O EXÉRCITO PARA AS RUAS??????

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

O exército deveria policiar as ruas com o apoio da PM??

SIM
23
45%
NÃO ,pois não estão preparados p/ isso.
4
8%
Não ,pois deve-se focar a atenção da PM e Pol. Cív. cumprindo sua real necessidade.
24
47%
 
Total de votos: 51

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
NightHawk
Júnior
Júnior
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Out 25, 2005 8:03 pm
Localização: são Paulo

O EXÉRCITO PARA AS RUAS??????

#1 Mensagem por NightHawk » Sex Out 28, 2005 11:37 pm

SE O EXERCITO RESOLVE?
SABEMOS QUE A UNIAO FAZ A FORCA; E COM CERTEZA NAO SOMENTE O EXERCITO, MAS SE A MARINHA, A AERONAUTICA PUDEREM ESTAR JUNTOS NO COMBATE `A VIOLENCIA, SERA INDUBITAVELMENTE MUITO VALIDO. AFINAL DE CONTAS, A SEGURANCA PUBLICA NAO E` DEVER DO ESTADO, DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS? E` LOGICO QUE O AS FORCAS ARMADAS NAO ESTA PREPARADAS PARA ATENDIMENTO DO 190 OU CONFECCAO DE BOLETIM DE OCORRENCIA; MAS PODEM SER TREINADOS PARA TAL SE FOR O CASO, ATUANDO NO CONFRONTO COM MARGINAIS, CUMPRIMENTO DE MANDADOS DE BUSCA E APREENSAO EM CASA DE TRAFICANTES, ETC..., OCUPACAO DE FAVELAS, ENFIM DA MANUTENCAO DA ORDEM NO GERAL. ACHO QUE AS FORCAS ARMADAS TEM DE AJUDAR A UNIAO E O ESTADO, MESMO SABENDO QUE O ESTADO E` INOPERANTE PARA FAZER DA CRIANCA UM HOMEM CERTO DE SEUS DIREITOS E DEVERES.

AGORA VOTEM O QUE VCS ACHAM ,FALOU GALERA!!!! :roll: :roll:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60849
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6430 vezes
Contato:

#2 Mensagem por Túlio » Sáb Out 29, 2005 12:32 am

Bem-vindo, amigo Nighthawk. Já começaste lançando enquete? Parabéns!
Bom, não me parece correto o emprego de forças militares, aprestadas para combates abertos, onde o objetivo é puramente destruir o inimigo e...azar de quem estiver de bobeira pelos arredores...
Temos polícias capazes, em que pese seu mau treinamento, péssimo equipamento e vencimento irrisório, fatores que resultam no pior dos males do serviço público: a desmotivação.
Então, parece-me que a recuperação seguida do aperfeiçoamento das capacidades do aparelho policial do Estado seja o caminho certo...Pena que nossos representantes eleitos não vejam isso...
Abração e...
Mandes brasa, índio véio...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#3 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Out 29, 2005 3:24 am

Já dei minha opinião sobre isso. Acho que aqui no RJ, por questão de contingente, serial ideal ter o EB apoiando a PMERJ e a PCRJ realizando um trabalho parecido com o do GETAM, patrulhando algumas vias e áreas problemáticas. Há algum tempo atrás era comum vermos os famosos "bondes do mal" circulando aqui no RJ, depois da idealização e criação do GETAM esse problema diminuiu em torno de 50-60%.

Ter o EB atuando como o GETAM seria sim de grande valia. Assim a grande maioria dos políciais poderiam priorizar as operações, asfixia principalmente, deixando o EB atuando de forma semelhante ao GETAM e realizando mega-blitz sempre com o apoio de uma viatura da PMERJ.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60849
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6430 vezes
Contato:

#4 Mensagem por Túlio » Sáb Out 29, 2005 4:39 am

ZeRo4 escreveu:Já dei minha opinião sobre isso. Acho que aqui no RJ, por questão de contingente, serial ideal ter o EB apoiando a PMERJ e a PCRJ realizando um trabalho parecido com o do GETAM, patrulhando algumas vias e áreas problemáticas. Há algum tempo atrás era comum vermos os famosos "bondes do mal" circulando aqui no RJ, depois da idealização e criação do GETAM esse problema diminuiu em torno de 50-60%.

Ter o EB atuando como o GETAM seria sim de grande valia. Assim a grande maioria dos políciais poderiam priorizar as operações, asfixia principalmente, deixando o EB atuando de forma semelhante ao GETAM e realizando mega-blitz sempre com o apoio de uma viatura da PMERJ.



Aí, 04, te peço desculpas pela discordância mas, francamente, mandar uns guris de 18/19 anos, adolescentes portanto, fazer serviço de homem adulto me parece - e no mínimo - exagero, na boa...
Como postei acima, polícia nós temos, precisa é investir nela - os politiqueiros acham que é 'gastar...' :evil:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#5 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Out 29, 2005 1:23 pm

tulio escreveu:
ZeRo4 escreveu:Já dei minha opinião sobre isso. Acho que aqui no RJ, por questão de contingente, serial ideal ter o EB apoiando a PMERJ e a PCRJ realizando um trabalho parecido com o do GETAM, patrulhando algumas vias e áreas problemáticas. Há algum tempo atrás era comum vermos os famosos "bondes do mal" circulando aqui no RJ, depois da idealização e criação do GETAM esse problema diminuiu em torno de 50-60%.

Ter o EB atuando como o GETAM seria sim de grande valia. Assim a grande maioria dos políciais poderiam priorizar as operações, asfixia principalmente, deixando o EB atuando de forma semelhante ao GETAM e realizando mega-blitz sempre com o apoio de uma viatura da PMERJ.



Aí, 04, te peço desculpas pela discordância mas, francamente, mandar uns guris de 18/19 anos, adolescentes portanto, fazer serviço de homem adulto me parece - e no mínimo - exagero, na boa...
Como postei acima, polícia nós temos, precisa é investir nela - os politiqueiros acham que é 'gastar...' :evil:


Po... se é covardia mandar "adultos" (a maioridade penal se dá aos 18...) fazer serviço de polícia é covardia, imagina mandar essas mesmas pessoas pra uma guerra suja e sem escrupulos.

Ademais, não sei como é no seu estado! mas aqui no RJ, os "guris" de 18, 19 e 20 anos ficam revoltados por não poderem presta prova para PMERJ já que o limite mínimo de idade é de 21 anos.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#6 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Out 29, 2005 4:06 pm

Eu tenho uma idéia de como poderia ser a formação das forças armadas e sua ligação com a polícia. Mas isto eu coloco em outro tópico.

Sobre o que está sendo dito aqui, eu penso que o EB não deve fazer o papel da polícia, mas poderia ajudar em algumas operações e patrulhamento ostensivo.

Nas áreas mais perigosas poderia ser enviado veículos e pessoal do EB para patrulhar estas áreas. Assim como ajudar em invasões de favelas.

Nos casos rotineiros, de atendimento à chamada, isto ficaria apenas para a polícia, a parte burocrática também. O EB poderia dar uma força só em operações maiores, como pegar o cabeça do tráfico na favela X, etc.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Out 29, 2005 4:18 pm

Discordo absolutamente do uso do EB de forma contínua. Em operações pontuais em situações emergenciais acho válido. Mas fazer papel de polícia patrulhando ruas e fazendo blitzes não. Não é a questão da idade. O EB não precisaria mandar os recrutas. Poderia muito bem usar suas tropas profissionais.

A questão é: problema de polícia e social deve ser resolvido com ações policiais e sociais.

O problema do Rio de Janeiro é muito maior do que falta de efetivo. Até porque são 50 mil homens. O terceiro maior Exército do País, atrás em número apenas do próprio EB e da PMESP. Armamento também não parece ser problema. Acabei de ver na Globo nesse minuto que escrevo a mensagem: a PM acaba de matar o traficante Bem-te-vi, o mais procurado do Estado.

Com isso, todos ou praticamente todos os líderes estão presos ou mortos. E o problema continua. Por quê? Porque aí entra a parte social. Não adianta nada ter matado o Bem-te-vi. Hoje mesmo assume outro.

O que se precisa é evitar que jovens entrem no mundo do tráfico, que tenham oportunidades de educação e trabalho. Fora isso, vamos continuar assistindo os níveis de violência que estamos vendo no país.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
diogopadua
Novato
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 2:22 pm
Contato:

#8 Mensagem por diogopadua » Sáb Out 29, 2005 4:44 pm

Favor Apagar




Editado pela última vez por diogopadua em Seg Nov 27, 2006 6:57 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#9 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Out 29, 2005 4:57 pm

Acredito que em determinadas situações (RJ) deveria ser usada a o EB,MB e FAB (sim, por que não?).


Porque essa não é sua função. Em situações emergenciais e pontuais sim. De forma contínua não.

Não adianta esperar chegar a um nivel de descontrole (já está, em minha opnião).


Qual é a área da cidade em que você mora?

