Coisas que não entendo

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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A.K. for T-7
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Coisas que não entendo

#1 Mensagem por A.K. for T-7 » Qua Jul 05, 2006 7:36 pm

Coisas que não entendo

Quando vejo discussões sobre o FX e o pessoal falar que o F-16 não presta por causa das restrições de autonomia, porque o equipamento é americano, etc., fico a pensar o seguinte:
O C-130 Hercules é a espinha dorsal de nossa aviação de transporte, o que daria a sustentação logística no TO amazônico e em outros TO fora do pólo industrial do S/SE, e é uma aeronave em que cada parafuso é norte-americano, ela vai e vem mundo afora, assim como os KC137, que são as aeronaves de nosso inventário que mais têm visto emprego operacional de vulto e respondido a situações emergenciais, e nunca ninguém viu isso como ameaça à soberania.
O UH-1 é a espinha dorsal da aviação de asas rotativas da FAB, é o que faria o SAR e CSAR e, como o C-130, é totalmente americana, do motor ao cinto de segurança do piloto. Ela está para ser substituída pelo Black Hawk, que também é inteiramente americano, e onde quer que eu vá esta decisão só recebe elogios, inclusive dos pilotos da FAB, que têm clara predileção pelo equipamento norte-americano e não se cansam de comemorá-lo.
O P-3BR vai ter eletrônica européia, mas a célula, motores, sistemas de combustível e hidráulico, trem de pouso, etc., enfim, tudo que não é eletrônico é norte-americano, e que eu saiba micro chip e tela de cristal líquido não tira avião do chão, e ninguém acha isso arriscado ou uma ameaça ao livre uso da aeronave.
O R-99 é a essência de nossa futura capacidade de combater em redes e se fossemos listar todos seus componentes norte-americanos iríamos precisar de um post de umas cinco páginas...E isso não é questionado.
O A-29, braço armado da patrulha e defesa da cobiçada Amazônia, apesar de feito aqui, não pode nem ser exportado sem autorização dos EUA tamanho o número de componentes norte-americanos.
O F-5M entra na mesma categoria do P-3BR: eletrônica israelense e todo o resto norte-americano (inclusive importantes itens eletrônicos do sistema de navegação). Como disse, vale lembrar que computador sem asa e motor não voa...
Pensando no FX: o Gripen não presta porque o motor Volvo RM-12 é um F-404 norte-americano fabricado na Suécia, e isso nos tira a liberdade...Mas o Rafale é maravilhoso (apesar de uma facada na hora da compra e, muitíssimo provavelmente, na hora da manutenção: bimotor, componentes exclusivos da Dassault, etc.). E como todos sabem, é impulsionado por um par de SNECMA M-88-2, que nada mais são que F-404 norte-americanos fabricados na França. Então se é feito na França, está OK, mas se é feito na Suécia, não.
Acho que se o pessoal (da FAB) tivesse parado de ladainha hoje estaríamos de F-16 Block 52+, quiça Block 60 com CFT e IRST, que na minha modesta e leiga opinião não deixa nada a dever a um Rafale ou Eurofighter se bem empregado e integrado numa rede com radares, AWACS, etc. como podemos fazer por aqui, sem contar que é um caça com muito mais unidades vendidas, mais de uma linha de produção, mais de um fornecedor de componentes, com todos os “bugs” sanados, mais barato de comprar, possivelmente mais barato de manter por ser monomotor, porém sem deixar a dever em desempenho e com muita história de combate.Afinal, se o Tio Sam vier para cima de F-22 e companhia limitada, não adianta ter Rafale, Eurofighter, Gripen e o escambau, nem suporte independente, porque ninguém vai ceder à pressão americana e nos vender componentes se não for do interesse deles, e de qualquer modo nem teremos em que fazer manutenção depois de um mês de combate...




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#2 Mensagem por Einsamkeit » Qua Jul 05, 2006 7:40 pm

Ninguem no mundo tirando Russia e quem sabe a china pode enfrentar os americanos convencionalmente, so se derrota os americanos matando o maximo deles possivel no nosso territorio, como no iraque, vietnam e etc

O problema dos americanos é a chamada coleirinha




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#3 Mensagem por rcolistete » Qua Jul 05, 2006 8:14 pm

Código: Selecionar todos

como todos sabem, é impulsionado por um par de SNECMA M-88-2, que nada mais são que F-404 norte-americanos fabricados na França. Então se é feito na França, está OK, mas se é feito na Suécia, não. 


O motor M88-2 não é um F-404 ! Teve uma revista brasileira que publicou esse erro que agora outros repetem. O que aconteceu é que o 1o protótipo do Rafale (A, eu acho) usou o F-404 antes que o M88-2 ficasse pronto.

Se é para comprar FX, que se esqueça Mirage 2000-5/9, F-16 não interessa o Block, MiG-29, etc, e passemos à nova geração : F-35, Rafale, Eurofighter, Su-35 (?), Pak-FA (?), etc. Bem, essa é minha opinião e parece ser a da FAB, tal como o comandante da FAB mostrou em apresentações divulgadas há meses atrás.

