CATRE - BANT

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

CATRE - BANT

#1 Mensagem por Slip Junior » Qua Jan 21, 2004 2:47 pm

Eae pessoal, tudo bem? Acebei de voltar das minhas férias em Natal e trouxe umas pequenas "lembrancinhas" para vocês (e não são aquelas tipicas camisetas.. heheh). Bom, eu tive a oportunidade de fazer uma visita a BANT e pude ver e ouvir algumas coisas interessantes lá. Para começar os já classicos Xavantes.

Imagem

Bem, para minha infelicidade ainda não há nenhum AT-29 por lá. Mas já existem vários prédios que foram construidos para operar com o ALX por lá assim como mais alguns hangares de linha de vôo (junto as dezenas que já existiam) prontos para receber o 3º/7º GAV que será transferido de Belém para Natal. Segundo um capitão do GITE (Grupo de Instrução Tática e Especializada) (a quem eu devo uma grande parte dos agracidementos pela visita) com quem conversei, enquanto o 2º/5º GAv receberá os AT-29, os Xavantes do 1º/4º GAV (ou seria o contrário? bem, de qualquer forma ...) serão substituidos por F-5F's em um futuro não muito distante.

Imagem

Bom, depois de conhecer a parte operacional da BANT eu fiz um passeio pelo resto da base (que por sinal é a maior da América Latina) onde puder ver vários lugares que entraram para a história durante a 2ª GM como o cinema da base (que tá para mais para um teatro ao ar livre) onde os soldados americanos se descontraiam enquanto esperavam para ir para a Africa (e onde tb surgiu o forró). E qual não foi a minha surpresa em achar um B-25J e um B-26C por lá! Em um ótimo estado de conservação aparente, essas aeronaves se encontram atualmente fechadas para visitação publica depois da ocorrência de alguns atos de vandalismo.

Imagem
Imagem

Bom, por enquanto isso é tudo que eu tenho para mostrar. Daqui uns dias eu vou levar o filme da minha câmera para revelar (essas dai foram tiradas da digital da minha namorada) e dai eu tento scannear e colocar aqui tb.

Abraços




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#2 Mensagem por César » Sex Fev 06, 2004 7:43 pm

Caramba! Que sorte hein Slip!!??? :D :D

Primeiro, valeu pelas "lembrancinhas". Muito boas as fotos.

Mas gostaria de abordar uma parte em específico do seu texto:

Mas já existem vários prédios que foram construidos para operar com o ALX por lá assim como mais alguns hangares de linha de vôo (junto as dezenas que já existiam) prontos para receber o 3º/7º GAV que será transferido de Belém para Natal. Segundo um capitão do GITE (Grupo de Instrução Tática e Especializada) (a quem eu devo uma grande parte dos agracidementos pela visita) com quem conversei, enquanto o 2º/5º GAv receberá os AT-29, os Xavantes do 1º/4º GAV (ou seria o contrário? bem, de qualquer forma ...) serão substituidos por F-5F's em um futuro não muito distante.

É uma informação oficial essa que vão transferir o 3/7 GaV de Belém para natal?(É o "esquadrão netuno" né? Que opera os P-95B?).

Sendo verdade isso, gostaria de pedir a sua opinião, e, se possível o que levou a FAB a realizar essa mudança. EU não vejo sentido nenhum em tirar o único esquadrão brasileiro de patrulha da Região Amazônica. Certo, Natal é importante, precisa de um esquadrão, pois então que transfira os P-95 de Fortaleza para Natal, e deixe o 3/7 Gav patrulhando a Amazônia.

Com essa decisão, o nordeste vai ter 2 esquadrões de patrulha, e a amazônia nenhum!

Outra coisa: Sobre os F-5F, isso estaria condicionado àquela compra de 15 F-5 adicionais de um país né? Sabe se eles já acertaram alguma coisa?
Não seria mais adequado, equipar esse esquadrão só com os AT-29? E não teria nenhum trainador a jato mais barato(caso realmente precisem de aviões a jato)?

Foi mal aê por tantas perguntas Slip, mas agora eu fiquei curioso.

