JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

JAS-39 Gripen

#1 Mensagem por Brasileiro » Sáb Fev 18, 2006 7:59 pm

Olá.

Abri este tópico para falar sobre um excelente caça, e que muitas vezes os brasileiros os criticam.
Na verdade ele foi o vencedor legítmo do FX. Ele em si é um "grande" caça, apesar do pequeno alcance.
Mas ele tem também algumas vantagens:
-O preço.
-Facilmente integrável com os padrões da FAB.
-Facilidade para integrar novos armamentos (sempre que quisermos, é só consultar os Sul Africanos e poderíamos integrar uma arma em conjunto, vide que o A-Darter e o R já serão integrados, portanto, grandes facilidades para a FAB em vários sentidos).
-É econômico em muitos aspectos.

E desvantagens:
-Não possui capcadidade de supercruise.
-Baixa capacidade de carga (se bem que no ar-ar isso não faz tanta diferença, pois os mísseis são muito leves e nunca sobrecarregariam o caça.)
-Pequeno alcance.
-Seu projeto não leva em consideração medidas para redução de RCS (eu suponho isso).

Mas alguns problemas podem ser resolvidos:
Há um projeto para dotá-lo de tanque CFT aumentando o seu alcance:

Imagem

A Ericsson está desenvolvendo um radar AESA para o Gripen, me parece que se chama NORA ou Ericsson 2...ah sei lá...
Imagem

Capacete com mira.
Imagem

Já imaginaram um Gripen com CFT e o novo radar na FAB?
Sei que muita gente irá chiar, mas eu acredito fortemente que este será o novo caça da nossa Força Aérea, e seguidamente em ordem de chance pelo Rafale e bem depois o Euro.


abraços]




Carlos Mathias

#2 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 18, 2006 8:05 pm

Um defeito voc~e esqueceu de colocar aí, a coleirinha do motor e sistemas eletrônicos. Se trocar tudo, pode ser... mas sou mais o Su-35 8-] 8-] 8-]




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

#3 Mensagem por Brasileiro » Sáb Fev 18, 2006 8:12 pm

Vou colocar algo sobre o radar NORA. (sogra hehehheheeheheh :twisted: :twisted: ).

"....The NORA is an active electronically scanned array (AESA) radar designed for integration into the JAS 39 Gripen aircraft. The NORA will also include jamming and data communication capabilities. The NORA radar system will provide improved performance over current PS-05/A installed in the Gripen aircraft.

The NORA long range radar will enable air-to-air and air-to-surface engagements while operating in low-observability mode (AESA). The new radar system will start flight tests in 2004...."

Ah....Esqueci de citar também o sensor infra vermelho, que os caças de 4ª geração não têm (F-16, Mirage-2000...)

Um defeito voc~e esqueceu de colocar aí, a coleirinha do motor e sistemas eletrônicos. Se trocar tudo, pode ser... mas sou mais o Su-35


Sim..sim, mas não acredito que eles ainda não tenham atualizado nada nele né...a eletrônica dele pode ser modernizada e ficar par a par com os outros delta europeus...Olha não to fazendo propaganda do Gripen não hein pelamordedeus...heheheheheheh eu também sou mais o Su-35, mas vamos olhar para os pontos positivos dele também né... :wink:


abraços]




Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#4 Mensagem por chm0d » Sáb Fev 18, 2006 8:32 pm

Opa,

Eu so consigo ver um ponto positivo e varios negativos :)

Pelomenos para o brasil eu acho que ele nao serve.

Abraco.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#5 Mensagem por Bolovo » Sáb Fev 18, 2006 8:42 pm

Carlos Mathias escreveu:Um defeito voc~e esqueceu de colocar aí, a coleirinha do motor e sistemas eletrônicos. Se trocar tudo, pode ser... mas sou mais o Su-35 8-] 8-] 8-]

Você tem algum trauma dessa coleirinha, heim? :mrgreen:
chm0d escreveu:Opa,

Eu so consigo ver um ponto positivo e varios negativos :)

Pelomenos para o brasil eu acho que ele nao serve.

Abraco.

Ah, claro, e o Su-35 deve ser PERFEITO, não? :roll:

Fale os pontos positivos do Su-35, e o "unico" positivo do Gripen. E fale os negativos de ambos. Não venha com essa de o Su-35 não tem pontos negativos.

Nem o F-22 é assim, meu coleguinha.



Na minha opnião, o Gripen seria muito bom para o Brasil, mesmo com o pequeno alcance dele (A FAB está "satisfeita" com o alcance do F-5, e olha que é BEM MENOR do que o do Gripen). Dos candidatos do antigo F-X, ele é o unico que cumprirá o principal requisito: Estar voando até 2030.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

#6 Mensagem por Brasileiro » Sáb Fev 18, 2006 8:51 pm

Essa história de coleirinha é muito relativa.
Imaginem que o Brasil entre em conflito com algum país por aqui, e que o nosso caça seja o Rafale ou o Euro.
Bom, até aí tudo bem. Mas vamos supor que os EUA são contra a intervenção brasileira, aí o que acontece....como muitos países da Uniao Européia (que fazem o EF-2000) são aliados incondicionais dos EUA, então eles pediriam os códigos dos sistemas eletrônicos dos caças brasileiros, ora fabricados na europa.... ferra tudo. Pode ser Gripen, Rafale, Euro, tanto faz, se os EUA quiserem, qualquer país fabricante pode passar os códigos para os ianques e nos ferrar.

E é exatamente por isso que a FAB tanto quer o acesso aos códigos dos caças e ober controle sobre todo o sistema eletrônico.
Então, se estivermos até mesmo com um caça russo, e se os EUA e o país fornecedor se voltarem contra o Brasil, já era a tudo e estamos naquela mesma coleirinha.


abraços]




Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#7 Mensagem por chm0d » Sáb Fev 18, 2006 8:59 pm

Bolovo escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Um defeito voc~e esqueceu de colocar aí, a coleirinha do motor e sistemas eletrônicos. Se trocar tudo, pode ser... mas sou mais o Su-35 8-] 8-] 8-]

Você tem algum trauma dessa coleirinha, heim? :mrgreen:
chm0d escreveu:Opa,

Eu so consigo ver um ponto positivo e varios negativos :)

Pelomenos para o brasil eu acho que ele nao serve.

Abraco.

Ah, claro, e o Su-35 deve ser PERFEITO, não? :roll:

Fale os pontos positivos do Su-35, e o "unico" positivo do Gripen. E fale os negativos de ambos. Não venha com essa de o Su-35 não tem pontos negativos.

Nem o F-22 é assim, meu coleguinha.



Na minha opnião, o Gripen seria muito bom para o Brasil, mesmo com o pequeno alcance dele (A FAB está "satisfeita" com o alcance do F-5, e olha que é BEM MENOR do que o do Gripen). Dos candidatos do antigo F-X, ele é o unico que cumprirá o principal requisito: Estar voando até 2030.


http://www.defesanet.com.br/rv/pagina_su35_10.htm

Acho que isso eh o suficiente? creio q sim hehehee para nossa realidade COM CERTEZA!!!!!

Abraco :)




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#8 Mensagem por Bolovo » Sáb Fev 18, 2006 9:02 pm

chm0d escreveu:
Bolovo escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Um defeito voc~e esqueceu de colocar aí, a coleirinha do motor e sistemas eletrônicos. Se trocar tudo, pode ser... mas sou mais o Su-35 8-] 8-] 8-]

Você tem algum trauma dessa coleirinha, heim? :mrgreen:
chm0d escreveu:Opa,

Eu so consigo ver um ponto positivo e varios negativos :)

Pelomenos para o brasil eu acho que ele nao serve.

Abraco.

Ah, claro, e o Su-35 deve ser PERFEITO, não? :roll:

Fale os pontos positivos do Su-35, e o "unico" positivo do Gripen. E fale os negativos de ambos. Não venha com essa de o Su-35 não tem pontos negativos.

Nem o F-22 é assim, meu coleguinha.



Na minha opnião, o Gripen seria muito bom para o Brasil, mesmo com o pequeno alcance dele (A FAB está "satisfeita" com o alcance do F-5, e olha que é BEM MENOR do que o do Gripen). Dos candidatos do antigo F-X, ele é o unico que cumprirá o principal requisito: Estar voando até 2030.


http://www.defesanet.com.br/rv/pagina_su35_10.htm

Acho que isso eh o suficiente? creio q sim hehehee para nossa realidade COM CERTEZA!!!!!

Abraco :)

Rosoboronexport - Agosto 2002




Claro que acredito.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Sideshow
Sênior
Sênior
Mensagens: 2834
Registrado em: Ter Nov 15, 2005 10:30 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: JAS-39 Gripen

#9 Mensagem por Sideshow » Sáb Fev 18, 2006 9:07 pm

Brasileiro escreveu:E desvantagens:
-Não possui capcadidade de supercruise.


Ele também foi oferecido com a turbina EJ2000, com essa turbina ele não poderia ter a capacidade de supercruise? em um pacote maior poderiamos colocar essa turbina nos AMX.




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#10 Mensagem por talharim » Sáb Fev 18, 2006 9:23 pm

Não tenho nada "pessoal" contra o Gripen.

