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Aviões militares que já estiveram ao serviço da FAP

Enviado: Qui Jan 26, 2006 8:40 am
por Rui Elias Maltez
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NORD 2501-F NORATLAS

A FAP adquiriu da UAT os primeiros (6) Nord 2502-A, em 1960, e, em 1965, recebeu mais (6) 2501-F da Nord Aviation. Em 1968, foram adquiridos mais (19) Nord 2501-D.

Dois motores, Bristol Hercules 758/759 de 2040 hp cada; Envergadura, 32,50 m;

Comprimento, 21,96 m; Altura, 6,00m;

Área Alar, 101,20 m2; P. Vazio, 13075 Kg

Equipado, 21500 Kg;

Velocidade máxima, 431 km/h;

Raio de acção, 3000 km; Razão de subida, 375 m/min; Tecto de serviço, 7500 m

A Força Aérea Portuguesa possuiu (31) destes aparelhos, de 1960 a 1978.
Foto: emfa

Um site interessante:

http://alfredo7.no.sapo.pt/25avioes5.htm

Outro link:

Museu do Ar: http://www.emfa.pt/www/po/musar/?lang=pt

Enviado: Qui Mar 16, 2006 12:21 pm
por Rui Elias Maltez
Fiat G-91:

Aviões destinados a substituir os [i]F-86 Sabre[/i]

Construidos na Alemanha na versão R/4 (versão destinada inicialmente às forças aéreas da Grécia e da Turquia), acabaram por também serem entregues a Portugal, que na altura se debatia com problemas de embargo de armamento por parte de alguns aliados, nomeadamente por parte dos EUA.

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Vários tipos de pintura utilizados durante a guerra colionial entre 1965 e 1975.

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Um dos primeiros G-91 a partir para o teatro da Guiné

Neste país passaram a estar 8 aparelhos na BA º12 de Bissalanca, que constituiram a esquadra 121 "Tigres" (actual aeroporto da capital guineense).

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G-91 na BA nº5 (Monte Real)

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Foto de aterragem de um G-91 num aeródromo em Moçambique.

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http://groupeaeronefs.free.fr/mono03.htm

Enviado: Qui Mar 30, 2006 7:55 am
por Rui Elias Maltez
Junkers 52

Estado de um dos Junkers 52 no depósito geral de material aeronautico (Alverca-Lisboa):

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A FAP tem em curso neste momento um programa de restauro e recuperação de um dos Noratlas para ser depois tranportado e remontado na BA nº1 em Sintra, onde está instalado um dos polos do Museu do Ar.

Prevê-se que até 2007 se dê início aos trabalhos de recuperação, restauro e reabilitação de um destes tranportadores de origem alemã, o Junkers 52.

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Enviado: Qua Abr 12, 2006 10:38 am
por Rui Elias Maltez
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NORTH AMERICAN F-86 SABRE

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foto: João Salgado

Resumo histórico:

Em 1958 a Força Aérea recebeu 25 aviões F-86F e, posteriormente, mais 40 aviões deste tipo.

Colocados, inicialmente, na Base Aérea 2, Ota, foram transferidos em 1959 para a Base Aérea 5, Monte Real, então inaugurada.

Estes aviões prestaram, também serviço em Bissau, Guiné, durante um breve período de tempo.

Foram retirados do serviço em 1980 e o Museu do Ar dispõe de alguns exemplares em exposição estática.

Estes caças-bombardeiros estiveram ao serviço da FAP em simultâneo com os mais novos FIAT G-91.


Especificações:


Designação:
Caça e intercepção

Motor:
Turbina General Electric J-47-GE27

Dimensões:
Envergadura.................. 11,31 m
Comprimento................. 11,44 m
Altura............................ 4,50m
Area alar....................... 26,76 m2

Pesos:
Peso vazio..................... 4940 Kg
Peso equipado................ 9230 Kg

Performances:
Velocidade máxima......... 1118 km/h
Raio de acção................. 1369 km
Tecto de serviço.............. 14630 m
Razão de Subida.............. 2835 m/min

Armamento:
Metralhadoras: 6 metralhadoras calibre 0,50 pol
Mísseis/Bombas:
2 misseis ar-ar, ou 2000Kg de bombas suspensas nas asas




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Foto: Tiago Figueiredo


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Foto: Tiago Figueiredo

FAP

Enviado: Qui Abr 13, 2006 6:25 pm
por dero
segundo o link do Rui Elias a FAp no inicio dos anos 70 operou grande quantidade de avioes estiveram em operaçao em s~imultanio os f84 , f86 fiat ,T 33 AlueteIII so os NORD atals e q nao bate certo poiso Rui diz que operamos 25 e o link refere 13

Enviado: Qua Abr 19, 2006 6:29 am
por Rui Elias Maltez
Dero:

Pelo que eu entendi, os NORATLAS que estiveram ao serviço da FAP totalizaram 31 aparelhos, mas não operaram todos simultaneamente.

A nível de aviões de transporte, também operámos os célebres Dakota (de que existe um exemplar no Museu do Ar, na BA nº1, em Sintra), quer no continente, quer nas colónias.

Quanto ao caças/bombardeiros, a FAP a certa altura operou simultaneamente os F-86, e os FIAT-G-91.
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Quanto aos helis ligeiro, primeiro contámos com os AllueteII e depois, estes foram gradualmente substituidos, quer na metrópole, quer nas colónias pelos AllueteIII, maiores.

Chegámos a ter cerca de 125 unidades de AlIII

No entanto, alguns os AlII mantiveram-se ao serviço da FAP simultaneamente, pelo menos até 1975, para missões muito específicas.

