Fuzis

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9348
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 508 vezes

Fuzis

#1 Mensagem por Brasileiro » Seg Ago 01, 2005 1:34 pm

Olá,
qual é a arma que os Tiro de Guerra utilizam? Parece que é o Mosquefal, que é de 1908, é verdade isso?
Dizem que quando o Exército for subustituir o FAL, este poderá ser revitalizado e posteriormente distribuído em unidades de TG. Mas na verdade existem alguns TG que já utilizam o fuzil FAL (se não me engano Franca ou São José do Rio Preto, aqui na minha região).
E o CIGS fez um estudo de adotar na região amazônica a carabina Puma nos TG de lá, por que é uma arma eficiente de 100 até 200 metros e principalmente pela simplicidade de manuseio e facilidade de tiro, então ela poderia ser usada pela população civil e reservistas em caso de invasão.


abraços




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#2 Mensagem por rodrigo » Seg Ago 01, 2005 1:42 pm

E o CIGS fez um estudo de adotar na região amazônica a carabina Puma nos TG de lá, por que é uma arma eficiente de 100 até 200 metros e principalmente pela simplicidade de manuseio e facilidade de tiro, então ela poderia ser usada pela população civil e reservistas em caso de invasão.
Realmente é verdade. Isso já foi fruto de diversos debates, mas só quem acredita em Papai Noel e Cia, pode acreditar que existiria resistência séria com PUMAS. Enfrentando inimigos armados com no mínimo armas em calibre 5,56 semi automáticas!
A PUMA 38, nas mãos de um atirador médio, teria um alcance com precisão de no máximo 50m. 100 e 200 metros seriam para a arma em calibre 357 magnum, nas mãos de excelentes atiradores. O que não é o caso da nossa população. Depois da proibição então...




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Fuzis

#3 Mensagem por Guerra » Seg Ago 01, 2005 2:00 pm

Brasileiro escreveu:Olá,
qual é a arma que os Tiro de Guerra utilizam? Parece que é o Mosquefal, que é de 1908, é verdade isso?


na verdade é esse modelo de fuzil, com o cano do FAL. Os "mosquefal" tem idade do FAL.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Don Pascual
Sênior
Sênior
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Mar 10, 2005 1:19 am
Localização: Paranavaí-PR

#4 Mensagem por Don Pascual » Seg Ago 01, 2005 3:29 pm

Se eu não me engano, os mosquefal são fuzis Mauser 1908, em calibre 7,62x51, com o cano do FAL. Foram produzidos em 1968, eu acho.
É uma vergonha que um pais que almeja um lugar no Conselho de Segurança da ONU ainda use um lixo desses para adestrar seus soldados :roll:




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#5 Mensagem por Guerra » Seg Ago 01, 2005 4:04 pm

Don Pascual escreveu:Se eu não me engano, os mosquefal são fuzis Mauser 1908, em calibre 7,62x51, com o cano do FAL. Foram produzidos em 1968, eu acho.
É uma vergonha que um pais que almeja um lugar no Conselho de Segurança da ONU ainda use um lixo desses para adestrar seus soldados :roll:


Também acho que o Brasil não tem condições nenhuma de fazer parte do conselho de segurança da ONU, mas no caso dos Tiros de guerra, apesar de não ser o ideal, o mosquefal é para dar a noção baisca ao Atirador (eles não são soldados, não recebem soldo). Os atiradores não são combatentes mobilizaveis, sem nenhum adestramento.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9348
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 508 vezes

#6 Mensagem por Brasileiro » Seg Ago 01, 2005 5:29 pm

Esse mosquefal, eu vi umas fotos dele, ele possui um sistema de mira parecido com o do FAL também, o cano tem aquele para-chamas (é esse o nome?) igual o do FAL também. Já que é uma arma básica, por que ela não é idal para "principiantes" Sgt Guerra?

Isso já foi fruto de diversos debates, mas só quem acredita em Papai Noel e Cia, pode acreditar que existiria resistência séria com PUMAS. Enfrentando inimigos armados com no mínimo armas em calibre 5,56 semi automáticas!


Eu acho que não. Em caso de guerra, os soldados regulares, que utilizam equipamentos mais "modernos" como o FAL são insuficientes, e então precisaria de um apoio dos reservistas e atiradores dos TG. Então eu penso o seguinte: Já que é para atiradores pouco qualificados, a arma não pode ser complexa demais, senão é como ter nas mãos um avião e so saber dirigir carro, para esse tipo de combatente, teria que ter uma arma que seja o seguinte:
_Fácil de atirar
_Fácil de montar/desmontar
_Boa precisão
_Simplicidade e rubustez.

Já que o puma não é tão interessante, que tal uma versão de FAL simplificada no calibre 7,62? É só fazer o seguinte: quando substituirmos o FAL, pega ele, dá uma boa revisada nele e dá uma simplificada, ou seja, deixá-lo mais enxuto, mais simples mesmo, fácil de utilizar.
Você conhece uma arma que preencheria a esse requisito?


abraços




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#7 Mensagem por Guerra » Seg Ago 01, 2005 5:55 pm

Brasileiro escreveu:Esse mosquefal, eu vi umas fotos dele, ele possui um sistema de mira parecido com o do FAL também, o cano tem aquele para-chamas (é esse o nome?) igual o do FAL também. Já que é uma arma básica, por que ela não é idal para "principiantes" Sgt Guerra?


O Cano é o mesmo, a mira tem poucas diferenças, mas a IPT (instrução praparatoria para o tiro) do mosquefal é igual do FAL, mas o ideal seria que eles aprendessem no FAL. Em caso de uma mobilização eles teriam que se adaptar, não que o mosquefal não fosse ideal para principiantes.
fal




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#8 Mensagem por rodrigo » Seg Ago 01, 2005 6:54 pm

Brasileiro,

a carabina PUMA tem as seguintes características:
Fácil de atirar - sim, até porque é um projeto de 1892(+ou-);
Fácil de montar/desmontar - não, necessita ferramentas;
Boa precisão - não, em calibre 38 peca pela falta de alcance, em calibre 357 magnum falta precisão, em calibre 44 special falta precisão, alcance e munição;
Simplicidade e robustez - simplicidade sim, até porque foi desenvolvida há mais de 100 anos. Robustez relativa, já que enferruja fácil e quebra fácil.

Já que o puma não é tão interessante, que tal uma versão de FAL simplificada no calibre 7,62? É só fazer o seguinte: quando substituirmos o FAL, pega ele, dá uma boa revisada nele e dá uma simplificada, ou seja, deixá-lo mais enxuto, mais simples mesmo, fácil de utilizar.
Você conhece uma arma que preencheria a esse requisito?
Não precisa simplificar o FAL. Qualquer versão em 5,56 resolve o problema. O ambiente de guerra na Amazônia é muito hostil, e não temos grande número de civis habilitados para combater naquela região.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Botovel
Júnior
Júnior
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 7:35 pm

AK47

#9 Mensagem por Botovel » Dom Ago 28, 2005 9:04 pm

Precisamos é obter a licença e fabricar a última versão do AK47. Este está mais do que provado em clima tropical. É bom mesmo, quem já atirou com um deles sabe muito bem. Robusto, simples, preciso... Foi o fuzil que matou mais ianques do que qualquer outro (nem mesmo o fz mauser o igualou)...




The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

Re: AK47

#10 Mensagem por The Baaz » Dom Ago 28, 2005 9:24 pm

Botovel escreveu:Precisamos é obter a licença e fabricar a última versão do AK47. Este está mais do que provado em clima tropical. É bom mesmo, quem já atirou com um deles sabe muito bem. Robusto, simples, preciso... Foi o fuzil que matou mais ianques do que qualquer outro (nem mesmo o fz mauser o igualou)...


Porque fabricar versões de AK-47 se temos o FAL que mesmo sendo velhinho é superior a este?

