Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1186 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 15, 2023 10:54 am

É o primeiro governo de esquerda na Colombia em mais de 50 anos.
Mas, como tudo na vida, tem sempre uma primeira vez, o atual PR deles obviamente não irá seguir, como não está seguindo, a cartilha de todos os governos anteriores que combatiam as guerrilhas de esquerda e os movimentos armados de direita.
Defesa sempre foi e continua sendo um ativo relevante na política interna colombiana. Mas para este governo que está aí, isto tende a mudar enquanto estiver no poder.
Lembrar que o PR deles passou os últimos 30 a 40 anos do outro lado dos combates entre Estado e guerrilha. A visão dele obviamente não é a mesma dos políticos em geral do país no que diz respeito o conceito e prevalência do tema defesa.
A ver o que acontece.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1187 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Dez 21, 2023 10:25 pm

A partir de 10:00 fica interessante. 8-]





"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1188 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Dez 25, 2023 5:00 pm

FIGHTERCOM escreveu: Qui Dez 14, 2023 10:00 pm Uai, entendendo mais nada. A Colômbia não era um exemplo?!


Abraços,

Wesley
ERA. Não é mais.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1189 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 05, 2024 1:24 pm

Colômbia só tem operacionais seis caças Kfir e este número poderá ir a ZERO

https://aeroin.net/colombia-so-tem-oper ... ir-a-zero/

Se continuar neste ritmo, até o final do ano a FAC vai seguir os passos da FAA e igualar-se com ela em termos de negligência e falta de responsabilidade com os políticos argentinos.

Bom para nós que teremos um resultado, talvez, ainda este ano para solucionar o problema.

Tanto norte americanos como suecos podem, se quiserem, dispor de caças em reserva, ou até operacionais, para compor uma solução de curtíssimo prazo à FAC até a entrega de novas unidades.

No caso sueco, aparentemente, isto não será um problema visto terem repassado recentemente 4 unidades dos Gripen C\D para a Hungria a fim de assegurar sua entrada definitiva na OTAN. Com os modelos E entrando em operação, e com dezenas deles em diferentes fases de produção na Suécia, não seria de todo surpresa que eles enviassem alguns destes para a FAC de modo a resolver o mais rapidamente possível este negócio.

Ainda acredito que, quando a FAC pisar no calo dos políticos colombianos em função desta situação, o PR irá se voltar antes de mais nada para o seu companheiro em Brasília. Aí é sentar e conversar, para fechar o negócio, que como já disse muitas vezes, ambos países tem muito a ganhar, se souberem acertar os respectivos interesses e demandas entre si.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1190 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Mar 05, 2024 5:53 pm

Ninguém vai dispor de caças de reservas pra um país presidido por um terrorista comunista, muito menos os EUA ou outros membros da OTAN.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1191 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 06, 2024 12:12 pm

Países como USA, Suécia e outros europeus estão negociando de forma ferrenha a exportação de seus caças para o tal país presidido por um terrorista comunista. E parece não se importarem muito com isso.
Deixando as ideologias de lado, a FAC precisa de caças. Nós fabricamos um por aqui, não por acaso. Nada demais vender para os colombianos. Afinal, quem vai operar é a força aérea da Colombia e não o presidente do país. Esse está lá temporariamente.
Negócios são negócios.
Questões sobre diferenças de opinião e ideias sobre a realidade política não fazem a menor diferença aos militares da FAC.
Lembre-se sempre que dinheiro não tem ideologia.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1192 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 06, 2024 12:18 pm

Que tal a gente trocar com o terrorista comunista 12 KC-390 por 12 OPV 93 :?: 8-]
Mas pode ser também 12 Gripen E\F por 12 Astros 2020. :mrgreen:
Ou ainda 100 lanchas de patrulha de rio colombianas por 100 VANT brasileiros.
E assim vamos.
Pode até fazer uma mistura de tudo um pouco que rola também.
É só querer.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1193 Mensagem por J.Ricardo » Sex Mar 08, 2024 11:07 pm

O presidente da Colômbia vem radicalizando cada vez mais seu discurso, agora esta propondo um embargo as exportações israelenses de armas, desse jeito vai ficar praticamente impossível manter esses Kfir voando.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1194 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 09, 2024 2:15 pm

Segundo a FAC, do jeito que está, não passam desse ano.
O PR colombiano parece ignorar, ou não dar importância, que o único vetor de caça da força aérea do país é israelense, e depende quase que totalmente deles para poder continuar sendo operado.
Naturalmente o governo israelense suspendeu todo e qualquer apoio logístico aos Kfir colombianos.
Agora é só questão de tempo até pararem de vez.
É possível que ele use isso como desculpa para alguma compra de oportunidade, ou como moeda de troca, com algum pretenso fornecedor de caças para tentar obter melhores condições.
A ver se ele tem noção da realidade.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1195 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Mar 10, 2024 7:58 am

E não se tem notícias do andamento do processo de aquisição de um "novo" vetor.

Mesmo o KAI FA-50 ou M346 podem estar fora da realidade ($$$) da FAC.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1196 Mensagem por J.Ricardo » Dom Mar 10, 2024 9:49 pm

e com o caminhão de dólares que os EUA mandam de ajuda a Colômbia, eles não são nem loucos de procurar um produto do outro lado da cortina pra substituir os Kfirs.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1197 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 11, 2024 4:38 pm

Não vão. A Colombia tem muito mais laços com a Coréia do Sul do que qualquer outro país da Ásia.
Com o acordo firmado com a KAI para a homologação do T-50\FA-50 no país pelas autoridades colombianas, abriu-se de vez o espaço para este caça conquistar a sua vaga na FAC, que é sabido, a força tem todo interesse e deseja o mesmo para substituir os antigos T-37 Dragon Fly.
Se a versão monoplace sair do papel como proposto pela KAI, não duvido que eles acabem casando as duas coisas com ambos modelos servindo como solução de oportunidade.
Os sul coreanos não estão oferecendo apenas aviões no país vizinho, ao contrário, estão com a feira inteira aberta para o governo colombiano escolher, e comprar, o que quiser.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2375
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1198 Mensagem por EduClau » Qui Mar 14, 2024 8:44 pm

A Fuerza Aeroespacial Colombiana vai perder o 'espacial'.



Se continuar a coisa como está acho que vai perder até a 'Fuerza'.

Sds




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1199 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Mar 17, 2024 10:58 am

Eu tenho comigo que se a FAC bater o martelo pelo M-346, não virá mais nada além disso. Nada de F-16, Gripen e, muito menos, Rafale.

Cazas de combate o aviones de ataque ligero: el dilema de la Fuerza Aérea Colombiana

https://www.infodefensa.com/images/showid2/6569346?w=900&mh=700

https://www.infodefensa.com/texto-diari ... colombiana
Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#1200 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 17, 2024 2:18 pm

O Petro já anda falando umas besteiras por lá em relação a reformas que ele quer aprovadas no congresso, que já deixou claro que não vai abaixar a cabeça e abanar o rabo para tudo.
Se continuar no rumo atual, capaz de não chegar no fim do mandato.
A FAC está em uma sinuca de bico. Mas como disse, talvez o FA-50 seja a saída para eles, se a versão nomoplace sair do papel.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder