JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13651 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 08, 2023 7:32 pm

Em se tratando de Brasil, os suecos tendem a ficar entediados até que uma decisão sobre participar ou não deste processo seja tomada, vide a completa inépcia do governo atual, e futuros nesta questão.
A Embraer pode até meter a mão no bolso e pedir para entrar no jogo, mas é por conta e risco dela. A FAB, mesmo que quisesse não tem condições de apor qualquer coisa no desenvolvimento de um novo caça.
Se for falar em começar a pagar para desenvolver um substituto do Gripen E\F quando mal e porcamente recebemos 6 unidades, é pedir para tomar na cabeça. Mas os brigadeiros sabem muito bem, ou deveriam saber, o tipo de país que defendem.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13652 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 08, 2023 7:39 pm

Os suecos estão adiando a decisão para 2031. Como escrevi, não é para agora.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13653 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 08, 2023 8:00 pm

knigh7 escreveu: Qua Nov 08, 2023 7:39 pm Os suecos estão adiando a decisão para 2031. Como escrevi, não é para agora.
Sim, eu sei. Mas a primeira e segunda fase do processo já tiveram início, como posto no texto da matéria. Não vão começar nada em 2031. A partir da próxima década eles vão decidir qual dos três caminhos é melhor para eles, com base em tudo o que estão fazendo desde agora, como mostra o texto.

Se for para entrar nessa, tem que ser agora, desde o começo, e não no meio final do caminho, deixando para os suecos todas as decisões e opções, tendo apenas que escolher se serve ou não serve para nós o que eles decidirem fazer. Tem muita coisa que podemos aprender, compreender e ajudar a decidir para um eventual caça de 5a ou 6a G desenvolvido a duas mãos. Mas tem que começar a agora. Deixar para depois, vai virar o mesmo esquema do Gripen E\F. Precisamos dar o passo seguinte. Foi para isso que escolhemos o caça sueco.

Qualquer decisão, tem que ser tomada agora. Os custos das duas primeiras fases não são tão caros que a FAB não possa arrumar o seu orçamento junto com a Embraer. É um trabalho dividido por dois. Mas essa decisão tem que ser tomada agora. Depois nãos serve mais.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13654 Mensagem por knigh7 » Sáb Nov 11, 2023 3:08 pm

FCarvalho escreveu: Ter Nov 07, 2023 12:02 pm
Para deixar a conta bonitinha e fechada com 3 esquadrões para a FAB, seria necessário chegar a 54 caças. Não sei se o contrato atual é suficiente para adicionar outras 18 unidades, mas seria no mínimo lícito tentar ver o que pode ser feito em relação a isso. Com os KC-390 cotados entre 120 e 150 milhões de euros, e os suecos planejando adicionar 4 a 6 destes aviões, temos aí um negócio de pelo menos 600 milhões de dólares, que podem ou não caber no contrato atual dos Gripen brasileiros. A ver como o MD decide usar da melhor forma possível esta abertura do contrato com os suecos.
Ou então esses 4 a mais para repor as perdas que ocorrerão.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13655 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 12, 2023 12:59 pm

knigh7 escreveu: Sáb Nov 11, 2023 3:08 pm
FCarvalho escreveu: Ter Nov 07, 2023 12:02 pm Para deixar a conta bonitinha e fechada com 3 esquadrões para a FAB, seria necessário chegar a 54 caças. Não sei se o contrato atual é suficiente para adicionar outras 18 unidades, mas seria no mínimo lícito tentar ver o que pode ser feito em relação a isso. Com os KC-390 cotados entre 120 e 150 milhões de euros, e os suecos planejando adicionar 4 a 6 destes aviões, temos aí um negócio de pelo menos 600 milhões de dólares, que podem ou não caber no contrato atual dos Gripen brasileiros. A ver como o MD decide usar da melhor forma possível esta abertura do contrato com os suecos.
Ou então esses 4 a mais para repor as perdas que ocorrerão.
Sim, também pode ser isso, mas conhecendo a FAB, o pessoal vai demandar o máximo de unidades possível que se possa fazer caber no contrato atual. Foram US$ 4,5 bilhões de dólares em 2014. Os 25% disso dá em torno de US$ 1,125 bi, sem correção, ajustes de cotação e nem nada. Hoje talvez esse valor seja maior, ou menor, não sei.

Acho que li aqui no DB que a SAAB informou que o preço do Gripen E atualizado está em US$ 75 milhões a unidade. Teríamos comprado à época por US$ 55 milhões. Se aquele valor estiver correto, temos aí uma pequena margem, teórica, para até 15 unidades do Gripen E. A versão F ainda não teve os seus valores divulgados a público. Se dependesse de mim, comprava tudo em biplace, já que temos encomendados apenas 8 unidades.

A tendência é que os interesses se acomodem, já que a SAAB, junto com a Embraer, está a frente desta compra dos KC-390 para a força aérea sueca, e o governo lá quer fechar esse negócio o mais rápido possível, já que eles não tem outro cliente até agora a não ser a FAB. E do jeito que as coisas aqui são, bem, eles já sabem bem como a banda toca em terras tupiniquins. Com certeza, indiferente se este valor acima for a maior ou menor, eles vão dar um jeito de se entender a fim de que os dois lados tenham seus interesses atendidos. E todo mundo ganha e vai feliz pra casa.

Aliás, fechar esse negócio o mais rápido possível é uma premência da FAB, e da Embraer, visto que ela ainda mantém de pé a necessidade de um segundo lote, seja lá com qual número de Gripen for, dado que o governo já demonstrou não terá pressa, diria interesse, nenhuma em resolver. Boa sorte para todo mundo. Vamos precisar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13656 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 12, 2023 1:17 pm

Falando em segundo lote, a ideia de 54 caças casa bem com aquilo que foi discutido aqui sobre a FAB ter apenas 3 bases aéreas, já que seria possível dispor de 18 unidades para cada uma, com cada esquadrão tendo uma sobra quantitativa adequada para realizar eventuais desdobramentos fora de base, sem deixar a base, obviamente, descoberta.

Mas como reza o dito popular, "pouca farinha meu pirão primeiro", é muito provável que a FAB mantenha a atual organização e deixe seus esquadrões de caças com pelo menos 12 unidades, o que é o tradicional, de forma a dispor caças a todos eles, caso se consiga as 54 unidades. Ficaríamos então com o GDA, 1o GAvCa, 1o\14o Gav com 12 caças, e os dois esquadrões do 3o Gav equipados com 18 Gripen E\F, operando os caças em partilha, o que não seria nenhuma novidade para aquela OM. Essa distribuição obviamente pode ser modificada de acordo com os interesses da FAB, é apenas para para exemplificar.

Como não se vislumbra no curto prazo um segundo lote, não pelo menos até 2027, último ano da PLOA feita pela atual gestão federal, a probabilidade da FAB tentar encampar essas 18 unidades adicionais é muito alta, mesmo com as dificuldades de se alocá-las no atual contrato. Isso permitiria a ela por em prática a ideia de ter apenas 3 bases aéreas operacionais, diminuindo assim seus custos de operação e manutenção com pessoal e infraestrutura, nem que seja um curto período de tempo, até que se encontre uma forma de ampliar novamente a frota através de um segundo lote.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13657 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 14, 2023 2:08 pm

O site Cavok aludiu a uma compra pela Suécia de mísseis anti radar para os seus Gripen C, D e E. Ainda não está definidos modelo e fornecedor, mas tudo indica a compra de um míssil feito para caber na baia interna dos F-35 norte americano.

No Brasil, como sempre, defenestramos o nosso próprio míssil sem explicações, e ainda por cima não vamos comprar nada para o lugar dele, até informação em contrário.

Vamos de bomba mesmo para fazer SEAD.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13658 Mensagem por akivrx78 » Ter Nov 14, 2023 4:58 pm

Lendo a reportagem da a entender que os suecos estavam no Fcas interessado na proposta do Reino Unido, que era unir os 3 parceiros na produção de um demonstrador de tecnologia para voar em 2027 e somente depois tomar a decisão do próximo passo.

