tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Arariboia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 308
Registrado em: Sex Abr 10, 2015 10:58 am
Agradeceram: 27 vezes

Re: tanques e blindados

#2986 Mensagem por Arariboia » Dom Set 10, 2017 11:32 am

Ucranianos e Poloneses tem ataques de pavor em 3 2 1... A Russia esta se preparando pra guerras continentais... :roll: :shock:
Quando T-14/T-15 entrarem em serviço 2019/20 será que tipo de reação ?!
Zapad esta ai :twisted:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60598
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6348 vezes
Contato:

Re: tanques e blindados

#2987 Mensagem por Túlio » Dom Set 10, 2017 1:44 pm

Luís Henrique escreveu:
Bolovo escreveu: As unidades russas que hoje contam com o T-80 são de elite e serão as primeiras a receber o Armata. No lugar de aposentar os antigos carros de combate, decidiram modernizar e coloca-los nas novas unidades que estão sendo criadas na região do Ártico. Acho que o fato de ser movido a turbina influenciou nessa decisão, tanto que instalaram uma nova turbina de 1250cv nessa modernização.

Positivo Bolovo.

Também tive essa impressão.

A turbina possui vantagem sobre motor a diesel para operar em. temperaturas muito baixas.

Outra coisa, o T-80 eh muito bom.
A Rússia escolheu o T-72 como prioridade por questões de CUSTO.

Parece que conseguiram modificar a turbina para um consumo de combustível MAIS COMEDIDO.
Que sempre foi o principal problema do T-80.

Sempre foi e vai continuar sendo. Uma de minhas áreas preferidas de pesquisa é, como todos sabem, MBTs Russos e sua comparação com homólogos Ocidentais. Até hoje não encontrei um só (em ambos os "lados") que, movido a turbina, tenha consumo igual ou inferior AO DOBRO de um equivalente movido a pistão (diesel). Fora a manutenção, muito mais cara e complexa. Assim, o que se poupa em dimensões e peso (na turbina em relação ao pistão) se acaba gastando depois em mais e maiores tanques de combustível e a necessária blindagem que os envolve e protege Ou seja, somando tudo, como o custo maior da turbina, os tanques maiores e necessitando de mais blindagem e ainda o maior consumo de combustível, além da manutenção mais cara e complexa, se manda ao teto os custos operacionais. Um pelo outro, o MBT convencional ainda por muitos anos vai ser capaz de ir mais longe (e com muito menos combustível) do que o movido a turbina a gás. Ainda sobre os Russos, não é à toa que, mesmo com os alegados progressos em turbinas, escolheram um diesel convencional em X para equipar o Armata; se fosse essa moleza toda, só botavam uma turbina lá atrás e fim de charla, bora pro Ártico, pro deserto, tá tudo dominado. Aliás, por que levaram T-90 e não T-80 para a Síria mesmo?

Outra interessante curiosidade é que o T-90 tem grande comunalidade logística para com o T-72, e deste foram produzidas mais de 25 mil unidades; fica mais interessante quando se nota que foram, no entanto, fabricados mais T-80 do que T-90 (claro, os T-80 eram "soviéticos", já os T-90 tiveram que lidar por mais de uma década com as restrições financeiras da Rússia). O mais interessante de tudo, no entanto (e ao menos para mim) é que o T-90 continua em produção para a Rússia, enquanto o T-80 está disponível só para exportação. O que inferimos daí? Que o T-90 continua a ser aperfeiçoado e mesmo desenvolvido (com ou sem Armata, que já se sabe irá custar até mais do que os Blindados Ocidentais e, portanto, seria saudável manter alguma cautela sobre os verdadeiros números a serem adquiridos pelo Exército Russo. Pessoalmente, mantenho o que tenho dito, ou seja, uma "ponta de diamante" composta por Armata, uma Força de Choque secundando-a com T-90 e uma terceira linha -auxiliar - com T-72B3M), já que será muito importante durante muitos anos ainda na Rússia.

É o que penso. 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: tanques e blindados

#2988 Mensagem por Bolovo » Dom Set 10, 2017 7:02 pm

Túlio escreveu:Sempre foi e vai continuar sendo. Uma de minhas áreas preferidas de pesquisa é, como todos sabem, MBTs Russos e sua comparação com homólogos Ocidentais. Até hoje não encontrei um só (em ambos os "lados") que, movido a turbina, tenha consumo igual ou inferior AO DOBRO de um equivalente movido a pistão (diesel). Fora a manutenção, muito mais cara e complexa. Assim, o que se poupa em dimensões e peso (na turbina em relação ao pistão) se acaba gastando depois em mais e maiores tanques de combustível e a necessária blindagem que os envolve e protege Ou seja, somando tudo, como o custo maior da turbina, os tanques maiores e necessitando de mais blindagem e ainda o maior consumo de combustível, além da manutenção mais cara e complexa, se manda ao teto os custos operacionais. Um pelo outro, o MBT convencional ainda por muitos anos vai ser capaz de ir mais longe (e com muito menos combustível) do que o movido a turbina a gás. Ainda sobre os Russos, não é à toa que, mesmo com os alegados progressos em turbinas, escolheram um diesel convencional em X para equipar o Armata; se fosse essa moleza toda, só botavam uma turbina lá atrás e fim de charla, bora pro Ártico, pro deserto, tá tudo dominado. Aliás, por que levaram T-90 e não T-80 para a Síria mesmo?

Outra interessante curiosidade é que o T-90 tem grande comunalidade logística para com o T-72, e deste foram produzidas mais de 25 mil unidades; fica mais interessante quando se nota que foram, no entanto, fabricados mais T-80 do que T-90 (claro, os T-80 eram "soviéticos", já os T-90 tiveram que lidar por mais de uma década com as restrições financeiras da Rússia). O mais interessante de tudo, no entanto (e ao menos para mim) é que o T-90 continua em produção para a Rússia, enquanto o T-80 está disponível só para exportação. O que inferimos daí? Que o T-90 continua a ser aperfeiçoado e mesmo desenvolvido (com ou sem Armata, que já se sabe irá custar até mais do que os Blindados Ocidentais e, portanto, seria saudável manter alguma cautela sobre os verdadeiros números a serem adquiridos pelo Exército Russo. Pessoalmente, mantenho o que tenho dito, ou seja, uma "ponta de diamante" composta por Armata, uma Força de Choque secundando-a com T-90 e uma terceira linha -auxiliar - com T-72B3M), já que será muito importante durante muitos anos ainda na Rússia.

É o que penso. 8-]
Na verdade Túlio, a preterição da Rússia pelo T-80 se deve por esse blindado não ser russo, mas sim quase totalmente ucraniano. Por outro lado, a família T-72 é totalmente russa, sendo fabricada pela Uralvagonzavod (a maior fabricante de carros de combate do mundo) na cidade russa de Nizhny Tagil. Desde o fim da URSS, os russos tem como prioridade número 1 a substituição dos equipamentos e componentes de origem ucraniana, em especial no setor militar (esse é o motivo por nunca terem adotado o míssil RVV-AE, o R-77 de exportação que vários países tem, mas não a Rússia). Esse é o fator primordial do surgimento do T-90 e do fim da fabricação do "T-80 russo" (mas recheado de componentes ucranianos) em São Petersburgo e Osmk. Portanto restou criar uma versão moderna do T-72, que foi o T-90 (designação inicial T-72BM).

Por conta disso mesmo, fala-se em aposentar o T-80 desde os anos 90. Foi até estipulado uma data para tal: 2015. Mas o tempo passou e decidiram postergar a solução. As novas unidades russos no Ártico não são exatamente de primeira linha, essas estão localizadas na parte européia da Rússia e no extremo oriente. Então no lugar de aposentar o T-80, que é um bom carro de combate, decidiram moderniza-lo, trocar os equipamentos ucranianos por russos e coloca-los nessas unidades (eu acho que o fato de ser movido a turbina não foi fator primordial para isso, mas um diferencial que veio a calhar). Os T-90 ainda ficarão na linha de frente após serem modernizados a T-90M e o Armata será a ponta de lança. Os T-72B3/B3M/B4 ficarão na retaguarda dessas unidades. Existem espaço para todos.

Ps.: o T-90 foi enviado para a Síria por já existir o T-72 naquela região, o que facilitou o treinamento (dos sírios) e comunalidade. O T-80 é caro e complexo para operar distante.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: tanques e blindados

#2989 Mensagem por Bolovo » Dom Set 10, 2017 7:21 pm

Documentário russo sobre o Armata. Parte 1 e 2:

http://www.youtube.com/watch?v=TCGdvMkDlVc
http://www.youtube.com/watch?v=I0VHgogFSvk




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: tanques e blindados

#2990 Mensagem por Bolovo » Dom Set 10, 2017 7:25 pm

Já que falei do Armata e do T-80M... agora falemos sobre o T-90M! :twisted:

T-90M tank

According to the participant under the name Decoder on the web resource otvaga2004.mybb.ru, September 9, 2017 in Luga (Leningrad region) on the territory of the 33rd Combined Landfill site, official events were held in honor of the tanker day, which included the display of military equipment and shooting. Among the promising examples of armored vehicles of the Armed Forces of Russia, the modernized T-80BVM tank and the new T-90M tank (Object 188M) were demonstrated for the first time at this show.

Imagem
T-90M tank at the demonstration of armored vehicles in honor of the tanker's day on the territory of the 33rd combined-arms training range. Luga (Leningrad region), 09/09/2017 (c) Decoder / otvaga2004.mybb.ru

On the bmpd side, we recall that on August 24, 2017, at the International Military Technical Forum "Army-2017", JSC "Scientific Production Corporation" Uralvagonzavod "and the Ministry of Defense of the Russian Federation signed a contract for supplying the Ministry of Defense with an unnamed number of T-90M tanks.

On September 7, Alexander Shevchenko, head of the Main Automobile Armored Directorate of the Russian Federation's Ministry of Defense, said that the state tests of the modernized T-90M tank, being developed in the Rocket-3 experimental design work, are being conducted for the testing of the modernized tank T-80BVM. "

A curious feature of the sample of the T-90M tank demonstrated at the 33rd test site was the use of "soft" mesh protective screens on it to protect the bottom of the tower.

Imagem
Imagem
Imagem

https://bmpd.livejournal.com/2838794.html




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: tanques e blindados

#2991 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 11, 2017 11:40 am

Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:Sempre foi e vai continuar sendo. Uma de minhas áreas preferidas de pesquisa é, como todos sabem, MBTs Russos e sua comparação com homólogos Ocidentais. Até hoje não encontrei um só (em ambos os "lados") que, movido a turbina, tenha consumo igual ou inferior AO DOBRO de um equivalente movido a pistão (diesel). Fora a manutenção, muito mais cara e complexa. Assim, o que se poupa em dimensões e peso (na turbina em relação ao pistão) se acaba gastando depois em mais e maiores tanques de combustível e a necessária blindagem que os envolve e protege Ou seja, somando tudo, como o custo maior da turbina, os tanques maiores e necessitando de mais blindagem e ainda o maior consumo de combustível, além da manutenção mais cara e complexa, se manda ao teto os custos operacionais. Um pelo outro, o MBT convencional ainda por muitos anos vai ser capaz de ir mais longe (e com muito menos combustível) do que o movido a turbina a gás. Ainda sobre os Russos, não é à toa que, mesmo com os alegados progressos em turbinas, escolheram um diesel convencional em X para equipar o Armata; se fosse essa moleza toda, só botavam uma turbina lá atrás e fim de charla, bora pro Ártico, pro deserto, tá tudo dominado. Aliás, por que levaram T-90 e não T-80 para a Síria mesmo?

Outra interessante curiosidade é que o T-90 tem grande comunalidade logística para com o T-72, e deste foram produzidas mais de 25 mil unidades; fica mais interessante quando se nota que foram, no entanto, fabricados mais T-80 do que T-90 (claro, os T-80 eram "soviéticos", já os T-90 tiveram que lidar por mais de uma década com as restrições financeiras da Rússia). O mais interessante de tudo, no entanto (e ao menos para mim) é que o T-90 continua em produção para a Rússia, enquanto o T-80 está disponível só para exportação. O que inferimos daí? Que o T-90 continua a ser aperfeiçoado e mesmo desenvolvido (com ou sem Armata, que já se sabe irá custar até mais do que os Blindados Ocidentais e, portanto, seria saudável manter alguma cautela sobre os verdadeiros números a serem adquiridos pelo Exército Russo. Pessoalmente, mantenho o que tenho dito, ou seja, uma "ponta de diamante" composta por Armata, uma Força de Choque secundando-a com T-90 e uma terceira linha -auxiliar - com T-72B3M), já que será muito importante durante muitos anos ainda na Rússia.

