Brazil to reopen fighter competition

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Tu160bomber
Sênior
Sênior
Mensagens: 1184
Registrado em: Seg Jul 04, 2005 7:31 pm

Brazil to reopen fighter competition

#1 Mensagem por Tu160bomber » Seg Fev 20, 2006 6:49 pm

Brazil eyes fighter gap

Brazil’s defence ministry is re-examining a decision to scrap the air force’s F-X BR fighter procurement almost a year ago amid political wrangling and funding difficulties, and is now attempting to organise a new procurement budgeted at $2.2 billion.

However, unlike the previous programme, the defence ministry does not intend to open a bidding process for the new requirement, but will simply select a fighter and negotiate a contract understood to be for between 36 and 42 aircraft. Although a programme go-ahead is not expected before year-end, local sources indicate that Dassault’s Rafale is considered to be a prime contender.

Brazil late last year concluded a deal to acquire 12 ex-French air force Dassault Mirage 2000B/Cs to replace its Mirage IIIEBR/DBRs, the last of which were retired from service last December. The country has now also negotiated a $24 million deal to acquire six Northrop F-5Es and three F-5F trainers from the Royal Saudi Air Force to cover an expected shortfall in air defence cover.

Northrop Grumman is expected to perform inspection and maintenance services and to return the aircraft to flight status.

The Brazilian air force intends to ferry all nine aircraft to Brazil by July and subsequently hand them over to Embraer to pass through its F-5BR modernisation programme. The service has a requirement for at least two more F-5Es.

http://www.flightglobal.com/Articles/20 ... r+gap.html




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Fev 20, 2006 6:52 pm

:D Quando eu dizia, ninguém acreditava em mim...

Com 2,2 bi dá pra fazer uma bela compra. :wink:




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#3 Mensagem por ZeRo4 » Seg Fev 20, 2006 7:29 pm

Valeu... to até acreditando!!! vms ver é o final... se forem 2.2bi msm que venham os Rafales e modernização dos 2000C para -5F.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
PRick

Mas noticias

#4 Mensagem por PRick » Seg Fev 20, 2006 7:54 pm

No mesmo sítio, existe esta outra notícia que dá a entender que os M-2000 deverão ser integrados a um novo BVR, e a compra de outro lote de M-2000. Se, realmente vierem os Rafales, os M-2000 devem substituir os F-5 no futuro.

[ ]´s

Brazil to seal Mirage 2000 deal
Brazil will conclude the interim purchase of 10 Dassault Mirage 2000C fighters and two Mirage 2000B trainers during president Luiz Inácio Lula da Silva’s visit to France in mid-July, according to Brazilian air force sources. The Brazilian and French governments are finalising the deal, which will involve the delivery of surplus French air force aircraft to replace Brazil’s Mirage IIIEBR fighters. The interim purchase is required following Brazil’s cancellation earlier this year of the air force’s next generation F-X BR fighter programme.

The secondhand aircraft are expected to receive Thales-supplied RDI radars under a $72 million modernisation package that also includes airframe overhaul and standardisation work, minor mission system upgrades and spare parts. France will also supply flight and ground crew training under the programme, which sources indicate is already under way at Chateaudun airbase.

The sale will include the provision of MBDA Super 530 and R550 Magic 2 air-to-air missiles, although the aircraft are also expected to be modified to enable them to deploy a new beyond-visual-range air-to-air missile. The yet-to-be-disclosed weapon is also set for integration on air force Northrop F-5 fighters being upgraded to BR standard by Embraer.

Deliveries of Brazil’s initial batch of 12 Mirage 2000C/Bs are due to begin late this year. Brazilian sources indicate that there is a standing French offer of additional airframes to equip a second air-defence squadron. This option is being examined by the Brazilian air force.





Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#5 Mensagem por faterra » Seg Fev 20, 2006 7:58 pm

Lula quer Tarso Genro para o Ministério da Defesa
Presidente convidou o ex-ministro da Educação para acompanhá-lo esta
semana em roteiro pelo Nordeste, onde deverá definir o espaço de
Tarso na reforma ministerial.

Flavio Pereira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva examina ao lado dos seus conselheiros mais próximos, o tabuleiro da reforma ministerial, que terá de fazer no final do mês de março, em razão da desimcompatibilização de vários ministros, que deixarão o governo para disputar cargos eletivos este ano.
Preocupado em manter a boa relação com o ministro da Defesa e vice-presidente da República, José Alencar, Lula aguardava o momento em que o próprio Alencar sinalizasse a disposição de deixar o ministério para examinar os nomes disponíveis para substituí-lo.
A possibilidade foi admitida ontem por um dos interlocutores mais próximos do presidente, o vice-líder do governo na Câmara, deputado federal Paulo Pimenta, que viajou ao lado de Lula no avião presidencial, de Brasília a Porto Alegre, na última quinta-feira.
Com a declaração do vice-presidente de que ainda não decidiu se disputará cargo eletivo, mas que deixará o ministério para manter esta alternativa possível, o presidente iniciou o contato com possíveis nomes para assumir a função.
Em visita a Porto Alegre, depois de prolongadas conversas com o ex-ministro da Educação Tarso Genro, o presidente convidou-o para ir a Brasília amanhã. Ele quer a companhia de Tarso nas viagens que fará esta semana, em visita a seis Estados do Nordeste.
Educação - O roteiro vai percorrer áreas onde o governo federal está implantando projetos de instalação ou ampliação de ofertas de vagas no Ensino Superior. Esse programa, montado durante a gestão de Tarso no Ministério da Educação, impressionou o presidente, que passou a considerá-lo uma das mais importantes ações do atual governo com visibilidade social eleitoral junto ao público mais jovem.
Tarso reiterou, após o encontro com Lula na capital gaúcha, que a "prioridade é a reeleição do presidente, para implementar a segunda parte do programa de governo petista". E acrescentou: "estarei dando minha contribuição a esse projeto, dentro ou fora do governo".
Defesa - Advogado com várias obras publicadas, o nome de Tarso chegou a ser cogitado para o lugar do ministro Carlos Veloso no STF (Supremo Tribunal Federal). A atuação política de Tarso, porém acabou por afastá-lo da indicação, pois o presidente achou que seria mais prudente nomear um magistrado de carreira para a mais alta corte do país.
A indicação de Tarso Genro para o Ministério da Defesa depende apenas de algumas sondagens, que estão sendo concluídas, e poderá ser costurada durante o roteiro de Lula pelo Nordeste.

Saiba mais sobre o Ministério da Defesa

No Brasil, até o ano de 1999, as três forças Armadas mantinham-se em ministérios independentes. Porém, a discussão sobre a criação de um ministério da Defesa, integrando a Marinha, O Exército e a Aeronáutica, é antiga. A Constituição de 1946 já citava a criação de um Ministério único, que resultou na instituição do EMFA (Estado Maior das Forças Armadas).
O assunto voltou à discussão durante a gestão de Castelo Branco e na Assembléia Constituinte de 1988, sendo arquivado em ambos os casos. Finalmente, em 1992, Fernando Henrique Cardoso, então candidato à Presidência, resgatou em seu plano de governo a discussão do Ministério da Defesa.
A idéia era otimizar o sistema de defesa nacional, formalizar uma política de defesa sustentável e integrar as três Forças, racionalizando as suas atividades. Mas somente em 10 de junho de 1999 o Ministério da Defesa foi oficialmente criado, o EMFA, extinto, e os Ministérios da Marinha, Exército e Aeronáutica transformados em Comandos.
Durante os anos de 1995/1996 o EMFA, responsável pelos estudos sobre o Ministério da Defesa, constatou que, entre 179 países, apenas 23 não possuíam Forças Armadas integradas por um único ministério. Apenas três desses, entre eles o Brasil possuíam dimensões políticas para justificar essa alteração, como extensão territorial e Forças Armadas treinadas e estruturadas.
Reeleito, o presidente Fernando Henrique nomeou o senador Élcio Álvares ministro extraordinário da Defesa, em 1º de janeiro de 1999. O Senador foi o responsável pela implantação do órgão




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
rodman
Sênior
Sênior
Mensagens: 803
Registrado em: Seg Dez 26, 2005 5:30 pm
Localização: Santos SP
Agradeceram: 24 vezes
Contato:

#6 Mensagem por rodman » Seg Fev 20, 2006 8:02 pm

Depois de ter visto tantas boas noticias sobre aquisição de equipamentos de defesa modernos para nosso país, serem frustradas por varios motivos, principalmente econômicos, e ultimamente também politicos, e isso por vários anos, eu sou bastante cauteloso em relação a esta boa notícia, principalmente por ainda não ter notado reflexos desta informação por aqui,embora ela seja quentinha, más já estou um pouco mais feliz que o normal :wink: .

Só de escapar de uma lambança que foi aquela "licitação" chamada FX já me deixa mais feliz ainda, isso deve ser um aviso aos fabricantes de caças, nós queremos comprar, façam sua ofertas, o problema são os lobistas e a tradicional corrupção de nossos políticos, perdão "erros de nossos politícos", más errar é humano, como diria um dos principais. :D




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

#7 Mensagem por faterra » Seg Fev 20, 2006 8:14 pm

Boa notícia para a FAB. Um belo lote de caças.
Mas, com os custos de produção do Rafale explodindo será que ele será o eleito? Pelo valor liberado x volume de caças (36 a 42) será que a FAB não corre o risco de abraçar o M2-5BR e chamá-lo de amor de minha vida? Mais uma da Super-Embraer?
Nada como um anozinho eleitoral para azeitar as coisas!




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#8 Mensagem por Penguin » Ter Fev 21, 2006 12:16 am

Se esta noticia se confirmar, cabe aos franceses melhorar as condicoes de preco do Rafale ao inves de tentar empurrar M2000-5 novos. Por um contrato de 2,2bi a concorrencia sera bem mais acirrada e as pressoes tb.

Seria saudavel que a FAB decidisse exatamente o que ela quer. Isso ja eliminaria alguns concorrentes e evitaria desgastes desnecessarios.




