JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#16 Mensagem por Bolovo » Sáb Fev 18, 2006 9:50 pm

jacquessantiago escreveu:
CFB escreveu:Pra min o Gripen e um excelente caça, a naum ser por dois problçemas ( o seu pequeno alcamçe ( esse da pra resolver ) e a dependencia d peças dos EUA ( esse e irremediavel )


80% da frota da FAB usa turbinas e equipamentos americanos...esse problema nao existe na cabeca dos brigadeiros da FAB! Vamos deixar isso pra la! Nao eh argumento coerente. Se assim fosse, estariamos com serios problemas com o F-5, ALX, R-99, P-3, C-130, C295, UH-1, UH-60, Bandeirantes, Caravan, etc.

Exatamente.
jacquessantiago escreveu:Qt ao pequeno alcance...para uma FA que esta satisfeita com o alcance do "estrategico" AMX e do F-5 (ambos espinha dorsal da FAB ate pelo menos 2020) nao pode se queixar do Gripen neste tema, que possui alcance maior que ambos.

Maior que do AMX não! Mas absolutamente maior que do Mirage III ou F-5E, SIM, com certeza absoluta!!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#17 Mensagem por talharim » Sáb Fev 18, 2006 9:55 pm

A Força Aérea Sueca adquiriu 204 Gripens.

Na década de 80 tinha requerimento para adquirir cerca de 350.

TODOS os Gripens Suecos não possuem probe de reabastecimento em vôo.

Isso explica a grande quantidade de caças adquiridos.

Vcs sabiam que o Gripen é menor do que o F-5,menor do que o F-16,menor do que o Mirage ?

O seu raio de alcance é de míseros 800 km.Para a Suécia tá ótimo,dá para voar até Copenhagen e voltar !

800 km senhores ! É desse número para baixo. Qualquer informação que afirme ser superior é mentira.

Não dá para sair de São Paulo e ir até o Rio de Janeiro em bate e volta.Teria que ter REVO no caminho.

-----------------------------------------------------------

Agora enfiar mais combustível no Gripen como ? Só de ele for movido a energia nuclear para aumentar seu alcance.




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#18 Mensagem por talharim » Sáb Fev 18, 2006 10:04 pm

E vamos esclarecer de uma vez por todas quem tem o maior alcance.

Raio de Combate sem tanques externos :

F-5E = 1205 km

Gripen = 800 km

--------------------------------------------------




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#19 Mensagem por Bolovo » Sáb Fev 18, 2006 10:16 pm

talharim escreveu:E vamos esclarecer de uma vez por todas quem tem o maior alcance.

Raio de Combate sem tanques externos :

F-5E = 1205 km

Gripen = 800 km

--------------------------------------------------

Amiguinho, amiguinho, amiguinho. Pera lá.


Alcance de translado (máximo de combustivel interno e externo, sem armas)

F-5E: 2.483 km

JAS-39: 3000 km (outras fontes dizem 3200 km)


Raio de interceptação supersônica (em perfil de vôo Hi-Hi-Hi)

F-5E (2x AIM-9; 1x 1.040 litros): 450 km

JAS-39 (2x AIM-9; 4x AIM-120, 1x 1.100 litros): 800 km



Com certeza o alcance do F-5E é gigantescamente maior do que o do Gripen.

NÃO existe caça nesse planeta com alcance pior do que o F-5E! Isso não ecxiste!!

http://www.segurancaedefesa.com/FAB_Seculo21.html




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#20 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 18, 2006 11:29 pm

No site oficial do Gripen informa que o alcance de translado eh maior que 3200km.

http://www.gripen.com/download/18.98870 ... roch02.pdf (pag. 8)

O mesmo site afirma que o Gripen possui um raio de 1.550km.
No site sueco Military aviation (do Urban Freidrikson)
http://www.canit.se/~griffon/aviation/g ... penbg.html, sinaliza tb um raio maximo de 1500km.

Acho esses numeros de raio exagerados. Ja li em algumas revistas estrangeiras que dao um raio AR-AR entre 800 e 1000km, o que nao é pouca coisa.




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Fev 18, 2006 11:45 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#21 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 18, 2006 11:34 pm

Maior que do AMX não! Mas absolutamente maior que do Mirage III ou F-5E, SIM, com certeza absoluta!!


Apesar da carencia de informacoes sobre esse tema, ja vi dados que apontam que numa missao ar-solo, lo-lo-lo, o AMX e o Gripen possuem raio de acao semelhantes, porem o Gripen leva uma carga de armamentos maior.




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Fev 18, 2006 11:29 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#22 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 18, 2006 11:52 pm

Se as informacoes abaixo estao ok, em determinados perfis o Gripen realmente pode ter raio de acao superior a 1000km....2 ou 3 tanques e 4 misseis ar-ar

"As críticas ao raio de combate do Gripen são de maneira geral exageradas. O raio de ação e a capacidade de carga bélica (5.300 kg) são de fato inferiores aos dos outros concorrentes (todos aviões maiores), mas superiores aos do F-5 e compatíveis com os do A-1. Senão, vejamos: o raio de interceptação supersônica (em perfil de vôo Hi-Hi-Hi) do Gripen, armado com quatro mísseis BVR (AIM-120, MICA, Derby, R-Darter ou Meteor) e dois IR (AIM-9 Sidewinder ou equivalente), além de um canhão interno Mauser de 27mm e um tanque extra de combustível de 1.100 litros no pilone central, é superior a 800 km, segundo diversas fontes. Esse valor é praticamente o dobro dos cerca de 450 km obtidos pelo F-5E (com apenas dois mísseis AIM-9 e um tanque extra de 1.040 litros). O alcance de translado (com máximo combustível interno e externo, sem armas) do Gripen é de pouco mais de 3.000 km, totalmente compatível com as dimensões do país e bem superior ao alcance de translado do F-5, que é de 2.483 km."
http://www.segurancaedefesa.com/FAB_Seculo21.html




Editado pela última vez por Penguin em Dom Fev 19, 2006 8:26 am, em um total de 4 vezes.
Avatar do usuário
Carlos
Avançado
Avançado
Mensagens: 666
Registrado em: Seg Jan 03, 2005 9:03 pm
Localização: São Paulo - SP

#23 Mensagem por Carlos » Dom Fev 19, 2006 12:06 am





Carlos Mathias

#24 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Fev 19, 2006 2:06 am

Não entendi uma coisa. Quando o Chmod colocou um link lá atráz apareceu uma saraivada de gente prá falar que o link era do fabricante e portanto tendencioso. Agora colocaram uma sequência de links de fabricante, operador chapa branca e os mesmos que contestaram antes estão calados agora... vale o site tendencioso ou não?

Vocês querem que eu coloque aqui os dados de alcançe do SU-35? Querem que eu coloque aqui que ele voa mais do dobro da distância com mais do dobro da carga?

Para os que inocentemente acreditam que não existe esse negócio de coleirinha uns exemplos recentes. ALX para a Venezuela, C-295 idem, umas coisas de Israel para idem, etc, etc, etc. Por favor, não me obriguem afazer pesquisa na net para provar o que todos estão carecas de saber. Outros poderiam vetar? Sim, até o Brasil pode. Quem tem muito mais chance de vetar? Quem não transfere nada de tecnologia? Quem estoca as armas que você compra no armário deles?




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#25 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 19, 2006 2:21 am

Carlos Mathias escreveu:Não entendi uma coisa. Quando o Chmod colocou um link lá atráz apareceu uma saraivada de gente prá falar que o link era do fabricante e portanto tendencioso. Agora colocaram uma sequência de links de fabricante, operador chapa branca e os mesmos que contestaram antes estão calados agora... vale o site tendencioso ou não?

Não confio nesses dados da SAAB do PDF. Acredito que seja 800Km pra combate e 3000Km pra translado.
Carlos Mathias escreveu:Vocês querem que eu coloque aqui os dados de alcançe do SU-35? Querem que eu coloque aqui que ele voa mais do dobro da distância com mais do dobro da carga?

Isso tudo mundo sabe.
Carlos Mathias escreveu:Para os que inocentemente acreditam que não existe esse negócio de coleirinha uns exemplos recentes. ALX para a Venezuela, C-295 idem, umas coisas de Israel para idem, etc, etc, etc. Por favor, não me obriguem afazer pesquisa na net para provar o que todos estão carecas de saber. Outros poderiam vetar? Sim, até o Brasil pode. Quem tem muito mais chance de vetar? Quem não transfere nada de tecnologia? Quem estoca as armas que você compra no armário deles?