Foi justamente ai que a Itália quis pular fora, pois nunca iriam conseguir colocar alguma coisa operacional em 2035 provavelmente seria após 2040 ou mais.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13659 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 15, 2023 2:53 pm

akivrx78 escreveu: Ter Nov 14, 2023 4:58 pm Lendo a reportagem da a entender que os suecos estavam no Fcas interessado na proposta do Reino Unido, que era unir os 3 parceiros na produção de um demonstrador de tecnologia para voar em 2027 e somente depois tomar a decisão do próximo passo.
Foi justamente ai que a Itália quis pular fora, pois nunca iriam conseguir colocar alguma coisa operacional em 2035 provavelmente seria após 2040 ou mais.
Os suecos perceberam a tempo que a ideia da sua participação no Tempest era apenas agregar mão de obra especializada, quiçá barata, ao desenvolvimento do caça e nada mais. Pularam fora, e com razão.
Agora eles terão até o final desta década para ver para onde vai o mercado de caças, e como a tecnologia de desenvolve.
Como disse no tópico da força aérea russa, em até 10 anos vamos ter 6 caças de 5a G disputando o mercado, fora o F-35.
Em pouco mais teremos mais dois com os projetos europeus.
Enfim, a partir da próxima década eles vão tomar uma decisão sobre o que fazer. Se caminha sozinho, se faz em parceria ou se entra no projeto de alguém. Em todas essas, o Gripen E irá continuar a ser o esteio da frota de caças da força aérea deles. E irá conviver por muito tempo com qualquer solução que eles escolham.
Me parece uma posição muito sábia para quem tem a indústria e as capacidades tecnológicas deles. E não quer ser tratado e\ou usado como bucha de canhão nos projetos alheios. E isso inclui a OTAN.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13660 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 24, 2023 9:34 pm

Ninguém acredita, mas, o presidente do México autorizou a FAM a buscar informações sobre caças disponíveis no mercado internacional para substituir os já mais que cansados F-5E\F que eles possuem em seu inventário.

A SAAB, diz-se, já foi sondada e ofereceu propostas tanto para o Gripen C\D como para o modelo E\F.

Não há prazos para que um processo de seleção seja iniciado, ou mesmo que haverá um, mas na imprensa mexicana de defesa fala-se muito na proximidade entre os PR de cá e de lá, e também das boas relações entre as respectivas ffaa's e indústrias.

Aparentemente a FAM estaria inclinada pelo Gripen E\F tendo em vistas as vantagens tecnológicas, operacionalidade e custos, que teriam impressionado os oficiais da força aérea encarregados de verificar as informações sobre o caça.

Vamos ver agora até onde a influência política decide ou não este novo possível certame em que o caça sueco pode se sair bem. Não são indicados quantidades e nem valores do negócio. Tudo muito ainda incipiente, mas, a intenção dos militares em substituir os F-5 tornou-se de certa forma urgente, já que os caças norte americanos estão cada vez mais caros e complexos de manter.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8371
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 240 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13661 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Nov 26, 2023 9:45 pm

FCarvalho escreveu: Sex Nov 24, 2023 9:34 pm Ninguém acredita, mas, o presidente do México autorizou a FAM a buscar informações sobre caças disponíveis no mercado internacional para substituir os já mais que cansados F-5E\F que eles possuem em seu inventário.

A SAAB, diz-se, já foi sondada e ofereceu propostas tanto para o Gripen C\D como para o modelo E\F.

Não há prazos para que um processo de seleção seja iniciado, ou mesmo que haverá um, mas na imprensa mexicana de defesa fala-se muito na proximidade entre os PR de cá e de lá, e também das boas relações entre as respectivas ffaa's e indústrias.

Aparentemente a FAM estaria inclinada pelo Gripen E\F tendo em vistas as vantagens tecnológicas, operacionalidade e custos, que teriam impressionado os oficiais da força aérea encarregados de verificar as informações sobre o caça.