É um caça excelente para a Suécia.

É um ótimo caça para a África do Sul.

Para o Brasil não serve pelo ridículo alcance.E não adianta o fabricante "esticar" o alcance do caça,fazer fórmula para colocar 3 tanques subalares.................imaginar um improvável CFT,etc.

O Gripen é um caça muito pequeno,foi projetado para operar nas estradas suecas,se esconder nos acostamentos das rodovias suecas...........e mesmo assim a Suécia adquiriu 250 caças justamete pelo seu parco alcance.........

Não tem aonde colocar mais combustível no caça sem prejudicar enormemente seu desempenho..........

É exatamente o mesmo caso do F-5 que nós temos.Instale 3 tanques subalares nesse caça e ele só conseguirá voar reto.

-----------------------------------------------------------------------

Na época que o Brasil adquiriu os F-5s eram outros quinhentos.Praticamente fomos obrigados a escolher esse caça porque não tínhamos opção.

Agora acabou a guerra fria e temos liberdade de escolha.Escolher um "F-5 do século 21" não seria uma boa escolha.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#11 Mensagem por Bolovo » Sáb Fev 18, 2006 9:32 pm

talharim escreveu:O Gripen é um caça muito pequeno,foi projetado para operar nas estradas suecas,se esconder nos acostamentos das rodovias suecas...........e mesmo assim a Suécia adquiriu 250 caças justamete pelo seu parco alcance.........

Foram mais ou menos 200 encomendas, na minha opnião, normal essa quantidade. Não foi porque tem "pequeno" alcance.

Exagero foi em na decada de 70, que a Flygvapnet era a 4º maior força aérea do planeta em quantidade de aeronaves.

E sobre operar nas estradas suecas, acho que isso também vale pra nós (tá certo que uma estrada SUECA em condição ruim é equivalente a uma de nossas estradas em otimas condições uhahua), já que um Ataque contra o Brasil destruiria suas principais industrias e bases.




Editado pela última vez por Bolovo em Sáb Fev 18, 2006 9:34 pm, em um total de 1 vez.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#12 Mensagem por CFB » Sáb Fev 18, 2006 9:32 pm

Pra min o Gripen e um excelente caça, a naum ser por dois problçemas ( o seu pequeno alcamçe ( esse da pra resolver ) e a dependencia d peças dos EUA ( esse e irremediavel )




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#13 Mensagem por Bolovo » Sáb Fev 18, 2006 9:36 pm

Carlos Mathias escreveu:coleirinha do motor e sistemas eletrônicos.

Meu deus!!

Vamos nos desfazer então de nossos R-99 e A-29!!!!!!!!!!!!!!!!! :shock: :shock:

Estamos esperando o que, eles tem as mesmas "limitações" do Gripen! :roll:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Guilten
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 188
Registrado em: Qui Abr 29, 2004 3:51 pm
Localização: Rio de Janeiro

#14 Mensagem por Guilten » Sáb Fev 18, 2006 9:45 pm

Brasileiro, porque você postou esse tópico??? Ah não, vai começar tudo de novo, Gripen, Sukhoi, Sucatão, F-16, bla, bla, [002] blá assim não dá........




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#15 Mensagem por Penguin » Sáb Fev 18, 2006 9:45 pm

CFB escreveu:Pra min o Gripen e um excelente caça, a naum ser por dois problçemas ( o seu pequeno alcamçe ( esse da pra resolver ) e a dependencia d peças dos EUA ( esse e irremediavel )


80% da frota da FAB usa turbinas e equipamentos americanos...esse problema nao existe na cabeca dos brigadeiros da FAB! Vamos deixar isso pra la! Nao eh argumento coerente. Se assim fosse, estariamos com serios problemas com o F-5, A-29, R-99, P-3, C-130, C295, UH-1, UH-60, Bandeirantes, Caravan, etc.

Agora se a ideia eh desenvolver um caca proprio e se deseja exportar esse caca ai a coisa eh diferente. Para certos mercados nao vai ser possivel. Do FX nao se esperava isso.

Qt ao pequeno alcance...para uma FA que esta satisfeita com o alcance do "estrategico" AMX e do F-5 (ambos espinha dorsal da FAB ate pelo menos 2020) nao pode se queixar do Gripen neste tema, que possui alcance maior que ambos.

A qt de cacas operados pela FA sueca eh facilmente explicado. Basta dar uma olhadinha no mapa e ver quem esta ali do lado: a Russia (ou URSS no passado). Com o ambiente de paz na Europa, a FA sueca tem reduzido a sua frota de cacas, assim como todas as outras.




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Fev 18, 2006 9:54 pm, em um total de 1 vez.
Responder