O submarino HMS Spartan está no Rio de Janeiro!

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Adelphi
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O submarino HMS Spartan está no Rio de Janeiro!

#1 Mensagem por Adelphi » Ter Ago 09, 2005 11:07 pm

O submarino HMS Spartan está no Rio de Janeiro! :shock:
Vejam a nota no site: http://www.basemilitar.com.br

abraços,
Rodrigo Bendoraytes




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#2 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Ago 11, 2005 6:05 am

O HMS Spartan:

Imagem

Um submarino inglês, a propulsão nuclear está há anos atracado num cais de Gibraltar por questão de avaria grave, perante os protestos de Espanha que quer que o reboquem de volta para Inglaterra.

Por qualquer razão que desconheço, a Inglaterra prefere manter o Submarino em Gibraltar.




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#3 Mensagem por Lauro Melo » Qui Ago 11, 2005 11:19 am

SSBN: 4

4 Vanguard 16 Trident (D5), Spearfish HWT. Har max 48 sprænghoveder pr ubåd

SSN: 11

4 Swiftsure Spearfish eller Mk 24 HWT og Harpoon USGW, 1 med Tomahawk Block III TLAM (C)

7 Trafalgar Spearfish eller Tigerfish Mk 24 HWT og Harpoon USGW (Tomahawk Block III i nogle)

_____________________________

GEC-Marconi Tigerfish Mk 24 Mod 1/2 533mm HWT


Styring wire-guided
Mål aktiv/passiv
Rækkevidde 13 km ved 35 knob (aktiv)/29 km ved 24 knob (passiv)
Angrebsfart 55 knob
Sprænghoved 134 kg (directed charge)
Længde 6,464 m
Vægt 1.547 kg

Storbritannien

4 (6÷2) Swiftsure-klassen SSN: 5 TT; 20 Marconi Tigerfish HWT

7 Trafalgar-klassen SSN: 5 TT; Marconi Tigerfish HWT




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#4 Mensagem por Lauro Melo » Sex Ago 12, 2005 10:04 am

Uma tarde no fundo do mar
Crianças visitam submarino britânico 'Spartan', fundeado na Baía de Guanabara
Branca Nunes
Paulo Nocolella


Uma visita ao submarino nuclear inglês HMS Spartan ajuda a compreender porque a Ilha da Grã-Bretanha não é invadida há mais de mil anos. Fundeado na Baía da Guanabara desde segunda-feira, o submarino recebeu, na tarde de ontem, dez crianças da Associação Beneficente São Martinho, que puderam aprender um pouco sobre os segredos de uma das principais armas de guerra da legendária frota de combate inglesa.
Apesar de já ter 28 anos, o Spartan é maior e mais moderno do que os submarinos brasileiros. São 83 metros de comprimento por 10 de diâmetro, com capacidade para abrigar cerca de 130 pessoas.

Movido à energia nuclear - o reator dura em média sete anos -, esse tipo de submarino tem a possibilidade de ficar anos submerso. Mas a tripulação não costuma passar mais do que 90 dias sob a água, por causa do abastecimento de comida. O oxigênio e a água potável - 600 litros por hora - são produzidos a partir da água do mar, pelos processos de dessalinização e eletrólise.

Dentro do Spartan não há janelas. As camas não têm mais do que dois metros de comprimento e ficam sobrepostas cerca de 50 centímetros umas das outras, em inúmeros beliches. Canais de televisão só são captados quando o submarino está atracado perto de algum país e a antena é colocada para fora da embarcação. Telefones celulares não funcionam.

Dentro do Spartan, que é capaz de chegar a mais de 300 metros de profundidade, as maiores distrações são a música, tanto de aparelhos de som quanto de instrumentos musicais, exercícios físicos - um submarino pode comportar uma pequena academia de ginástica, mas no Spartan só existe um aparelho que simula o remo - e filmes, assistidos quase diariamente.

O trabalho é constante - a tripulação de um submarino nunca dorme mais do que cinco horas por dia - e a comida é farta. Ontem, o cardápio do jantar, servido pontualmente às 17h30, foi espaguete com estrogonofe.

As crianças que visitaram o submarino experimentaram uma parte da rotina da tripulação. Passaram por todos os compartimentos, conversaram com os comandantes e se admiraram com os mísseis e torpedos da sala de armas. A alegria começou a partir do cais, quando o grupo pegou o barco que o levou até o Spartan.

- Eu nunca tinha andado de barco antes - contou um estudante de 12 anos. - O submarino é legal, mas dele a gente não consegue ver a água.

Já C.P.E., 11 anos, observou deslumbrado os milhares de botões e alavancas da embarcação e pediu explicações sobre cada um deles. Quando o passeio acabou, um profundo suspiro mostrou a sua decepção com o término da visita.

- Ficaria aqui por mais algumas horas - disse. - Ainda não fiz nem a metade das perguntas que gostaria de fazer.

O Spartan, que veio ao Rio para um intercâmbio com a Marinha brasileira, ficará até amanhã nas águas da Guanabara




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#5 Mensagem por rodrigo » Sex Ago 12, 2005 11:29 am

Vi uma foto em um jornal hoje (GLOBO?) e o submarino inglês está com várias placas do casco faltando, será tecnologia russa? :shock:




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

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#6 Mensagem por Lauro Melo » Sex Ago 12, 2005 11:33 am

rodrigo escreveu:Vi uma foto em um jornal hoje (GLOBO?) e o submarino inglês está com várias placas do casco faltando, será tecnologia russa? :shock:


Fala Rodrigo,

Eu também vi uma foto, bem grande no Jornal Do Brasil, eu iria perguntar se isto era normal.

Muitas placas ( pretas ) soltando e aparecendo uma pintura vermelha ( não sei se seria o casco ).

Ou quem sabe os Ingleses estão aprendendo com os Russos.

Abraços,




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#7 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Ago 12, 2005 12:09 pm

Não serão placas de borracha, que os tornam mais silenciosos em missões secretas?

Pelo menos os submarinos estratégicos americanos e russos usam esse revestimentom, que absorvem as ondas sonoras dos sonar.




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Luiz Padilha

#8 Mensagem por Luiz Padilha » Dom Ago 14, 2005 7:29 pm

Exatamente. São placas e até parece o onibus espacial com aquelas placas que ele possui para não se incendiar na reentrada. Mas essa , são de borracha e segundo a tripulação, elas se soltam de tempos em tempo. A expessura do aço que compõe o submarino é tão grossa que o ferrugem que aparece quando a placa de borracha cai, não apresenta nenhum tipo de preocupação para eles. Apenas fica, para quem não enten de nada, um aspecto de "velharia".
Mas, não o substimem. Eu estava lá com essa repórter e acompanhei a visita. Ele tem na sala de torpedos, alguns "brinquedos" avaliados por baixo em alguns milhões de dólares, portanto, feio sim, mas velho, ainda não. Seus sistemas ainda são muito eficientes para uma guerra submarina.
Na saida do Rio, eu fui junto e fiz várias fotos dele deixando o Rio de Janeiro, e já na saida eles estavam fazendo uma faina com um outro navio. Vou colher melhores infos sobre esta faina e depois coloco aqui.
As fotos serão parte de um artigo que estará na Base Militar Web Magazine deste mês.
Aguardem. Ficaram muito bacanas.
[]'s
Padilha




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#9 Mensagem por César » Dom Ago 14, 2005 9:19 pm

rodrigo escreveu:Vi uma foto em um jornal hoje (GLOBO?) e o submarino inglês está com várias placas do casco faltando, será tecnologia russa? :shock:

:D :D

Vira essa boca pra lá, se não esse submarino afunda! :lol: E se afundar aqui, o Brasil está ainda pior que os Russos para fazer alguma coisa...




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Luiz Padilha

#10 Mensagem por Luiz Padilha » Dom Ago 14, 2005 10:13 pm

Hehehehehe!
Meu amigo, se for um russo, eles chamam os ingleses e está tudo certo!
Se os ingleses afindarem(?), também, por que eles tem a tecnologia para se safar de enrascadas.
Nossa marinha, também já fez exercícios e evacuou a tripulação de um sub classe Tupi, com o sino do Felinto Perry. pouca gente sabe, mas a nossa marinha nunca teve problemas deste tipo. E se tiver, o Felinto Perry esta capacitado para executar este tipo de salvamento. O sino desce até 300 pés e mantem a mesma atmosfera da superficie, portanto, não desejem que ninguém afunde, mas, se afundar e fou um dos nossos, nós sabemos como fazer.
E olhe que somos "tupiniquins". Hahahahahaha
Confie mais na sua marinha.
[]'s
Padilha




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#11 Mensagem por talharim » Dom Ago 14, 2005 10:30 pm

Olha,o nosso equipamento de resgate submarino do Felinto Perry não deve em nada aos americanos e ingleses.

O Felinto possui 2 sinos para resgate em profundidades diferentes,fora isso possui um robô-submarino (não do porte do Scorpion Inglês) mas com as mesmas capacidades........

Além disso nossos mergulhadores são excelentes.........

Podem ter certeza que se um dos nossos subs for pro fundo o nosso resgate traz todo mundo de volta...........

Querer rebaixar os nossos submarinistas aos russos é sacanagem :?




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#12 Mensagem por Jet Crash® » Dom Ago 14, 2005 10:36 pm

talharim escreveu:
Querer rebaixar os nossos submarinistas aos russos é sacanagem :?


Não devemos esquecer de levar em consideração que os ambientes em que a Marinha Russa opera são infinitamente mais hostis que a Marinha Brasileira.

Como foi dito na época do Kursk, época que os ufanistas de plantão exaltavam "nossa capacidade de resgate":

"Mar de Barents não é Praia Grande".

Acho que o mesmo se aplica ao Pacífico.




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#13 Mensagem por talharim » Dom Ago 14, 2005 10:45 pm

Jet Crash escreveu:
Não devemos esquecer de levar em consideração que os ambientes em que a Marinha Russa opera são infinitamente mais hostis que a Marinha Brasileira.


E por isto mesmo deveriam possuir meios muito melhores do que possuem hoje para resgate............

A MB possui apenas 4 subs de águas marrons e mesmo assim possui um navio específico para resgate submarino.E digo com certeza que se trata de um dos melhores navios do mundo nessa categoria......




Luiz Padilha

#14 Mensagem por Luiz Padilha » Dom Ago 14, 2005 10:51 pm

Concordo que Barents não é moleza.
Mas, quem fez bonito , foram os ingleses e não os russos, que por sinal, só tem feito caca!
Quanto a MB, quero que entenda que não precisamos nos adestrar ao mar de Barents, pois afinal, temos que conhecer e muito bem o nosso litoral, pois aqui é o nosso quintal, e não o mar de Barents.
Se tivessemos um mar como aquele, com certeza a nossa marinha se adestraria para uma situação como aquela. E antes que digam que não teriamos dinheiro, digo-lhes que com certeza teriamos como nos safar sim, apesar de não como gostariamos.
Afinal, com o mensalão e outras podridões que ainda vem por ai, como a MB poderia ter o melhor?
É esperar que o novo governo que virá, pois esse não fará nada, pare pelo menos de cortar as verbas que são da MB.
[]'s
Padilha




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#15 Mensagem por Jet Crash® » Dom Ago 14, 2005 11:02 pm

Luiz Padilha escreveu:Concordo que Barents não é moleza.
Mas, quem fez bonito , foram os ingleses e não os russos, que por sinal, só tem feito caca!
Quanto a MB, quero que entenda que não precisamos nos adestrar ao mar de Barents, pois afinal, temos que conhecer e muito bem o nosso litoral, pois aqui é o nosso quintal, e não o mar de Barents.
[]'s
Padilha


O ponto é:

Na época do acidente, apareceram os "especialistas de plantão", dizendo que o serviço era moleza, era só chegar com o mini-sub de resgate, posicionar sobre uma das escotilhas, acoplar e ir para a galera. Entretanto a realidade era outra. Diversos fatores dificultaram este procedimento que foi inviabilizado pela inclinação da embarcação e correntes.

Eu já acho que a decisão russa foi acertada e que eles não fizeram feio. Tomaram a atitute correta e digna.




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