EMBRAER X BOEING: num futuro próximo ?!

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

EMBRAER X BOEING: num futuro próximo ?!

#1 Mensagem por Pedro Gilberto » Qui Set 14, 2006 1:25 pm

A Boeing tá analizando se vai entrar ou naum no mercado de aviação regional. Como fica para EMBRAER ?? Será q sua liderança nesse mercado será abalada ou, por entrar com atraso, a Boeing não será uma ameaça? Se bem q a aeronave poderá ser melhor e mais moderna por incorporar novos conceitos e tecnologias.

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/reuters/2006/09/14/ult29u50788.jhtm

Boeing estuda idéia de dois aviões para substituir o 737

WASHINGTON (Reuters) - A Boeing está estudando opções para substituir seu modelo mais vendido, o 737, e um dos cenários pode incluir modelos distintos para dois mercados, disse o mais importante executivo de marketing do grupo na quarta-feira.

A família 737 cobre modelos de 110 a 200 lugares, e representa o avião comercial de maior sucesso, com mais de cinco mil exemplares produzidos em quase quatro décadas. Houve diversos aperfeiçoamentos na linha 737, entre os quais uma grande reformulação no começo dos anos 90.

Com as companhias aéreas à procura de diversificação na capacidade de passageiros e de maior eficiência operacional e no uso de combustível, a Boeing está estudando como atender às expectativas e oferecer um modelo que satisfaça o mercado de rotas curtas e médias.

A decisão só deve ser tomada dentro de dois anos, e a produção da nova linha começaria anos depois disso, mas uma das opções em estudo, disse Randy Baseler, o vice-presidente de marketing da Boeing, é entrar no mercado para aviões com menos de 100 assentos, dominado pelos jatos regionais, e ao mesmo tempo satisfazer os clientes que desejam modelos com mais de 200 lugares.

No momento a Boeing não produz jatos regionais, um mercado dominado pela canadense Bombardier e pela brasileira Embraer . A Boeing também teria de enfrentar quaisquer mudanças determinadas nos produtos da Airbus, que no momento fabrica o A320, concorrente do 737.

Uma incursão da Boeing no mercado de aparelhos de 100 lugares, com o modelo 717, foi encerrada em maio. O modelo era inicialmente um produto da McDonnell Douglas, que ganhou nome novo quando a empresa foi absorvida pela Boeing em 1997.

Baseler disse que a Boeing terá primeiro de determinar se o 737 deve ser substituído em base de um a um --com outro jato de classe única e corredor único. Ele disse que a empresa está estudando o mercado para jatos de 80 e 90 lugares, e os planos das fabricantes de aviões regionais para modelos de 100 assentos.

"Pode ser que o resultado final da análise indique que não faz sentido algum para nós entrar no mercado de aparelhos de 90 ou 100 lugares", disse Baseler.

Mas se a Boeing decidir entrar neste mercado, Baseler disse que a empresa terá que ter dois modelos para também satisfazer as companhias aéreas que querem mais de 200 assentos.


[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

Re: EMBRAER X BOEING: num futuro próximo ?!

#2 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Set 14, 2006 2:27 pm

Pedro Gilberto escreveu:A Boeing tá analizando se vai entrar ou naum no mercado de aviação regional. Como fica para EMBRAER ?? Será q sua liderança nesse mercado será abalada ou, por entrar com atraso, a Boeing não será uma ameaça? Se bem q a aeronave poderá ser melhor e mais moderna por incorporar novos conceitos e tecnologias.

Ameaça sem dúvida seria!


Mas não acredito que a Boeing vá tentar penetrar neste mercado. Sua grande disputa está travada contra a Airbus, no qual ela já detém expertise, diversos aviões de sucesso, e uma disputa de igual para igual. Sair deste mercado para disputar um nicho com a Embraer representa um risco que talvez a Boeing não queira correr...

Mas é só uma conjectura minha...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
hancelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 974
Registrado em: Seg Set 19, 2005 10:04 pm
Localização: São Sebastião do Paraiso-MG
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#3 Mensagem por hancelo » Qui Set 14, 2006 2:47 pm

para isto acontecer é só a bombardier e a embraer se juntar
ai sim a boing entra no nicho delas




O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito. (George B. Courtelyou)
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#4 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Set 14, 2006 2:53 pm

hancelo escreveu:para isto acontecer é só a bombardier e a embraer se juntar
ai sim a boing entra no nicho delas

Não entendi... :? :?




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
hancelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 974
Registrado em: Seg Set 19, 2005 10:04 pm
Localização: São Sebastião do Paraiso-MG
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#5 Mensagem por hancelo » Qui Set 14, 2006 3:30 pm

FinkenHeinle escreveu:
hancelo escreveu:para isto acontecer é só a bombardier e a embraer se juntar
ai sim a boing entra no nicho delas

Não entendi... :? :?


é só as duas empresas se fundirem e entrar na briga com a boing e a airbus




O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito. (George B. Courtelyou)
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#6 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Set 14, 2006 3:32 pm

hancelo escreveu:
FinkenHeinle escreveu:
hancelo escreveu:para isto acontecer é só a bombardier e a embraer se juntar
ai sim a boing entra no nicho delas

Não entendi... :? :?


é só as duas empresas se fundirem e entrar na briga com a boing e a airbus

Acho difícil esta hipótese...


Primeiro que a EADS é acionista da Embraer! Segundo, que ambas atuam no MESMO nicho!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
hancelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 974
Registrado em: Seg Set 19, 2005 10:04 pm
Localização: São Sebastião do Paraiso-MG
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#7 Mensagem por hancelo » Qui Set 14, 2006 5:33 pm

FinkenHeinle escreveu:
hancelo escreveu:
FinkenHeinle escreveu:
hancelo escreveu:para isto acontecer é só a bombardier e a embraer se juntar
ai sim a boing entra no nicho delas

Não entendi... :? :?


é só as duas empresas se fundirem e entrar na briga com a boing e a airbus

Acho difícil esta hipótese...


Primeiro que a EADS é acionista da Embraer! Segundo, que ambas atuam no MESMO nicho!





realmente pode parecer absurdo mas nada é impossivel


alem do mais vc saberia me dizer quanto é a parte da EADS na EMBRAER.
pelo que eu li eles tem 17%do capital da EMBRAER




O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito. (George B. Courtelyou)
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#8 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Set 14, 2006 5:40 pm

hancelo escreveu:realmente pode parecer absurdo mas nada é impossivel


alem do mais vc saberia me dizer quanto é a parte da EADS na EMBRAER.
pelo que eu li eles tem 17%do capital da EMBRAER

Evidente que nada é impossível...


Mas eu já não acho a possibilidade da Boeing competir pelo nicho da Embraer tão factível.

A Embraer já não têm mais a concorrência da Bombardier pelo segmento Regional mais alto, represnetado pelo Embraer 170/190, e que na Bombardier se materializaria no C-Series, que foi cancelado.

O outro concorrente é o RRJ, do qual nunca mais tive notícias, mas a expectativa é que saia, já que tem o aval da Snecma, e da própria Boeing, se não me engano. Talvez esta seja a única cartada da Boeing neste mercado, e se minha memória não falha, dificilmente a Boeing investiria recursos para competir com um avião (RRJ) na qual já coopera!

Relativo ao Capital da EADS na Embraer, lembro-me que foi dentro de um "pacote" de algumas empresas européias. Salvo engano, foram Thales, Snecma, EADS e uma quarta, cada uma com algo um pouco maior que 5% do Capital Social da Embraer, num total pouco maior que 20%!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#9 Mensagem por Bolovo » Qui Set 14, 2006 7:58 pm

A EMBRAER é a 3º maior fabricante do planeta no ramo... mas se for enfrentar a Boeing, tá ferrada.

POREM, se a Boeing enfrentar a Embraer na area de aviões regionais de 100 lugares e tal, onde a Embraer é lider sem duvidas, a Boeing se daria mal.

O que a Embraer jamais pode imaginar, é enfrentar a Boeing ou Airbus na classe de aviões do tipo 737, A320...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#10 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Set 15, 2006 10:27 am

FinkenHeinle escreveu:
hancelo escreveu:realmente pode parecer absurdo mas nada é impossivel


alem do mais vc saberia me dizer quanto é a parte da EADS na EMBRAER.
pelo que eu li eles tem 17%do capital da EMBRAER


Relativo ao Capital da EADS na Embraer, lembro-me que foi dentro de um "pacote" de algumas empresas européias. Salvo engano, foram Thales, Snecma, EADS e uma quarta, cada uma com algo um pouco maior que 5% do Capital Social da Embraer, num total pouco maior que 20%!


Se não me engano, a quarta empresa é a Dassault.

[]'s




Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

#11 Mensagem por Centurião » Sex Set 15, 2006 2:54 pm

Bolovo escreveu:A EMBRAER é a 3º maior fabricante do planeta no ramo... mas se for enfrentar a Boeing, tá ferrada.

POREM, se a Boeing enfrentar a Embraer na area de aviões regionais de 100 lugares e tal, onde a Embraer é lider sem duvidas, a Boeing se daria mal.

O que a Embraer jamais pode imaginar, é enfrentar a Boeing ou Airbus na classe de aviões do tipo 737, A320...


Mas parece que o caminho pode ser outro. Recentemente li na Defesanet que pode haver uma cooperação entre a Embraer e Airbus para desenvolver o substituto do A320.




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#12 Mensagem por Pablo Maica » Sex Set 15, 2006 3:10 pm

Se a Boeing tentar entrar no nicho da Embraer, provavelmente vai ter muitas dificuldades, e com grande chance de fracasso, pois a Embraer ja é lider no mercado de jatos até 100 lugares e ainda terá o apoido da EADS (Airbus), agora a Embraer que não tente crescer pro lado da Boeing senão é ela quem vai toma uns laçassos lindos...


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61265
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#13 Mensagem por Túlio » Sex Set 15, 2006 6:59 pm

Pablo Maica escreveu:Se a Boeing tentar entrar no nicho da Embraer, provavelmente vai ter muitas dificuldades, e com grande chance de fracasso, pois a Embraer ja é lider no mercado de jatos até 100 lugares e ainda terá o apoido da EADS (Airbus), agora a Embraer que não tente crescer pro lado da Boeing senão é ela quem vai toma uns laçassos lindos...


Um abraço e t+ :D


Devemos ainda lembrar que a Boeing vem apanhando sistematicamente da Airbus no 'primeiro time'. Pular pro segundo e apanhar também, fecha a Boeing... :twisted:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#14 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Set 15, 2006 7:03 pm

tulio escreveu:
Pablo Maica escreveu:Se a Boeing tentar entrar no nicho da Embraer, provavelmente vai ter muitas dificuldades, e com grande chance de fracasso, pois a Embraer ja é lider no mercado de jatos até 100 lugares e ainda terá o apoido da EADS (Airbus), agora a Embraer que não tente crescer pro lado da Boeing senão é ela quem vai toma uns laçassos lindos...


Um abraço e t+ :D


Devemos ainda lembrar que a Boeing vem apanhando sistematicamente da Airbus no 'primeiro time'. Pular pro segundo e apanhar também, fecha a Boeing... :twisted:

Apanhando também não... A briga tá encarniçada...


Mas como disse, duvido que a Boeing vá competir com a Embraer...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

#15 Mensagem por Centurião » Sex Set 15, 2006 11:00 pm

Volto a tocar no ponto: E sobre uma possível cooperação entre a Airbus e a Embraer? Alguém sabe se isso é provável?




Responder