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Fotos dia da caça BASC
Enviado: Seg Abr 24, 2006 11:54 am
por otaolive
Pessoal, neste fórum tem umas fotos bem legais da festa no dia 20 de abril.
http://www.ukar.co.uk/cgi-bin/ukarboard/ikonboard.cgi?s=d01b394467899399c7a593bc1446076e;act=ST;f=9;t=14244
O legal é que eles falam que vão ter uma reportagem sobre isso depois, e com mais fotos !!!
Só um aperitivo...O q é isso embaixo do A-1 ??
Saudações
Enviado: Seg Abr 24, 2006 12:07 pm
por Carlos Mathias
Me parece um POD de reconhecimento...
Enviado: Seg Abr 24, 2006 12:17 pm
por Pablo Maica
Mas não é o Gespi... que POD é este?
Um abraço e t+
Enviado: Seg Abr 24, 2006 1:28 pm
por Fábio Nascimento
Ótimas fotos,lindas!!
parabéns!!
Ps. porem que humelhação, logo na pagina seginte tem fotos do tiphon...pô sacanágem eu já tava animado em ver os F-5M!!
Enviado: Seg Abr 24, 2006 1:50 pm
por Lucas SSBN
Pablo Maica escreveu:Mas não é o Gespi... que POD é este?
Um abraço e t+
Se não é o Gespi, então qual seria ?
Litening para o AMX
A FAB anunciou a compra de 10 casulos Litening para equipar os AMX. Junto vieram 6 casulos Reccelite que é uma versão do Litening para reconhecimento tático. O Litening também será integrado nos AMX venezuelanos.
O casulo de designação de alvos e navegação Litening II/III da Rafael israelense e Northrop Grumman americana foi o primeiro casulo a incorporar todas as capacidades e sensores para que uma aeronave possa voar várias missões ao mesmo tempo. O desenvolvimento iniciou em 1992.
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ ... asulo.html
Enviado: Seg Abr 24, 2006 4:56 pm
por Adelphi
Essas fotos estão lindas!
Esse pod é um dos quatro que vieram com os A-4 da MB e foram transferidos para a FAB.
abraços,
Rodrigo
Enviado: Seg Abr 24, 2006 5:06 pm
por otaolive
Mas os A4 da MB vieram com pod Litening?
Não sabia disso...
Enviado: Seg Abr 24, 2006 7:36 pm
por Vinicius Pimenta
Não é um POD Litening, nem Gespi. O Felipe pegou todos os nomes dos PODs e vai colocá-los no artigo do mês que vem.
Enviado: Seg Abr 24, 2006 7:57 pm
por interregnum
Estranho se for um pod de reconhecimento por que essa acft não é RA-1
Enviado: Seg Abr 24, 2006 8:10 pm
por Vinicius Pimenta
Mas é do Poker, então está tudo em casa.
Os A-1 também fazem reconhecimento. O RA-1 é um A-1 otimizado para a tarefa.
Enviado: Seg Abr 24, 2006 11:15 pm
por Pablo Maica
Muito interessante essa historia dos pod's, até eu sair da FAB não tinha visto nem um em SM, e quanto a diferença entre A-1 e RA-1, esteticamanete não há só alguns componentes eletronicos.
Um abraço e t+
Enviado: Ter Abr 25, 2006 1:04 pm
por Alcantara
Se eu não me engano, é um Pod Orpheus. Não é um pod novo, pelo contrário, mas mesmo assim são válidos para as tarefas a que se destinam. Eles são utilizados ainda por várias nações de 1ª mundo, como a Holanda e a Itália, por exemplo. Na Itália eles foram operados a princípio pelos F-104 e agora, com a retirada deles, estão sendo instalados nos AMX.
The AMX can in principle be fitted with reconnaissance pallets in a dedicated bay, just forward of the main landing gear on the right side, though it is also unclear if these pallets were actually developed and, if so, what their configurations were. The AMX can also carry a centerline reconnaissance pod, traditionally the Oude Delft Orpheus infrared linescan pod, inherited from Italy's now-retired Starfighter fleet.
Vou procurar mais informações, mas acho que aqui tem alguma pista da configuração dos nossos Orpheus.
Infatti, mentre l'RF-104G era dotato di sole tre macchine fotografiche (due oblique ed una verticale), il pod "Orpheus" aveva ben 5 macchine: due oblique, una panoramica, una frontale ed una all'infrarosso. Al di là dell'ovvia miglioria dal punto di vista tattico di poter impiegare il velivolo in missioni notturne impiegando il sensore all'infrarosso, bisogna anche considerare che, dal punto di vista del pilota, era molto più facile riportare a casa una buona foto con il pod che con l'RF. Su questa macchina, infatti, era molto importante sorvolare quasi esattamente l'obiettivo a causa della scarsa "apertura" delle macchine; la panoramica dell'"Orpheus", per contro, con la sua apertura a 180° consentiva risultati anche ove un RF avrebbe fallito miseramente. Dalla sua parte, l'RF aveva circa 600 libbre di carburante in più, alloggiate nel vano cannone, migliori prestazioni e minori consumi (volare senza un "bidone" di 1.000 kg sotto la pancia ha i suoi vantaggi!) e, ovviamente, l'orgoglio del pilota che poteva vantarsi, e a ragione, di una missione positiva con una macchina notoriamente "difficile".
http://web.tiscali.it/F104-Starfighter/posta5.htm
Acho que os nossos não possuem a câmera infra-vermelha. Mas, como disse, vou procurar melhor depois.
Abraços!!!
Enviado: Ter Abr 25, 2006 1:13 pm
por interregnum
Nossa que 'pods' mais estranhos
Enviado: Ter Abr 25, 2006 1:32 pm
por Alcantara
Enquanto isso, vocês já repararam que o MAA-1A já está equipando várias aeronaves da FAB? Parece que a adoção será em larga escala.
Fotos da última festa do dia 20 de abril de 2006
E quem disse que os A-1A/B estão com os trilhos nas pontas das asas inativos?
As fotos são deste cara aqui a direita. Aliás, veja com quem ele se encontrou lá em Santa Cruz!
Enviado: Ter Abr 25, 2006 1:42 pm
por Pablo Maica
Aqui em SM é comum os A-1 voarem com Mock-ups dos piranha, o Pampa voa direto com eles. O coronel Pontes fez um vôo de A-1 com o Poker!
Um abraço e t+