Porte de Armas

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
glocked
Júnior
Júnior
Mensagens: 35
Registrado em: Dom Ago 28, 2005 8:09 pm

Porte de Armas

#1 Mensagem por glocked » Sex Set 02, 2005 6:14 pm

Bom, estou querendo ser Fuzileiro Naval e estou com umas duvidas sobre isso.
Com qual graduação militar eu receberia esse porte?
Na policia carioca o calibre é até .380, os militares podem ter calibres superiores de porte?
Quem entende disso por favor me tire a duvida.




Carlos Mathias

#2 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Set 02, 2005 6:48 pm

Porte de arma hoje é quase impossível meu camarada.




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#3 Mensagem por rodrigo » Sex Set 02, 2005 7:13 pm

Eu tenho uma confusão de informações sobre isso:
os soldados e sargentos podem ter uma arma de porte em calibre permitido, pistola até 380 e revólver até 38. Os oficiais podem portar a arma da corporação, que é a pistola 9mm.

Os policiais estão restritos às armas pessoais em calibre permitido, mas como ninguém é burro, a maioria porta as pistolas .40 da corporação sempre que pode ou está disponível. Mas é ilegal. O Dep. Bolsonaro deve conseguir aprovar o porte de .40 para o policial fora de serviço, ainda esse ano.

Depois do desarmamento, nem mesmo os policiais vão poder comprar arma e munição para uso pessoal. A maioria não sabe disso.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
glocked
Júnior
Júnior
Mensagens: 35
Registrado em: Dom Ago 28, 2005 8:09 pm

#4 Mensagem por glocked » Sáb Set 03, 2005 12:01 am

Então quer dizer, SE eu passar pro CFN e virar soldado, poderei portar minha tãooo sonhada Glock ?




The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#5 Mensagem por The Baaz » Sáb Set 03, 2005 12:58 am

glocked escreveu:Então quer dizer, SE eu passar pro CFN e virar soldado, poderei portar minha tãooo sonhada Glock ?


Se você pretender comprar uma glock .380 vai poder sim, mas se quiser uma 9mm vai ter que virar oficial.




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
glocked
Júnior
Júnior
Mensagens: 35
Registrado em: Dom Ago 28, 2005 8:09 pm

#6 Mensagem por glocked » Sáb Set 03, 2005 1:56 am

The Baaz escreveu:
glocked escreveu:Então quer dizer, SE eu passar pro CFN e virar soldado, poderei portar minha tãooo sonhada Glock ?


Se você pretender comprar uma glock .380 vai poder sim, mas se quiser uma 9mm vai ter que virar oficial.

Tem certeza mesmo que soldado pode portar armas?
CARALHO depois disso ! aeuhaeuh Animo extra pra tentar ser FN




Carlos Mathias

#7 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 03, 2005 10:38 am

Não, atualmente estão tirando o porte intríseco até dos oficiais que já não podem ter pistolas de alta capacidade, que dirá de soldados. Um amigo meu, fuzileiro naval e segurança de um almirante, não tem porte, só pode usar a pistola 9mm durante o serviço, ele usa o .38 na marra mas porte não tem não.
Não existe essa de soldado ter porte não, o que acontece com PM's é um acochambramento por parte dos colegas. A coisa é mais folgada para as polícias civis, mas as PM's estão meio que discriminadas nessa história. Se alguém aí pensa em entrar para o CFN para ter porte esqueçe, é melhor entrar para a polícia.




glocked
Júnior
Júnior
Mensagens: 35
Registrado em: Dom Ago 28, 2005 8:09 pm

#8 Mensagem por glocked » Sáb Set 03, 2005 10:48 am

Carlos Mathias escreveu:Não, atualmente estão tirando o porte intríseco até dos oficiais que já não podem ter pistolas de alta capacidade, que dirá de soldados. Um amigo meu, fuzileiro naval e segurança de um almirante, não tem porte, só pode usar a pistola 9mm durante o serviço, ele usa o .38 na marra mas porte não tem não.
Não existe essa de soldado ter porte não, o que acontece com PM's é um acochambramento por parte dos colegas. A coisa é mais folgada para as polícias civis, mas as PM's estão meio que discriminadas nessa história. Se alguém aí pensa em entrar para o CFN para ter porte esqueçe, é melhor entrar para a polícia.

Então mas é o que eu to pensando mesmo, depois de um tempo prova pra Civil, CFN to indo mesmo pela experiencia e talz...
Aprender manobras taticas etc.
Mas claro, que o porte iria ser um bom bonus ;P




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#9 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Set 03, 2005 12:17 pm

Antes da baboseira do desarmamento oficial podia portar até fuzil, hoje oficial pode portar uma 9mm mas tera que pagar por isso (R$1900,00).




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
glocked
Júnior
Júnior
Mensagens: 35
Registrado em: Dom Ago 28, 2005 8:09 pm

#10 Mensagem por glocked » Sáb Set 03, 2005 2:09 pm

Marechal-do-ar escreveu:Antes da baboseira do desarmamento oficial podia portar até fuzil, hoje oficial pode portar uma 9mm mas tera que pagar por isso (R$1900,00).

Depois de quanto tempo de coorporação si vira oficial ?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60815
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6419 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Túlio » Sáb Set 03, 2005 2:16 pm

Aqui no RS os Agentes Penitenciários também têm porte de arma, junto com a PC, o IGP e a Brigada. Isso forma a Segurança Pública daqui. Do jeito que vai, em breve apenas membros da SP e os vagos é que vão ter porte de arma pois, no caso 'deles', na prática têm, eis que, quando presos com arma, acabam condenados por outros delitos - na nossa 'lei', o delito maior encobre o menor... :evil:




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#12 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Set 03, 2005 2:38 pm

glocked escreveu:Depois de quanto tempo de coorporação si vira oficial ?

Se você entrar na AMAN ou outra você se torna oficial assim que terminar o curso (4 ou 5 anos dependendo da escola), se entrar como soldado ou sargento vai levar a vida inteira...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5243
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 502 vezes

#13 Mensagem por delmar » Sáb Set 03, 2005 6:46 pm

Marechal-do-ar escreveu:
glocked escreveu:Depois de quanto tempo de coorporação si vira oficial ?

Se você entrar na AMAN ou outra você se torna oficial assim que terminar o curso (4 ou 5 anos dependendo da escola), se entrar como soldado ou sargento vai levar a vida inteira...


Pode também fazer vestibular numa boa faculdade, formar-se em medicina, odonto, engenharia, etc...estudar muito, fazer um concurso público e ingressar então como oficial, direto, nas forças armadas. Pode também completar o segundo grau, estudar muito, fazer concurso para sargento e, após um curso, ingressar como sargento. Entrar como soldado, sem prestar qualquer concurso, provavelmente vai chegar, no máximo, a cabo. O negócio é estudar muito cara, que os outros candidatos já estão fazendo isto.

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#14 Mensagem por rodrigo » Sáb Set 03, 2005 8:20 pm

Não, atualmente estão tirando o porte intríseco até dos oficiais que já não podem ter pistolas de alta capacidade, que dirá de soldados. Um amigo meu, fuzileiro naval e segurança de um almirante, não tem porte, só pode usar a pistola 9mm durante o serviço, ele usa o .38 na marra mas porte não tem não.
Não existe essa de soldado ter porte não, o que acontece com PM's é um acochambramento por parte dos colegas. A coisa é mais folgada para as polícias civis, mas as PM's estão meio que discriminadas nessa história. Se alguém aí pensa em entrar para o CFN para ter porte esqueçe, é melhor entrar para a polícia.
Isso não é verdade, o que acontece é que a maioria não conhece seus direitos, e quando escutam um não, ficam com medo de insistir em seus direitos.

Antes da baboseira do desarmamento oficial podia portar até fuzil, hoje oficial pode portar uma 9mm mas tera que pagar por isso (R$1900,00).
Não existe isso. A única coisa que mudou é que cada oficial, da ativa, da reserva ou reformado, tem que pegar o documento do porte de arma no SFPC de sua região. Não custa nada.

Alguns esclarecimentos:

Registro das armas particulares dos militares das Forças Armadas

1. As armas de fogo dos militares, continuam a ser registradas em Boletim Reservado das Organizações Militares a que estiverem vinculados.

2. Será emitido Certificado de Registro de Arma de Fogo, um para cada arma que o militar possuir.

3. Os militares estão isentos de taxa de registro e de expedição de porte de arma para até 2 (duas) armas, conforme prescreve o §2º do Art. 73 do Decreto nº 5.123, de 1º de julho de 2004.
Para as armas que excederem esta quantidade, será cobrada taxa de registro de arma de fogo, no valor unitário de R$ 300,00, conforme o previsto no anexo do Art. 11 da Lei 10.826, de 22 de dezembro 2003.


4. Registro de armas com comprovação de origem lícita - o Art. 30 da Lei 10.826 prescreve:
“ Os possuidores e proprietários de armas de fogo não registradas deverão, sob pena de responsabilidade penal, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias a contar de 23 de junho de 2004 (Art. 1º da Lei 10.884, de 17 Jun 04), solicitar o seu registro apresentando nota fiscal de compra ou a comprovação da origem lícita da posse, pelos meios de prova em direito admitidos”.

5. Todos os Serviços de Fiscalização de Produtos Controlados Regionais (SFPC) estão instruídos e podem orientar o procedimento dos interessados.

6. Os Certificados de Registro de Armas de Fogo serão expedidos pelos SFPC e não mais pelas OM.


Porte de arma de fogo por militares das Forças Armadas em serviço ativo


1. A praça das Forças Armadas continua tendo o Porte de Arma de Fogo autorizado por seu Comandante, que fará essa publicação em Boletim Interno da Unidade.

2. Cada arma que o militar possuir deverá ter o correspondente “Certificado de Registro”, que é o documento hábil para comprovar a legalidade da arma.

3. Não foram estabelecidas limitações ao Porte de Arma de Fogo por oficiais das Forças Armadas em serviço ativo.

4. O Porte de Arma de Fogo das praças das Forças Armadas continuará sendo regulado em norma específica, por atos dos Comandantes das Forças Singulares.


Porte de arma de fogo por militares inativos das Forças Armadas

1. O Porte de Arma de Fogo por militar na inatividade, na reserva remunerada ou reformado, dependerá da comprovação periódica de aptidão psicológica a ser realizada a cada três anos, na Região Militar de vinculação.

2. Serão estabelecidas, pelo Comando do Exército, as normas para a comprovação da aptidão psicológica para o Porte de Arma de Fogo para militares inativos.
http://www.dfpc.eb.mil.br/paginas/index.html




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Carlos Mathias

#15 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 04, 2005 12:13 pm

Bom, como o colega aí disse que vai ser praça, está confirmado. Meu camarada, que papo é esse de escuta e fica com medo? De onde você tirou isso, que eu estou com medo de alguém? Realmente eu não me interesso por porte de arma de milico, mas no estande de um clube de tiro ouve-se coisas e já ouvi de um PF que os oficiais estavam sendo restritos na capacidade de suas armas, agora se é verdade, você que é um cara destemido e corajoso fez o favor de mostrar estes documentos sem medo de ninguém nem de nada, aliás realmente exige muita coragem, eu quase não consegui ler. Porém não vi a parte que fala sobre a capacidade nem dos calibres. Haja coragem.

PS: Como eu disse o porte intríseco acabou, já que o oficial tem que ir não sei aonde pegar um papel e tal.




Responder