É o que penso. 8-]
Na verdade Túlio, a preterição da Rússia pelo T-80 se deve por esse blindado não ser russo, mas sim quase totalmente ucraniano. Por outro lado, a família T-72 é totalmente russa, sendo fabricada pela Uralvagonzavod (a maior fabricante de carros de combate do mundo) na cidade russa de Nizhny Tagil. Desde o fim da URSS, os russos tem como prioridade número 1 a substituição dos equipamentos e componentes de origem ucraniana, em especial no setor militar (esse é o motivo por nunca terem adotado o míssil RVV-AE, o R-77 de exportação que vários países tem, mas não a Rússia). Esse é o fator primordial do surgimento do T-90 e do fim da fabricação do "T-80 russo" (mas recheado de componentes ucranianos) em São Petersburgo e Osmk. Portanto restou criar uma versão moderna do T-72, que foi o T-90 (designação inicial T-72BM).

Por conta disso mesmo, fala-se em aposentar o T-80 desde os anos 90. Foi até estipulado uma data para tal: 2015. Mas o tempo passou e decidiram postergar a solução. As novas unidades russos no Ártico não são exatamente de primeira linha, essas estão localizadas na parte européia da Rússia e no extremo oriente. Então no lugar de aposentar o T-80, que é um bom carro de combate, decidiram moderniza-lo, trocar os equipamentos ucranianos por russos e coloca-los nessas unidades (eu acho que o fato de ser movido a turbina não foi fator primordial para isso, mas um diferencial que veio a calhar). Os T-90 ainda ficarão na linha de frente após serem modernizados a T-90M e o Armata será a ponta de lança. Os T-72B3/B3M/B4 ficarão na retaguarda dessas unidades. Existem espaço para todos.

Ps.: o T-90 foi enviado para a Síria por já existir o T-72 naquela região, o que facilitou o treinamento (dos sírios) e comunalidade. O T-80 é caro e complexo para operar distante.
Eu acho que a Rússia vai rapidamente substituir os T-72 e T-80 pelo T-14 Armata.

Acredito que n máximo em 10 anos.

Então terão apenas 2 MBT. Armata e T-90.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: tanques e blindados

#2992 Mensagem por Bolovo » Seg Set 11, 2017 4:17 pm

Luís Henrique escreveu:Eu acho que a Rússia vai rapidamente substituir os T-72 e T-80 pelo T-14 Armata.

Acredito que n máximo em 10 anos.

Então terão apenas 2 MBT. Armata e T-90.
Em 10 anos, logo agora que estão recebendo um monte de T-72B3M e nem receberam ainda o T-80M? Acho difícil.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: tanques e blindados

#2993 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 11, 2017 5:19 pm

Bolovo escreveu:
Luís Henrique escreveu:Eu acho que a Rússia vai rapidamente substituir os T-72 e T-80 pelo T-14 Armata.

Acredito que n máximo em 10 anos.

Então terão apenas 2 MBT. Armata e T-90.
Em 10 anos, logo agora que estão recebendo um monte de T-72B3M e nem receberam ainda o T-80M? Acho difícil.
Foi informado em algumas mídias que a Rússia planejava a aquisição de 2.300 T-14 Armata até 2020.
Depois isso foi postergado.

Se a Rússia manter o número de MBT em torno de 2.700 e conseguir produzir os 2.300 Armata até 2027, será o fim para o T-72, pelo menos na Rússia.
Mas terá mercado em muitos países do 3º mundo que adorarão adquirir os T-72 Modernizados a preço de banana.

Mas realmente não posso afirmar nada. Não sei se a Rússia vai produzir o Armata nessa quantidade e também não sei se a Rússia pretende AUMENTAR a frota de MBT em atividade no país.

Pode ser que demore um pouco mais mesmo.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36203
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: tanques e blindados

#2994 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 11, 2017 10:37 pm

A Rússia tem fronteiras tão grandes e tão complexas, afinal nem todo mundo do outro lado é exatamente um bom vizinho deles - que seja muito provável que este número de mais 2 mil CC's possa ser mantido.
Menos do que isso seria algo bem complicado para eles manter uma relativa paridade, diria superioridade, blda com a vizinhança.
Mas vamos dar tempo ao tempo. As coisas na Russia em termos de defesa não funcionam via de regra geral como no ocidente.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 490
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceram: 82 vezes

Re: tanques e blindados

#2995 Mensagem por Fábio Machado » Qua Set 13, 2017 8:58 pm

PT-17 main battle tank modernized PT-91 PGZ Poland MSPO 2017

Imagem

Imagem




Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: tanques e blindados

#2996 Mensagem por Lucas Lasota » Qui Set 14, 2017 3:23 am

Fábio Machado escreveu:PT-17 main battle tank modernized PT-91 PGZ Poland MSPO 2017

Imagem

Imagem

Aqui tem uma análise mais profunda das soluções deste tanque polaco. O autor aponta diversos pontos bem controversos do design.
http://below-the-turret-ring.blogspot.ru/




Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: tanques e blindados

#2997 Mensagem por wagnerm25 » Qui Set 14, 2017 9:10 am

Plasan Sandcat

Imagem




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: tanques e blindados

#2998 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sáb Set 16, 2017 12:38 am

Fábio Machado escreveu:PT-17 main battle tank modernized PT-91 PGZ Poland MSPO 2017

http://defence-blog.com/wp-content/uploads/2017/08/0241-1-696x445.jpg

http://www.armyrecognition.com/images/stories/east_europe/poland/exhibition/mspo_2017/pictures/PT-17_main_battle_tank_MSPO_2017_defense_exhibition_Kielce_Poland_925_001.jpg
Não deixa de ser interessante ver que os polacos, que tanto ódio devotam aos russos, aparecerem agora um um novo CC no qual o design é totalmente... Russo/soviético.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37853
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2603 vezes

Re: tanques e blindados

#2999 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Set 19, 2017 7:34 am

Ilya Ehrenburg escreveu:
Fábio Machado escreveu:PT-17 main battle tank modernized PT-91 PGZ Poland MSPO 2017
Não deixa de ser interessante ver que os polacos, que tanto ódio devotam aos russos, aparecerem agora um um novo CC no qual o design é totalmente... Russo/soviético.
Não passa de uma modernização de um Carro de Combate concebido a partir dos T-72 feitos sob licença na Polónia. O Carro de Combate principal do exército Polaco são os Leopard 2.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37853
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2603 vezes

Re: tanques e blindados

#3000 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Set 19, 2017 7:35 am

Russian MoD unveils T-90M, T-80BVM MBTs

Nikolai Novichkov - IHS Jane's Defence Weekly

Imagem
Trials of the modernised T-90M MBT are under way. Source: Russian MoD
Russia's Ministry of Defence (MoD) is preparing the upgraded T-80BVM and T-90M main battle tanks (MBTs) for trials, taking into account the results of the campaign in Syria, according to the head of the MoD's main automotive armoured directorate, GABTU, Lieutenant General Alexander Shevchenko. "State trials of the modernised T-90M MBT are under way, while tests of the upgraded T-80BVM tank are being prepared," he said.

At the Army-2017 exhibition held outside Moscow on 22-27 August, the MoD and the Uralvagonzavod research and manufacturing corporation, a subsidiary of Rostec, signed contracts worth over RUB24 billion (USD417 million) for the delivery of T-90M MBTs and Terminator tank support vehicles and contracts for the overhaul of the T-72, T-80BV (including a major upgrade), and T-90 tanks.

The modernisation of the T-80BV to T-80BVM level will considerably enhance its combat performance. Russian defence analysts believe the vehicle will receive the Sosna-U multichannel sighting system with a laser range finder, a thermal imager, and an automatic target tracker. The tank's fuel consumption is expected to be reduced, and the lower end of its operating temperature range will be extended to -50°C.

The combat weight of the upgraded T-80BVM has been increased to 46 tonnes. The tank has three crew members. It is 7 m long (9.55 m rear to muzzle), 3.38 m wide, and 2.21 m high. The tank's armament suite comprises a 125 mm 2A46M1 gun-launcher (with an ammunition load of 45 rounds), a 7.62 mm PKT co-axial machine gun (MG) (with an ammunition load of 1,250 rounds), and a 12.7 mm NSVT heavy anti-aircraft MG (with an ammunition load of 300 rounds).

http://www.janes.com/article/73927/russ ... 80bvm-mbts




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder