Gol 1907
Enviado: Sáb Out 14, 2006 4:20 pm
Comissão acredita que controladores de vôo poderiam ter desviado Boeing da Gol
Publicada em 14/10/2006 às 09h27mGlobonews TV
CBN
O Globo
BRASÍLIA E RIO - A comissão que investiga a tragédia com o Boieng 737 da Gol, que se chocou com um jato Legacy, causando a morte de 154 pessoas no norte do Mato Grosso, há duas semanas, já teria concluído que os controladores de vôo deveriam ter desviado a rota do avião de carreira, de modo a evitar a colisão. A informação é da rádio CBN, que ouviu fontes da Aeronáutica. O Comando da Aeronáutica confirmou apenas que um relatório preliminar da comissão que investiga o acidente será divulgado, mas não apontará culpados nem mostrará qualquer conclusão sobre os motivos que levaram ao choque do Boeing com
o Legacy.
Desde o dia do acidente, as autoridades da Aeronáutica vêem negando a hipótese de falha no controle aéreo. Segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), porém, em tese, a manobra de desvio de aeronave é um procedimento possível. O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, por sua vez, disse que uma mudança de rota seria um procedimento extremamente arriscado, já
que o Boeing da Gol voava em rota e altitude corretas.
De acordo com militares ouvidos pela CBN, ao não conseguirem fazer contato com os pilotos do jato executivo, os controladores poderiam ter partido para um segundo plano, que era o de tentar mudar o caminho do Boeing. Como não sabiam a altitude exata do Legacy - já que o transponder não estava funcionando ou estava desligado - os controladores não poderiam alterar a altitude do avião da Gol, mas teriam como desviá-lo para o lado. Ainda de acordo com a reportagem da CBN, um controlador experiente poderia ter agido rapidamente, evitando a colisão.
Em reportagem publicada quinta-feira no jornal "O Globo", o brigadeiro Renato Costa Pereira, ex-secretário-geral da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci), já afirmava que o controle aéreo poderia ter falhado, por não ter determinado a mudança de rota do Boeing.
Já o segundo-sargento da reserva Elmar Moreira, ex-controlador de vôo da Força Aérea Brasileira (FAB), afirmou que o desvio de aeronaves, em circunstâncias como as do momento da colisão entre o Boeing e o Legacy, não é uma prática comum:
- Não é usual no controle de tráfego aéreo desviar uma aeronave simplesmente por supor que uma outra estaria fora de rota. A medida, neste caso, é manter a primeira aeronave na rota e se orientar pelo plano de vôo da segunda. O controlador não poderia imaginar que um piloto descumpriria o plano de vôo sem avisar ao controle - disse ele ao jornal "O Globo".
Elmar acredita que as causas do acidente serão desvendadas, já que os
investigadores dispõem de dados importantes, como o depoimento dos sobreviventes do Legacy e as caixas-pretas dos aviões. No fim da tarde de sexta-feira, na região da Serra do Cachimbo, onde a aeronave caiu, foi localizada a base onde a caixa-preta com o cilindro de voz ficava
instalada no Boeing, oferecendo uma referência para o rastreamento da equipe de peritos. O cilindro será fundamental para checar os procedimentos finais dos pilotos da Gol e desenhar o retrato do momento do choque com o jatinho Legacy.
As buscas continuam neste sábado.
Também na sexta-feira, mais uma pessoa foi encontrada e outras quatro,
identificadas pelo IML do Distrito Federal. A Aeronáutica e a Infraero serão investigados por denúncias de sobrecarga de trabalho dos controladores de vôo . A investigação, motivada por denúncias que surgiram após o acidente entre o Legacy e o Boeing, será comandada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de São Paulo. Segundo o MPT paulista, as denúncias tratam de descumprimento dos intervalos entre jornadas de trabalho, dificuldade de obter folgas e regime disciplinar rígido dos controladores. O inquérito foi proposto pelo procurador do MPT em São Paulo, Fábio de Assis Fernandes.
[]s
Publicada em 14/10/2006 às 09h27mGlobonews TV
CBN
O Globo
BRASÍLIA E RIO - A comissão que investiga a tragédia com o Boieng 737 da Gol, que se chocou com um jato Legacy, causando a morte de 154 pessoas no norte do Mato Grosso, há duas semanas, já teria concluído que os controladores de vôo deveriam ter desviado a rota do avião de carreira, de modo a evitar a colisão. A informação é da rádio CBN, que ouviu fontes da Aeronáutica. O Comando da Aeronáutica confirmou apenas que um relatório preliminar da comissão que investiga o acidente será divulgado, mas não apontará culpados nem mostrará qualquer conclusão sobre os motivos que levaram ao choque do Boeing com
o Legacy.
Desde o dia do acidente, as autoridades da Aeronáutica vêem negando a hipótese de falha no controle aéreo. Segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), porém, em tese, a manobra de desvio de aeronave é um procedimento possível. O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, por sua vez, disse que uma mudança de rota seria um procedimento extremamente arriscado, já
que o Boeing da Gol voava em rota e altitude corretas.
De acordo com militares ouvidos pela CBN, ao não conseguirem fazer contato com os pilotos do jato executivo, os controladores poderiam ter partido para um segundo plano, que era o de tentar mudar o caminho do Boeing. Como não sabiam a altitude exata do Legacy - já que o transponder não estava funcionando ou estava desligado - os controladores não poderiam alterar a altitude do avião da Gol, mas teriam como desviá-lo para o lado. Ainda de acordo com a reportagem da CBN, um controlador experiente poderia ter agido rapidamente, evitando a colisão.
Em reportagem publicada quinta-feira no jornal "O Globo", o brigadeiro Renato Costa Pereira, ex-secretário-geral da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci), já afirmava que o controle aéreo poderia ter falhado, por não ter determinado a mudança de rota do Boeing.
Já o segundo-sargento da reserva Elmar Moreira, ex-controlador de vôo da Força Aérea Brasileira (FAB), afirmou que o desvio de aeronaves, em circunstâncias como as do momento da colisão entre o Boeing e o Legacy, não é uma prática comum:
- Não é usual no controle de tráfego aéreo desviar uma aeronave simplesmente por supor que uma outra estaria fora de rota. A medida, neste caso, é manter a primeira aeronave na rota e se orientar pelo plano de vôo da segunda. O controlador não poderia imaginar que um piloto descumpriria o plano de vôo sem avisar ao controle - disse ele ao jornal "O Globo".
Elmar acredita que as causas do acidente serão desvendadas, já que os
investigadores dispõem de dados importantes, como o depoimento dos sobreviventes do Legacy e as caixas-pretas dos aviões. No fim da tarde de sexta-feira, na região da Serra do Cachimbo, onde a aeronave caiu, foi localizada a base onde a caixa-preta com o cilindro de voz ficava
instalada no Boeing, oferecendo uma referência para o rastreamento da equipe de peritos. O cilindro será fundamental para checar os procedimentos finais dos pilotos da Gol e desenhar o retrato do momento do choque com o jatinho Legacy.
As buscas continuam neste sábado.
Também na sexta-feira, mais uma pessoa foi encontrada e outras quatro,
identificadas pelo IML do Distrito Federal. A Aeronáutica e a Infraero serão investigados por denúncias de sobrecarga de trabalho dos controladores de vôo . A investigação, motivada por denúncias que surgiram após o acidente entre o Legacy e o Boeing, será comandada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de São Paulo. Segundo o MPT paulista, as denúncias tratam de descumprimento dos intervalos entre jornadas de trabalho, dificuldade de obter folgas e regime disciplinar rígido dos controladores. O inquérito foi proposto pelo procurador do MPT em São Paulo, Fábio de Assis Fernandes.
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