Mas, ao mesmo passo, deve haver um maior investimento nas polícias Civis,Militares, Federal. Principalmente para diminuir a corrupção.


Correto. Há uma operação em curso nas polícias do Rio, chama-se Navalha na Carne. Mais de 500 policiais já foram expulsos. Não posso julgar se o programa está sendo bem desenvolvido mas o caminho é esse: punir os maus policiais e valorizar os bons.

O investimento em questões sociais é imprescindível. Inclusive, na minha opinião, com remoção de favelas.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Morcego » Sáb Out 29, 2005 5:11 pm

EU ACHO QUE para salvar a ÁRVORE precisamos é matar o CUPIM; temos é que MATAR O CUPIM, e não A ÁRVORE.

logo o EXERCITO deve entra em ação em um quadro de DESTRUIÇÃO DAS INSTITUIÇÕES ((o nosso caso)), e não catar traficante ((que tb é nosso caso)).




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#11 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Out 29, 2005 6:02 pm

Vinicius Pimenta escreveu:A questão é: problema de polícia e social deve ser resolvido com ações policiais e sociais.


E vamos esperar até qnd para q isso seja resolvido?

Vinicius Pimenta escreveu:O problema do Rio de Janeiro é muito maior do que falta de efetivo. Até porque são 50 mil homens. O terceiro maior Exército do País, atrás em número apenas do próprio EB e da PMESP. Armamento também não parece ser problema. Acabei de ver na Globo nesse minuto que escrevo a mensagem: a PM acaba de matar o traficante Bem-te-vi, o mais procurado do Estado.


Aqui você demonstra que não conhece a PMERJ.

São 50mil homens para TODO o estado. Sendo que a Área problemática é a capital e cidades adjacentes. Entretanto, se desses 50mil tirarmos, os que trabalham fora da capital, os que trabalham em serviço administrativo/interno e ainda temos q contar com a escala. O contingente é tão pequeno q só do ano passado para cá foram três ou quatro concursos da PMERJ oferecendo 4.000 vagas.

Armamento é sim um problema na PMERJ, apesar da diversidade e de encontrar alguns bons fuzis como M4 e a dupla FAL/Paral-FAL ainda temos policiais trabalhando com Mosquefal, INA (Isso Não Atira) e Pistolas em locais onde deveriam estar trabalhando com um tanque de guerra no mínimo.

Munição é outro problema da SSP-RJ! Semana passagem numa reportagem no Cidade Alerta, três carros da PCRJ que passavam em frente ao Jacaré receberam uma carga dos vagabundos escondidos de dentro da favela. Qual a minha surpresa com a reação de um Inspetor que se vira para o repórter e solta: "Aguarda ae... nós recebemos uma carga forte aqui da vagabundagem e uma viatura foi a base pra buscar mais munição".

Ai tu pergunta: "Mas pera ae! Acabar munição no meio do confronto?" Rotineiro... meu irmão que é Sd. do 1o BPM/Choque já teve que pular dentro de um Rio simplesmente pq a sua munição acabou e só restou uma PT-58 HC Plus + carregador de 30 tiros que é particular dele.

Treinamento? Mais um problema... um amigo meu se forma agora na turma de novembro na PMERJ e qual a minha surpresa ao saber que ele só deu 150 tiros de pistola/revólver e até agora (faltando um mês ou menos para a formatura...) NENHUM tiro de Fuzil que é a principal arma em dotação na PMERJ! Sorte a dele que serviu o exército e já tem alguma experiência com o FAL, mas e os que não serviram? Vão sair pras ruas, segurando um vassourão e não sabem utilizar...

Vinicius Pimenta escreveu:Com isso, todos ou praticamente todos os líderes estão presos ou mortos. E o problema continua. Por quê? Porque aí entra a parte social. Não adianta nada ter matado o Bem-te-vi. Hoje mesmo assume outro.


E vamos ver isso até qnd? Pensando só em Rocinha nos últimos dois anos temos:

Bigode -> Lulu -> Zarur -> Bem-te-vi -> ???

Quem virá agora? Soul? Coroa? Pagodeiro? Ninguém sabe... até qnd vamos continuar sentados assistindo isso?

Vinicius Pimenta escreveu:O que se precisa é evitar que jovens entrem no mundo do tráfico, que tenham oportunidades de educação e trabalho. Fora isso, vamos continuar assistindo os níveis de violência que estamos vendo no país.