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

#9 Mensagem por Mapinguari » Ter Fev 21, 2006 1:17 am

faterra escreveu:Boa notícia para a FAB. Um belo lote de caças.
Mas, com os custos de produção do Rafale explodindo será que ele será o eleito? Pelo valor liberado x volume de caças (36 a 42) será que a FAB não corre o risco de abraçar o M2-5BR e chamá-lo de amor de minha vida? Mais uma da Super-Embraer?
Nada como um anozinho eleitoral para azeitar as coisas!


Após a encomenda de mais de 100 Rafale feita pelo Governo Francês ano passado, o custo unitário dos Rafale caiu para algo bem próximo do que a Embraer e seus sócios franceses pediam pelos Mirage 2000BR, na época da concorrência F-X.

Quanto aos Mirage 2000C/B, dificilmente substituiriam os F-5. A FAB não deverá investir muito em sua atualização. Vão operar com Matra Super 530D e Magic II mesmo. Os F-5E/FM vão voar ainda mais tempo na FAB do que esses M2000.




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#10 Mensagem por Einsamkeit » Ter Fev 21, 2006 1:21 am

A Fab poderia operar EF-2000 + F-16 ou tambem Rafale + Mirage 2000-5

Logicamente que os primeiros novos e os segundos usados, Acho que antes do Pak, a russia nao vende nada por aqui, os EUA tambem estao meio de fora, meu medo é que o mosquito ganhe

:shock: :shock: :shock: :shock:

Mamae eu quero, mamae eu quero um eurocanard, me da um EFA me da um Efa pro nene nao chorar

:D :D :D :D




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Alcantara » Ter Fev 21, 2006 1:47 am

Einsamkeit escreveu:...meu medo é que o mosquito ganhe

:shock: :shock: :shock: :shock:

Mas também, se ganha... imaginem 2.2 bilhóes de dólares em Gripens? Ia ter um Gripen em cada esquina!!!! :lol: :D :shock: :lol: :D :shock:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#12 Mensagem por Einsamkeit » Ter Fev 21, 2006 1:50 am

Bate na boca nem fala que essa coisa pode ate ganhar, Como nao tem F-15K, ou EF-2000 ou Rafale, e ja como vai demorar ate poderia vir com seus respectivos aesa nao?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
PRick

Noticia bem clara

#13 Mensagem por PRick » Ter Fev 21, 2006 8:37 am

A notícia é bem clara, o que está sendo negociado é uma venda direta, ou seja, nem mesmo um processo seletivo existirá, é parte do acordo já assinado com a França. Nada de novelas mexicanas. No máximo que a MB está fazendo para escolher seu novo sub, tudo secreto, nada de imprensa, lobistas, declarações ou RFI´s.

Compra-se um lote de Rafales, com transferência de tecnologia, e a França precisa vender esta caça, exportá-lo, e alguns lotes adicionais de M-2000 virão como bonificação. E aí o F-5 vai para a geladeira depois de 2020, pq ele não é mais barato de operar que o M-2000. Ficamos com os Rafales e M-2000.

Quem sabe mais um lote adicional para a MB operar no SP. É a grande vantagem do Rafale.

Temos um acordo estratégico com um país, disposto a repassar tecnologia e sem ter o rabo preso dela com os EUA. E o governo tem recursos necessários para importar o que quiser em matéria de armas. Portanto, escolhe-se o que quer e compra, com a vantagem adicional da Embraer poder entrar no negócio.

Tomara mesmo que o Rafale não seja exportado para mas ninguém, a cada mês que passa a Dassault/Governo Francês vão topar qualquer negócio.

Abraços




otaolive
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 236
Registrado em: Ter Fev 07, 2006 11:17 am

#14 Mensagem por otaolive » Ter Fev 21, 2006 9:15 am

A minha dúvida é como vai ser uma compra direta, quem vai decidir? a FAB ou os políticos?

Se for a FAB acho que eles optam pelo Sukhoi ou o Gripen.

Agora, se for político, claro que vai ser o Rafale, afinal os franceses têm suas ações na Embraer..Já conseguiram empurrar o M2000C

Só acho errado os colegas do fórum acharem que vamos perder a depêndencia tecnológica..

Ora, estamos trocando de fornecedor!!! Sai EUA e entra França!! O lado positivo desta "troca" é que os franceses oferecem armamento de primeira linha, mas sou cético quanto aos códigos fontes.




Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#15 Mensagem por A-29 » Ter Fev 21, 2006 9:22 am

Alcantara escreveu:
Einsamkeit escreveu:...meu medo é que o mosquito ganhe

:shock: :shock: :shock: :shock:

Mas também, se ganha... imaginem 2.2 bilhóes de dólares em Gripens? Ia ter um Gripen em cada esquina!!!! :lol: :D :shock: :lol: :D :shock:


Talvez não seja bem assim. Afinal de contas, o Gripen perdeu a concorrência na Áustria por custar tão caro quanto o Eurofigther. Pelo mesmo preço, optaram logicamente pelo último.




Responder