Submarinos Russos/Soviéticos

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
César
Sênior
Sênior
Contato:

Submarinos Russos/Soviéticos

#1 Mensagem por César » Sex Out 28, 2005 12:02 pm

Olá amigos,

Olha só: Agora eu estou lendo o livro "Caçada ao Outubro Vermelho". Muito bom por sinal.

Ocorre que tanto nele, como na outra obra de Tom Clancy(Red Storm Rising), há referências a todos os submarinos soviéticos por Classe. Assim, eles são chamados, como não poderia deixar de ser, de classe "Alfa", "Charlie", November", "Typhoon", "Victor"(não é o nosso amigo do fórum 8-] ) "Oscar"(o Oscar não aparece no livro, mas eu sei que Oscar II é a classe do finado Kursk, que afundou no Mar de Barents), etc...

Sendo assim, vocês poderia, se possível, me dar uma aula sobre submarinos russos/soviéticos? Com fotos, características técnicas, etc, desses submarinos?

Desde já, agradeço. Eu sou um leigo completo quando o assunto é subs.

Abraços! :wink:

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#2 Mensagem por VICTOR » Sex Out 28, 2005 12:36 pm

Eu li a versao original "The Hunt for Red October" ha uns dois anos. A parte os tomclancyzismos que as vezes irritam um pouco, o livro eh bem acurado, inclusive pelos nomes das classes.

No livro "Submarine - A Guided Tour Inside a SSN", do Clancy, que eu li ha dois meses, ele cita que o capitao do Trafalagr que ele visitou em UK tinha uma copia do Hunt for Red October no quarto, entre outros! Ou eh facao, ou eh jaba, ou o cara realmente tem moral!

Quanto aos subs russos, essa eh uma arte a parte. Demora tempo para ir aprendendo. O mais bacana eh ir nos sites gerais tipo FAS ou globalsecurity e ir pegando o jeito.

Se eu tiver um pouco de tempo, semana que vem ou na outra eu posto alguns comentarios "didaticos" heheheh, ainda mais com o "Submarine" do Clancy na mao... :wink:

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
eu sou eu
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez

#3 Mensagem por eu sou eu » Sex Out 28, 2005 12:48 pm

de uma olhada, e me diga se os russos são meio malucos

The idea of submarine cargo vessels able to transfer different, including liquid, cargoes under the ice of the Arctic Ocean irrespective of weather conditions has captured the minds of scientists and engineers long ago.

A number of projects and programs were developed recently including the project of American company General Dynamics of a submarine tanker for liquefied gas transportation from Arctic, five-year program of Canadian Government of creation of submarine-surface vessels for oil, gas and other mineral resources transportation, etc.

St.Petersburg Design Bureau “Malakhit” holds several patents for submarine tankers and dry cargo ships.

Nevertheless, none of these projects and programs was implemented. It might be explained by the fact that all these projects required considerable capital investments in the design and construction of very specific submarine transportation facilities as well as in creation of infrastructure in ports of embarkation-disembarkation and basing of submarine transportation facilities.

SOE CDB ME “Rubin” proposed its own concept.

At the beginning of 1990-s deep research studies had been started in the direction of finding the most cost efficient method of transportation submarine construction. A special attention was paid to utilisation of nuclear missile submarines decommissioned from the navy. It was the most rational way of problem solution as replacement of missile weapon with a useful load allowed to use efficiently technical abilities of ships that became obsolete in military respect.

Therefore, it was not by chance that RAO “Norilsk Nickel” addressed CDB ME “Rubin” with a proposal to create a transportation system for products of “Norilsk Nickel” on the basis of potential abilities of decommissioned nuclear submarines as an alternative to the existing transportation system based on the ice-breaker fleet.

It is proposed to create a transportation submarine intended for regular export of products of the “Norilsk Nickel” integrated works and delivery of consumables required for the production process irrespective of ice conditions on the basis of re-equipment of a heavy nuclear submarine cruiser of Project 941 (“Typhoon”), decommissioned from the Russian Navy.

There are outlined engineering and design solutions for creation of a transport submarine on the basis of heavy nuclear submarine cruiser of Project 941 (“Typhoon”) that is able to take aboard and export the payload up to 15,000 tons from the Arctic areas of the Arctic Ocean all year round irrespective of weather and ice conditions. It is achieved due to forming the required submarine buoyancy by means of non-traditional technical solutions. These solutions provide for meeting active requirements to the submarine survivability, reliability and unsinkability as well as crew safety.

The nuclear submarine propulsion methods allow to reduce the duration of the passage in winter by 2-3 times as compared to ice-breakers.

For decreasing the berthing time in the port it was proposed to use a horizontal loading of the payload by means of port standard loaders through special loading hatches of 4.5 m diameter.

The following tasks were resolved:

stabilised (without the draft and trim change) position of the ship standing at loading berth during the entire loading period;
nuclear submarine passage up to Dudinka port in surface condition across a shallow water (depth of 10 meters) area of the Yenisei river.
They proposed such a design of the submarine forward end structure that allowed cruising with breaking the ice cover both from below and from the top (the ice-breaker mode).

Different variants of a propulsion system were developed that provided the most efficient cruising modes: at speed 16-18 knots in submerged condition and at speed about 2-3 knots in surface condition under conditions of solid ice cover up to 2.6 m.

The routes “port Murmansk – port Dickson” were optimised in order to decrease the passage time between the ports in summer and winter as well as the most efficient variant of the nuclear transport submarine application model.

The most efficient method of the combat nuclear submarine conversion into a transport submarine with minimum required scope of repair of completing equipment and the ship in general under conditions of SOE PO “Sevmashpredpriatie” was proposed.

The enterprise also proposed the optimum variant of transport cargo traffic using three converted nuclear submarines and the most efficient variant of organisational structure of the transport company.

The major advantage of the transportation system based on submarine cargo vessels is the regular transportation in the Arctic region at comparable transport costs..

Imagem

Imagem

eu sou eu
Sênior
Sênior

Re: Submarinos Russos/Soviéticos

#4 Mensagem por eu sou eu » Sex Out 28, 2005 12:53 pm

César escreveu:Olá amigos,

Olha só: Agora eu estou lendo o livro "Caçada ao Outubro Vermelho". Muito bom por sinal.

Ocorre que tanto nele, como na outra obra de Tom Clancy(Red Storm Rising), há referências a todos os submarinos soviéticos por Classe. Assim, eles são chamados, como não poderia deixar de ser, de classe "Alfa", "Charlie", November", "Typhoon", "Victor"(não é o nosso amigo do fórum 8-] ) "Oscar"(o Oscar não aparece no livro, mas eu sei que Oscar II é a classe do finado Kursk, que afundou no Mar de Barents), etc...

Sendo assim, vocês poderia, se possível, me dar uma aula sobre submarinos russos/soviéticos? Com fotos, características técnicas, etc, desses submarinos?

Desde já, agradeço. Eu sou um leigo completo quando o assunto é subs.

Abraços! :wink:

César

tente esse link, e voce tera toda a marinha russa, com fotos, desenhos etc.

http://www.fas.org/man/dod-101/sys/ship/row/rus/index.html

REGATEANO
Sênior
Sênior
Agradeceram: 3 vezes

Re: Submarinos Russos/Soviéticos

#5 Mensagem por REGATEANO » Sex Out 28, 2005 12:54 pm

César escreveu:Olá amigos,

César

Já li o livro muito bom, não lembro se realmente tem esse Oscar que você falou, mas se tiver dever ser o Oscar I por conta da época em que livro foi publicado. Segundo ele o Alfa pode alcançar até 40 nós.

Uma boa dica para aprender é realmente o Submarine - A Guided Tour Inside a SSN", do Clancy, apesar de eu ter, e nunca ter ligo! É inglês, como eu não sei muito, tenho preguiça de tirar uns dias com o dicionário do lado. Outra pedida são os sites, tem um russo muito bom, do qual não me recordo, e o imprescindivel fas (http://www.fas.org).

Abraços

VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#6 Mensagem por VICTOR » Sex Out 28, 2005 12:57 pm

Se vc le o FAS, le o Clancy. Vai com fe. :wink:

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
César
Sênior
Sênior
Contato:

#7 Mensagem por César » Sex Out 28, 2005 1:02 pm

Valeu galera! :D

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#8 Mensagem por Einsamkeit » Sex Out 28, 2005 2:17 pm

Li uma vez que pretendiam transformar 1 Typhoon em submarino cargueiro, agora alguem sabe a dimensao dos misseis do Oscar-II? porque ele leva 24 ou 22 acho, ja o Ohio SSGN carrega 192 Tomahawk.

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#9 Mensagem por juarez castro » Sex Out 28, 2005 3:59 pm

Einsamkeit escreveu:Li uma vez que pretendiam transformar 1 Typhoon em submarino cargueiro, agora alguem sabe a dimensao dos misseis do Oscar-II? porque ele leva 24 ou 22 acho, ja o Ohio SSGN carrega 192 Tomahawk.

192 tomahank num classe Ohio, tá certo isto Talharim?
Grande abraço

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#10 Mensagem por Einsamkeit » Sex Out 28, 2005 4:13 pm

juarez castro escreveu:
Einsamkeit escreveu:Li uma vez que pretendiam transformar 1 Typhoon em submarino cargueiro, agora alguem sabe a dimensao dos misseis do Oscar-II? porque ele leva 24 ou 22 acho, ja o Ohio SSGN carrega 192 Tomahawk.

192 tomahank num classe Ohio, tá certo isto Talharim?
Grande abraço

Builders: General Dynamics Electric Boat Division.
Power Plant: One S8G nuclear reactor, output of 60,000 hp
core reloaded every nine years
two geared steam turbines,
one shaft
Length: 560 feet (170.69 meters)
Beam: 42 feet (10.06 meters)
Displacement: Surfaced: 16,764 tons
Submerged:18,750 tons
Speed: Official: 20+ knots (23+ miles per hour, 36.8 +kph)
Actual: 25 knots submerged speed
Operating Depth: Official: "greater than 800 feet"
Actual: greater than 1,000 feet
Crew: 15 Officers, 140 Enlisted
66 SEALs
Armament: 22 tubes carrying 7 Tomahawks each (154 total)
2 tubes for UUVs
four torpedo tubes
Sensors: BQQ-6 Bow mounted sonar
BQR-19 Navigation
BQS-13 Active sonar
TB-16 towed array

Errei sao 154 Tomahawk. Isso faz um estrago danado.

http://www.globalsecurity.org/military/ ... gn-002.jpg
edit - margens

Imagem
César
Sênior
Sênior
Contato:

#11 Mensagem por César » Sex Out 28, 2005 11:27 pm

Victor escreveu:Eu li a versao original "The Hunt for Red October" ha uns dois anos. A parte os tomclancyzismos que as vezes irritam um pouco, o livro eh bem acurado, inclusive pelos nomes das classes.

No livro "Submarine - A Guided Tour Inside a SSN", do Clancy, que eu li ha dois meses, ele cita que o capitao do Trafalagr que ele visitou em UK tinha uma copia do Hunt for Red October no quarto, entre outros! Ou eh facao, ou eh jaba, ou o cara realmente tem moral!

Francisco Daniel escreveu:Já li o livro muito bom, não lembro se realmente tem esse Oscar que você falou, mas se tiver dever ser o Oscar I por conta da época em que livro foi publicado. Segundo ele o Alfa pode alcançar até 40 nós.

Uma boa dica para aprender é realmente o Submarine - A Guided Tour Inside a SSN", do Clancy, apesar de eu ter, e nunca ter ligo! É inglês, como eu não sei muito, tenho preguiça de tirar uns dias com o dicionário do lado. Outra pedida são os sites, tem um russo muito bom, do qual não me recordo, e o imprescindivel fas (http://www.fas.org).

O Livro é realmente muito bom, pelo menos até onde eu li(um Alfa acabou de afundar devido a uma catástrofe no reator).

O que me deixa grilado com os livros do Tom Clancy é que ele dá a impressão de puxar demais a sardinha pro lado dos EUA. Não nego que a OTAN tinha, na época da guerra fria(acho que hoje continua assim) submarinos mais modernos que a URSS e mais silenciosos. Mas, tanto no Red Storm Rising quanto no Outubro Vermelho os Americanos acham os subs soviéticos com uma facilidade tremenda!

É incrível. Os soviéticos quase nunca acham um submarino americano, mas os americanos SEMPRE acham os subs do Pacto de Varsóvia. Aliás, no Red Storm, os subs da URSS eram afundados a níveis assustadores, um atrás do outro. Tanto por navios de superfície quanto por outros submarinos.

Eu não sou fã de equipamentos russos, mas mesmo eu, que não entendo nada de Subs, acho que está havendo uma certa injustiça com a tecnologia dos subs russos.

Abraços

César

Antoine de Saint-Exupéry
Einsamkeit
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por Einsamkeit » Sex Out 28, 2005 11:32 pm

Depende, no caçada, os Alfa estao indo a 40 nos em direçao aos EUA, algo bastante barulhento, agora a frota russa ainda tem um poder enorme, capaz de destruir qualquer pais que nao for eua.

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6934 vezes
Agradeceram: 7197 vezes
Contato:

#13 Mensagem por Túlio » Sáb Out 29, 2005 3:23 am

César escreveu:
Victor escreveu:Eu li a versao original "The Hunt for Red October" ha uns dois anos. A parte os tomclancyzismos que as vezes irritam um pouco, o livro eh bem acurado, inclusive pelos nomes das classes.

Francisco Daniel escreveu:Já li o livro muito bom, não lembro se realmente tem esse Oscar que você falou, mas se tiver dever ser o Oscar I por conta da época em que livro foi publicado. Segundo ele o Alfa pode alcançar até 40 nós.

O Livro é realmente muito bom, pelo menos até onde eu li(um Alfa acabou de afundar devido a uma catástrofe no reator).

O que me deixa grilado com os livros do Tom Clancy é que ele dá a impressão de puxar demais a sardinha pro lado dos EUA. Não nego que a OTAN tinha, na época da guerra fria(acho que hoje continua assim) submarinos mais modernos que a URSS e mais silenciosos. Mas, tanto no Red Storm Rising quanto no Outubro Vermelho os Americanos acham os subs soviéticos com uma facilidade tremenda!

É incrível. Os soviéticos quase nunca acham um submarino americano, mas os americanos SEMPRE acham os subs do Pacto de Varsóvia. Aliás, no Red Storm, os subs da URSS eram afundados a níveis assustadores, um atrás do outro. Tanto por navios de superfície quanto por outros submarinos.

Eu não sou fã de equipamentos russos, mas mesmo eu, que não entendo nada de Subs, acho que está havendo uma certa injustiça com a tecnologia dos subs russos.

Abraços

César

É, taí a treta, eu também fico meio encabritado com essa moleza toda... Então, no Caso do Red Oktoberfest - aí, Eins... heheheh - no filme foi de matar, o negão do sonar, viciado em headphone, nota uma ligeira discrepância em relação ao ruído de fundo e...bingo, é o russo. Vai vendo... Só faltava, no fim do filme, aparecer a legenda: os nossos japoneses são melhores que os dos outros... E Eins, no filme os comunas estão usando um novo tipo de propulsor, altamente silencioso, então dá para meter 40 knots e nem-te-ligo...
Abração

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
César
Sênior
Sênior
Contato:

#14 Mensagem por César » Sáb Out 29, 2005 11:21 am

Na real, o Red Oktoberfest( :D ) se move apenas a 13 nós com esse novo sistema(chamado de "Lagarta"). Quem se move a 40 são os demais submarinos russos, especialmente os Alfas, qu o estão procurando. Nesse caso eu concordo que os subs soviéticos andando a velocidades tão grandes não poderiam localizar os americanos.

Mas, no Red Storm eles estavam quietinhos. Tinha um lá que estava parado no fundo do mar e mesmo assim foi encontrado e afundado!!

Mágica! :lol:

Abraços!

César

Antoine de Saint-Exupéry
CFB
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por CFB » Sáb Out 29, 2005 11:23 pm

Talharim, eu com esses misseis faria um bom proveito deles jogaria td em Brasilia ( mais especificamente no Congresso e no Palacio do planalto ) :D :D :D finalmente elesserao usados em uma boa causa :D :D :D

Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Responder