Se o mundo (e o capitalismo...) fossem tão bonitos assim não estaríamos enfrentando este problema!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#12 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Out 29, 2005 6:06 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Porque essa não é sua função. Em situações emergenciais e pontuais sim. De forma contínua não.


E é função do EB trocar tiro ou fazer função de polícia em favelas do Haiti? Qual a diferença? Lá eles usam boinas azuis da ONU? Well o serviço é o "mesmo", patrulhas, blitzes, incursões em favelas, tiroteios com marginais...

então eu pergunto! qual a significativa diferença?

Pq não podemos utilizaro EB para patrulhar nossas fronteiras e reprimir a entrada legal de drogras e/ou armas em nossas fronteiras? Só pq essa função é da Polícia Federal?

Besteira... na minha opinião é besteira!

Vinicius Pimenta escreveu:Qual é a área da cidade em que você mora?


Se for na capital, excluíndo alguns lugares na ZS, a situação ta fora de controle mesmo :P




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#13 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Out 30, 2005 2:16 am

ZeRo4 escreveu:E vamos esperar até qnd para q isso seja resolvido?


Que seja feito! Ou você acha que vai esperar até quando para chamarem o EB?

Aqui você demonstra que não conhece a PMERJ.


Começou bem.

São 50mil homens para TODO o estado. Sendo que a Área problemática é a capital e cidades adjacentes. Entretanto, se desses 50mil tirarmos, os que trabalham fora da capital, os que trabalham em serviço administrativo/interno e ainda temos q contar com a escala. O contingente é tão pequeno q só do ano passado para cá foram três ou quatro concursos da PMERJ oferecendo 4.000 vagas.


Então que se aumente as vagas! Ao invés de ficar fazendo ações poupulistas, invista de verdade onde é necessário. Cadê a pressão no governo federal?

Armamento é sim um problema na PMERJ, apesar da diversidade e de encontrar alguns bons fuzis como M4 e a dupla FAL/Paral-FAL ainda temos policiais trabalhando com Mosquefal, INA (Isso Não Atira) e Pistolas em locais onde deveriam estar trabalhando com um tanque de guerra no mínimo.


Armamento não é problema. Quem dera se o problema fosse só comprar mais armas. Estava resolvido. Pega 50 milhões e vê quantos FALs você não compra.

Munição é outro problema da SSP-RJ! Semana passagem numa reportagem no Cidade Alerta, três carros da PCRJ que passavam em frente ao Jacaré receberam uma carga dos vagabundos escondidos de dentro da favela. Qual a minha surpresa com a reação de um Inspetor que se vira para o repórter e solta: "Aguarda ae... nós recebemos uma carga forte aqui da vagabundagem e uma viatura foi a base pra buscar mais munição".


Da mesma forma, estou aqui em casa com um vídeo de tiroteio no Morro dos Macacos. O que eles gastaram de munição dava pra contruir um navio de tanto aço. Inclusive seu amigo Batata largando o dedo numa Madsen.

Ai tu pergunta: "Mas pera ae! Acabar munição no meio do confronto?" Rotineiro... meu irmão que é Sd. do 1o BPM/Choque já teve que pular dentro de um Rio simplesmente pq a sua munição acabou e só restou uma PT-58 HC Plus + carregador de 30 tiros que é particular dele.


O único lugar onde os tiros são infinitos são nos jogos de computador. Você tem um limite de munição pra levar. Se a quantidade de munição estava abaixo do recomendado, é um problema da PMERJ.

Treinamento? Mais um problema... um amigo meu se forma agora na turma de novembro na PMERJ e qual a minha surpresa ao saber que ele só deu 150 tiros de pistola/revólver e até agora (faltando um mês ou menos para a formatura...) NENHUM tiro de Fuzil que é a principal arma em dotação na PMERJ! Sorte a dele que serviu o exército e já tem alguma experiência com o FAL, mas e os que não serviram? Vão sair pras ruas, segurando um vassourão e não sabem utilizar...


Culpa da PMERJ.


Com seus depoimentos você só reforçou uma coisa: o problema não é de Exército é de polícia. Enquanto a PMERJ for essa bosta que você demonstrou, a situação não se resolve. Já que a PMERJ está tão na lama assim, a gente troca de efetivo. Coloca a PMERJ nos quartéis do EB e manda o EB pras ruas.

Porque, se a polícia precisa de homens e não tem, se precisa armas e não tem, se precisa de munição e não tem, se precisa de treinamento e não tem. Tem o que? Nada! Joga fora.

E vamos ver isso até qnd?


Até quando formos capazes de evitar que mais gente vá para essa vida. E tivermos uma polícia capaz. É muito óbvio isso.

