Página 1 de 3
Merlin Na FAP
Enviado: Seg Jan 30, 2006 4:33 pm
por Jose Matos
Os Merlin começam na próxima Sexta a substituir os Puma em SAR. A notícia vem hoje no DN:
http://dn.sapo.pt/2006/01/29/nacional/p ... io_bu.html
Um abraço
Zé
Enviado: Seg Jan 30, 2006 5:29 pm
por tagos
Agora sim, vai ser lindo ver estes belos aparelhos no ar.
Cumprimentos
Enviado: Seg Jan 30, 2006 5:42 pm
por Vinicius Pimenta
Belíssimos! Parabéns, amigos portugueses!
Enviado: Seg Jan 30, 2006 6:11 pm
por Einsamkeit
Enviado: Seg Jan 30, 2006 6:12 pm
por Jose Matos
Já vi em acção num festival aéreo e realmente é impressionante. Mete o Puma num bolso. O problema é o custo de operação (5 mil euros/hora). Ou seja, paga-se caro.
Um abraço
Zé
Enviado: Seg Jan 30, 2006 6:53 pm
por A-29
Ai que inveja
Enviado: Seg Jan 30, 2006 7:06 pm
por alex
Sobre o custo de operação o Canadá solicitou estudos ao fabricante sobre modificações para utilização unicamente dos dois motores em vez dos três.
Li isso acho que em uma Flap ou RFA.
Bem se o Canadá não aguenta quem somos nós.
Enviado: Seg Jan 30, 2006 8:21 pm
por Degan
Eso es solo lujo......
Felicitaciones (qué envidia.....
....sana).
Saludos cordiales,
Enviado: Seg Jan 30, 2006 10:35 pm
por talharim
PQP,que inveja,inveja,inveja !!! hehehehehe
Parabéns para a FAP que vai operar simplesmente o melhor heli do mundo !
----------------------------------------------------------------
A MB tem que comprar esse heli,ia ficar lindo no convés do São Paulo...
Enviado: Seg Jan 30, 2006 10:37 pm
por Einsamkeit
Claro que sim, esse ai é praticamente o helicoptero AEW ideal
Enviado: Ter Jan 31, 2006 1:46 am
por p_shadow
Einsamkeit escreveu:Mas o bichao é grande nao?...
Estacionado e visto de frente diria que é sensivelmente do tamanho de um autocarro (ônibus)
alex escreveu:Sobre o custo de operação o Canadá solicitou estudos ao fabricante sobre modificações para utilização unicamente dos dois motores em vez dos três.
Li isso acho que em uma Flap ou RFA.
Bem se o Canadá não aguenta quem somos nós.
Para desempenhar a maioria das suas missões o EH101 pode usar apenas 2 dos motores estando o 3º em "idle" reservado para situações de emergência e/ou que seja necessário um aumento (considerável!) de potência.
Acaba também por poupar alguma coisa do bolso do contribuinte
Cumptos
Enviado: Ter Jan 31, 2006 8:10 am
por Rui Elias Maltez
A habitabilidade é óptima e permite que se ande lá dentro em pé, ao contrário dos Puma em que se tem que andar curvo para não bater com a cabeça no tecto.
A rampa de acesso é boa para lá transportar equipamento ou uma pequena viatura táctica.
Os aviónicos e painel são de últma geração, com tudo digitalizado.
No entanto gostaria muito que depois de uma boa revisão, os Puma passassem, como tem sido falado, para a Protecção Civil, onde por mais uns 5 anos, pelo menos ainda poderiam dar um bom apoio, nomeadamente no combate a incêndios, e transporte de forças de primeira intervenção em regiões montanhosas para esse combate, libertando nesta fase a FAP dessa tarefa.
Enviado: Ter Jan 31, 2006 12:02 pm
por tagos
Estas fotos dão para ver o seu verdadeiro tamanho.
Os seus controlos.
Cumprimentos
Enviado: Ter Jan 31, 2006 12:33 pm
por AlbertoRJ
Na última edição da Revista Força Aérea tem uma boa reportagem sobre os Merlins da FAP com o seguinte título:
"Mar Adentro, Muita Coragem e Bons Rotores! - A Esquadra 751 e a entrada em serviço do Augusta Westland EH101 Merlin na Força Aérea Portuguesa".
Abraços
Enviado: Ter Jan 31, 2006 7:14 pm
por chm0d
Otimo aparelho... parabens.