JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13681 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 21, 2024 8:54 pm

https://www.cavok.com.br/forca-aerea-re ... scolha/amp

Força Aérea Tailandesa quer comprar 12 novos caças: qual seria a escolha?

Mais uma chance para o Gripen E.
Eles já usam os Gripen C/D e SAAB 340 AEW.
As chances são boas.
Até o KC-390 poderá entrar na briga pela modernização da RTAF no atual planejamento até 2026.
Ao lado, as Filipinas discutem, ainda, o que vão comprar. O dilema é o mesmo da Tailândia. Idem para o KC -390.
Se der bobeira até o Super Tucano arruma emprego por lá.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13682 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Jan 24, 2024 12:50 am

FCarvalho escreveu: Dom Jan 21, 2024 8:54 pm https://www.cavok.com.br/forca-aerea-re ... scolha/amp

Força Aérea Tailandesa quer comprar 12 novos caças: qual seria a escolha?

Mais uma chance para o Gripen E.
Eles já usam os Gripen C/D e SAAB 340 AEW.
As chances são boas.
Até o KC-390 poderá entrar na briga pela modernização da RTAF no atual planejamento até 2026.
Ao lado, as Filipinas discutem, ainda, o que vão comprar. O dilema é o mesmo da Tailândia. Idem para o KC -390.
Se der bobeira até o Super Tucano arruma emprego por lá.
A ver.
Eu acho que as Filipinas provavelmente vão de F/A-50 mas a Tailândia seria louca de não comprar mais caças Gripen, mesmo que sejam dos modelos C/D.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13683 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 24, 2024 10:25 am

Um Gripen C/D em termos de custo x benefício é muito mais interessante para as Filipinas, E daria uma capacidade mais crível à força aérea, inclusive para lidar com os chineses.
A SAAB está oferecendo tanto o C/D como o E para a Tailândia. Ambos são a melhor relação custo x benefício se comparados ao F-16.
Se eles vão usar de lógica, a ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13684 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 26, 2024 2:17 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13685 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 19, 2024 1:16 pm

FCarvalho escreveu: Dom Fev 18, 2024 5:26 pm
Viktor Reznov escreveu: Sáb Fev 17, 2024 10:14 pm Mas foi isso mesmo que o FCarvalho falou. Que o Brasil tem que se esforçar junto com a Suécia, a Embraer e a SAAB pra tentar emplacar mais vendas do Gripen pra garantir a longevidade da linha de montagem e de peças sobressalentes.
Falando em vendas do Gripen. Parece que agora vai. E com boas perspectivas para o futuro.
Filipinas próxima de fechar acordo para compra de 12 a 14 caças Gripen
https://www.cavok.com.br/filipinas-prox ... cas-gripen
Estou repetindo aqui por se tratar do modelo C\D para as Filipinas.
São até 49 caças em disputa com o F-16, com a quantidade acima já confirmada.
Pode ser que o E\F entre mais tarde neste negócio, mas em se tratando do país acima, é mais fácil eles seguirem com o C\D, mais palatáveis ao orçamento disposto.
Esta venda pode ajudar a Tailândia a se decidir também pelos Gripen C\D, em substituição aos mais antigos F-16A\B e F-5E\F ainda mantidos na frota. A disputa segue com o F-16V.
Cingapura tem uma frota de F-5 modernizados, mas eu não tenho conhecimento de iniciativa para sua substituição.
O Vietnã poderia, em tese, ser também um cliente para os caças suecos, mas eles são operadores tradicionais de caças russos. Talvez mais para frente eles possam avaliar a opção sueca.
Malásia e Indonésia também seriam clientes em potencial.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Diupa
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 135
Registrado em: Sex Mar 14, 2014 10:30 pm
Agradeceram: 30 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13686 Mensagem por Diupa » Sex Fev 23, 2024 9:12 am

Mais quatro Gripen C pra Hungria.
Saab receives Gripen order for Hungary
Saab has today signed a contract with the Swedish Defence Materiel Administration (FMV) and received an order for four additional Gripen C fighter aircraft for Hungary.

This order follows an amendment to the contract between FMV and the Hungarian Government signed in December 2001 regarding 14 Gripen C/D fighters for the Hungarian Air Force. The contract amendment for the four additional aircraft was signed by the Hungarian Ministry of Defence and FMV on 23 February 2024. With this new contract amendment, Hungary will operate a total of 18 Gripen C/D aircraft to protect and defend the Hungarian and NATO airspace.