Abraços,

Roberto




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#4 Mensagem por Alitson » Qua Jul 05, 2006 9:39 pm

rcolistete escreveu:

Código: Selecionar todos

como todos sabem, é impulsionado por um par de SNECMA M-88-2, que nada mais são que F-404 norte-americanos fabricados na França. Então se é feito na França, está OK, mas se é feito na Suécia, não. 


O motor M88-2 não é um F-404 ! Teve uma revista brasileira que publicou esse erro que agora outros repetem. O que aconteceu é que o 1o protótipo do Rafale (A, eu acho) usou o F-404 antes que o M88-2 ficasse pronto.

Se é para comprar FX, que se esqueça Mirage 2000-5/9, F-16 não interessa o Block, MiG-29, etc, e passemos à nova geração : F-35, Rafale, Eurofighter, Su-35 (?), Pak-FA (?), etc. Bem, essa é minha opinião e parece ser a da FAB, tal como o comandante da FAB mostrou em apresentações divulgadas há meses atrás.

Abraços,

Roberto


Realmente como ja foi discutido anteriormente o M88 não tem nada a ver com o F-404, o caso é que por falta destes motores, o primeiro prototipo utilizou o F-404...

De resto, toda a FAB e a MB pode utilizar equipamentos americanos, menos os caças!!!!!!!!! Coisas que eu também não entendo!!!!!!!!




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#5 Mensagem por A.K. for T-7 » Qua Jul 05, 2006 9:47 pm

rcolistete escreveu:

Código: Selecionar todos

como todos sabem, é impulsionado por um par de SNECMA M-88-2, que nada mais são que F-404 norte-americanos fabricados na França. Então se é feito na França, está OK, mas se é feito na Suécia, não. 


O motor M88-2 não é um F-404 ! Teve uma revista brasileira que publicou esse erro que agora outros repetem. O que aconteceu é que o 1o protótipo do Rafale (A, eu acho) usou o F-404 antes que o M88-2 ficasse pronto.

Se é para comprar FX, que se esqueça Mirage 2000-5/9, F-16 não interessa o Block, MiG-29, etc, e passemos à nova geração : F-35, Rafale, Eurofighter, Su-35 (?), Pak-FA (?), etc. Bem, essa é minha opinião e parece ser a da FAB, tal como o comandante da FAB mostrou em apresentações divulgadas há meses atrás.

Abraços,

Roberto


Como havia dito, sou leigo neste assunto, ou seja, apenas leio e me informo em revistas especializadas, e justamente as que eu li (RFA e T&D) tinham este erro... Foi mal...
Mas continuo achando que não há problema nisso, e se for o caso, como você disse, vamos de F-35, que deve ser o próximo F-16 em termos de sucesso comercial/operacional. Deveríamos ter ido de F-16 nos anos 80, mas já que não deu, vamos de JSF agora...É o que eu acho: use o melhor, o que o resto do mundo considera melhor, e você normalmente não se dará mal...Se todos que já usaram o F-16, ou já o viram em uso estão correndo para participar do JSF, para que fazer diferente? Só o Parreira que gosta de ser do contra, e todo mundo viu no que deu, he he he




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#6 Mensagem por Einsamkeit » Qua Jul 05, 2006 9:51 pm

Ai que esta, sem furtividade o F-35 nao é nada demais comparado com o Ef-2000 Tranche 25, Provavelmente os Americanos nao nos dariam ele stealth, portanto deixa de ser aquilo tudo, eu queria F-22 na fab, quem nao queria? mas se é caro ate pra eles....




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#7 Mensagem por Alitson » Qua Jul 05, 2006 10:00 pm

Einsamkeit escreveu:Ai que esta, sem furtividade o F-35 nao é nada demais comparado com o Ef-2000 Tranche 25, Provavelmente os Americanos nao nos dariam ele stealth, portanto deixa de ser aquilo tudo, eu queria F-22 na fab, quem nao queria? mas se é caro ate pra eles....


Já pensou a FAB assim...

1. Anapolis = 24 F/A-22
2. Santa Cruz = 24 F/A-22
3. Canoas = 24 F/A-22
4. Manaus = 24 F/A-22

1. Boa Vista = 24 F-35A
2. Porto Velho = 24 F-35A
3. Campo Grande = 24 F-35A
4. São Gabriel da Cachoeira = 24 F-35A
5. Rio Branco = 24 F-35A
6. Foz do Iguaçu = 24 F-35A

1. Santa Maria = 24 F-35B
2. Cuiaba = 24 F-35B
3. Santarem = 24 F-35B
4. Recife = 24 F-35B

Imaginem só!!!!!!! Que loucura!!!!!!!!!




