A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Pablo Maica
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Re: A-12

#13426 Mensagem por Pablo Maica » Seg Abr 05, 2021 6:16 pm

FCarvalho escreveu: Seg Abr 05, 2021 1:37 pm Estou tentando achar informações sobre esse processo de alienação do A-12. Salvo melhor juízo, uma das cláusulas que rege o contrato é que o navio tem que ser obrigatoriamente desmantelado pelo comprador. Ou seja, quem levar o navio se obriga a desmontá-lo impositivamente. A única destinação possível para o A-12 é virar sucata. Mas ainda tenho que tentar confirmar.
O contrato celebra que a o SP deve obrigatoriamente ser desmantelado, e que o amianto receba o devido tratamento de acordo com normas ambientais e sanitárias. Mas o Varyag também obrigatoriamente devia ter se tornado um cassino e nunca mais navegar... enfim.

O problema para Turquia vai ser arrumar quem resolva os problemas de propulsão, geração de energia e das catapultas do SP, e nesse caso digo empresas com o mínimo de competência e que estejam com disposição para enfrentar os imbróglios jurídicos internacionais ($$), que vão decorrer de se envolver nesse projeto. E principalmente, o que operar de asa fixa nesse navio.


Um abraço e t+ :)




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Re: A-12

#13427 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 07, 2021 6:47 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: A-12

#13428 Mensagem por Viper PT » Sáb Abr 10, 2021 1:22 am

gabriel219 escreveu: Dom Abr 04, 2021 1:17 pm Eu tô cagando pra o que eles querem fazer com ele, que vendam e se virem com o trambolho.

Mas se a MB tivesse optado pela opção oferecida pela então DCNS, de modernizar o navio inteiro assim que comprou, inclusive trocando aquelas caldeiras a vapor, talvez hoje ainda teríamos um NAe.
Mil milhões de euros ( um bilhão de euros na definição brasileira) era o orçamento......da DCNS para o por operacional .....sem derrapagens.

A essa hora passados esses anos todos devia custar 1.5......




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Re: A-12

#13429 Mensagem por gogogas » Sáb Abr 10, 2021 6:36 am

Eis a pergunta ... Valia a pena o investimento ???




Gogogas !
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Re: A-12

#13430 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Abr 10, 2021 10:29 am

gogogas escreveu: Sáb Abr 10, 2021 6:36 am Eis a pergunta ... Valia a pena o investimento ???
Não! Porque mesmo ele estando operacional, ainda teríamos que lidar com a falta de uma aviação de asa fixa. Isso sem mencionar a falta de navios de apoio para se montar uma força tarefa. Resumindo, o A-12 foi uma aventura bem cara.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
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Re: A-12

#13431 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 10, 2021 8:24 pm

Se o Prosuper tivesse saído do papel teria valido o investimento. Mas a realidade atual da marinha dá o tom de como o assunto defesa aqui é levado a sério. Para não dizer outra coisa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: A-12

#13432 Mensagem por JavaLindo66 » Seg Abr 12, 2021 7:01 pm

Grupo brasileiro quer impedir venda do ex-porta-aviões São Paulo para empresa turca
Por Redação Forças de Defesa | 12 de abril de 2021

Imagem

O Defense News noticiou que dois grupos esperam fazer um último esforço para salvar o porta-aviões brasileiro aposentado que está planejado para ser sucateado. Um quer transformar o navio em museu. O outro, um navio de treinamento da Marinha Turca.

O Instituto São Paulo/Foch no Brasil está tentando impedir o porta-aviões São Paulo de seguir para a Turquia para desmontagem e, em vez disso, espera transformá-lo em um museu.

O porta-aviões, originalmente conhecido como Foch quando entrou em serviço na Marinha Francesa em 1963, era o segundo navio da classe Clemenceau. A construção começou em 1957.

O navio foi desativado em 2000, quando a Marinha Francesa recebeu o porta-aviões Charles de Gaulle. Em seguida, foi transferido para o Brasil e renomeado São Paulo, com o acordo bilateral para o navio estipulando o Brasil como seu “usuário final”. O NAe São Paulo entrou ao serviço da Marinha do Brasil em novembro de 2000.

Depois que o Brasil descomissionou o navio em 2018, o governo iniciou o processo de venda, enquanto o Instituto São Paulo/Foch buscava convertê-lo em museu. O governo não conseguiu encontrar um comprador no ano passado, mas depois vendeu o navio para a empresa turca Sok Denizcilik em um leilão no mês passado por cerca de 10,55 milhões de reais (US$ 1,85 milhão) para desmontá-lo.

Mas o Instituto São Paulo/Foch não desistiu.

