, 2024 6:01 pm Na minha simples opinião, a tempos, o escolhido é o Ceasar
abcs
Há dez anos atrás talvez fosse. Mas hoje as coisas mudaram bastante, e ele não é mais assim tão exclusivo quanto antes como produto e solução.
Os israelenses estão muito mais próximos do EB e de seus militares via BIDS do que os franceses, que no máximo conseguiram cooptar a Avibras, hoje praticamente carta fora do jogo neste certame.
Ademais, os franceses já tem o Prosub, que por sí só já é coisa demais nas mãos deles.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5128 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 15, 2024 8:51 pm

Para quem ainda não percebeu, o Zuzana 2 está aí quieto e comendo pelas beiradas. O tchecos tem a vantagem de não atrair tanta atenção quanto os outros 3 candidatos, e são bem mais discretos e colaborativos no que tange os negócios em defesa.
Não duvido nada que a versão eslocava do DANA esteja ali de back up caso algo saia fora do controle.
Como são apenas 36 bldos, nada impede de, no futuro, abrir-se novas aquisições, que devem vir cedo ou tarde, para os produtos mais modernos daqueles países.
Ambos os lados parecem estar muito interessados em ampliar as relações no campo da defesa. Seria benéfico para os dois.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5129 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 15, 2024 8:55 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#5130 Mensagem por gabriel219 » Sex Mar 15, 2024 10:17 pm

Flávio, com todo o respeito, mas dava pra ter aglutinado seus três posts em um só. Até entendo foristas trazendo atualizações ou assuntos separados - desde façam sentido com o tópico - em posts diferentes, mas sei lá, ajudaria a ficar mais clara as suas ideias.




Responder