Já nos anos 70, muito perto dop fim da guerra colonial, recebemos os primeiros C-130 e também os SA-330 Puma, os mesmos que até há pouco tempo estavam ao serviço da FAP.

Enviado: Qua Abr 19, 2006 3:56 pm
por cabeça de martelo
Rui Elias Maltez escreveu:Fiat G-91:

Aviões destinados a substituir os [i]F-86 Sabre[/i]

Construidos na Alemanha na versão R/4 (versão destinada inicialmente às forças aéreas da Grécia e da Turquia), acabaram por também serem entregues a Portugal, que na altura se debatia com problemas de embargo de armamento por parte de alguns aliados, nomeadamente por parte dos EUA.

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Vários tipos de pintura utilizados durante a guerra colionial entre 1965 e 1975.

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Um dos primeiros G-91 a partir para o teatro da Guiné

Neste país passaram a estar 8 aparelhos na BA º12 de Bissalanca, que constituiram a esquadra 121 "Tigres" (actual aeroporto da capital guineense).

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G-91 na BA nº5 (Monte Real)

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Foto de aterragem de um G-91 num aeródromo em Moçambique.

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http://groupeaeronefs.free.fr/mono03.htm


O meu pai andou a proteger estes aviões...
Adorou estar na FAP!

Enviado: Qui Abr 20, 2006 7:36 am
por Rui Elias Maltez
O seu pai era da Polícia Militar?

E esteve em África?

Enviado: Sex Mai 19, 2006 10:37 am
por Rui Elias Maltez
A propósito do tópico sobre os aviões da FAP que actuaram em África, aqui podem ver algumas fotos, já que elas não abundam na net.

Enviado: Sex Mai 19, 2006 1:27 pm
por cabeça de martelo
Rui Elias Maltez escreveu:O seu pai era da Polícia Militar?

E esteve em África?


Rui a tua sorte é que o meu pai não está cá no forúm senão fazia-te a folha, tu chamaste-lhe de PE?! Houve, eu quando cheguei a casa pela primeira vez da tropa eu tive de mudar a roupa a correr senão o homem massacrava-me o caparro! Ele despreza o Exército! :?

Ele foi PA - Policia Aérea :wink:

Escapou da guerra porque entretanto aconteceu o 25 de abril.

Enviado: Sáb Mai 20, 2006 3:07 pm
por jomite
Com o intensificar da guerra na Guiné e visto que havia membros do PAIGC na URSS a receber formação para pilotar Mig´s, o governo português estáva a equacionar a compra de Mirage III (em 1973/74) para substituir os Fiat, visto que estes seriam inferiores ao MIG-17 que estávam a ser adquiridos pela Guiné-Conacri e que o PAIGC também poderia receber e começar a operar a partir do mesmo país.

A escolha do Mirage devia-se a maior facilidade na compra de armamento á França e á boa prestação dos mesmos ao serviço de Israel nos confrontos com aviões de fabrico Russo ao serviço das forças aéreas árabes.

Enviado: Seg Mai 22, 2006 1:00 pm
por Rui Elias Maltez
A escolha do Mirage devia-se a maior facilidade na compra de armamento á França e á boa prestação dos mesmos ao serviço de Israel nos confrontos com aviões de fabrico Russo ao serviço das forças aéreas árabes.


Desconhecia essa intenção, Jomite.

Mas realmente a França foi quem mais equipamento nos vendeu, desde as 4 fragatas João Belo, baseadas no modelo da Cmt. Rviere quer os helis AluetteII e depois o AluetteIII e finalmente os Puma's.

Já antes nos vendera os Noratlas.

Enviado: Seg Mai 22, 2006 10:09 pm
por jomite
Isto não tem muito a ver com o tópico (peço desculpa) mas jáagora para completar a informação:

No final de 1973 o governo da altura tinha já assinádo a compra de dois pelotões de misseis anti-aéreos CROTALE (também franceses, não sei a quantidade exacta) para serem colocádos na Guiné Bissau, também com o objectivo de protejer o território de possiveis ataque aéreos enquanto não chegávam os Mirage.

Os CROTALE começariam a ser entregues no final de 1974,ou principio de 75, finalizando as entregas em 1977.
Devido ao fim do regime o contrato foi canceládo.

Originalmente os misseis pretendidos eram os Red Eye americanos, mas eles não os quiseram vender a Portugal (assim como outro tipo de material militar), estiveram para ser adquiridos através de Israel mas devido a burocracias e ao arrastar das negociações desistiram dos Red Eye (não tenho informações deste missil, pelo menos com este nome).

Estas informações foram retiradas de um livro (bastante credível) que relata as relações de Portugal e EUA, e também com outros países, durante o governo de Marcelo Caetano.

Se quiserem posso conseguir o nome.

Enviado: Ter Mai 23, 2006 7:46 am
por Rui Elias Maltez
Obrigado pelo contributo, Jomite.

Essas informações são importantes e até dão para analizar as dificuldades que Portugal tinha junto dos EUA para conseguir equipamento militar para utilização fora do contexto da NATO.

Enviado: Sex Jun 09, 2006 7:11 am
por Rui Elias Maltez
Um site interessante para quem quiser saber mais coisas sobre aviões que ao longo do século XX operaram ao serviço da Aéronautica, e posteriormente da Força Aérea Portuguesa:

http://www.geocities.com/CapeCanaveral/ ... nuFAP.html

Algumas fotos:

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T-38 Talon 10915 (USAF serial)

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Tiger Moth

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C-47 /DC-3 / Dakota

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Lockeed P-38F Lightning

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Junkers Ju-86

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Foto de um B-26 tirada em 1975 em Luanda, Angola:
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E de um outro B-26 nas instalações das OGMA, Alverca, em 1971:
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G.91T/3 (foto de 1077 na BA do Montijo)

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