Interferidores

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
xandov
Júnior
Júnior
Mensagens: 72
Registrado em: Sáb Out 22, 2005 2:01 pm
Localização: SP

Interferidores

#1 Mensagem por xandov » Sex Nov 11, 2005 7:11 pm

Radares brasileiros têm alguma capacidade de resistir a um ataque eletrônico com interferidores. O que nós temos na América do Sul, que pode nos ameaçar com uma missão Wild Weasel? :?:




ALE
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#2 Mensagem por rodrigo » Sex Nov 11, 2005 7:38 pm

Radares brasileiros têm alguma capacidade de resistir a um ataque eletrônico com interferidores.
Os novos do SIVAM tem capacidade. Não sei explicar detalhes técnicos, mas me explicaram que quando eles sofrem interferência, eles trocam de banda para tentar mudar o padrão. Os radares antigos não resistem nem à chuva com trovoada.

O que nós temos na América do Sul, que pode nos ameaçar com uma missão Wild Weasel?
Na prática, só os ingleses nas Falklands.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
xandov
Júnior
Júnior
Mensagens: 72
Registrado em: Sáb Out 22, 2005 2:01 pm
Localização: SP

#3 Mensagem por xandov » Sex Nov 11, 2005 9:14 pm

rodrigo escreveu:
Os novos do SIVAM tem capacidade. Não sei explicar detalhes técnicos, mas me explicaram que quando eles sofrem interferência, eles trocam de banda para tentar mudar o padrão. Os radares antigos não resistem nem à chuva com trovoada.


Na verdade Rodrigo, alguns poucos do SIVAM são tridimensionais, mas ainda não possuem o kit de Medidas de Proteção Eletrônica, que deverá ser adquirido. Já os outros "velhinhos", que estão passando por um severo processo de modernização e equipam as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste são tridimensionais e possuem MPEs funcionando plenamente. São capazes de lutar contra a interferência e não só mudam a frequência como fazem diversos outros truques perversos. Ainda assim, um pacote de Wild Weasel é sempre uma poderosa ameaça. De qualquer forma, a Argentina, Chile e Peru não me parecem estar exatamente fora desta jogada. :wink:




ALE
Avatar do usuário
REGATEANO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1211
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 4:40 pm
Agradeceram: 3 vezes

#4 Mensagem por REGATEANO » Sáb Nov 12, 2005 10:08 pm

A FAB possuí um pod eletrônico para os F-5. É francês, cayman salvo engano. Não sei nada sobre ele.




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#5 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Nov 12, 2005 10:26 pm

Francisco Daniel escreveu:A FAB possuí um pod eletrônico para os F-5. É francês, cayman salvo engano. Não sei nada sobre ele.

Isso, é o Cayman, mas também não tenho maiores conhecimentos...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#6 Mensagem por César » Sáb Nov 12, 2005 10:42 pm

bem vindo ao DB Xandov! :wink:

Legal alguém que goste de Guerra Eletrônica aqui no DB. Aliás, a gente tem um artigo sobre EW lá no site. É um tanto antigo, precisa de uma revisada, mas tem uns conceitos e explicações básicas sobre o assunto.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Spectral
Sênior
Sênior
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Fev 03, 2005 8:47 pm
Localização: UK // Portugal

#7 Mensagem por Spectral » Dom Nov 13, 2005 12:08 pm

Presumo que seja este:

Caiman

Full name and designation: Thomson-CSF TMV-004 (CT51J) Caiman
Versions: unknown
Purpose: offensive, stand-off ECM-pod

First seen in the early 1980s, the Caiman system consists of two large pod(s), the weight and measures of which usually preclude the carrier-aircraft of carrying any other weapons but air-to-air missiles for self-protection. The Caiman is known to have been exported to Iraq, in the mid-1980s, and then saw operational use during the war in Chad. Since then it is known as highly powerful and efficient system. Seen carried on Mirage F.1EQ (Iraq) and Jaguar As (French Air Force).

Imagem

Imagem

French Air Force Jaguar A seen carrying the large Caiman ECM-pod under starboard inner underwing pylon. Note also the Phimat chaff&flare dispenser on the outboard pylon. (Photo: AdA)

http://www.acig.org/artman/publish/article_534.shtml




Avatar do usuário
thicogo
Sênior
Sênior
Mensagens: 808
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 2:32 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Agradeceram: 17 vezes

#8 Mensagem por thicogo » Dom Nov 13, 2005 2:07 pm





Editado pela última vez por thicogo em Dom Nov 13, 2005 9:02 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#9 Mensagem por rodrigo » Dom Nov 13, 2005 8:19 pm

Uma foto no F5.VALEU

Não tá dando pra ver.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#10 Mensagem por rodrigo » Dom Nov 13, 2005 8:21 pm

De qualquer forma, a Argentina, Chile e Peru não me parecem estar exatamente fora desta jogada.
Entendo a capacidade desse países de realizar ataques convencionais, mas não creio que exista uma real capacidade WILD WEASEL na América do Sul.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
xandov
Júnior
Júnior
Mensagens: 72
Registrado em: Sáb Out 22, 2005 2:01 pm
Localização: SP

#11 Mensagem por xandov » Dom Nov 13, 2005 10:37 pm

Francisco Daniel escreveu:A FAB possuí um pod eletrônico para os F-5. É francês, cayman salvo engano. Não sei nada sobre ele.

A FAB tinha dois PODs Caiman, franceses e estavam equipando o Mirage III em Anápolis. Um caiu junto com um Mirage há quase 10 anos e outro está com defeito. Mas o Caiman já está obsoleto. Houvi rumores de que a FAB estaria adquirindo um modelo israelense, sobre o qual eu ainda nada sei.




ALE
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#12 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Nov 13, 2005 10:40 pm

xandov escreveu:
Francisco Daniel escreveu:A FAB possuí um pod eletrônico para os F-5. É francês, cayman salvo engano. Não sei nada sobre ele.

A FAB tinha dois PODs Caiman, franceses e estavam equipando o Mirage III em Anápolis. Um caiu junto com um Mirage há quase 10 anos e outro está com defeito. Mas o Caiman já está obsoleto. Houvi rumores de que a FAB estaria adquirindo um modelo israelense, sobre o qual eu ainda nada sei.

Na realidade, seriam Pods de Designação e Reconhecimento Israelenses, e não Pods ECMs!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
xandov
Júnior
Júnior
Mensagens: 72
Registrado em: Sáb Out 22, 2005 2:01 pm
Localização: SP

#13 Mensagem por xandov » Dom Nov 13, 2005 10:43 pm

rodrigo escreveu:Entendo a capacidade desse países de realizar ataques convencionais, mas não creio que exista uma real capacidade WILD WEASEL na América do Sul.

Não podemos nos enganar a respeito. A Venezuela já pode lançar bombas guiadas. Além do mais, um ataque Wild Weasel não é tão complexo assim. Basta uma aeronave de "strike" equipada com um POD de interferência para bloquear radares de alarme antecipado e artilharia antiaéra. O restante do pacote vem no cone (atrás do Wild Weasel) ou rente ao solo... :?




ALE
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#14 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Nov 13, 2005 10:47 pm

xandov escreveu:
rodrigo escreveu:Entendo a capacidade desse países de realizar ataques convencionais, mas não creio que exista uma real capacidade WILD WEASEL na América do Sul.

Não podemos nos enganar a respeito. A Venezuela já pode lançar bombas guiadas. Além do mais, um ataque Wild Weasel não é tão complexo assim. Basta uma aeronave de "strike" equipada com um POD de interferência para bloquear radares de alarme antecipado e artilharia antiaéra. O restante do pacote vem no cone (atrás do Wild Weasel) ou rente ao solo... :?

Não é tão simplista assim!


Primeiro que Bombas Guiadas pouco tem à ver com Wild Weasel.

Segundo que Wild Weasel não é só Pod ECM, e terceiro, que esses países não tem Pods, e se tiverem, devem ser um Caima de tão velhos...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
xandov
Júnior
Júnior
Mensagens: 72
Registrado em: Sáb Out 22, 2005 2:01 pm
Localização: SP

#15 Mensagem por xandov » Dom Nov 13, 2005 10:49 pm

Na realidade, seriam Pods de Designação e Reconhecimento Israelenses, e não Pods ECMs!

Finken, você sabe de alguma matéria a respeito? E como vc tem certeza de que não é um POD ECM?[/quote]




ALE
Responder