Valeu! 8)

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#3 Mensagem por Slip Junior » Sex Fev 06, 2004 11:07 pm

César escreveu: É uma informação oficial essa que vão transferir o 3/7 GaV de Belém para natal?(É o "esquadrão netuno" né? Que opera os P-95B?).

Não posso confirmar para vc a "oficialidade" disto mas acredito que seja, afinal de contas não acredito que construiriam hangares de linha de vôo apenas por causa de uma "possibilidade".

Sendo verdade isso, gostaria de pedir a sua opinião, e, se possível o que levou a FAB a realizar essa mudança. EU não vejo sentido nenhum em tirar o único esquadrão brasileiro de patrulha da Região Amazônica. Certo, Natal é importante, precisa de um esquadrão, pois então que transfira os P-95 de Fortaleza para Natal, e deixe o 3/7 Gav patrulhando a Amazônia.

Com essa decisão, o nordeste vai ter 2 esquadrões de patrulha, e a amazônia nenhum!

César, eu tenho que admitir que não tenho condições de comentar tal decisão mas o que me foi falado é tal transferencia é resultado de um estudo elaborado que identificou as chamadas "ameaças além-mar" como sendo as mais desafiadoras, no momento.
E complementando: não existe nenhum esquadrão de patrulha maritima em Fortaleza; as bases aéreas que atualmente operam tais aeronaves são a BABE, a BAFL, a BASC e a BASV.

Outra coisa: Sobre os F-5F, isso estaria condicionado àquela compra de 15 F-5 adicionais de um país né? Sabe se eles já acertaram alguma coisa?

Até onde eu saiba, nada certo ainda, mas a procura continua..

Não seria mais adequado, equipar esse esquadrão só com os AT-29? E não teria nenhum trainador a jato mais barato(caso realmente precisem de aviões a jato)?

César, cada um dos esquadrões vai operar só um tipo de aeronave: 2o/5o com os AT-29 e o 1o/4o com os F-5F`s. Quanto a equipar o 1o/5o também com AT-29's acredito que nao seria desejavel uma vez que a "evoluçao" de um piloto de caça dentro da FAB será a seguinte:
Depois de realizar o treinamento básico nos T-25 (os quais eu acredito serão substituidos por T-27's) e intermediário nos T-27 na AFA, o ainda cadete será enviado para o CATRE onde realizará o curso avançado no AT-29 no 2o/5o GAv. Depois disso ele é graduado e promovido tenente-aviador e é alocado junto a um dos "3o"s onde voará o A-29. Depois de um (ou 2) ano(s), ele voltará ao CATRE onde realizará o curso de liderança e de vôo em aeronave de alta performance no 1o/4o GAV voando no F-5F's.

Sobre a possibilidade de se utilizar outro modelo na tarefa de LIFT: possibilidades existem, mas acredito que o F-5F realmente seja, atualmente, a aeronave que proporcionará o melhor custo x beneficio para a FAB.

Abraços




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#4 Mensagem por César » Sáb Fev 07, 2004 3:58 pm

E complementando: não existe nenhum esquadrão de patrulha maritima em Fortaleza; as bases aéreas que atualmente operam tais aeronaves são a BABE, a BAFL, a BASC e a BASV.

Putz, viajei na maionese e confundi Fortaleza com Salvador :D ÊÊÊÊÊÊÊ César!!!
Bem, mas o que eu queria dizer é isso. Se fosse assim, transferissem o esquadrão de Salvador(Orungam, acho) para Natal, e deixasse Belém com o se esquadrão. Agora a região amazônica ficará sem nenhum esquadrão de patrulha.

Bem, abraço a todos :wink:

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#5 Mensagem por Slip Junior » Sáb Fev 07, 2004 5:20 pm

César, talvez isso seja um indicativo de que as forças armadas acreditam que essa hipotética força militar além-mar iria atacar primeiramente os principais centros econômicos e industriais do Brasil antes de se dirigir para o TOA, não? Dessa forma seria muito melhor ter um esuqadrão de patrulha maritima em Natal, mais capaz de detectar uma força naval no meio do Atlantico do Sul, do que uma posicionada em Belem mais focada a detecção da mesma na região do Caribe.

Abraços




Responder