FAB : 1º GDA - Mirage 2000 - Agora é Oficial
Enviado: Qua Ago 03, 2005 11:46 am
http://www.fab.mil.br/portal/imprensa/N ... a-baan.htm
http://www.fab.mil.br/portal/imprensa/N ... a-baan.htm
Comandante da Aeronáutica visita Base Aérea de Anápolis e conversa com pilotos de defesa aérea
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos da Silva Bueno, visitou nesta terça-feira (dia 2) o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), que tem sede na Base Aérea de Anápolis (BAAN), para conversar com os pilotos do esquadrão sobre a aquisição das 12 aeronaves Mirage 2000 B/C. O caça será operado pelo 1º GDA a partir do ano que vem.
Estiveram presentes à visita também o Comandante-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, o próximo Comandante-Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Paulo Roberto Röhrig de Britto (que assumirá o cargo na próxima sexta-feira) e o ministro do Superior Tribunal Militar (STM) Flávio Bierrenbach, além de outras autoridades do COMGAR, do Gabinete do Comandante e da Secretaria de Finanças da Aeronáutica (SEFA).
“Foi um encontro bastante importante para prestarmos esclarecimentos para os militares que vão trabalhar diretamente com a aeronave na defesa aérea do Brasil”, disse o Comandante da Aeronáutica.
Os pilotos ficaram entusiasmados com o detalhamento que foi feito sobre a capacidade do Mirage 2000. “Estamos muito satisfeitos com essa boa notícia. Todos estão ansiosos para operar com essa excelente aeronave”, afirmou o Comandante do 1º GDA, Tenente-Coronel José Isaías de Carvalho Neto.
Não é para menos. “Já pilotei o Mirage 2000 e se trata realmente de uma aeronave de fácil adaptação”, diz o Tenente-Coronel Heraldo Rodrigues, Ex-Comandante do 1º GDA. Entre as vantagens citadas na utilização dessa aeronave, estão a possibilidade de reabastecimento em vôo, o radar digital de grande alcance da aeronave e também a economia de recursos em até 50% em relação aos custos atuais com o F-103 Mirage, que sairá de operação no final deste ano.
“O Mirage 2000 é realmente um ganho para a FAB, sobretudo na economia de custos. Com essa redução de despesas, deve ser possível subsidiar a compra dessas 12 aeronaves”, acredita o jornalista Nelson Düring, do site Defesanet, veículo especializado em assuntos de defesa.
O investimento para compra das novas aeronaves, formalizada no dia 15 de julho entre os Governos do Brasil e da França, foi de cinco milhões de euros por avião, além de 20 milhões relativos à aquisição de suprimentos e capacitação de pessoal. O total de 80 milhões será pago em seis parcelas anuais com término previsto para 2010.
O Mirage 2000 é usado pelas forças aéreas de pelo menos sete países e, na França, tem uma vida útil estimada até o ano de 2025. O caça transporta até seis toneladas em armamentos como mísseis, bombas e munição em geral e sua velocidade máxima é mais do que o dobro da velocidade do som: 2100 km/h.
Alguns dados sobre Mirage 2000
Origem - França
Dimensões - envergadura: 9,1 m / comprimento: 14,3 m / altura: 5,2 m
Velocidade - 2.338 km/h (máxima)
Alcance - 3.330 km (máximo com tanques externos)
Peso - 17.000 kg (máximo na decolagem)
Motor - 01 turbina Snecma M53-P2A
Fonte: CECOMSAER
Fotos: Sgt. Belarmino
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Comandante da Aeronáutica visita Base Aérea de Anápolis e conversa com pilotos de defesa aérea
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos da Silva Bueno, visitou nesta terça-feira (dia 2) o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), que tem sede na Base Aérea de Anápolis (BAAN), para conversar com os pilotos do esquadrão sobre a aquisição das 12 aeronaves Mirage 2000 B/C. O caça será operado pelo 1º GDA a partir do ano que vem.
Estiveram presentes à visita também o Comandante-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, o próximo Comandante-Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Paulo Roberto Röhrig de Britto (que assumirá o cargo na próxima sexta-feira) e o ministro do Superior Tribunal Militar (STM) Flávio Bierrenbach, além de outras autoridades do COMGAR, do Gabinete do Comandante e da Secretaria de Finanças da Aeronáutica (SEFA).
“Foi um encontro bastante importante para prestarmos esclarecimentos para os militares que vão trabalhar diretamente com a aeronave na defesa aérea do Brasil”, disse o Comandante da Aeronáutica.
Os pilotos ficaram entusiasmados com o detalhamento que foi feito sobre a capacidade do Mirage 2000. “Estamos muito satisfeitos com essa boa notícia. Todos estão ansiosos para operar com essa excelente aeronave”, afirmou o Comandante do 1º GDA, Tenente-Coronel José Isaías de Carvalho Neto.
Não é para menos. “Já pilotei o Mirage 2000 e se trata realmente de uma aeronave de fácil adaptação”, diz o Tenente-Coronel Heraldo Rodrigues, Ex-Comandante do 1º GDA. Entre as vantagens citadas na utilização dessa aeronave, estão a possibilidade de reabastecimento em vôo, o radar digital de grande alcance da aeronave e também a economia de recursos em até 50% em relação aos custos atuais com o F-103 Mirage, que sairá de operação no final deste ano.
“O Mirage 2000 é realmente um ganho para a FAB, sobretudo na economia de custos. Com essa redução de despesas, deve ser possível subsidiar a compra dessas 12 aeronaves”, acredita o jornalista Nelson Düring, do site Defesanet, veículo especializado em assuntos de defesa.
O investimento para compra das novas aeronaves, formalizada no dia 15 de julho entre os Governos do Brasil e da França, foi de cinco milhões de euros por avião, além de 20 milhões relativos à aquisição de suprimentos e capacitação de pessoal. O total de 80 milhões será pago em seis parcelas anuais com término previsto para 2010.
O Mirage 2000 é usado pelas forças aéreas de pelo menos sete países e, na França, tem uma vida útil estimada até o ano de 2025. O caça transporta até seis toneladas em armamentos como mísseis, bombas e munição em geral e sua velocidade máxima é mais do que o dobro da velocidade do som: 2100 km/h.
Alguns dados sobre Mirage 2000
Origem - França
Dimensões - envergadura: 9,1 m / comprimento: 14,3 m / altura: 5,2 m
Velocidade - 2.338 km/h (máxima)
Alcance - 3.330 km (máximo com tanques externos)
Peso - 17.000 kg (máximo na decolagem)
Motor - 01 turbina Snecma M53-P2A
Fonte: CECOMSAER
Fotos: Sgt. Belarmino