Mais em:
https://www.saab.com/newsroom/press-rel ... or-hungary




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13687 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 23, 2024 11:59 am

Força Aérea Tailandesa decide entre o F-16 e o Gripen para substituir frota antiga

https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2024/02/002_F16_Gripen_fighters.jpg

A Força Aérea Real da Tailândia (RTAF) planeja adquirir 12 novos caças – o F-16 dos EUA ou o Gripen sueco – para substituir uma frota envelhecida nos próximos anos, depois de ter fracassado no ano passado em adquirir sua escolha número um: o mais avançado F-35 dos EUA.

https://www.cavok.com.br/forca-aerea-ta ... ota-antiga

Mais uma chance para a SAAB.
O negócio das Filipinas pode ser uma mão na roda quanto a esta nova compra do Gripen E\F ou C\D, com mais chances para este último.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#13688 Mensagem por Túlio » Sex Fev 23, 2024 12:05 pm

FCarvalho escreveu: Seg Fev 19, 2024 1:16 pm
FCarvalho escreveu: Dom Fev 18, 2024 5:26 pm
Falando em vendas do Gripen. Parece que agora vai. E com boas perspectivas para o futuro.
Filipinas próxima de fechar acordo para compra de 12 a 14 caças Gripen
https://www.cavok.com.br/filipinas-prox ... cas-gripen
Estou repetindo aqui por se tratar do modelo C\D para as Filipinas.
São até 49 caças em disputa com o F-16, com a quantidade acima já confirmada.
Pode ser que o E\F entre mais tarde neste negócio, mas em se tratando do país acima, é mais fácil eles seguirem com o C\D, mais palatáveis ao orçamento disposto.
Esta venda pode ajudar a Tailândia a se decidir também pelos Gripen C\D, em substituição aos mais antigos F-16A\B e F-5E\F ainda mantidos na frota. A disputa segue com o F-16V.
Cingapura tem uma frota de F-5 modernizados, mas eu não tenho conhecimento de iniciativa para sua substituição.
O Vietnã poderia, em tese, ser também um cliente para os caças suecos, mas eles são operadores tradicionais de caças russos. Talvez mais para frente eles possam avaliar a opção sueca.
Malásia e Indonésia também seriam clientes em potencial.
Me parece que vender/arrendar Gripen C/D (de segunda mão, presumo) seja um excelente negócio para a SAAB, pelo faturamento com modernizações, e para ela e a Flygvapnet também, já que os caças terão que ser substituídos por Gripen E/F num cenário meio tenebroso, em que os suecos abandonam uma vantajosa neutralidade que os imunizou até ao pessoal do véio Adolf, integrado inclusive por seus vizinhos na Escandinávia, para fazer parte da OTAN.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13689 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 23, 2024 12:50 pm

Quero crer, Túlio, que os negócios com os Gripen C\D tendem a aumentar na medida em que os Gripen E começarem a chegar nas linhas de voos da força aérea sueca, o que deve acontecer de forma massiva a partir deste ano e prolongar-se até o final da década. Com certeza eles não vão levar 10 anos para receber as 60 unidades encomendadas.

Tal disponibilidade irá flertar com muitos países que não tem, ou não querem, se imiscuir mais fundo ($$) com a questão Defesa. Bom para eles, e quiçá para nós, que no longo prazo poderemos ter mais clientes eventuais para o E\F produzidos por cá em colaboração com a SAAB.

Neste aspecto, creio que a associação com a Embraer se ressalta quanto à procura e identificação de mercados onde o Gripen e suas variantes pode ter mais chances, principalmente África e América Latina, com Ásia\Pacífico seguindo atrás.

Acho que estamos diante de um caminho que se abre, finalmente, para os negócios do caça da SAAB. Se tivermos mais espaço para alimentar tais empreitadas, melhor ainda para nós, e para os suecos, também.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13690 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 05, 2024 2:44 pm

Hungria, Filipinas: o sueco JAS 39 Gripen recupera cores de exportação

https://meta-defense.fr/pt/2024/02/23/j ... gria_saab/

Em espaços filipinos na internet, diz-se que o negócio entre Suécia e Filipinas é para 4 Gripen E + 10 Gripen C\D.
Como o governo teria disposição para a compra de até 49 caças para a força aérea, é ver para crer se o Gripen finalmente arruma uma exportação de vulto.
Se esta compra inicial vingar, já é um bom primeiro passo.
Na Europa o Gripen está comercialmente morto.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13691 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Mar 05, 2024 5:30 pm

FCarvalho escreveu: Ter Mar 05, 2024 2:44 pm Hungria, Filipinas: o sueco JAS 39 Gripen recupera cores de exportação

https://meta-defense.fr/pt/2024/02/23/j ... gria_saab/

Em espaços filipinos na internet, diz-se que o negócio entre Suécia e Filipinas é para 4 Gripen E + 10 Gripen C\D.
Como o governo teria disposição para a compra de até 49 caças para a força aérea, é ver para crer se o Gripen finalmente arruma uma exportação de vulto.
Se esta compra inicial vingar, já é um bom primeiro passo.
Na Europa o Gripen está comercialmente morto.
Entendi não. E a nossa compra não foi expressiva?! :roll: :roll: :roll:


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13692 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Mar 05, 2024 6:56 pm

FIGHTERCOM escreveu: Ter Mar 05, 2024 5:30 pm
FCarvalho escreveu: Ter Mar 05, 2024 2:44 pm Hungria, Filipinas: o sueco JAS 39 Gripen recupera cores de exportação

https://meta-defense.fr/pt/2024/02/23/j ... gria_saab/

Em espaços filipinos na internet, diz-se que o negócio entre Suécia e Filipinas é para 4 Gripen E + 10 Gripen C\D.
Como o governo teria disposição para a compra de até 49 caças para a força aérea, é ver para crer se o Gripen finalmente arruma uma exportação de vulto.
Se esta compra inicial vingar, já é um bom primeiro passo.
Na Europa o Gripen está comercialmente morto.
Entendi não. E a nossa compra não foi expressiva?! :roll: :roll: :roll:


Abraços,

Wesley
Foi bem parca, míseras 36 unidades, corroboradas pelo fato de que a produção não atingiu nenhuma economia de escala e o valor individual de cada caça saiu mais caro do que um F-35A.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2913
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13693 Mensagem por saullo » Qua Mar 06, 2024 9:42 am

Por enquanto o Gripen E/F está sendo um AMX 2.0.
E está difícil vender pra mais alguém.

Abraços




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13694 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 06, 2024 11:22 am

FIGHTERCOM escreveu: Ter Mar 05, 2024 5:30 pm
FCarvalho escreveu: Ter Mar 05, 2024 2:44 pm Hungria, Filipinas: o sueco JAS 39 Gripen recupera cores de exportação
https://meta-defense.fr/pt/2024/02/23/j ... gria_saab/
Em espaços filipinos na internet, diz-se que o negócio entre Suécia e Filipinas é para 4 Gripen E + 10 Gripen C\D.
Como o governo teria disposição para a compra de até 49 caças para a força aérea, é ver para crer se o Gripen finalmente arruma uma exportação de vulto.
Se esta compra inicial vingar, já é um bom primeiro passo.
Na Europa o Gripen está comercialmente morto.
Entendi não. E a nossa compra não foi expressiva?! :roll: :roll: :roll:
Abraços,
Wesley
Eu não diria que a compra da FAB seja expressiva, pois foram apenas 36 unidades, com os suecos comprando 60, quase o dobro de nós. Este número sim considero expressivo.
Se a FAB tivesse negociado 108 unidades teríamos de fato uma compra para lá de expressiva.
Por enquanto o negócio das Filipinas ainda está por ser resolvido. Mas, o futuro do caça sueco por lá parece estar garantido se o governo continuar empenhado com o compromisso de adquirir até 49 unidades.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36158
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#13695 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 06, 2024 11:29 am

saullo escreveu: Qua Mar 06, 2024 9:42 am Por enquanto o Gripen E/F está sendo um AMX 2.0.
E está difícil vender pra mais alguém.
Abraços
Dedos cruzados para Filipinas e Tailândia fecharem com o Gripen. Vai tirar o pé da lama dos suecos, e nosso também.
A última e única venda do caça foi a nossa há 10 anos atrás. Desde então, só tem levado bomba onde se meteu.
Quem sabe se estes dois países comprarem mais alguém se anima.
Se o Brasil fosse um país sério, e levasse Defesa a sério, não precisaríamos estar na dependência de outras vendas para fazer este projeto chegar no equilíbrio financeiro adequado, visto as necessidades e demandas reais, e não ficcionais da FAB, para a defesa aérea. Como sempre digo, e insisto, 252 Gripen E\F e estamos conversados.
Mas, como caça não dá voto em país de analfabetos.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder