Página 1 de 15

FAB : 1º GDA - Mirage 2000 - Agora é Oficial

Enviado: Qua Ago 03, 2005 11:46 am
por Lauro Melo
http://www.fab.mil.br/portal/imprensa/N ... a-baan.htm


http://www.fab.mil.br/portal/imprensa/N ... a-baan.htm

Comandante da Aeronáutica visita Base Aérea de Anápolis e conversa com pilotos de defesa aérea

Imagem

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos da Silva Bueno, visitou nesta terça-feira (dia 2) o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), que tem sede na Base Aérea de Anápolis (BAAN), para conversar com os pilotos do esquadrão sobre a aquisição das 12 aeronaves Mirage 2000 B/C. O caça será operado pelo 1º GDA a partir do ano que vem.

Estiveram presentes à visita também o Comandante-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, o próximo Comandante-Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Paulo Roberto Röhrig de Britto (que assumirá o cargo na próxima sexta-feira) e o ministro do Superior Tribunal Militar (STM) Flávio Bierrenbach, além de outras autoridades do COMGAR, do Gabinete do Comandante e da Secretaria de Finanças da Aeronáutica (SEFA).

“Foi um encontro bastante importante para prestarmos esclarecimentos para os militares que vão trabalhar diretamente com a aeronave na defesa aérea do Brasil”, disse o Comandante da Aeronáutica.

Imagem

Os pilotos ficaram entusiasmados com o detalhamento que foi feito sobre a capacidade do Mirage 2000. “Estamos muito satisfeitos com essa boa notícia. Todos estão ansiosos para operar com essa excelente aeronave”, afirmou o Comandante do 1º GDA, Tenente-Coronel José Isaías de Carvalho Neto.

Não é para menos. “Já pilotei o Mirage 2000 e se trata realmente de uma aeronave de fácil adaptação”, diz o Tenente-Coronel Heraldo Rodrigues, Ex-Comandante do 1º GDA. Entre as vantagens citadas na utilização dessa aeronave, estão a possibilidade de reabastecimento em vôo, o radar digital de grande alcance da aeronave e também a economia de recursos em até 50% em relação aos custos atuais com o F-103 Mirage, que sairá de operação no final deste ano.

“O Mirage 2000 é realmente um ganho para a FAB, sobretudo na economia de custos. Com essa redução de despesas, deve ser possível subsidiar a compra dessas 12 aeronaves”, acredita o jornalista Nelson Düring, do site Defesanet, veículo especializado em assuntos de defesa.

O investimento para compra das novas aeronaves, formalizada no dia 15 de julho entre os Governos do Brasil e da França, foi de cinco milhões de euros por avião, além de 20 milhões relativos à aquisição de suprimentos e capacitação de pessoal. O total de 80 milhões será pago em seis parcelas anuais com término previsto para 2010.

O Mirage 2000 é usado pelas forças aéreas de pelo menos sete países e, na França, tem uma vida útil estimada até o ano de 2025. O caça transporta até seis toneladas em armamentos como mísseis, bombas e munição em geral e sua velocidade máxima é mais do que o dobro da velocidade do som: 2100 km/h.

Imagem

Alguns dados sobre Mirage 2000

Origem - França

Dimensões - envergadura: 9,1 m / comprimento: 14,3 m / altura: 5,2 m

Velocidade - 2.338 km/h (máxima)

Alcance - 3.330 km (máximo com tanques externos)

Peso - 17.000 kg (máximo na decolagem)

Motor - 01 turbina Snecma M53-P2A

Fonte: CECOMSAER
Fotos: Sgt. Belarmino

Tsc tsc................................

Enviado: Qua Ago 03, 2005 12:37 pm
por MARCOS RIBEIRO
Tsc tsc tsc.............Que venham as migalhas então.........2 em 2006 e o resto até 2008.......e até lá como vão completar os faltantes??? com f-5 a mais??? ou vão remanejar da nossa gigantesca frota do resto do pais????.....Lamentável esse desfecho do fx, ainda mais se levarmos em consideração que os mirrage III eram vinte e poucos e essa conta agora cai para metade com entregas tipo prestação de casas bahia e qualidade do produto idem.

Re: Tsc tsc................................

Enviado: Qua Ago 03, 2005 12:59 pm
por Lauro Melo
MARCOS RIBEIRO escreveu:Tsc tsc tsc.............Que venham as migalhas então.........2 em 2006 e o resto até 2008.......e até lá como vão completar os faltantes??? com f-5 a mais??? ou vão remanejar da nossa gigantesca frota do resto do pais????.....Lamentável esse desfecho do fx, ainda mais se levarmos em consideração que os mirrage III eram vinte e poucos e essa conta agora cai para metade com entregas tipo prestação de casas bahia e qualidade do produto idem.


Caro Marcos,

A reportagem não fala em datas. Ela diz :

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos da Silva Bueno, visitou nesta terça-feira (dia 2) o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), que tem sede na Base Aérea de Anápolis (BAAN), para conversar com os pilotos do esquadrão sobre a aquisição das 12 aeronaves Mirage 2000 B/C. O caça será operado pelo 1º GDA a partir do ano que vem.

sds,

Enviado: Qua Ago 03, 2005 1:04 pm
por fredom
me parece que FAB vai optar pelo mirrage 2000 para susbstituir o F-5 la pra 2015, creio que agora ela deve esta pensando em comprar novos lotes do m2000 e em um novo aviao rafale/ef-200 pra substituir o proprio m2000 no GDA tambem por volta de 215

Enviado: Qua Ago 03, 2005 1:17 pm
por talharim
Me parece que nem mesmo esse brigadeireco incompetente comandante da FAB sabe quando essas velharias vão chegar...........

Os pilotos ficaram entusiasmados com o detalhamento que foi feito sobre a capacidade do Mirage 2000.


HAHAHAHAHAH,NOSSA os nossos pilotos e técnicos vivem em outro planeta e nunca tinham ouvido falar dessa lataria velha chamado Mirage-2000.

Ai,ai,ai............a Embraer precisa melhorar os seus textos pagos para a imprensa nacional publicar..........senão fica muito evidente a demonstração de má fé,charlatanismo e estelionato mental com o intuíto de enganar os ignorantes cidadãos brasileiros..............

Daqui a 50 anos,a gente vai lembrar dessa época como a pior fase da história da FAB,fase da quase falência da instituição............

Enviado: Qua Ago 03, 2005 1:57 pm
por The Baaz
Menos Talharim, menos.

E se os pilotos gostam mesmo do Mirage 2000? Você por um acaso já voou um e sabe mais sobre ele que os pilotos do GDA?

Agora toda matéria que fala bem do Mirage é matéria paga da Embraer, aff

Enviado: Qua Ago 03, 2005 2:57 pm
por talharim
Para quem acompanhou de perto o FX como foram esses pilotos,estavam na expectativa de voarem F-16 Block52,Gripen,SU-35,Mirage-2000-5 mk.2...............................e depois disso aparecem Mirages-2000C com quase 20 anos de uso...................

Aí vem uma matéria dizendo que os pilotos ficaram entusiasmados com a chegada desses caças ?

É meio forçação de barra não? Ninguém aqui é idiota para acreditar numa ladainha destas..............muito menos os nossos pilotos são idiotas para ficarem "entusiasmados" com a chegada de novos caças obsoletos.........

Enviado: Qua Ago 03, 2005 4:40 pm
por Jose Matos
Olá pessoal

Um dia destes temos que fazer aqui uma discussão a fundo sobre os Mirage 2000. Fala-se muito por alto sobre este avião.

Um abraço


Enviado: Qua Ago 03, 2005 4:57 pm
por soultrain
talharim escreveu:Ai,ai,ai............a Embraer precisa melhorar os seus textos pagos para a imprensa nacional publicar..........senão fica muito evidente a demonstração de má fé,charlatanismo e estelionato mental com o intuíto de enganar os ignorantes cidadãos brasileiros..............


Talharim,

Pelo que parece, esta matéria é do sítio oficial da FAB e nao da imprensa.

José,

Porque nao começamos agora a discussao. Admito que conheço pouco o M2000 e nao me parece, que seja um aviao tao mau, como a maior parte dos colegas diz, muito pelo contrário.

Vamos trocar ideias, mas tentem ter uma mente aberta e esqueçam todas as ideias pré-concebidas.

Como o José, já disse que leu matérias sobre o M2000... força!!!!
Cump.

fato.......

Enviado: Qua Ago 03, 2005 5:13 pm
por MARCOS RIBEIRO
Já foi foi divulgado no defesanet que seriam entragues 3 até dezembro de 2006 e o restante até 2008 quando fossem paulatinamente retirados de serviço da FA francesa.O que ocorreria nesse interludio???Mais f-5 comprados de outro pais??? ou relocariam f-5 de outras bases??? fica ai a pergunta......mesmo assim acho a escolha péssima pois o m2000c naum é compativel com o datalink do R-99 e teriamos um custo a mais pra fazer isso com a elbit, fora que no mirrage III as turbinas eram revisadas na frança a um custo altíssimo.....isso vai acontecer com o m2000c ????ou a celma e a varig vem conseguem ser treinadas para manutenção???
Agradeceria quem estivesse mais bem informado

Enviado: Qua Ago 03, 2005 7:29 pm
por Vinicius Pimenta
Alguns F-5 serão deslocados para Anápolis e serão voados pelos pilotos dos esquadrões de origem que também serão deslocados. Os pilotos do GDA voarão AT-26 Xavante nesse período para pode manter a qualificação de vôo.

Enviado: Qua Ago 03, 2005 7:45 pm
por Bolovo
talharim escreveu:Ai,ai,ai............a Embraer precisa melhorar os seus textos pagos para a imprensa nacional publicar..........senão fica muito evidente a demonstração de má fé,charlatanismo e estelionato mental com o intuíto de enganar os ignorantes cidadãos brasileiros..............

Que que a Embraer tem a ver com os Mirage 2000?! O negocio da Embraer era o Mirage2000BR que nem existe mais, nisso ae eles tem NADA ver... :!:
MARCOS RIBEIRO escreveu:.mesmo assim acho a escolha péssima pois o m2000c naum é compativel com o datalink do R-99 e teriamos um custo a mais pra fazer isso com a elbit

Olha eu num sei, a Grecia também tem um 145 Aew&C, e o principal avião de interceptação lá é o Mirage2000E... :wink:

Enviado: Qua Ago 03, 2005 7:50 pm
por Marechal-do-ar
Bolovo, a Dassault financiou a candidatura do Lula atraves da Embraer, a Dassault é do governo Frances, logo a compra dos Mirage é o feedback.

Enviado: Qua Ago 03, 2005 7:59 pm
por Bolovo
Marechal-do-ar escreveu:Bolovo, a Dassault financiou a candidatura do Lula atraves da Embraer, a Dassault é do governo Frances, logo a compra dos Mirage é o feedback.

Num sabia disso... :?

Enviado: Qua Ago 03, 2005 8:22 pm
por Carlos Mathias
Ninguém espere que os oficiais do GDA venham a público dizer que estão decepcionados, afinal são militares e como tal, respeitam a hierarquia e julgar ato superior é errado. Portanto se colocassem os xavantes lá com umas atiradeiras nas asas diriam que eram ótimos.

Sobre o M-2000 quero confessar aqui uma coisa, acho este avião muito bonito e é também um eficiente caça, muito bom mesmo. Porém, comparado com os FX é sucata já que se trata de tecnologia dos anos oitenta. Para o lugar do F-5 seria ótimo, já que este é pior ainda. Se este caça fosse equipado com aviônicos modernos e armas idem, seria um adversário de respeito por muitos anos. Um radar moderno multi-função, BVR ARH, WVR+ HMD, datalink e este avião estaria hoje em condições de enfrentar muita gente grande de frente. Porém, outra vez porém, não se está acrescentando nada em termos tecnológicos e sobre uma futura compra de Rafales, quando e se vierem já estarão de certa forma defasados e resta a dúvida se haverá ainda cooperação tecnológica, obviamente para a EMBRAER, que deu muito dinheiro para a campanha do sr. Lula e graças a isso acabou empurrando o M-2000C, que muito provavelmente será manutenido nas instalações desta empresa.

Como a cagada está feita, nos resta debater o que pode-se esperar deste avião. Agora, os caras do GDA ficarem voando Xavante é muita sacanagem, né não?