Tomkat escreveu:Alguém sabe o periodo de vida útil que ainda restam ás células dos Alpha-jet portugueses.
Todas as células já devem ter perto de 20 anos...ou mais.
Caro tomkat, os Alphajet deverão ter á volta de 22/23 anos em média Alguns até poderão ter já 25 anos, mas esses só devem já servir para banco de peças. Os Alphajet da Tailândia têm são mais velhos, porque têm um motor (Larzac 04-C6) mais antigo dos dois que equipam o AlphaJet.
O motor dos Alpha jet portugueses é o Larzac 04-C20 mais recente e ligeiramente mais potente que o Larzac 04-C6.
Rui Elias escreveu:Julgo que os Alpha Jet são aviões de ataque, embora a FAP os utilize como aviões de treino avançado.
Já em tempos, noutro forum sugeri que se deveria equacionar a compra de AMX italianos, pelo padrão NATO, e que em tempos de paz poderiam ser na mesma utilizados como aviões de treinamento.
Caro Rui Elias, a FAP não deve ter um único avião adquado, neste momento, para fazer face ao salto tecnológico que separa aviões de diferentes gerações, se compararmos as exigências necessárias para pilotar um F-16MLU!!
Sou levado a chegar a essa conclusão, porque há pilotos (poucos) da FAP a serem formados nos EUA e muito provavelmente por causa desse pormenor (e/ou outros), dado que para os MLU´s deverá ser necessário um treino ainda mais avançado que proporcione aos pilotos valências que nunca teriam se voassem somente no Alphajet na FAP, “penso eu de que”. (mas isto sou eu a “fazer contas”).
Os AMX podem ser uma boa ideia, mas poderão ser ainda mais caros que os Alphajet, mais caros em tudo e aí é que tá o problema. Se temos só metade dos AlphaJet a voar, quando em 1993 se pensou em ter duas esquadras operacionais, então o que dizer se tivéssemos os AMX. Para o ataque então temos nada melhor que o F-16 a/B e versão MLU M2. Com poucos recusos que Portugal disponibiliza para a sua sobrania, só podemos voar baixinho. Mesmo assim preferiria o HAWK ao AMX, se bem que o AMX já tenha dado provas reais nos Balcãs.
Lauro Melo escreveu:Para treinamento vcs podem utilizar os F-16 B que são ótimos para isto.
Sim também é para isso que eles servem. Mas todo o treino cair somente no F-16 não há orçamento de defesa que resista (no caso português). Tem toda a lógica e seria o ideal, agora desconfio que toda a formação seja dada em F-16. Para que servem os Alphajet? E sai muito mais barato.
Talharim escreveu:Comprem Mirages F-1,já que gostam tanto da França
Caro Talharim, foi a França que não pôs limites e entraves á compra de material bélico durante a ditadura de Salazar por causa da guerra colonial, coisa que os americanos fizeram. Pessoalmente não nutro simpatia por nenhum dos dois. Acho que Portugal deveria aventurar-se num programa a sério nem que fosse em parceria com mais um ou dois países, mas não para fazer como o programa MAKO, que nem ata nem desata.
Mirage F-1 NÂO. Está mais que obsoleto. Comprar por comprar então que se compre o Rafale M. É o único avião, neste momento, que nos colocaria numa posição invejável em toda a NATO. Veja só o nº de porta-aviões em que pode aterrar. Até mesmo no S. Paulo havia essa possibilidade (mais teórica que prática possivelmente). As novas versões já vêm com a possibilidade de transportarem armamento que dê a possibilidade de Portugal controlar a sua ZEE e o triângulo estratégico continente-Açores-Madeira-continente. Mas isto nem em filmes de ficção cientifica, pois o avião é muito caro e depois tínhamos ainda de comprar o armamento e outros aviões para o treino. Nem com 2500 milhões de Euros conseguíamos fazer a festa, para termos o mínimo. É muita mesmo demasiada areia para a minha camioneta.
Pelo que se sabe os Alphajet, ou melhor, pelo que se pode saber neste momento, os aviões só são utilizados para treino e muito pouco mais. Mas não acredito muito nisso, mas também não sou eu que trabalho com eles. Talvez alguém aqui saiba mais e se poder acrescentar algo, força.
Cumprimentos