Vamos ver agora até onde a influência política decide ou não este novo possível certame em que o caça sueco pode se sair bem. Não são indicados quantidades e nem valores do negócio. Tudo muito ainda incipiente, mas, a intenção dos militares em substituir os F-5 tornou-se de certa forma urgente, já que os caças norte americanos estão cada vez mais caros e complexos de manter.
Acharia bem estranho o México não operar F-16.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13662 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 26, 2023 10:15 pm

O López Obrador "ama" muito os EUA. Vc está desconsiderando o Governo.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13663 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Nov 26, 2023 10:34 pm

FCarvalho escreveu: Sex Nov 24, 2023 9:34 pm Ninguém acredita, mas, o presidente do México autorizou a FAM a buscar informações sobre caças disponíveis no mercado internacional para substituir os já mais que cansados F-5E\F que eles possuem em seu inventário.

A SAAB, diz-se, já foi sondada e ofereceu propostas tanto para o Gripen C\D como para o modelo E\F.

Não há prazos para que um processo de seleção seja iniciado, ou mesmo que haverá um, mas na imprensa mexicana de defesa fala-se muito na proximidade entre os PR de cá e de lá, e também das boas relações entre as respectivas ffaa's e indústrias.

Aparentemente a FAM estaria inclinada pelo Gripen E\F tendo em vistas as vantagens tecnológicas, operacionalidade e custos, que teriam impressionado os oficiais da força aérea encarregados de verificar as informações sobre o caça.

Vamos ver agora até onde a influência política decide ou não este novo possível certame em que o caça sueco pode se sair bem. Não são indicados quantidades e nem valores do negócio. Tudo muito ainda incipiente, mas, a intenção dos militares em substituir os F-5 tornou-se de certa forma urgente, já que os caças norte americanos estão cada vez mais caros e complexos de manter.
De onde saiu essa info sobre a FAM?


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13664 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 28, 2023 12:35 pm

FIGHTERCOM escreveu: Dom Nov 26, 2023 10:34 pm De onde saiu essa info sobre a FAM?
Abraços,
Wesley
Vi isso em diversos vídeos do youtube de canais mexicanos. Não existe muito, mas estão lá. Faz tempo tinha visto esses vídeos, mas só me ocorreu por acaso de postar aqui.
Procurei em fontes oficiais mas não existe nada, e quando questionada a FAM nega qualquer coisa neste sentido. A presidência do México idem, e isto tem sido motivo de muitas críticas e debates por lá.
Há vários tipos de caças sendo observados, e até mesmo jatos LIFT como o FA-50 sul coreano.
Mas fato é que eles não confirmam e nem negam que estão em busca de substituir os F-5 que possuem.
Aqui tem dois vídeos encontrei agora, mas que não são recentes.

https://www.bing.com/videos/riverview/r ... &FORM=VIRE

https://www.bing.com/videos/riverview/r ... &FORM=VIRE




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13665 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 28, 2023 12:41 pm

Glauber Prestes escreveu: Dom Nov 26, 2023 9:45 pm Acharia bem estranho o México não operar F-16.
A FAM basicamente é uma força de apoio as atividades de contra terrorismo e anti-cartel, com suas capacidades centradas no apoio direto a estas atividades por parte das ffaa's e das forças policiais do país.
Com um vizinho como os USA ao norte, e vizinhos como Nicarágua, El Salvador e Honduras ao sul, eles não tem preocupações reais com defesa aérea.
Mas os F-5E\F que tem por lá, segundo afirma a própria FAM, chegaram ao limite de sua vida útil.
Como um governo de esquerda não é exatamente algo normal na política mexicana, é complicado até para eles saberem o que de fato será feito em relação à modernização das ffaa's.
Segundo se diz por lá, a análise vai de jatos LIFT a jatos, passando pelos F-16, Typhoon, Rafale até Mig-35 e Su-35.
Se vão de fato tirar essa ideia do papel, só vendo para crer.
Já se diz que existe uma "natural pressão" norte americana em favor de F-16 usados ou novos via FMS.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder