Retirada israelense de Gaza

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36170
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Retirada israelense de Gaza

#31 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 21, 2024 5:06 pm

Embora este tópico esteja com os assuntos relacionados aquele território diluídos em vários outros, achei pertinente colocar aqui uma questão que, talvez, mais para frente ainda este ano possa surgir no cenário geopolítico no que tange a invasão israelense da faixa de Gaza.

O que os colegas pensam a despeito de uma suposta missão de imposição da paz admitida pelo conselho de segurança da ONU em um momento pós invasão israelense?

No caso de aprovação, o Brasil deveria e\ou teria condições de participar efetivamente de tal missão na faixa de Gaza detro da atual disponibilidade de meios e recursos orçamentários?

Se sim, qual a envergadura da nossa participação: OM nível batalhão, companhia, pelotão ou observadores militares?

Uma reedição do batalhão suez na faixa de gaza nos é possível ou admissível em tempos de pouca temperança no país?

Temos nas ffaa's hoje elementos bélicos quantitativos e qualitativos, principalmente estes últimos, capazes de suportar uma eventual participação nesta missão do ponto de vista logístico, caso fosse lançada efetivamente?

Grato pelas respostas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder