caminhões em uso pelo EB
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Re: caminhões em uso pelo EB
Sem querer bater na mesma tecla, mas já o fazendo, esta imagem só me faz pensar o quanto estamos ainda muito longe de ter uma força terrestre realmente operacional em termos de equipamentos motorizados.
Mesmo a industria aqui no Brasil já oferecendo há tempos modelos fora de estrada para trabalhos, digamos, mais braçais que exijam mais dos veículos, o EB ainda segue comprando versões civis sem modificações ou adaptações para uso em diversas atividades que no mínimo teriam a prerrogativa de dispor ao menos de um veículo com tração.
Mas esta foto aqui em baixo, diz que nada mudou. E pelas últimas compras feitas, com VW e MB se alternando como fornecedores, vai realmente ficar muito dificil alguma coisa mudar no curto prazo.
abs
Mesmo a industria aqui no Brasil já oferecendo há tempos modelos fora de estrada para trabalhos, digamos, mais braçais que exijam mais dos veículos, o EB ainda segue comprando versões civis sem modificações ou adaptações para uso em diversas atividades que no mínimo teriam a prerrogativa de dispor ao menos de um veículo com tração.
Mas esta foto aqui em baixo, diz que nada mudou. E pelas últimas compras feitas, com VW e MB se alternando como fornecedores, vai realmente ficar muito dificil alguma coisa mudar no curto prazo.
abs
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
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Re: caminhões em uso pelo EB
Esse tipo de modificação é feita fora da linha de montagem, a VW-MAN pelo que me parece, tem um esquema um pouco mais prático, eles tem uma parceria com uma empresa que tem um pavilhão dentro da fábrica mesmo, para fazer essas encomendas especiais, inclusive os caminhões para o EB são montados lá.
Esse tipo de guindaste, acima de 40 tons costuma ser montado em chassi específico, não é o comum vir em chassi de caminhão de linha.
Para o EB deve ser usado pouco, comparado com uma indústria ou locadora, deve ser mais vantajoso e barato em caminhão mesmo. Simplifica a logística, esse da foto acima, sequer usa o mesmo tipo de pneus de um caminhão de estrada.
Esse tipo de guindaste, acima de 40 tons costuma ser montado em chassi específico, não é o comum vir em chassi de caminhão de linha.
Para o EB deve ser usado pouco, comparado com uma indústria ou locadora, deve ser mais vantajoso e barato em caminhão mesmo. Simplifica a logística, esse da foto acima, sequer usa o mesmo tipo de pneus de um caminhão de estrada.
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Re: caminhões em uso pelo EB
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: caminhões em uso pelo EB
Não me lembro bem a motorização ,mas tinha a suspensão parecida com a dos Mamutes , tudo indica que ele já está sendo substituído por novos Volkswagen 6x6 , os famosos Bob esponja .
Gogogas !
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Re: caminhões em uso pelo EB
São veículos com um tipo de uso muito específico e não se vê um desses todo dia andando pela rua.Juniorbombeiro escreveu:Esse tipo de modificação é feita fora da linha de montagem, a VW-MAN pelo que me parece, tem um esquema um pouco mais prático, eles tem uma parceria com uma empresa que tem um pavilhão dentro da fábrica mesmo, para fazer essas encomendas especiais, inclusive os caminhões para o EB são montados lá.
Esse tipo de guindaste, acima de 40 tons costuma ser montado em chassi específico, não é o comum vir em chassi de caminhão de linha.
Para o EB deve ser usado pouco, comparado com uma indústria ou locadora, deve ser mais vantajoso e barato em caminhão mesmo. Simplifica a logística, esse da foto acima, sequer usa o mesmo tipo de pneus de um caminhão de estrada.
No caminho da casa dos meus país tem uma empresa que trabalha com esse tipo de veículo. Mas são contados a dedo.
De qualquer forma, seria interessante saber no que a engenharia do EB empregaria tais guindastes.
A Lieebrh fornece esse tipo de guindaste para o exercito alemão. Mas lá ele é empregado também como veículo socorro.
abs.