O Brasil não é a Venezuela, nem a Bolivia, nem a USSR.

Os sistemas "delicados" americanos são poucas coisas, como o Inercial da Honeywell (que tem em qualquer ERJ). Avionicos e afins: Ericsson. O motor GE404 (Volvo RM12) não dá pra falar que é delicado ou qualquer outra coisa, pois a FAB é praticamente toda de motorização americana, isso não teria sentido.

Isso do motor não tem muito a ver. E os EUA não vetariam um Inercial né??




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#26 Mensagem por chm0d » Dom Fev 19, 2006 5:02 am

Carlos Mathias escreveu:Não entendi uma coisa. Quando o Chmod colocou um link lá atráz apareceu uma saraivada de gente prá falar que o link era do fabricante e portanto tendencioso. Agora colocaram uma sequência de links de fabricante, operador chapa branca e os mesmos que contestaram antes estão calados agora... vale o site tendencioso ou não?

Vocês querem que eu coloque aqui os dados de alcançe do SU-35? Querem que eu coloque aqui que ele voa mais do dobro da distância com mais do dobro da carga?

Para os que inocentemente acreditam que não existe esse negócio de coleirinha uns exemplos recentes. ALX para a Venezuela, C-295 idem, umas coisas de Israel para idem, etc, etc, etc. Por favor, não me obriguem afazer pesquisa na net para provar o que todos estão carecas de saber. Outros poderiam vetar? Sim, até o Brasil pode. Quem tem muito mais chance de vetar? Quem não transfere nada de tecnologia? Quem estoca as armas que você compra no armário deles?


Isso ja virou rotina ne? hehe relaxa... todo mundo sabe que o Su-35 eh melhor que gripen etc...

Abraco.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#27 Mensagem por Penguin » Dom Fev 19, 2006 5:10 am

Bolovo escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Não entendi uma coisa. Quando o Chmod colocou um link lá atráz apareceu uma saraivada de gente prá falar que o link era do fabricante e portanto tendencioso. Agora colocaram uma sequência de links de fabricante, operador chapa branca e os mesmos que contestaram antes estão calados agora... vale o site tendencioso ou não?



Nao existe link mais tendencioso do que o do representante nacional da Rosoboronexport. Pior so a campnaha da IstoE pelo M2K. Ambos, ao inves de enaltecer as qualidades dos "patrocinadores" fazem pseudos estudos comparativos com informacoes descaradamente falsas que nao resistem a uma simples pesquisada em outras fontes.

1 Su-35 = 8 Gripen.....qt bobagem!

O pequeno Gripen tem uma carga de 70% da capacidade do Su, um custo de manutencao de 30% e alcance de translado de 80%(dependendo da fonte).

Possui uma velocidade de giro sustentada e ângulo de ataque máximo superior ao Flanker (o Gripen foi projetado depois, tendo em vista a ex-URSS como adversario).

Não confio nesses dados da SAAB do PDF. Acredito que seja 800Km pra combate e 3000Km pra translado.


Com que perfil e que carga de armamentos vc acredita nesses 800km?


Carlos Mathias escreveu:Vocês querem que eu coloque aqui os dados de alcançe do SU-35? Querem que eu coloque aqui que ele voa mais do dobro da distância com mais do dobro da carga?


So nao me venha com as propagandas do representante da Rosoboronexport no Brasil (que era patrocinador do Defesanet no FX I) No site oficial da Rosoboronexport (russo) vc nao vai encontrar nada parecido.

Carlos Mathias escreveu:Para os que inocentemente acreditam que não existe esse negócio de coleirinha uns exemplos recentes. ALX para a Venezuela, C-295 idem, umas coisas de Israel para idem, etc, etc, etc. Por favor, não me obriguem afazer pesquisa na net para provar o que todos estão carecas de saber. Outros poderiam vetar? Sim, até o Brasil pode. Quem tem muito mais chance de vetar? Quem não transfere nada de tecnologia? quote]

Nao estamos discutindo venda de turbinas americanas para terceiros (Venezuela, Iran, Coreia do Norte, etc)!

Quem estoca as armas que você compra no armário deles?

Queria saber quem tem AIM-120 estocado nos EUA?




otaolive
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 236
Registrado em: Ter Fev 07, 2006 11:17 am

#28 Mensagem por otaolive » Dom Fev 19, 2006 10:39 am

Acho que vamos voltar para o assunto FX..

