Aeroportos do Interior-RS renascem com vôos regionais

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Aeroportos do Interior-RS renascem com vôos regionais

#1 Mensagem por jambockrs » Dom Set 17, 2006 5:02 pm

Meus prezados:
Aeroportos do Interior renascem com vôos regionais
Companhias abrem novas rotas para atender demandas das comunidades
EDUARDO CECCONI*/ Pelotas/Casa Zero Hora
Ave símbolo do Rio Grande do Sul, o quero-quero enfrenta uma nova concorrência para cruzar os ares sobre o pampa. Com a retomada de rotas regionais de aviação, as aves perdem sossego, mas os moradores de cidades como Santa Rosa, Pelotas e Rio Grande ganham alternativas para se deslocar a Porto Alegre e a outros municípios.
A Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) comemora o ressurgimento da aviação regional gaúcha. Depois de anos de retração, os vôos regionais voltam a viver um momento de expansão: além das duas aeronaves hoje em operação pela NHT - e das linhas da TAM, Gol e OceanAir -, outras quatro foram encomendadas pela empresa gaúcha para ampliar a oferta do serviço em 2007.
- Vemos isso com grande otimismo. É uma economia que está reagindo. Os vôos regionais vão alimentar os vôos domésticos, aumentando a demanda - analisa Nilo Sergio Reinehr, superintendente regional sul da Infraero.
Desde agosto, a NHT opera três rotas: Santa Maria, Horizontina/Santa Rosa e Pelotas/Rio Grande, todas interligadas à Capital. Os dois aviões com capacidade para 19 passageiros cada atingem em média 60% de ocupação.
A concorrente OceanAir abriu este ano a linha Passo Fundo-São Paulo, com cem lugares e 58% de ocupação. Ela já oferecia duas rotas em Santo Ângelo, levando a Chapecó (SC)/São Paulo e a Porto Alegre. Tam e Gol trabalham com vôos diretos do Interior a São Paulo.
- Começamos com aproveitamento baixo, mas a demanda vem crescendo - garante o coordenador regional da OceanAir na Região Sul, Leomar Marques.
Um exemplo do incremento na movimentação é Pelotas. Criado em 1930 como uma pequena estação de passageiros, o aeroporto da cidade ganhou status de internacional em 2001, mas assistia à queda na circulação de passageiros, recebendo apenas vôos particulares e militares. Desde a abertura da rota que inclui Rio Grande e Porto Alegre, este ano, o aeroporto conta com dois vôos comerciais diários e saltou de 280 passageiros/mês para quase 900.
* Colaboraram Rodrigo Santos e Silvana de Castro
( eduardo.cecconi@zerohora.com.br )
Saiba mais
O Rio Grande do Sul conta hoje com 9 rotas regionais que têm oito cidades do Interior do Estado como ponto de partida ou chegada
Encurtando distâncias
O trajeto longo que o aposentado Odilon Peres Rodrigues, 85 anos, costumava fazer para visitar o filho em Santa Maria foi encurtado em quase cinco horas. Ele experimentou na quarta-feira, pela primeira vez, a linha áerea entre Santa Rosa e Santa Maria.
- Vou seguido para lá de ônibus, são cinco horas e meia de viagem. Agora, com o avião, vai melhorar - disse o aposentado, enquanto aguardava o embarque no Aeroporto Municipal Luis Alberto Lehr.
O valor mais baixo pago por este percurso é R$ 99. Depois das 13h, ele embarcou no vôo da aeronave LET-410 vindo de Horizontina e seguiu para a região central do Estado. Foram 40 minutos de viagem.
Os aeroportos de Horizontina e Santa Rosa recebiam até final de agosto somente vôos eventuais. Desde 2000, quando a TAM parou de operar na região, não havia viagens comerciais. Segundo o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Horizontina, Dionir Bianchi, a redução do tempo de deslocamento facilita os negócios - o município está a 496 quilômetros de Porto Alegre.
- Tem agilizado as transações de empresários. Nosso foco está em Porto Alegre - disse Bianchi.
--------------------
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br

Em aviação só o perfeito é aceitável.

"O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos
sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." Martin Luther King




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#2 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Set 18, 2006 3:59 pm

Ótima notícia!!!


Será que desta vez o Aeroporto das Hortências "decola"?!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Responder