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#8 Mensagem por Bolovo » Qua Jul 05, 2006 10:03 pm

Alitson escreveu:
Einsamkeit escreveu:Ai que esta, sem furtividade o F-35 nao é nada demais comparado com o Ef-2000 Tranche 25, Provavelmente os Americanos nao nos dariam ele stealth, portanto deixa de ser aquilo tudo, eu queria F-22 na fab, quem nao queria? mas se é caro ate pra eles....


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1. Anapolis = 24 F/A-22
2. Santa Cruz = 24 F/A-22
3. Canoas = 24 F/A-22
4. Manaus = 24 F/A-22

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2. Porto Velho = 24 F-35A
3. Campo Grande = 24 F-35A
4. São Gabriel da Cachoeira = 24 F-35A
5. Rio Branco = 24 F-35A
6. Foz do Iguaçu = 24 F-35A

1. Santa Maria = 24 F-35B
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#9 Mensagem por Alitson » Qua Jul 05, 2006 10:05 pm

Bolovo escreveu:
Alitson escreveu:
Einsamkeit escreveu:Ai que esta, sem furtividade o F-35 nao é nada demais comparado com o Ef-2000 Tranche 25, Provavelmente os Americanos nao nos dariam ele stealth, portanto deixa de ser aquilo tudo, eu queria F-22 na fab, quem nao queria? mas se é caro ate pra eles....


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1. Anapolis = 24 F/A-22
2. Santa Cruz = 24 F/A-22
3. Canoas = 24 F/A-22
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5. Rio Branco = 24 F-35A
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#10 Mensagem por Alitson » Qua Jul 05, 2006 10:07 pm





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#11 Mensagem por Alitson » Qua Jul 05, 2006 10:09 pm





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#12 Mensagem por Alitson » Qua Jul 05, 2006 10:10 pm

erro




Editado pela última vez por Alitson em Qua Jul 05, 2006 10:15 pm, em um total de 1 vez.
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#13 Mensagem por Penguin » Qua Jul 05, 2006 10:11 pm

Einsamkeit escreveu:Ai que esta, sem furtividade o F-35 nao é nada demais comparado com o Ef-2000 Tranche 25, Provavelmente os Americanos nao nos dariam ele stealth, portanto deixa de ser aquilo tudo, eu queria F-22 na fab, quem nao queria? mas se é caro ate pra eles....


Vc realmente acredita que todos os paises - que no minimo levam o tema defesa a sério - que participam do programa F-35 estao comprando gato por lebre? Ate agora nada de oficial foi divulgado contra as capacidades stealth do F-35. Que pais pulou fora do programa? Pelo que sei acontece justo o contrario. A Italia aumentou sua encomenda de 150 para 210 e Israel tem externado na imprensa seu desejo de substituir o F-16 por F-35.

As divergencias tem ocorrido devido a questoes de transferencia de tecnologia. Que diga-se de passagem, de acordo acom as ultimas noticias publicadas, estao sendo resolvidas (pelo menos com o Reino Unido e a Australia).

O que ha muito sao opinioes pessoais de "consultores" na maioria das vezes "interessados" (Carlos Kopp e o lobby para adquirir F-22 que o diga) utilizando informacoes de dominio publico para chegar a certas conclusoes.




Editado pela última vez por Penguin em Qua Jul 05, 2006 10:17 pm, em um total de 1 vez.
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#14 Mensagem por Bolovo » Qua Jul 05, 2006 10:13 pm

Alitson escreveu:
Bolovo escreveu:
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Einsamkeit escreveu:Ai que esta, sem furtividade o F-35 nao é nada demais comparado com o Ef-2000 Tranche 25, Provavelmente os Americanos nao nos dariam ele stealth, portanto deixa de ser aquilo tudo, eu queria F-22 na fab, quem nao queria? mas se é caro ate pra eles....


Já pensou a FAB assim...

1. Anapolis = 24 F/A-22
2. Santa Cruz = 24 F/A-22
3. Canoas = 24 F/A-22
4. Manaus = 24 F/A-22

1. Boa Vista = 24 F-35A
2. Porto Velho = 24 F-35A
3. Campo Grande = 24 F-35A
4. São Gabriel da Cachoeira = 24 F-35A
5. Rio Branco = 24 F-35A
6. Foz do Iguaçu = 24 F-35A

1. Santa Maria = 24 F-35B
2. Cuiaba = 24 F-35B
3. Santarem = 24 F-35B
4. Recife = 24 F-35B

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Sonhar não faz mal, faz???????

Minha cabeça não consegue imaginar, sonhar tanta grana. É surreal demais para mim! :mrgreen:




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#15 Mensagem por Einsamkeit » Qua Jul 05, 2006 10:15 pm

Nao estou diminuindo o valor do F-35 como aviao, só estou falando que sem a furtividade, ele nao é muito a mais do que seus concorrentes, visto que o F-22 ainda nao tem concorrentes, Pelo que vi a italia esta querendo o Ef-2000 para superioridade aerea e o F-35 para ataque

o F-35 foi feito mesmo para ser bastante inferior ao F-22, mais barato e com otimas capacidades de ataque ao solo




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