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Re: caminhões em uso pelo EB
ficaria surpreso se fosse por algo diferente.gogogas escreveu:Não me lembro bem a motorização ,mas tinha a suspensão parecida com a dos Mamutes , tudo indica que ele já está sendo substituído por novos Volkswagen 6x6 , os famosos Bob esponja .
putz, parece que só existe VW e MB no país fabricando caminhão.
abs
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Re: caminhões em uso pelo EB
São as duas empresas hoje que tem a linha mais completa e a maior fatia de mercado. Scania e Volvo focam nos caminhões maiores, Iveco e Ford tem menos participação no mercado, a Agrale garimpou sua participação nos menores. Com o critério de licitação por menor preço somado a requisitos não tão específicos, que podem ser atendidos por veículos de linha com poucas modificações, fica difícil competir contra essas duas.
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Re: caminhões em uso pelo EB
Me parece então falta de gestão e de foco do MD nesta perspectiva.Juniorbombeiro escreveu:São as duas empresas hoje que tem a linha mais completa e a maior fatia de mercado. Scania e Volvo focam nos caminhões maiores, Iveco e Ford tem menos participação no mercado, a Agrale garimpou sua participação nos menores. Com o critério de licitação por menor preço somado a requisitos não tão específicos, que podem ser atendidos por veículos de linha com poucas modificações, fica difícil competir contra essas duas.
Estava olhando agora as cinco armas do EB e mais as áreas de logística e material bélico, e me arrisco a dizer que praticamente mais da metade da frota hoje de caminhões do EB é formada por Constalation e Worker e seus derivados. O pouco que sobra é formado por MB, e em alguns segmentos específicos por outras marcas.
Na minha opinião, deveria haver no mínimo uma segmentação por áreas a fim de propiciar melhores chances das empresas para o mercado militar. Caso contrário, vamos ficar na mão de apenas duas fornecedoras enquanto as demais acabam ficando desestimuladas de competir e até mesmo de oferecer novos e melhores produtos por aqui.
Neste caso, a Agrale, como única empresa nacional de verdade deveria ser privilegiada de alguma forma, como atestado na lei que regula atualmente a BID. Eles fabricam veículos de 500 kgs a 22 toneladas de peso bruto, salvo engano. Assim, no que fosse possível, o MD deveria envidar junto a empresa, após consulta e elaboração de requisitos junto as ffaa's, de toda uma família de veículos nesta faixa para que a empresa desenvolva-os dentro dos critérios requeridos pelo MD, a fim de equipar todas as ffaa's. Isso garantiria sua sobrevivência e ainda ajudaria em exportações, e mesmo no desenvolvimento de novos produtos para o mercado civil.
Além disso, como já havia colocado antes aqui, o MD deveria ao menos fazer um esforço para que todos os veículos adquiridos fossem minimamente adaptados ao tipo de serviço que irão prestar. Digo isso em relação aos muitos caminhões existentes que apesar de normalmente operarem fora de estrada, não tem nenhum preparo para isso ou simplesmente são versões civis compradas do jeito que saíram da fábrica. É gastar dinheiro duas vezes a meu ver. Uma para comprar e outra para consertar os estragos do uso indevido destes veículos. E isso apesar da industria já oferecer caminhões adaptados aos esforços do trabalho fora do asfalto. Mais uma falta de critério das ffaa's nesta área.
Mas quem sabe um dia a gente começa a fazer as coisas diferentes. Afinal, como já dizia o ditado, o barato as vezes sai caro.
Alguma hora, principalmente em defesa, o pessoal vai ter que se tocar disso.
O exemplo da Ucrânia está aí para todo mundo ver. Sorte a deles que eles tem um puta parque industrial militar, e uma enorme herança material dos idos tempos soviéticos.
Nos aqui infelizmente não temos a mesma sorte.
abs
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Re: caminhões em uso pelo EB
Exemplos de caminhões civis fora de estrada fabricados no Brasil e que poderiam ser melhor adaptados ao uso militar.
Actros
Axor
MAN
Scania
Iveco
São apenas exemplos do que temos aqui e que poderia ser aproveitados em várias missões militares sem contudo oferecer o risco de desperdiçar o dinheiro público em algo que pode até fazer o trabalho, mas que poderia ser melhor feito se os investimentos tivessem outra orientação que não apenas olhar o bolso.
abs
Actros
Axor
MAN
Scania
Iveco
São apenas exemplos do que temos aqui e que poderia ser aproveitados em várias missões militares sem contudo oferecer o risco de desperdiçar o dinheiro público em algo que pode até fazer o trabalho, mas que poderia ser melhor feito se os investimentos tivessem outra orientação que não apenas olhar o bolso.
abs
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: caminhões em uso pelo EB
Grato pelas fotos, amigo!Lucas Lasota escreveu:Seguem as fotos
abs.
arcanjo
Re: caminhões em uso pelo EB
Flávio,
lançando um pouco de água fria na tua sopa.....
lançando um pouco de água fria na tua sopa.....
FCarvalho escreveu: Actros
Versão 8x4 de cavalo mecânico. Operacionalmente, para fora de estrada, nada irá acrescentar. À não ser um pequeno aumento da capacidade de carga....
Axor
Já em uso no EB. É cavalo mecânico 6x4, e no CIBld temos 2....
MAN
Não está em uso, e não nos traria nada à mais em termos de capacidades de carga e/ou off road.....
Scania
Versão 10x4, com grande capacidade de carga.....desde que em asfalto!
Iveco
Excelente veículo, 4x4, mas com capacidades iguais aos nossos Fuscões 15210 ou MBB 1725.
São apenas exemplos do que temos aqui e que poderia ser aproveitados em várias missões militares sem contudo oferecer o risco de desperdiçar o dinheiro público em algo que pode até fazer o trabalho, mas que poderia ser melhor feito se os investimentos tivessem outra orientação que não apenas olhar o bolso.
abs
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Re: caminhões em uso pelo EB
Poxa, deve ter alguma coisa que sirva então.eligioep escreveu:Flávio,
lançando um pouco de água fria na tua sopa.....
Modelos eu sei que tem na industria. Ao menos alguma coisa melhor do que os modelos civis básicos que eu sempre vejo sendo empregados por aí.
Quem sabe eu consigo acertar na próxima. Vou me esforçar mais.
abs
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Re: caminhões em uso pelo EB
Flávio,FCarvalho escreveu:Poxa, deve ter alguma coisa que sirva então.eligioep escreveu:Flávio,
lançando um pouco de água fria na tua sopa.....
Modelos eu sei que tem na industria. Ao menos alguma coisa melhor do que os modelos civis básicos que eu sempre vejo sendo empregados por aí.
Quem sabe eu consigo acertar na próxima. Vou me esforçar mais.
abs
na industria nacional não temos outras opções atualmente.
Talvez a Scania ou Iveco passem a produzir algum modelo com capacidades off road.
Mas sem ter clente certo, dificilmente isso ocorrerá.
À propósito, o 6x6 da Scania que já apareceu nesta página, também é um veículo civil militarizados, tal qual os VW e MB ora empregados pelo EB.
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Re: caminhões em uso pelo EB
Eligio, este caminhão da Scania, salvo engano um P360, pela informação dada por um funcionário da empresa no vídeo que postei seria encomendado este ano pelo EB. No vídeo mostra um veículo um pouco diferente de fotos antigas, pois mesmo sendo 6x6, ele tem apenas 4 rodas atrás, ao invés das 8 que apareciam nas fotos. E o cara não parava de se gabar que era o único caminhão homologado pelo EB.
Além deste, há ainda a Iveco tentando empurrar o Traccker militarizado. Acho que também 6x6, não lembro bem.
Por mim não tem problema nenhum. É melhor 4 modelos 6X6 do que apenas 2. A concorrência é sadia e muito bem vinda para nós. E diria também para as empresas.
E antes que me esqueça, há também os dois veículos 6x6 que a Shacman andou mostrando por aqui, mas que depois da LAAD'15, nada se soube a mais. Me pareceram à época bastante interessantes. Como disse, quanto mais modelos, melhor. Se considerarmos que todos eles praticamente possuem alguma versão além da 6X6, já estaríamos em melhor condição de negociar com as empresas, e não esse duopólio vergonhoso que se vê aí.
Mas isso sou eu pensando alto de novo.
abs
Além deste, há ainda a Iveco tentando empurrar o Traccker militarizado. Acho que também 6x6, não lembro bem.
Por mim não tem problema nenhum. É melhor 4 modelos 6X6 do que apenas 2. A concorrência é sadia e muito bem vinda para nós. E diria também para as empresas.
E antes que me esqueça, há também os dois veículos 6x6 que a Shacman andou mostrando por aqui, mas que depois da LAAD'15, nada se soube a mais. Me pareceram à época bastante interessantes. Como disse, quanto mais modelos, melhor. Se considerarmos que todos eles praticamente possuem alguma versão além da 6X6, já estaríamos em melhor condição de negociar com as empresas, e não esse duopólio vergonhoso que se vê aí.
