Cotas

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

Cotas

#1 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jan 31, 2006 4:16 pm

Abri esse topico para falarmos sobre as cotas raciais nas universidades brasileiras, uma amigo meu passou em 57 lugar das 80 vagas, mais foi retirado pois teve algumas vagas reservadas para cotistas, que tiraram notas melhores que a dele, bom que se diga

minha opiniao é totalmente contraria, o cara nao pode ser favorecido porque é negro, negro nao é so pobre, tenho um amigo negro mais rico que eu, e nao concordo com divida historica, pois deem suas opinioes sobre esse assunto polemico, que o governo de cursos pre-vestibulares gratuitos, e o pior, muitas faculdades querem que voce prove que é negro, algo como um juri racial, bom, eu acho que se eu falar que eu sou negro, entao eu sou (nao eu no caso, mais voces entenderam)

:evil: :evil: :evil:

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#2 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Jan 31, 2006 9:22 pm

Por sinal, parece o Pedro Ledoux, que registrou-se há pouco no DB.

As Cotas são são uma verdadeira vergonha...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#3 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jan 31, 2006 9:47 pm

FinkenHeinle escreveu:Por sinal, parece o Pedro Ledoux, que registrou-se há pouco no DB.

Sim, Pedrao mesmo, ainda bem que aqui nao tem cotas, senao eu ia da com a divida historica na cara de alguem

Imagem
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#4 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Jan 31, 2006 10:10 pm

Einsamkeit escreveu:
FinkenHeinle escreveu:Por sinal, parece o Pedro Ledoux, que registrou-se há pouco no DB.

Sim, Pedrao mesmo, ainda bem que aqui nao tem cotas, senao eu ia da com a divida historica na cara de alguem

O pessoal do Direito diz aí, acho que fácil, fácil dá pra conseguir liminar...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Don Pascual
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por Don Pascual » Ter Jan 31, 2006 10:59 pm

Eu sou contra as cotas racias. É uma regressão social que se reversem vagas para pessoas que, por um acaso, tem a cor de pele diferente.
Cotas para pessoas pobres? Talvez, ainda não tenho opnião formada.
Um outro problema das cotas (alem de serem obviamente repugnantes) é que, caso criemos cotas para certas pessoas, sobre a justificativa de, por serem negros/indios/pobres/deficientes/marcianos, eles não tiveram condições psicologicas/materiais/monetarias de estudar, por isso precisam de um empurrãozinho pra irem pra faculdade, então, devemos também crairmos cotas para filhos de familias instaveis/violentas/pais alcolatras/drogados/etc, pois essas pessoas também nào tiveram condições de terem um bom desempenho na escola.
Espero ter sido claro no meu raciocinio.

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#6 Mensagem por Morcego » Ter Jan 31, 2006 11:28 pm

As cotas raciais SÃO uma verdadeira MEDIDA IDIOTA que só tem um objetivo, ADOÇAR o pão amassado pelo diabo que é entregue para a SOCIEDADE, uma medidad eleitoreira e POLITICAMENTE correta.

O principio da competição e a valorização dos melhores é PRINCIPIO A SER SEGUIDO, nossos parcos recursos para o ensino técnológico deveriam ser investidos nos melhores, PQ não aplicam as cotas apenas para o PROUNI por exemplo, DESSA FORMA o governo paga para qualquer cidadáo que náo teve CHANCE poder estudar.

Ao melhorar o estudo basico e médio ((os verdadeiros problemas)) acaba a desculpa esfarrapada, se o ensino médio for melhor ai todos PODERÃO ''' C O M P E T I R ""em igualdade de condiões.

O resto é papo de MERCADOR DE ILUSÃO.

Pedro Ledoux
Novato
Novato

#7 Mensagem por Pedro Ledoux » Qua Fev 01, 2006 12:51 am

Sim, sou eu mesmo o cara que ficou em 57 de 80 vagas e perdeu para engenharia eletrica na UFBA. Realmente nossa educação é uma vergonha cheia de empulhações como aprovaçao automatica, cotas e fim do provao.

Sera que é previlegio procura se instruir? Os pais de familia de classe media que pagam pilhas de impostos em face a um ensino publico ruim procuram a iniciativa privada para dar uma educaçao decente. Previlegio alias é ter regalias para passar por cima dos mais capacitados.

Einsamkeit
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por Einsamkeit » Qua Fev 01, 2006 1:41 am

Alias, belo avatar, so da uma diminuida nele

Imagem
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#9 Mensagem por Alcantara » Qua Fev 01, 2006 1:59 am

Entra com uma ação na justiça. Esse negócio de "cota" é claramente inconstitucional!!! Tá lá na Lei Maior:

Art. 3º
- Constituem objetivos fundamentais da Republica Federativa do Brasil:
IV - promover o bem estar de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaiquer outras formas de discriminação.

Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos extrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, è segurança e à propriedade...
LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público;

Cabe aqui, portanto, a conclusão de que as cotas ferem, além de tudo, o princípio da isonomia, que assegura tratamento igual a todos, naquilo que sejam iguais (art 5º, caput, da CF) e agridem um dos objetivos fundamentais da República, que é o de promover o bem de todos, sem preconceito de origem, de raça, de cor, de sexo ou de idade (art. 3º, inc. IV, da CF).

Cuidado com contra argumentos. Podem querer justificar a diferenciação dos direitos. Verifique todos os dados possíveis com o seu advogado sobre qual linha de jurisprudencia seguem os juízes da sua região. Mesmo sendo um direito claro, líquido e certo, alguns querem distorcer esse direito em favor da cota.

Ministro do TST diz que cota é constitucional. Carlos Alberto Reis de Paula afirma que a polêmica é resultado de discriminação racial

BRASÍLIA - O ministro do Tribunal Superior do Trabalho Carlos Alberto Reis de Paula afirmou ontem, no encontro O Negro na Universidade:
Direito à Inclusão, que o regime de cotas para negros no ensino superior e no serviço público é "absolutamente constitucional". Para ele, a polêmica é resultado da discriminação racial velada e do mito de que o Brasil não era preconceituoso.

A Constituição, justifica o ministro, garante tratamento diferenciado ao pequeno empresário, crianças, adolescentes e deficientes físicos, enquanto a Lei Eleitoral cria cota para mulher na política. "Agora, quando se trata dos negros vão alegar inconstitucionalidade?" Um dos argumentos contra o regime de cotas é o de que a norma viola o princípio da igualdade, que proíbe a diferenciação dos cidadãos por raça e cor. "Todos são iguais, mas direito absoluto não existe para ninguém", diz, sustentando que o Estado pode fixar limites porque a sociedade é uma organização de direitos e deveres.

E para finalizar, dois links que ilustram na prática o que eu disse. :lol:

Mandado de segurança contra cotas no vestibular:
:arrow: http://jus2.uol.com.br/pecas/texto.asp?id=618

Sistema de cotas
UFPR tem de matricular aluno reprovado em vestibular
:arrow: http://conjur.estadao.com.br//static/text/32860,1

Abraços!!!

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6304 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Túlio » Qua Fev 01, 2006 2:07 am

Que avatarzão, hein, Pedro? parabéns...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Fev 01, 2006 9:15 am

Pedro, tive que retirar seu avatar, pois ele estava muito grande, o que atrapalhava a navegação. Procure imagens de até 150 px de largura (com alguma tolerância).

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#12 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Fev 01, 2006 9:22 am

Sou absolutamente CONTRA cotas raciais. Para pobres, não sei se cotas, mas acho que poderia ser pensado alguma forma de eles poderem estudar, seja ampliando as vagas nas públicas ou tendo bolsas em particulares.

As cotas racias só AUMENTAM a discriminação.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
PREDADOR
Novato
Novato

As cotas

#13 Mensagem por PREDADOR » Qua Fev 01, 2006 7:39 pm

O indivíduo criador desse sistemas de cotas só proporcionará injustiças .

O grande problema do ensino é falta de investimento na educação e nção é criando cotas para negros,índios ou sei lá oque é que se resolve o problema.

O certo é todos terem a mesma oportunidade em condições iguais.

VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#14 Mensagem por VICTOR » Sex Fev 03, 2006 12:35 pm

Sou anti-racista ao extremo, e por isso mesmo acho as cotas raciais um aberração abominável. Voltar a classificar as pessoas pela cor é um retrocesso.

Por outro lado, acho as cotas para alunos saídos escola públicas uma boa idéia, para atenuar o problema de quem estuda nas Federais são os ricos. Há que se ajustar o tamanho da cota para aluno de escola pública de forma a tornar a universidade pública mais justa, mas sem exagerar e perder bons alunos que vêm do ensino privado.

As cotas para alunos de escolas públicas tirariam apenas os alunos de escola privada que ficam no últimos lugares, se não conseguiram azar, ao mesmo tempo que os melhores entre os provados continuariam tendo acesso.

Melhor mesmo seria não precisar de nada disso, se a escola pública fosse excelente como eu gostaria, mas o governo gasta em outras coisas, mas não vou entrar na questão.

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Marcos Falco
Júnior
Júnior
Contato:

#15 Mensagem por Marcos Falco » Qua Fev 08, 2006 11:11 am

Gostei de ver as opiniões contra as cotas pra negros nas universidades (lembrando q existem cotas pra indios também). As discussóes neste forum vão ser açucaradas....

As inquietações que as cotas geraram no seio desta elitezinha mal acostumada, de ter que aceitar o excluido ser incluido e de ter que repartir o bolo que era só dela...demonstram o quanto as cotas já deveriam ser aprovada a muito tempo...só podia ser coisa de um partido popular, que apesar de todos os defeitos ainda é o único que tenta fazer alguma coisa pelos pobres...

Aqui no meu Mato Grosso so Sul nunca se fez tanto pelos pobres, e como é o estado com a maior população indígena do país (só na minha cidade Dourados) tem uma Aldeia com 12 mil índios (nesta cidade universitária as cotas pros índios e os negros pegam muito bem)...

Suas inquietações e ódios são justificáveis...igualzinho a de um latifundiário que é desapropriado para que aquelas terras que nunca foram suas sejam distribuidas para quem não tem terra....

É a lei da coletividade imperando sobre a individualidade...Assim os liberais se incoleirizam mesmo....

Abraços fraternos a todos...

Responder