“Nossa história ainda não terminou com a venda do navio”, disse Emerson Miura, presidente do instituto, ao Defense News. “O descomissionamento do porta-aviões São Paulo deixou muita gente descontente. O porta-aviões São Paulo (ex-Foch) continua sendo o último navio de sua categoria e um dos mais antigos do mundo. Nosso instituto foi proibido de participar da compra porque o edital do leilão especificava a venda para corte”.

Ele acrescentou que a entidade está preparando uma nova proposta para adquirir o navio e transformá-lo em museu.

“Seria muito mais lucrativo e benéfico do que desmontar o navio. Aproximadamente 600 toneladas de amianto – perigoso para a saúde humana e a natureza – estão encapsuladas no navio. Tal acordo diminuiria as despesas de desmantelamento do navio, e transportar o navio para o Mediterrâneo seria muito caro. Estamos tentando entrar em contato com a Sok Denizcilik”, disse ele.

Enquanto isso, um almirante da reserva da Marinha Turca quer ver o São Paulo reequipado e usado para treinar militares, em vez de ser desmontado para a sucata. O processo de desmontagem terá lugar nas instalações de reciclagem de navios do distrito de Aliaga.

O almirante aposentado Cihat Yayci, que atualmente administra um centro de estratégia global na Universidade Bahcesehir, recentemente apresentou a ideia de reativar o porta-aviões para treinamento naval.

“Em vez de desmontar este navio, devemos equipá-lo com diferentes sistemas que são usados ​​atualmente e iniciar o treinamento do pessoal de porta-aviões com visão de futuro hoje. É fundamental iniciar o treinamento de pessoal para o futuro porta-aviões. Não importa a idade de São Paulo, ela deve ser pensado como um material educativo na forma de quebra-cabeças, desmontagem, uso e desgaste. Nesse ponto, o importante é treinar o pessoal da Marinha nesta plataforma e adquirir o hábito de trabalhar com um porta-aviões”, disse Yayci.

Imagem
Navio-Aeródromo São Paulo
Artigo: https://www.naval.com.br/blog/2021/04/1 ... esa-turca/
Olha só @Pablo Maica, não foi pela justiça, mas como você disse eles realmente não desistiram. kkkkk [107]




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Re: A-12

#13433 Mensagem por Viper PT » Ter Abr 13, 2021 5:04 am

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Abr 10, 2021 10:29 am
gogogas escreveu: Sáb Abr 10, 2021 6:36 am Eis a pergunta ... Valia a pena o investimento ???
Não! Porque mesmo ele estando operacional, ainda teríamos que lidar com a falta de uma aviação de asa fixa. Isso sem mencionar a falta de navios de apoio para se montar uma força tarefa. Resumindo, o A-12 foi uma aventura bem cara.


Abraços,

Wesley
Cada vez que se fala disso só me vem à cabeça a imagem, de um cenário, que provavelmente muitos de nós passamos por ele quando trocamos de viatura a primeira vez.

Aquela vez em que já com algum dinheiro de muito suor fomos trocar a lata em que andamos desde que tiramos a licença de condução e fomos à procura de algo que nos enchesse de orgulho. O maquinão dos sonhos de adolescente....

Um objeto de prazer para um macho de 20 anos ainda com pouco dinheiro e......qual criança em loja de doces
fica encantado com o modelo exclusivo topo de gama dos anos 90...... mais barato que Fiar Uno!!

Os hormônios de macho alfa começam a correr pelas veias
E não há mais nada que lhe possa impedir de possuir tal instrumento de satisfação e realização.

WOW vai ser um sucesso
Grande pinta!
Com essa vou arrasar!
As meninas vão fazer fila para sair comigo!

O vendedor avisa: ele anda, tem inspeção..... mas o ar condicionado não funciona, a bomba de água está pingando a embraiagem está derrapando, os injetores estão cansados.......está bebendo mais óleo que gasolina.....e a suspensão está morta. esse preço é no estado que está e sem garantia
Se você quiser nós mandamos reparar e vendemos com garantia de 12 meses.

Pensando com seus botões...
Hum...
Mas isso é um carro de presidente!!!!!
Melhor que esses carro de pobre....eu mesmo dou um jeito..... ele está me enrolando...... quer ganhar com a reparação
Esses carro rola 1 milhão de kilometros e esse tem só 350 mil

-Não tem problema eu levo mesmo assim!!!




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Re: A-12

#13434 Mensagem por P44 » Qui Jul 01, 2021 10:23 am

NGOs: Sale of asbestos-laden Clemenceau-class aircraft carrier raises concerns

June 23, 2021, by Naida Hakirevic

There are legal, environmental and health risks linked to breaking the Clemenceau-class aircraft carrier São Paulo (ex Foch), the NGOs told the Turkish authorities.

Last year, the NGOs called upon both Brazilian and French authorities to ensure the safe and environmentally sound recycling of the Clemenceau’s sister ship, and recommended the use of one of the yards included in the EU list of approved ship recycling facilities, which is limited to vetted non-beaching operations in OECD countries.

After a lengthy and tortuous auction process, the São Paulo was finally sold to Turkish EU-listed yard Sök Denizcilik and Ticaret Limited.

Now, the NGO Shipbreaking Platform, Basel Action Network (BAN), BAN Asbestos France, International Ban Asbestos Secretariat (IBAS), İstanbul Isig Meclisi and Brazilian ABREA are calling upon the Turkish Ministry of Environment and Urbanization to ensure a proper characterization of the hazardous wastes on board the São Paulo so that the export and subsequent management of the toxics can be done in an environmentally sound manner.

Like its sister ship Clemenceau, whose misguided export to India was recalled to Europe at great expense due to violations of the Basel Convention, the São Paulo contains large amounts of hazardous substances within its structure, and is thus considered a hazardous waste under the Basel Convention.

In view of the particularly large amounts of asbestos and other hazardous materials likely to be embedded within the vessel’s structure, local civil society groups, political leaders, technical experts and union organisers are now stepping out in strong opposition to the import of the vessel to Turkey. They have raised legitimate concerns about the lack of transparency on how asbestos and other wastes are managed, and that the price quoted for the purchase of the aircraft carrier is not financially viable if all the proper precautions are to be observed during the recycling of the vessel and the disposal of the hazardous wastes.

No Inventory of Hazardous Materials (IHM) was provided during the sale and bidding process for the São Paulo, and it remains uncertain as to whether a proper independent audit or IHM has been performed since, according to NGO Shipbreaking Platform.

The NGOs are calling for an independent assessment of whether the plans on how to remove and dispose of the hazardous wastes on board the São Paulo meet the requirements for environmentally sound management and ensure that workers and local communities are not exposed to any risks. Given the very hazardous nature of the military vessel’s materials, the shipment from Brazil and subsequent management plans should be fully transparent to any impacted communities and be supported by them.



https://www.navaltoday.com/2021/06/23/n ... -concerns/




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Re: A-12

#13435 Mensagem por EduClau » Sáb Set 18, 2021 11:02 am

Ação popular tenta barrar sucateamento de antigo porta-aviões da Marinha

Associação que quer transformar porta-aviões em museu flutuante quer impedir o desmantelamento do navio da Marinha

https://www.cnnbrasil.com.br/business/a ... a-marinha/

Sds.




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Re: A-12

#13436 Mensagem por J.Ricardo » Seg Set 20, 2021 4:08 pm

Medida sem propósito, se fosse o A-11 eu até entenderia, o Minas era amado pelos brasileiros, todos conheciam eles, já o A-12 teve vida curta por aqui, só ficou conhecido quando despejou fuligem nos sensíveis cariocas que ficaram estarrecidos com aquela fumaça em seu paraíso tropical...

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Re: A-12

#13437 Mensagem por Túlio » Seg Set 20, 2021 4:40 pm

J.Ricardo escreveu: Seg Set 20, 2021 4:08 pm Medida sem propósito, se fosse o A-11 eu até entenderia, o Minas era amado pelos brasileiros, todos conheciam eles, já o A-12 teve vida curta por aqui, só ficou conhecido quando despejou fuligem nos sensíveis cariocas que ficaram estarrecidos com aquela fumaça em seu paraíso tropical...

Até entenderia se fosse uma associação francesa, mas brasileira...
Estão sempre procurando novas maneiras "cheias de nobreza" pra botar miguxo a ganhar bem às custas do PAGADOR DE IMPOSTOS: quer preservar? Vende para um grupo privado reformar e fazer um baita Hotel-Cassino, oras.

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Re: A-12

#13438 Mensagem por saullo » Ter Set 21, 2021 6:11 pm

Afunda esse infeliz que só deu despesas e transforma em banco de corais.
Falta navio novo e vai ficar tendo gasto com porcaria velha. Chega né pessoal.

Abraços




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Re: A-12

#13439 Mensagem por P44 » Qua Set 22, 2021 6:13 am

Túlio escreveu: Seg Set 20, 2021 4:40 pm
J.Ricardo escreveu: Seg Set 20, 2021 4:08 pm Medida sem propósito, se fosse o A-11 eu até entenderia, o Minas era amado pelos brasileiros, todos conheciam eles, já o A-12 teve vida curta por aqui, só ficou conhecido quando despejou fuligem nos sensíveis cariocas que ficaram estarrecidos com aquela fumaça em seu paraíso tropical...

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Vende para A CHINA, cralhes!




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Re: A-12

#13440 Mensagem por J.Ricardo » Qua Set 22, 2021 10:36 am

Até que daria negócio se fosse nos anos 90, mas hoje eles não precisam mais de sucata pra fazer engenharia reversa...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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