Mas isso sou eu pensando alto de novo.
abs
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: caminhões em uso pelo EB
Flávio,
o P360 não é o único homologado, se é que seja, pois nunca vi nada publicado nos Boletins do Exército - BE à este respeito.
Sempre leio todos os BE, e lá são publicadas as aprovações, com suas restrições, quando há.
Assim, vi que toda a linha Agrale está homogada, os 4x4 MBB 1721 e 1725, os VW 15.180 e 15.210, bem como o 6x6 VW Constelation 31.360/320. Aliás, este o único 6x6 com homologação publicada.
E não lembro de nenhuma solicitação de proposta de oferta e/ou licitação para adquirir caminhões 6x6.
Sobre termos mais de 2 modelos, particularmente sou contra, pois torna a cadeia logística um inferno com nossos parcos recursos.
À propósito, em outro post falastes da possibilidade de as FFA contemplarem mais a Agrale, em vista do previsto pela Lei de que regulamenta a BID, onde se prevê vantagens para industrias "estabelecidas no Brasil", e não necessariamente genuinamente nacionais. Assim, a VW e MBB se enquadram, contrario à TATRA, por exemplo.
Um fato de não termos veículos genuinamente militares é o preço $$$$ e a pouca necessidade de real de uso deles.
Os 4x4 e 6x6 VW e MBB atendem ao que necessitamos, com desempenho suficiente em nosso território.
Inclusive na Amazonia, mais em particular na BR 230 (Transamazonica) e BR 163 (Cuiabá-Santarém) é muito comum nossas viaturas ultrapassarem os atoleiros e obstáculos, e depois auxiliarem aos caminhões ali atascados. No youtube há diversos vídeos.
Inclusive eu fiz isso diversas vezes, no trajeto Itaituba-Marabá/PA, de 800 km, aproximadamente, em duas jornadas de 10 a 12 horas, com parada em Altamira para pernoite.
Além dos Shakman, teve também dos KIA, mas não passaram de testes preliminares, sem despertar um real interesse por parte dos militares.
Como curiosidade, os KIA estão rodando em uma fazenda, no RS, de propriedade da GABARDO Transportes, que os comprou e emplacou. Também está com o protótipo do VW 15.180 e 31.320.
Best Regard's!
o P360 não é o único homologado, se é que seja, pois nunca vi nada publicado nos Boletins do Exército - BE à este respeito.
Sempre leio todos os BE, e lá são publicadas as aprovações, com suas restrições, quando há.
Assim, vi que toda a linha Agrale está homogada, os 4x4 MBB 1721 e 1725, os VW 15.180 e 15.210, bem como o 6x6 VW Constelation 31.360/320. Aliás, este o único 6x6 com homologação publicada.
E não lembro de nenhuma solicitação de proposta de oferta e/ou licitação para adquirir caminhões 6x6.
Sobre termos mais de 2 modelos, particularmente sou contra, pois torna a cadeia logística um inferno com nossos parcos recursos.
À propósito, em outro post falastes da possibilidade de as FFA contemplarem mais a Agrale, em vista do previsto pela Lei de que regulamenta a BID, onde se prevê vantagens para industrias "estabelecidas no Brasil", e não necessariamente genuinamente nacionais. Assim, a VW e MBB se enquadram, contrario à TATRA, por exemplo.
Um fato de não termos veículos genuinamente militares é o preço $$$$ e a pouca necessidade de real de uso deles.
Os 4x4 e 6x6 VW e MBB atendem ao que necessitamos, com desempenho suficiente em nosso território.
Inclusive na Amazonia, mais em particular na BR 230 (Transamazonica) e BR 163 (Cuiabá-Santarém) é muito comum nossas viaturas ultrapassarem os atoleiros e obstáculos, e depois auxiliarem aos caminhões ali atascados. No youtube há diversos vídeos.
Inclusive eu fiz isso diversas vezes, no trajeto Itaituba-Marabá/PA, de 800 km, aproximadamente, em duas jornadas de 10 a 12 horas, com parada em Altamira para pernoite.
Além dos Shakman, teve também dos KIA, mas não passaram de testes preliminares, sem despertar um real interesse por parte dos militares.
Como curiosidade, os KIA estão rodando em uma fazenda, no RS, de propriedade da GABARDO Transportes, que os comprou e emplacou. Também está com o protótipo do VW 15.180 e 31.320.
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