Se o mundo (e o capitalismo...) fossem tão bonitos assim não estaríamos enfrentando este problema!


Está mudando de foco. Eu disse que o que se precisa é evitar que jovens entrem no mundo do tráfico, que tenham oportunidades de educação e trabalho. Fora isso, vamos continuar assistindo os níveis de violência que estamos vendo no país.

A forma de enfrentar esse problema é essa. Se não fizermos, não há EB salvador da pátria que resolva.

E é função do EB trocar tiro ou fazer função de polícia em favelas do Haiti? Qual a diferença? Lá eles usam boinas azuis da ONU? Well o serviço é o "mesmo", patrulhas, blitzes, incursões em favelas, tiroteios com marginais...

então eu pergunto! qual a significativa diferença?


Eu posso dizer: "Aqui você demonstra que não conhece a MINUSTAH." Vamos combinar continuar sem esse tipo de coisa?

O Haiti sofre uma grave crise institucional. Os militares brasileiros e de outros países controlam uma situação onde os bandidos não são simples criminosos, mais sim pessoas que querem a tomada do poder. Sem a intervenção da ONU, o Haiti estaria em guerra civil, com conseqüências terríveis para a população. No Haiti desempenham missões em apoio a Polícia Nacional Haitiana. Instituição que não tem reconhecidamente condições de lidar com essa situação sozinha.

No Rio de Janeiro, a diferença é brutal. Não há tentativa de tomada do poder. Há ação de grupos criminosos que, aproveitando-se das péssimas condições que o Estado provê para as comunidades as quais eles se alojam, se organizam de forma a cometer seus atos ilícitos.

O EB só pode agir caso a (des)Governadora do Estado admitir que suas forças de segurança não são capazes de manter a lei e a ordem. Como a Sra. Rosinha não quer nem pensar na possibilidade de assinar o atestado de incompetência (que aliás não é exclusividade dela, infelizmente), continuamos vivendo essa situação.

Pq não podemos utilizaro EB para patrulhar nossas fronteiras e reprimir a entrada legal de drogras e/ou armas em nossas fronteiras? Só pq essa função é da Polícia Federal?


Pode e deve. Porque a defesa de fronteiras é responsabilidade da União. No entanto, falta uma legislação específica que permita às Forças Armadas fazerem o patrulhamento da fronteira de forma constante. É de interesse das Forças Armadas que uma lei para isso seja aprovada. Ela se encontra em algum lugar do Congresso Nacional.

Se for na capital, excluíndo alguns lugares na ZS, a situação ta fora de controle mesmo


Moro na capital, bem longe da Zona Sul. Moro na Zona Oeste. E aqui a situação não está fora de controle. Muito pelo contrário.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#14 Mensagem por ZeRo4 » Dom Out 30, 2005 3:33 am

Vinicius Pimenta escreveu:Que seja feito! Ou você acha que vai esperar até quando para chamarem o EB?


Bem... eu acho mais fácil esperar chamarem o EB do que fazer o que tu deseja, o que vai levar no mínimo meio século.

ZeRo4 escreveu:Aqui você demonstra que não conhece a PMERJ.


Vinicius Pimenta escreveu:Começou bem.


Sem querer ser arrogante, não conhece mesmo e eu demonstrarei isso...

Vinicius Pimenta escreveu:Então que se aumente as vagas! Ao invés de ficar fazendo ações poupulistas, invista de verdade onde é necessário. Cadê a pressão no governo federal?


Falar é fácil né??? Difícil é fazer... como se a SSP-RJ não devesse prestar contas a ninguém. Se foram só "4.000" vagas... é pq só foram possíveis essas, fica evidente que se pudessem ter mais vagas teriam.

Vinicius Pimenta escreveu:Armamento não é problema. Quem dera se o problema fosse só comprar mais armas. Estava resolvido. Pega 50 milhões e vê quantos FALs você não compra.


Bem, se tu acha que Armamento não é problema quando policiais trabalham com armas como INA e Pistolas (popularmente conhecida como Isso Não Atira...) em pontos ondes os traficantes "trabalham" com Ak-47 e H&K G-3 realmente eu não tenho nem o que discutir... é ai que eu digo que tu não entende de PMERJ.

Munição é outro problema da SSP-RJ! Semana passagem numa reportagem no Cidade Alerta, três carros da PCRJ que passavam em frente ao Jacaré receberam uma carga dos vagabundos escondidos de dentro da favela. Qual a minha surpresa com a reação de um Inspetor que se vira para o repórter e solta: "Aguarda ae... nós recebemos uma carga forte aqui da vagabundagem e uma viatura foi a base pra buscar mais munição".


