caminhões em uso pelo EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: caminhões em uso pelo EB

#1801 Mensagem por arcanjo » Ter Jun 22, 2021 4:20 pm

Tatra apresenta caminhões que serão fabricados no Paraná
Primeira fábrica da marca fora da República Tcheca começa a produzir em setembro, em Ponta Grossa; modelos foram mostrados em evento com o governo paranaense

https://1.bp.blogspot.com/-j0SA71yBU5o/YNIphJhAPQI/AAAAAAAAMgk/CwGBLsod0zYjqoRvFjX26CwJccSSU35_wCLcBGAsYHQ/s2048/image00012.jpg
Foto: José Fernando Ogura

Representante no Brasil da Tatra Trucks, a TatraBras apresentou os caminhões que pretende produzir na fábrica que está sendo construída em Ponta Grossa, no Paraná. Os modelos que estão sendo chamados de Euro 5 e Euro 6, ambos 6x6 da categoria off-road, foram os escolhidos para estrear a linha de produção, que está prevista para começar a funcionar em setembro.

Os dois caminhões foram apresentados pela empresa na sexta-feira, 18, durante um encontro com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o vice-governador Darci Piana (PSD), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Esta será a primeira fábrica da Tatra fora da República Tcheca.

“São veículos de grande porte que vão atender os mercados brasileiro e internacional. É mais um grande investimento do setor automotivo no Estado, que conta com importantes multinacionais como a Caterpillar, New Holland, Volvo, DAF, Renault e Volkswagen”, disse o governador Ratinho Junior.

De acordo com o comunicado divulgado pelo governo paranaense, a empresa está investindo R$ 102,7 milhões na nova planta, deve gerar 300 empregos diretos até 2026. A unidade está sendo beneficiada pelo programa de incentivos fiscais do Paraná, mas outra razão que fez a marca tcheca optar por Ponta Grossa é que a cidade já tem a fábrica da DAF, que vai fornecer uma série de componentes aos caminhões da Tatra.

Segundo a empresa, a nova planta vai funcionar em sistema CKD (Completely Knock-Down), em que as peças virão da República Tcheca e o caminhão será apenas montado no Brasil. A previsão é que a produção inicial seja de 100 unidades por ano, mas a linha de montagem terá capacidade instalada para algo entre 800 a 1 mil veículos por ano. Está nos planos ainda a fabricação de uma segunda configuração de caminhão, com tração 8x8.

“Existe uma demanda grande pelos modelos off-road no Brasil, que não circulam nas estradas e são utilizados por aqueles setores que exigem veículos de alta tração, como a área florestal, de mineração e sucroalcooleira”, disse o presidente da TatraBras, Rui Lemes. “A suspensão desses caminhões é totalmente diferente de qualquer outro modelo fabricado no Brasil e atende a uma necessidade do mercado nacional. São modelos totalmente diferenciados.”

Além dessas áreas de atuação, a Tatra também prevê fornecer veículos para o setor militar e de defesa. Além de atender o mercado interno, a produção nacional também se destinará à exportação, especialmente para os países da América do Sul e da África.

A Tatra é uma marca tcheca fundada em 1850 que hoje é especializada na fabricação de caminhões pesados off-road. Ela começou produzindo vagões de trem e lançou seu primeiro automóvel em 1897. É considerada a terceira montadora mais antiga do mundo, depois da Daimler/Mercedes-Benz e da Peugeot. Ela encerrou a produção de automóveis em 1999, quando passou a focar nos caminhões.

FONTE: Automotive Business

:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... serao.html

Nota do Defesa Brasil Notícias: A Tatra Trucks já fornece seus produtos para o setor militar e de defesa do Brasil. Eles estão presentes, por exemplo, no Sistema ASTROS 2020 da Avibrás, que utiliza um chassi Tatra T815 tração 6x6, importado; além das recém adquiridas portadas pesadas IRB System que equipam a Engenharia de Combate do Exército, que utilizam um caminhão Tatra tração 8x8, também importado da Europa.

https://1.bp.blogspot.com/-IwpJQiW8Pl4/YNJUGZwtdaI/AAAAAAAAMgs/ylhGqNpu3U80PJ2hsvtKqzLcExN3QCZVgCLcBGAsYHQ/s1032/material.jpeg
Viatura 8x8 Tatra IRB System - Foto: Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1802 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 23, 2021 10:46 am

A empresa certa, no lugar certo e com os produtos certos. A dizer se o momento foi o certo também.
O modelo utilizado pela engenharia do EB é um TATRA TERRA.
Se os checos conseguirem encetar os PHOENIX no Brasil a porteira está aberta para toda a linha de caminhões deles. E o que não falta por aqui é demanda para o tipo de veículos que eles produzem, tanto civil como militar.
Muito boa sorte para eles.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1803 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 05, 2021 1:52 pm

Agora um candidato natural à nova viatura porta-container do EB.

https://www.tatratrucks.com/cache/images/galleryPreviewBig/tatra_790r39_kontejner.jpghttps://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSgYlCJ6TrgzaNUjke7UiS1caQA0JIls76wNjnVbVY6iOCOIK4-tCNGLpoxzUpFvB2rjk0&usqp=CAU
https://www.czdjournal.com/images/theme/20180830112334_2018-074-containers.JPGhttps://www.armedconflicts.com/attachments/5948/002.JPG




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1804 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 05, 2021 2:03 pm

Tatra Force T815-7

https://i0.wp.com/i.pinimg.com/originals/0d/bf/b6/0dbfb684d7ca62254f6bf9ff5c783242.jpg?resize=650,400
https://lh3.googleusercontent.com/proxy/z24k2kRl7-L18ziRMSWpUoQRiM-w7L8LhGBUw-3JLinK-QttFuNLyRyATsSKTL55EGCzWpp_-NHgc6V6Oaqnjw52NjBxzqXjnU21mNqfKTGLL6CWpcGwJMjjmgjRJdZ3




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1805 Mensagem por gogogas » Seg Jul 05, 2021 3:17 pm

Pelo visto vai dar americano ! FMS ajuda todos ...




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1806 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 05, 2021 4:13 pm

gogogas escreveu: Seg Jul 05, 2021 3:17 pm Pelo visto vai dar americano ! FMS ajuda todos ...
O caso dos caminhões de socorro, ao menos até aqui, me parece ser mais uma questão de "criação/manutenção de doutrina" do EB do que objetivamente uma aquisição para constituir capacidades efetivas. O exército nunca lidou com este tipo de veículo, e ao menos pelo que se tem visto da práxis verde-oliva dos últimos anos, é muito provável que estes veículos, se adquiridos, sejam para testar se podem ser adequados ou não ao apoio das OM mecanizadas. Eu particularmente entendo que sim, desde que o veículo em si tenha condições de apoiar na íntegra, diga-se em qualquer situação, os bldos da família Guarani, da versão básica às VBE que vierem a ser produzidas. O que significa dizer apoiar bldos de 14 a 30 ton de deslocamento.
Aí eu não sei dizer se o caminhão americano que se diz querer comprar é capaz, ou não.
Vamos ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1807 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 31, 2021 10:15 pm

FCarvalho escreveu: Seg Mar 09, 2020 9:52 pm Em tempo, uma correção. O EB emitiu dois ROB para uma viatura de socorro/recuperação para a artilharia, cobrindo as OM blda e mecanizada.
PORTARIA Nº 218-EME, DE 25 DE JULHO DE 2019
Aprova os Requisitos Operacionais das Viaturas Especiais de Socorro para o Sistema de Artilharia de Campanha (EB20-RO-04.044), 1ª Edição, 2019.

Há de se esperar que em sendo baseada na plataforma Tatra/Avibrás, o mesmo também possa vir a ser utilizado nas bdas cav e inf mec, em seus batalhões logísticos.
Como disse anteriormente, a família do chassi Tatra/Avibrás tende a crescer, e muito, nos próximos anos se atendidos todos os ROB emitidos para viaturas até aqui.
abs
Essa portaria é de 2 anos atrás. Até o momento nada deste ROB foi levado a efeito em termos práticos, seja no sentido de prospectar o mercado, seja no sentido de adotar uma solução nacional, ou induzir a compra por oportunidade.
Na teoria, este veículo poderia ser baseado na plataforma Astros 2020 que utiliza os chassis Tatra T815-7 me todas as versões dos caminhões atuais.
Sabemos também que houve a aparição anos atrás de uma suposta versão de recuperação/socorro destes veículos, mas que no fim, mostrou-se que era um negócio específico voltado para o mercado saudita.
Desde então nada mais se falou ou se soube sobre este ROB.
Em tempo, no mesmo se privilegia o uso de plataforma nacional para o emprego desta versão de apoio para a artilharia de campanha. Mas a entrada de um caminhão norte americano por compra de oportunidade parece ter jogado água nas pretensões da Avibrás, ou de qualquer outra empresa aqui instalada, em oferecer seus produtos para o exército.
Enquanto essa tal compra não se concretiza, vale a perspectiva de que temos tempo para analisar as opções do mercado para este novo veículo, caso ele venha a ser adotado pelo exército, conforme os requisitos expostos.
Rapidamente de cabeça, no Brasil hoje temos as seguintes fabricantes de caminhões que possuem modelos a oferecer baseados em seus veículos produzidos aqui:

IVECO;
VW/MAN;
TATRA;
MERCEDES BENZ;
SCANIA
VOLVO




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1808 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 31, 2021 10:44 pm

Mercedes Benz ACTROS

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1809 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 31, 2021 11:17 pm

Rheinmetall / MAN

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1810 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 31, 2021 11:43 pm

Iveco Logistics Veichiles TRAKKER

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1811 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jul 31, 2021 11:48 pm

TATRA FORCE t815-7

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1812 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 01, 2021 12:00 am

VOLVO Defense Veichiles

https://volvo-prod.adobecqms.net/content/dam/volvo-defense/markets/volvo-defense/misc/volvo-defense-products-trucks-hero2.jpg




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1813 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 01, 2021 12:05 am

SCANIA Defense Veichiles

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1814 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 10, 2021 10:11 am

Vai um Ural Next 2021 aí. 8-]

Imagem

https://uralaz.ru/en/models/ural-next/

Sigo achando incrível como os russos não conseguem enxergar o potencial de mercado para seus caminhões no Brasil.
Eles fariam muito sucesso por aqui, com certeza.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Vinícius Almeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 353
Registrado em: Sex Dez 12, 2014 9:49 pm
Agradeceram: 49 vezes
Contato:

Re: caminhões em uso pelo EB

#1815 Mensagem por Vinícius Almeida » Sex Ago 13, 2021 3:33 pm

A legislação brasileira é complicada com caminhões bicudos e o carro chefes das fabricantes são os cavalos mecânicos pesados.

A Tatra mesmo só está vindo pq a DAF conseguiu se estabelecer a partir dos seus cavalos mecânicos.




Responder