JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2913
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13696 Mensagem por saullo » Qui Mar 07, 2024 9:18 am

O pior é que tenho uma impressão de que nem os 36 nós vamos receber na totalidade.

Abraços




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36162
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13697 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 07, 2024 1:25 pm

Isso não tem como acontecer, visto que as multas contratuais e outros pontos de resguardo seriam altos demais para justificar o cancelamento ou diminuição do número de caças. As muitas vantagens que o projeto trouxe e está trazendo só se justificam, e se pagam, apenas com os 36 caças comprados.

O governo tem todo interesse em fechar a venda dos KC-390 para os suecos, e estes tem todo interesse em nos vender mais Gripen, com a FAB alimentando ambas pretensões. Não tem como dar errado. É questão de tempo e acerto.

Enfim, a FAB já deixou claro publicamente que 36 não dá para o que ela precisa, e mais unidades são necessárias. Este e qualquer outro governo pode procrastinar o quanto quiser, mas fato é que a FAB irá pressionar por mais lotes do Gripen ou de qualquer outra coisa que ela arranje por meios próprios. Isto é fato.

Os benefícios do programa Gripen E\F ao país são grandes demais para serem negados ou minimizados a fim de distorcer o contrato atual. E o governo sabe disso. Obviamente que em ano eleitoral nenhuma menção a tal iniciativa será tomada. Aliás, nem agora, depois e nem nunca.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36162
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13698 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 18, 2024 2:28 pm

Caças Gripen enfrentam o F-35 em treinamento da OTAN

A Força Aérea Sueca está buscando se integrar ainda mais à OTAN depois do país aderir à aliança militar na semana passada. Entre os dias 11 e 13 deste mês, a Flygvapnet empregou seus JAS-39 Gripen em um treinamento de combate aéreo, enfrentando os F-35 Lightning II stealth dinamarqueses.

https://www.aeroflap.com.br/cacas-gripe ... o-da-otan/

Infelizmente não vai dar para saber o placar do jogo, mas, será interessante ver mais para frente quando os comentários na internet começarem a aparecer do que foi este exercício.

Alguém aí sabe quando o Gripen E entrará oficialmente em operação na força aérea sueca :?:

Este deve ser o embate que mais nos importa saber os resultados. Se é que os suecos compartilharão conosco qualquer informação de seus caças em relação ao seu desempenho contra os F-35 da OTAN.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36162
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13699 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 08, 2024 3:42 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13700 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Abr 10, 2024 4:35 pm





I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36162
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13701 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 11, 2024 3:07 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder