Página 1 de 125

caminhões em uso pelo EB

Enviado: Ter Jun 13, 2006 10:48 am
por artenobre
abri e tópico para a gente discutir sobre os modelos de caminhoes usados pelo nosso EB, pelo que ando vendo por ai os mesmo nao aguentariam rodar na maioria dos terrenos que poderiam vir a ser cenários de uma hipotética guerra contra alguma nação sul americana, mesmo no haiti nossos caminhoes passam vergonha, se alguem tiver fotos para postar agradeceria.

Enviado: Ter Jun 13, 2006 11:42 am
por eu sou eu
os caminhoes utilizados pelo EB, s~so na maioria MB, militarizados, aguentam qualquer serviço, sem falar que os MB são os fuscas dos caminhoes, um alicate e um pedaço de arame, resolvem a maioria dos problemas, falo isso com a experiencia de 20 anos como caminhoneiro

Enviado: Ter Jun 13, 2006 2:15 pm
por Vinicius Pimenta
Existem diversos modelos. Como em todas as FFAA brasileiras, existem contrastes. Existem veículos bastante novos e outros muito desgastados. Na média geral a idade dos veículos preocupa. Interessante esse tópico porque essa parte logística é muito ignorada pela maioria dos ensiastas que só se preocupam em caças, blindados, submarinos mas se esquecem da base das Forças Armadas...

O CFN consegue manter veículos mais novos pela infinitamente menor quantidade em relação ao EB.

Enviado: Ter Jun 13, 2006 2:58 pm
por Clermont
Taí, uma curiosidade sobre a infantaria motorizada. No Brasil, os caminhões de transporte ficam sob o controle de quem? Do batalhão ou da brigada?

Enviado: Ter Jun 13, 2006 3:35 pm
por Hader
Muito bom o tópico. Sem logística não existe blindado, obus, caça ou submarino que dê conta do recado. Mas ela não aparece, e justamente por não aparecer acaba sendo esquecida no debate.
Lí a algum tempo uma matéria que falava da pouca eficiência dos MB no Haiti, apresentando muitos defeitos...Seria verdade ou apenas intriga de jornalista?

Abraços

Enviado: Ter Jun 13, 2006 3:45 pm
por Wingate
Meu pai serviu em Quitauna (1949), quando ali estavam localizados um GAAAe (Artilharia Anti-Aérea) e o Quarto Regimento de Infantaria (Quarto R.I., carinhosamente chamado pelos soldados de Quarto Recanto do Inferno).

Eram dois quartéis: um para o pessoal da AAAé e o outro para o 4. R.I.

Meu pai era motorista da AAAé, dirigindo os antigos QT (GMC, Chevrolet e Diamond). Cada Bateria da AAAé (acho que eram três mais a Bateria de Comando) tinha suas próprias viaturas e motoristas.

Havia uma grande rivalidade entre o pessoal da AAAé e o da Infantaria. Os da Infantaria eram chamados de "Pé de Poeira" pela Artilharia enquanto os da artilharia eram os "soldados Ai!Ai!Ai" (tirado da abrev. AAAé da Artilharia).

Pergunto: A suspensão bumerangue, criada pela extinta ENGESA, ainda é usada nos caminhões do Exército (me refiro aos adquiridos recentemente, os MB)?

Roberto

Enviado: Ter Jun 13, 2006 3:51 pm
por Clermont
Roberto Domanico Filho escreveu:Havia uma grande rivalidade entre o pessoal da AAAé e o da Infantaria. Os da Infantaria eram chamados de "Pé de Poeira" pela Artilharia enquanto os da artilharia eram os "soldados Ai!Ai!Ai" (tirado da abrev. AAAé da Artilharia).


Essa foi ótima. :D

Enviado: Ter Jun 13, 2006 6:07 pm
por talharim
Esses caminhões que o EB usa na sua maioria aqueles Mercedes-Benz civil eu acho que apenas pintam eles com as cores do EB não devem ganhar blindagem ou reforço na suspensão........

Não devem aguentar um tiro de Javelin ou Hellfire :? :evil:

Enviado: Ter Jun 13, 2006 6:52 pm
por FinkenHeinle
talharim escreveu:Esses caminhões que o EB usa na sua maioria aqueles Mercedes-Benz civil eu acho que apenas pintam eles com as cores do EB não devem ganhar blindagem ou reforço na suspensão........

Não devem aguentar um tiro de Javelin ou Hellfire :? :evil:

Nenhum Caminhão Militarizado aguenta...

Enviado: Ter Jun 13, 2006 7:37 pm
por Carlos Mathias
muito ignorada pela maioria dos ensiastas que só se preocupam em caças, blindados, submarinos mas se esquecem da base das Forças Armadas...


Vinícius, logística é o básico do básico. Se um exército não consegue manter uma base logística mínima, então este mesmo exército não merece o nome que carrega. Portanto, penso que essa preocupação, importantíssima aliás, é tão básica e primária que é uma quase naturalidade de todas as FAs. Obviamente que umas conferem maior importância que outras, e a nossa classe política parece não dar importância a nada. Sobre os MB, eles têm incorporado tração 4 X 4, pois toda viatura de combate do EB precisa é é obrigatoriamente 4 X 4.

Enviado: Ter Jun 13, 2006 7:49 pm
por hancelo
talharim escreveu:Esses caminhões que o EB usa na sua maioria aqueles Mercedes-Benz civil eu acho que apenas pintam eles com as cores do EB não devem ganhar blindagem ou reforço na suspensão........

Não devem aguentar um tiro de Javelin ou Hellfire :? :evil:


não é bem assim não talharim
a estrutura deles é toda modificada
eu tenho uma foto do meu tempo de quartel quando os caminhões do pqd foram fazer uma demosntração onde eu servi
puts nada haver com o que se ve nas estradas
todo o sistema de amortecimento era reforçado
4x6 e as rodas traseiras não eram duplas
mais onde eu servi no antigo 2 gacos eram 3 caminhões chevrolet 76 e enfrentavam todos os terrenos.

Enviado: Qua Jun 14, 2006 8:26 am
por Guerra
Clermont escreveu:Taí, uma curiosidade sobre a infantaria motorizada. No Brasil, os caminhões de transporte ficam sob o controle de quem? Do batalhão ou da brigada?



Aos Batalhôes. Cada subunidade tem suas viaturas e são resposnsaveis pela sua manutenção de 1º escalão.

Enviado: Qua Jun 14, 2006 8:31 am
por Guerra
talharim escreveu:Esses caminhões que o EB usa na sua maioria aqueles Mercedes-Benz civil eu acho que apenas pintam eles com as cores do EB não devem ganhar blindagem ou reforço na suspensão........

Não devem aguentar um tiro de Javelin ou Hellfire :? :evil:


É reforçada, tanto a suspensão como a carroceria, mas não aguenta nem tiro de 7,62.

Enviado: Qua Jun 14, 2006 11:32 am
por WalterGaudério
SGT GUERRA escreveu:
talharim escreveu:Esses caminhões que o EB usa na sua maioria aqueles Mercedes-Benz civil eu acho que apenas pintam eles com as cores do EB não devem ganhar blindagem ou reforço na suspensão........

Não devem aguentar um tiro de Javelin ou Hellfire :? :evil:


É reforçada, tanto a suspensão como a carroceria, mas não aguenta nem tiro de 7,62.


Pau para toda obra em termos de caminhões militares utilitários são mesmo os URAL russos, muito além de qualquer coisa em uso pelo EB(a FAB possui pelo menos 4 unidades operacionais na FAYS-Faezenda de aeronáutica de Pirassununga)

No depósito da Receita Federal do Porto de Paranaguá, existem cerca de 6 unidades do Ural 6x6, em estado de retenção devido a irregularidades na documentação que poderiam ser doados(não sei se o termo jurídico correto é esse) ao EB ou a FAB. Mas por enquento ainda estão em bom estado,

Poder-se-ia aproveitar que temos um tratado de coperação com a Rússia, na área militar, para produzirmos sob licença esses veículos, que tem fama de TODO TERRENO(o grifo é meu, por essa afirmação ser verdadeira mesmo), acredito que a AVIBRÁS (TECTRAM) pudesse dar conta do recado, em cooperação com qualquer outra empresa brasileira do setor para produzirmos 100% do URAL por aqui.

Por fim os melhores caminhôes militares utilitarios da América Latina , são os mais de 400(!) URAL em serviço com as forças armadas uruguaias

Morram de inveja, Eu já pilotei um Ural do Exercito polonês em 2003 em Gdynia(por apenas 50m, he, he, he,-mas pilotei ora bolas)

Walter(o que já andou muito de MB quando aprendiz -marinheiro na EAN-SC)

Enviado: Qua Jun 14, 2006 11:40 am
por Guilherme
Eu vi 3 caminhões da Mercedes-Benz saindo da Beira-Mar Norte e dirigindo-se para a 14a. Brigada, aqui em Florianópolis, há 4 ou 5 anos atrás. Eram modelos recentes e a pintura estava muito boa.