Para saber se o Gripen é bom para o Brasil ou não, acho que deveríamos perguntar pra FAB o que ela quer...

Quer um caça de superioridade aérea? Um interceptador somente? Um multimissão? Um lançador de bombas? Um avião para ir de Norte a Sul?

Depois que os Brigadeiros decidirem, aí sim poderemos saber se o Gripen, o Sukhoi, o Rafale, o F16, ou qualquer outro é bom para o Brasil ou não.




Carlos Mathias

#29 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Fev 19, 2006 11:53 am

Se formos pensar assim, o melhor do mundo é o M-2000C. Áh, mas foi um decisão de governo, não foi? Sim, mas qual avião não o seria? Todos seriam fruto de uma decisão governamental e não necessariamente melhor para o país, mas sim aquele que contemplasse a maioria dos interesses envolvidos. Interesses envolvidos, no final é isto que conta. Querer afirmar que um gripen, mesmo sendo um excelente caça pequeno, é superior à um SU-35 não dá mesmo, nem com reza FORTE. Mas vamos lá outra vez. Na revista S&D nº 71 pág 34, existe uma tabela comparativa de dados de várias fontes e feita uma média entre os candidatos ao FX. Esta tabela foi escrita depois de um artigo onde o autor enaltece as qualidades do Gripen mormente ser um caça pequeno e que o curto alcançe seria um avanço em relação aos caças em uso pela FAB, mas como a comparação é relativa aos outros FX e não à M-III e F-5E... cita-se também o risco de vetos e embargos mas que isso e aquilo...

CARGA missão típica HI-LO-HI.

Gripen: 907 kg +2 IR+2 BVR+(2x1100l)=638km.

SU-27SK: 2350+2 IR+4 BVR=1140(comb. interno)

Ve-se que o SU-27/35 consegue 1,78 vezes mais alcançe com 2,6 vezes mais carga; daí pode-se afirmar que para um alcançe igual ao Gripen, poderia-se aumentar mais ainda a carga de um SU-27/35, ou de outra forma, reduzir a carga para os mesmo 907 kg e ter a diferença em comb, menor arrasto e consequntemente mais alcançe ainda. Portanto, um está bem longe do outro, mesmo com toda a boa vontade.

Sobra o custo operacional, isto é obrigação do Gripen ser mais barato, pois que é muito menor. Mas, com a adoção dos vetustos M-2000C e suas beberronas M-53-P2, ve-se que este argumento é adaptável as vontades da hora.

Existem outros dados como:

Alcançe de translado- Gripen 2780km, SU-27/35 3680km. Uma diferença de 1000km, que não é pouca e seria muito importante num país como o Brasil.

Muito se fala sobre a possibilidade do alcançle do gripen ser estendido por REVO e que a propaganda de que um SU-35 atravessaria o país com 8 ton de armas é pura mentira. Se dermos as mesmas condições a ambos os caças, ou seja, REVO prá todos, dá sim. Mas só um pode levar as 8 ton de uma vez!

Em termos de motores, as AL-31F tem exatamente as mesmas característica do VOLVO/GE RM-12, sendo mais econômica em PC. A relação empuxo/peso é melhor para o SU-35 com peso normal.

As razões de virada são: Sustentada- 21 Gripen, 20 Su-27. Instan: 30, 27respectivamente. Isso para SU-27, menos manobrável e potente.

Razão inicial de subida: 330m/s SU-27 e 300 m/s gripen.

E por aí vai. Chega?

Sobre vetos americanos, tem-se que convencer as nossas FA's primeiro de que eles são invenções de comunistas, que estas coisas de Vulcan vetado, VLS, LAX, F-5E e etc, etc, etc são maluquices. Essa coisa de comprar mísseis para ficarem estocados nos EUA é outra cascata. Se ninguém aceitou, como pode ter acontecido? Primeiro tem que aparecer o otário que vai se sujeitar a isso.

Mais???




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#30 Mensagem por alex » Dom Fev 19, 2006 12:00 pm

uma das razôes para Não dar Gripen é que o reabastecimento deste caça é tosco, o probe fica encima da entrada de ar um erro do piloto e a mangueira do REVo é sugada pela entrada de ar




Responder