Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16531 Mensagem por J.Ricardo » Sex Mar 31, 2023 10:47 am

Concordo plenamente, depois que comecei a me interessar mais por armas curtas e de caça, fiquei fã desse calibre.
Mas não acredito que o EB venha a ter olhos para ele, faz pouco tempo que quebraram suas amarras para sair do 7,62, duvido que tenham qualquer interesse em testar novos calibres e opções.

Lembro que a IMBEL até tentou uma parceria com a SIG para produzir aqui suas pistolas utilizando o aço da Imbel, mas acabou não indo pra frente, por certo os generais e sua mente tacanha acharam que era muita tecnologia. [002]




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16532 Mensagem por gabriel219 » Sex Mar 31, 2023 2:05 pm

J.Ricardo escreveu: Sex Mar 31, 2023 10:47 am Concordo plenamente, depois que comecei a me interessar mais por armas curtas e de caça, fiquei fã desse calibre.
Mas não acredito que o EB venha a ter olhos para ele, faz pouco tempo que quebraram suas amarras para sair do 7,62, duvido que tenham qualquer interesse em testar novos calibres e opções.

Lembro que a IMBEL até tentou uma parceria com a SIG para produzir aqui suas pistolas utilizando o aço da Imbel, mas acabou não indo pra frente, por certo os generais e sua mente tacanha acharam que era muita tecnologia. [002]
Aqui ainda estamos adotando miras sem zoom variável, que são cópias das miras Aimpoint que o EUA adotou antes de 2009, enquanto a maior parte do mundo está indo para miras com zoom variável, não é de se estranhar o quão jurássico é o Alto-Comando das nossas Forças Armadas, com exceção da FAB.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16533 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Abr 01, 2023 7:59 am

gabriel219 escreveu: Sex Mar 31, 2023 2:05 pm
J.Ricardo escreveu: Sex Mar 31, 2023 10:47 am Concordo plenamente, depois que comecei a me interessar mais por armas curtas e de caça, fiquei fã desse calibre.
Mas não acredito que o EB venha a ter olhos para ele, faz pouco tempo que quebraram suas amarras para sair do 7,62, duvido que tenham qualquer interesse em testar novos calibres e opções.

Lembro que a IMBEL até tentou uma parceria com a SIG para produzir aqui suas pistolas utilizando o aço da Imbel, mas acabou não indo pra frente, por certo os generais e sua mente tacanha acharam que era muita tecnologia. [002]
Aqui ainda estamos adotando miras sem zoom variável, que são cópias das miras Aimpoint que o EUA adotou antes de 2009, enquanto a maior parte do mundo está indo para miras com zoom variável, não é de se estranhar o quão jurássico é o Alto-Comando das nossas Forças Armadas, com exceção da FAB.
Eu diria que todas tem lá suas derrapadas. Realmente, a melhorzinha, é a FAB, que na média apresenta uma melhor coerência entre os seus projetos/programas, tendo uma força bem equipada tecnologicamente. Apesar que ainda não digeri o abandono do projeto do UCAV com a Embraer. Put@ vacilo.

Em segundo lugar, temos o EB. Por fim, a MB, que é melhor nem comentar.

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 540
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16534 Mensagem por Alfa BR » Dom Ago 27, 2023 6:47 pm

Comparativo entre os fuzis MD97 e IA2 produzidos pela IMBEL.





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16535 Mensagem por gabriel219 » Seg Ago 28, 2023 7:32 am

Falando no IA2, cadê as Miras Guará da AEL?

Era esperado que fossem entregues em 2021, Julho mais precisamente.




Avatar do usuário
marcusv
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 226
Registrado em: Sáb Fev 18, 2006 1:33 am
Localização: porto alegre
Agradeceram: 30 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16536 Mensagem por marcusv » Sáb Mar 09, 2024 4:43 pm

Oi, Alguém tem notícias do ia2 7.62 no exército?




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16537 Mensagem por Pablo Maica » Sáb Mar 09, 2024 7:58 pm

marcusv escreveu: Sáb Mar 09, 2024 4:43 pm Oi, Alguém tem notícias do ia2 7.62 no exército?
A verão com cano de 15" eu não sei pois literalmente não se teve mais noticias desde que o EB recebeu alguns lotes, mas acho que a carabina 11" SBR acabou realmente por não chamar a atenção tanto do EB quanto das forças policiais. Provavelmente para utilização em serviço caiu no mesmo limbo do SA58 OSW da DSA, e já vi gente que teve acesso a essas duas armas, comentando que o SA-58 ainda tem a "vantagem" de ter um rail guard bem pesado por ser em metal, o que ajuda no controle do recuo, já o IA-2 7.62 11" por ter o guarda mão em polímero bem mais leve acaba ficando bastante instável.

Se bem que não sei se a Imbel estava mirando apenas o mercado de forças de segurança com a carabina 7.62, pois um cano curto nesse calibre basicamente teria espaço em tropas especiais. Para civis mais abastados eu sei que ele já teve algumas dezenas de vendas, pois esse pessoal já estava há um tempo pagando a mula roubada para trazer kits da DSA, devido a vontade de ter algo desse tipo nas suas coleções.

O Garand Thumb tem um vídeo analisando o SA58 OSW, que eu acho que pode ter certa relação ao IA-2 7.62 com cano de 11" também, sobre a aplicação de um fuzil com essas características em CQB e em campo aberto.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16538 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mar 09, 2024 8:45 pm

O problema do IA2 7.62, pra mim, é o ferrolho basculante. Um rotativo tem o potencial pra ter metade do peso, com a mesma eficiência, ainda acho o IA2 7.62 ainda pesado.

Eu sinceramente queria mesmo que o EB pensasse num IA3, com algum 6 mm por ai e Mtr de Assalto no mesmo, estilo LAMG, mas ai é sonhar demais pra um Exército que não sabe o que fazer com uma viatura com canhão 30 mm.




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16539 Mensagem por Pablo Maica » Dom Mar 10, 2024 5:02 am

gabriel219 escreveu: Sáb Mar 09, 2024 8:45 pmEu sinceramente queria mesmo que o EB pensasse num IA3, com algum 6 mm por ai e Mtr de Assalto no mesmo, estilo LAMG, mas ai é sonhar demais pra um Exército que não sabe o que fazer com uma viatura com canhão 30 mm.
A velharada do EB ainda nem se recuperou do grande trauma emocional de trocar o 7.62 pelo 5.56 e parar de usar coturno preto vitrificado, e tu já quer que eles adotem calibres na categoria dos 6mm? Espera mais uns 30 anos pelo menos.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16540 Mensagem por gabriel219 » Dom Mar 10, 2024 9:09 am

Pablo Maica escreveu: Dom Mar 10, 2024 5:02 am A velharada do EB ainda nem se recuperou do grande trauma emocional de trocar o 7.62 pelo 5.56 e parar de usar coturno preto vitrificado, e tu já quer que eles adotem calibres na categoria dos 6mm? Espera mais uns 30 anos pelo menos.


Um abraço e t+ :)
Tens razão, desculpe pelo meu devaneio.




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#16541 Mensagem por Pablo Maica » Dom Mar 10, 2024 4:38 pm

Quando o resto do mundo estiver adotando rail gun na infantaria ai a gente começa a pensar em um fuzil 6.5mm, de ferrolho basculante e baseado no FAL.

Fazendo um pequeno off topic, alguém ai está sabendo sobre os rumores do COT estar em busca de um novo fuzil, para substituir os HK, e quais os possíveis substitutos?


Um abraço e t+ :)




Responder