Vinicius Pimenta escreveu:Da mesma forma, estou aqui em casa com um vídeo de tiroteio no Morro dos Macacos. O que eles gastaram de munição dava pra contruir um navio de tanto aço. Inclusive seu amigo Batata largando o dedo numa Madsen.


Mais uma vez tu demonstra não ter conhecimento da PMERJ e principalmente do tráfico... tu sabe como funcionam as equipes de contenção? a estrutura? acho difícil...

Sobre o Batata, pra início de conversa não é meu amigo... ele simplesmente trabalha na mesma guarnição que os amigos do meu irmão do 6o BPM (Batalhão inclusive que tive dois tios servindo, um Tenente e outro Tenente-Coronel que comandou o batalhão...). Segundo, se tu fosse entendido de PMERJ e Tráfico carioca, saberia que a Madsen não é arma de tiro... mas justamente arma de Saturação! Por motivo óbvio tu viu o Batata com uma baita mochila nas costas recheadas de carregador.

Terceiro, provando mais uma vez que tu não entende de PMERJ e tráfico carioca, as cenas filmadas nessa operação foram:

1. A chegada de duas guarnições em apoio a uma guarnição que estava encurralada no morro... na chegada o que se faz? Satura-se a área para que os policiais possam avançar (e por isso utilizavam inclusive a Madsen que sempre vai na linha de frente).

2. A Saida das três guarnições do morro, carregando inclusive um meliante morto... mas uma vez os policiais tiveram que saturar a área (i.e gastar muita munição...) para que eles atravessassem a esquina para irem embora.

Vinicius Pimenta escreveu:O único lugar onde os tiros são infinitos são nos jogos de computador. Você tem um limite de munição pra levar. Se a quantidade de munição estava abaixo do recomendado, é um problema da PMERJ.


Mas uma prova de que tu não conhece PMERJ e tráfico carioca (ta ficando chato...). Mas enfim... se tu conhecer lugares como:

1. Complexo da Maré (Vila dos Pinheiros, Vila do João, Timbau, Baixa do Sapateiro e etc.)

2. Complexo do Alemão (Alemão, Grota, Fazendinha, Nova Brasília, Adeus e etc.)

3. Complexo do São Carlos (São Carlos, Zinco, Mineira, Coroa, Querosene e etc.)

4. Pedreira, Largatixa, Acari, Amarelinho e etc. (favelas em área do 9o BPM.)

5. Vintém, Fumacê, Batã, Barbante, Antares e etc. (favelas na área do 14o BPM.)

Mudaria esse conceito... certa vez fui num pega na favela da Canitá (entrada para a Fazendinha...) e mesmo eu acostumado a ver fitas de operações policiais fiquei de "bobeira" com a contenção do tráfico no local... só na entrada da favela eu vi em cima de uma laje 3 metralhadoras M-60! Fuzil parecia biscoito, todos tinham um em suas mãos.

Nesses lugares a munição é sim infinita... aliás só a dos traficantes, pq com bem disse meu irmão uma vez sobre um tiroteio no Morro do São Carlos: "Porram mané, parecia que chovia carregadores pros vagabundos!!! nunca passei um perrengue tão forte desde que eu to na PM".

Acho que esse relato se enquadro no mínimo perto de "munição infinita".

Vinicius Pimenta escreveu:Culpa da PMERJ.


Com certeza... e ai vamos esperar meio século pra consertar?

Vinicius Pimenta escreveu:Com seus depoimentos você só reforçou uma coisa: o problema não é de Exército é de polícia. Enquanto a PMERJ for essa bosta que você demonstrou, a situação não se resolve. Já que a PMERJ está tão na lama assim, a gente troca de efetivo. Coloca a PMERJ nos quartéis do EB e manda o EB pras ruas.


Eu nunca disse que o problema era de Exército, disse que o Exército poderia dar uma mão a polícia pela falta de contingente! O EB por exemplo poderia dar uma mão na roda patrulhando vias como Av. Brasil, Linha Vermelha, Linha Amarela... Lugares onde o efetivo do BPVE (Batalhão de Policiamente em Vias Especiais) simplesmente não da conta.

Poderiam trabalhar também de forma semelhante ao GETAM (que reduziu drásticamente a andaça de bondes no RJ) e liberar a PMERJ para operações mais importantes como a Asfixia.

Você falar de mudar a estrutura da PMERJ como se fosse fácil, rápido, coisa que pode ser feita de uma hora para outra. Isso não é possível... colocar o EB na pista é paliativo? SIM! nunca neguei... mas a medida que os problemas foram sendo sanados o EB vai saindo da rua! assim ganhamos todos... o EB, a Polícia e principalmente os cidadãos.

Vinicius Pimenta escreveu:Porque, se a polícia precisa de homens e não tem, se precisa armas e não tem, se precisa de munição e não tem, se precisa de treinamento e não tem. Tem o que? Nada! Joga fora.


É... a situação ta difícil e demanda TEMPO para ser sanada! um policial se forma por exemplo em 9 meses! e mesmo assim não estará apito a trabalhar em áreas como 22o, 14o, 17, 9o BPM e etc.

Vinicius Pimenta escreveu:Até quando formos capazes de evitar que mais gente vá para essa vida. E tivermos uma polícia capaz. É muito óbvio isso.


Tá bom... espera ai no teu mundo comunista onde tudo da certo!

Vinicius Pimenta escreveu:Está mudando de foco. Eu disse que o que se precisa é evitar que jovens entrem no mundo do tráfico, que tenham oportunidades de educação e trabalho. Fora isso, vamos continuar assistindo os níveis de violência que estamos vendo no país.


Mermão, na boa... tu nunca deve ter entrado numa favela na vida e no mínimo não tem nem noção do que tu ta falando! O Tráfico tai ai... vai existir pra sempre, o jeito é zero... a solução é reprimir o máximo para que eles fiquem dentro da comunidade deles, vendendo o pó e a maconha deles pra quem quiser comprar e diria que o problema está 80% solucionado.

Pra finalizar, a intenção deste post não foi ridicularizar, chamar de ignorante ou algo parecido. O problema é que o tema "polícia" é extremamente complicado, a solução? mais ainda... mas poucos estão realmente aptos a discutirem este tema, pois são poucos que conhecem a fundo as estruturas tanto da PMERJ e PCRJ (esta eu realmente não conheço muito...), quanto do tráfico carioca e suas três facções.

Vinicius Pimenta escreveu:A forma de enfrentar esse problema é essa. Se não fizermos, não há EB salvador da pátria que resolva.


Quando eu disse que o EB seria o salvador da pátria? "Dar uma mão" e ser "Salvador da pátria" são opostos, se tu não entendeu o texto sugiro uma breve aula de interpretação (problema corriqueiro do fórum...)

ZeRo4 escreveu:E é função do EB trocar tiro ou fazer função de polícia em favelas do Haiti? Qual a diferença? Lá eles usam boinas azuis da ONU? Well o serviço é o "mesmo", patrulhas, blitzes, incursões em favelas, tiroteios com marginais...

então eu pergunto! qual a significativa diferença?


Vinicius Pimenta escreveu:Eu posso dizer: "Aqui você demonstra que não conhece a MINUSTAH." Vamos combinar continuar sem esse tipo de coisa?


E o que é a MINUSTAH? Realmente eu posso não conhecer e até certo ponto admito a minha ignorância. Tu pode me explicar da mesma forma que te expliquei, afinal esse é o intuito do fórum...

Agora explicar a diferença entre poder fazer papel de polícia no Haiti e não poder fazer papel de polícia no Brasil eu aposto que tu não conseguirá explicar...

Vinicius Pimenta escreveu:O Haiti sofre uma grave crise institucional. Os militares brasileiros e de outros países controlam uma situação onde os bandidos não são simples criminosos, mais sim pessoas que querem a tomada do poder. Sem a intervenção da ONU, o Haiti estaria em guerra civil, com conseqüências terríveis para a população. No Haiti desempenham missões em apoio a Polícia Nacional Haitiana. Instituição que não tem reconhecidamente condições de lidar com essa situação sozinha.


Bandido pra mim é bandido... não tem muita diferença não! Ta armado e é alheio a ordem e a justiça tem que ser tratado do mesmo jeito não importando a motivação e seus ideais.

Bem... em grande parte do RJ os "nossos" bandidos não querem tomar o poder, eles já tomaram! Lugares como Complexo do Alemão, Complexo da Maré, Complexo do São Carlos e outros pontos onde a PMERJ simplesmente "não entra a noite" ja demonstram isso.

O RJ também não "estaria" em guerra civil... O RJ está em guerra civil, afinal de contas são três facções disputando o poder (CV, ADA e TCP cronologicamente...), as próprias PMERJ e PCRJ também disputando poder (o de polícia...) e no meio disso tudo a população e até as forças armadas indefesas (como no caso onde foram roubados trinta H&K G-33 de um quartel da Força Aérea).

O EB também poderia agir auxiliando a PMERJ e a PCRJ que parecem não estar também em condições com a situação sozinhas...

Ou seja, continuo não entendendo pq pode no Haiti e não pode no Brasil. Vai saber né ?! :roll:

Vinicius Pimenta escreveu:No Rio de Janeiro, a diferença é brutal. Não há tentativa de tomada do poder. Há ação de grupos criminosos que, aproveitando-se das péssimas condições que o Estado provê para as comunidades as quais eles se alojam, se organizam de forma a cometer seus atos ilícitos.


Chamar três facções criminosas com armamento pesado, dinheiro, plano de carreira e inclusive sistema previdenciário "próprio" de "grupos de criminosos" é no mínimo monstrar-se a par da atual situação do Rio de Janeiro...

Vinicius Pimenta escreveu:O EB só pode agir caso a (des)Governadora do Estado admitir que suas forças de segurança não são capazes de manter a lei e a ordem. Como a Sra. Rosinha não quer nem pensar na possibilidade de assinar o atestado de incompetência (que aliás não é exclusividade dela, infelizmente), continuamos vivendo essa situação.


Sem querer ofender, mas pensar desta forma é no mínimo ignorante... a Rosinha nunca vai admitir que o estado não tem condições de prover segurança aos cidadãos, isso acabaria com a carreira política dela.

Vinicius Pimenta escreveu:Pode e deve. Porque a defesa de fronteiras é responsabilidade da União. No entanto, falta uma legislação específica que permita às Forças Armadas fazerem o patrulhamento da fronteira de forma constante. É de interesse das Forças Armadas que uma lei para isso seja aprovada. Ela se encontra em algum lugar do Congresso Nacional.


Ah tá... pensei que fosse contra também! Já que a fiscalização das nossas fronteiras é de responsabilidade da Polícia Federal. As FAs também estariam descumprindo o seu papel, agora eu pergunto:

Pq nesse caso o EB pode operar fora das suas atribuições e no caso do RJ não pode?

Vinicius Pimenta escreveu:Moro na capital, bem longe da Zona Sul. Moro na Zona Oeste. E aqui a situação não está fora de controle. Muito pelo contrário.


Que bairro você mora ?!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#15 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Out 30, 2005 11:27 am

Olá!


Como o assunto desbancou para uma conversa de dois flumineneses sobre o Rio de Janeiro, eu tinha me contido à entrar na conversa!

Mas gostaria apenas de fazer algumas colocações!

Eu sou terminantemente contra o uso sistemático do EB como Polícia!

Claro que em casos especiais, e pontualmente, o EB possa atuar, como nas greves policiais que ocorreram, não me lembro em que ano!

Mas, como dizem, o "Exército é uma espada, não um bisturi".

Eu tenho certeza de que o uso sistemático do EB somente iria trazer problemas.

Primeiro, o EB não tem poderes constitucuinais para agir dessa forma. Certamente, ficaria à mercê de processos em situações em que dele se exigiria o uso da força.

Outra coisa, o EB não tem nenhuma capacidade de investigação policial! Isso apenas poderia gerar problemas!

Acredito que o EB, e as FFAA em geral, dando apoio às Polícias, sejam Federal, Militar, Civil, Rodoviárias, à técnicos do Ibama, Incra, etc... pode ser de grande ajuda.

Mas o uso sistemático dele em funções que não são suas é um grande perigo.

Eu acredito que, se não há como resolver os problemas das Polícias (mas há, sim, como resolvê-los), então nós teremos de ficar mais algumas décadas em "guerra civil" (como alguns adoram dizer, para invocar o uso do EB como Polícia).

Invocar o EB como Polícia, ou mais, como solução de nopssa segurança pública, é algo bastante cômodo! Bastante simples.

É só alegar que a PM/PC são uma porcaria, e que não dão conta do recado.

Bom, eu lhes digo: resolvamos os problemas das Polícias, do Judiciário, para resolver o problema estruturalmente, senão todos os males que lvaram à esse caos continuarão à, silenciosamente, corroer as Polícias para o futuro!

Não existe comodismo nisso! É díficil, complexo, caro, mas tem que ser feito. É preciso enfrentar a corrupção, planejar melhor, melhorar o Judiciário, contratar mais policiais, dar maior capacidade investigativa!

Sem isso, podem chamar o Suer-Man, Mulher Maravilha, Batman e Robin, nada vai dar certo...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Responder