NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9736 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Dez 16, 2023 6:45 am

EduClau escreveu: Sex Dez 15, 2023 9:31 pm
gabriel219 escreveu: Sex Dez 15, 2023 4:07 pm AI É FODAKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Sei que não tem nada a ver com o tópico mas coloquei aqui porque sim!



https://www.linkedin.com/posts/exercito ... er_desktop
Veja por outro lado, podia ser pior. A Marinha.

:mrgreen:
Já deu para perceber que você não sabe brincar!

[003] [003] [003] Bateu sem dó.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9737 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 16, 2023 5:57 pm





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9738 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 04, 2024 5:26 pm

Grupo Colt CZ (& CBC) adquire a tecnologia do sistema lançador automático de granadas Mk 47
Imagem
https://www.lrcadefenseconsulting.com/2 ... ia-do.html

Seria excelente se a CBC trouxesse a fabricação desse lançador aqui, algo extremamente necessitado no Exército, inclusive prefiro para substituir as Mtr P .50 na Infantaria. Esses sistemas disparam munições MK285, que possui capacidade Air Burst.

Pro Guarani seriam excelentes para compor o restante dos Pelotões Fuz Mec.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9739 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 05, 2024 6:42 pm

Lançadores de granadas tanto em fuzis, quanto montados em tripé como o acima fazem parte do pacote do COBRA, mas nunca foram adotados oficialmente pelo EB em nenhuma tropa regular. Não ao menos que eu tenha conhecimento. Talvez com o pessoal das FE.

O IA-2 já foi testado com lançadores de granadas 40mm, assim como as versões do T-4 da Taurus. A outra empresa que fabrica os derivados do AR-15 no Brasil, esqueci o nome agora, eu nunca vi nada deles com este tipo de equipamento. Mas pelo que divulgam, os fuzis podem receber vários tipos de acessórios para suportar tais lançadores.

O projeto COBRA ainda está na fase de experimentação de equipamentos e fardamento. Nada de novo. E tudo a conta gotas e a passos de lesma.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9740 Mensagem por gabriel219 » Qua Jan 10, 2024 8:26 am

Bom, era meio que óbvio que iriam pelo lado da UVision e tomara que seja pensado numa compra para trazer uma produção para o Brasil, pois mercado da AL inteira já justifica fácil pra UVision se instalar aqui. Agora é a indústria nacional pensar em drones mais baratos, na mesma função e em FPVs.
Brasil avanza en las negociaciones para adquirir municiones merodeadoras Uvision Hero-30 y 120
Imagem
https://www.zona-militar.com/2024/01/09 ... -30-y-120/




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37823
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9741 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 30, 2024 6:34 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9742 Mensagem por knigh7 » Ter Jan 30, 2024 8:46 pm

RFI para aquisição de munições para nossos carros de combate e obuseiros:
Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9743 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 31, 2024 5:37 pm

O exército parece agora querer repor do dia para a noite tudo e mais um pouco que não comprou nas últimas décadas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9744 Mensagem por gabriel219 » Qui Fev 01, 2024 8:40 am

Esse RFI é lançado todo ano e todo ano o EB não consegue cotação, pois principalmente as M456 quase nem existe mais em estoque, são as únicas munições que um 1A5 consegue disparar de forma relativamente segura.

A aquisição dos 1A5 - juntamente com a modernização dos M113 no mesmo período - talvez tenha sido o maior erro de cálculo do Exército no século XXI. Foi uma das compras mais burras que já tive o desprazer de conhecer, pro Chile e outros países, poucos anos antes e depois, adquirir Leopard 2A4 a preço de banana e depois aparecer oferta de Leopard 2A5 e principalmente 2A6 a preço mais de banana ainda.

Hoje estaríamos muito bem com Leopard 2 e Marder 1A3, pensando nas excelentes possibilidades de modernização e não agora desesperados para conseguir até munição que está obsoleta a mais de 40 anos!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9745 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 01, 2024 1:45 pm

Quando a missão primária deixa ser o objetivo principal de uma força terrestre, e torna-se secundária, amiúde as muitas missões de cunho social e humanitárias - e até policiais - realizadas cada vez mais, a troco de caixa por governos que desprezam o tema defesa, o que se vê é isso aí mesmo.

Agora não adianta chorar o leite derramado. É se virar nos trinta e se preparar mesmo para ficar sem CC no curto e médio prazo, visto que a modernização dos bldos do exército não é, e nunca foi, uma prioridade ou sequer um requisito importante dentro e fora do governo de plantão.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9746 Mensagem por gabriel219 » Qui Fev 01, 2024 3:18 pm

O problema nem foi o GF na época, foi o próprio Exército, pois a grana que o EB gastou no 1A5 e na modernização dos M113, teria fácil adquirido os Leopard 2A4 na época e os 2A6, foi da escolha do EB com o sonho que tinha na época de achar que seria igual FAB (F-X2 com Rafale, que não vingou) e MB (FREMM Italianas, que não vingou) tendo seu MBT-X e os 1A5 viriam para ser tampões. O EB foi extremamente estúpido, devia ter pego os Leopard 2A4 e depois os Leopard 2A6, usando em conjunto com os M113, depois até poderia pegar M2A2 via EDA, de estoques, pois vimos o que foi adquirido por Marrocos, Croácia e agora sendo cotado pra Grécia - em troca dos BMP-1s sendo enviados pra Ucrânia - num custo irrisório.

Planejamento de girico que foi feito e o pior é pensar que ainda tem uns otários lá dentro que juram que vão conseguir financiamento pra adquirir uma centena de IFVs, que a empresa irá desenvolver duas versões especialmente pra nós, uma com canhão 120 mm e isso vai ficar mais barato que um MBT moderno.




Editado pela última vez por gabriel219 em Dom Fev 11, 2024 8:02 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9232
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 575 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9747 Mensagem por Suetham » Dom Fev 11, 2024 8:09 am





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9748 Mensagem por gabriel219 » Seg Fev 19, 2024 12:11 pm






Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9749 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 19, 2024 1:46 pm

O Sungur (Manpad) e o Karaok (ATGM) são para nós as alternativas turcas para suprir as necessidades das OM nível bda inf, prioritariamente, e outras OM de combate a seguir. Pelas quantidades necessárias, poderíamos até negociar a produção sob licença.

No caso da SAAB, são tantos os equipamentos e sistemas que temos aqui e a empresa pode oferecer, tanto ao EB como à Marinha e CFN, que isto deveria fazer parte obrigatória das negociações da FAB com o toma lá dá cá de Gripen e KC-390.

Defendo para começo de conversa que se tenha centros de adestramento também nas regiões norte, centro oeste e nordeste. Só aí daria para comprar uns 10 mil kits de treinamento além de equipamentos, armas e simuladores.

No caso dos mísseis, o RBS-70NG como já expus no tópico da AAe, tem demanda mais que suficiente para fazer a SAAB pensar em uma linha de produção aqui. Idem para o AT-4 e Carl Gustav. O míssil AC da empresa, o NLOS, da mesma forma.

Radares, sistemas C4ISR, logística, e muitos outros itens de interesse das três ffaa's podem suprir nossas necessidades. Até as CB90 que andaram oferecendo por aqui há anos atrás poderia entrar no escambo. Para ficar nos meios mais visíveis.

Enfim, só falta um tanto de vergonha na cara e vontade de fazer as tudo direito e da jeito que precisa ser feito, e não um mero quebra galho para disfarçar a quase indisfarçável indiferença com as regiões de fronteira, principalmente norte e centro oeste.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1173
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 220 vezes

Re: NOTÍCIAS

#9750 Mensagem por RobsonBCruz » Sex Mar 08, 2024 1:28 pm

Quando o orçamento é curto, a solução que apresentam é criar mais uma estatal:

PORTARIA – EME/C Ex Nº 1.268, DE 5 DE MARÇO DE 2024

Aprova a Diretriz de Iniciação do Projeto de Implantação da Empresa Nacional de Desenvolvimento da Força Terrestre – ENDEFORTE – vinculada ao Ministério da Defesa, por intermédio do Comando do Exército, na cidade de Brasília-DF.

http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/bole ... tim_be.php




Responder