A Imbel tem capacidade de produzir um fuzil localmente e que atenda plenamente aos requisitos do EB.




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60778
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6406 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Túlio » Dom Ago 28, 2005 10:04 pm

QUE requisitos do EB? A Imbel parece a Cobra, aquela fábrica de computadores do tempo da Reserva de Mercado de Informática, que alcançou o nada honroso título de 'fábrica dos computadores mais obsoletos do mundo'. Já deste uma espiada no MD97? Perto do FAL é massa mas, perto da concorrência... Digamos que seja um fuzil moderníssimo...para os anos oitenta. Informe-se sobre o AN94, que perfura coletes à prova de balas. Agora........... FAL superior a AK47? Onde? Quando? Como? Em quê?




The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#12 Mensagem por The Baaz » Dom Ago 28, 2005 11:26 pm

Coloca um AK-47 no meio da Amazônia que ai você vai ver quem é melhor, o FAL ou o AK... :roll:

Mais um Russófolo pelo jeito, bem vindo ao DB :D




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60778
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6406 vezes
Contato:

RUSSÓFILO

#13 Mensagem por Túlio » Dom Ago 28, 2005 11:44 pm

Não é bem assim, amigo. Apenas gosto do que é bom. Os israelenses, que usavam o FAL, olharam bem de perto o AK dos árabes e...desenvolveram o Galil, nada mais que um AK com melhor acabamento e, inicialmente, calibre 7,62x51. Depois, 5,56x45. Se o que julgo o MELHOR EXÉRCITO COMBATENTE do mundo largou de mão o FAL por uma versão local do AK, bem...
Agora, se alguém prefere acreditar naquela balela sobre o 'pittbull' do CIGS, que o FAL deixa o M16 no chinelo... Bom, cada um acredita no que quiser...




The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#14 Mensagem por The Baaz » Dom Ago 28, 2005 11:49 pm

Veja a diferença de clima e umidade entre Israel e a Amazônia Túlio. Lá eles tão no meio do deserto, o AK foi desenvolvido para aquele clima, já o FAL foi projetado para um clima sub-tropical e tropical, sendo assim, é praticamente imbatível numa região úmida que nem a Amazônia.
O M-16 por sua vez, é mais adaptado à amazônia que o AK-47, mas mesmo assim tem suas deficiências na região, e no deserto sofre dos mesmos problemas do FAL por causa da areia.




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60778
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6406 vezes
Contato:

AKxFAL

#15 Mensagem por Túlio » Seg Ago 29, 2005 12:18 am

Olha, homem, tá difícil da gente concordar... Bom, o FAL foi desenvolvido na Bélgica e o AK na então URSS, ambos primordialmente para atuarem no TO europeu, que não é eternamente frio e seco, diga-se de passagem. A seguir, foram exportados para o mundo todo, inclusive para nós, os cucarachas sul-americanos. Aqui, podemos citar operações de guerra em que tomaram parte, como as Malvinas (FALxFAL) e a Colômbia pré-USA, que teve FALxAK em condições de guerra na selva...amazônica. O que fez o Exército Colombiano? Compraram o Galil 5,56. E as FARC? Continuaram - e continuam aé hoje - com o AK. Ademais, um detalhezinho: Sabe o que o cara faz quando um AK nega fogo? Puxa e/ou empurra a alavanca de manejo, que é solidária ao ferrolho. E se for o FAL? Só puxa. Se o cartucho não vier junto, ou o pobre sujeito desmonta a arma - imagine fazer isso sob fogo - ou cai no choro. A rigor, nem o FAL nem o AK podem algo contra os coletes dos ianques. Um contra o outro, o FAL só tem chance se o combate for com tiros pausados, à distância - é sem dúvida mais preciso - ou no corpo-a-corpo, com baioneta, e isso soa meio Verdun, não? Abraço
PS: essa conversa iria render muito com cerveja e tira-gosto :lol:




Responder